Efeitos imediatos e após follow-up de cinco meses de um programa de educação postural para escolares do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/179126 |
Resumo: | Objetivo: Avaliar os efeitos a curto e longo prazo de um Programa de Educação Postural (PEP) para escolares do Ensino Fundamental sobre o conhecimento teórico e o modo de execução das atividades de vida diária (AVDs). Método: Estudo semi-experimental com amostra composta por 44 escolares do terceiro ano do Ensino Fundamental de uma escola de Porto Alegre/RS. Os escolares foram avaliados em três momentos distintos: (1) antes de participar do PEP (pré-teste); (2) após participação no PEP (pós-teste); e (3) após 5 meses da participação no PEP, imediatamente após a realização de um reforço de aprendizagem de quatro aulas (follow-up 5 meses). No pré-teste, a avaliação da postura dinâmica foi realizada a partir de um circuito de filmagem. No pós-teste e no follow-up, além do circuito de filmagem, também foi utilizado um questionário com o objetivo de avaliar o conhecimento teórico acerca da coluna vertebral e da postura corporal. Para verificar as diferenças entre os momentos avaliativos foi realizado o teste de Friedmann (considerando α<0,05) e post hoc com o teste Wilcoxon e correção de Bonferroni. Resultados: Quanto ao conhecimento teórico, não houve diferença significativa entre o pós-teste e o follow-up. Na avaliação da postura dinâmica, para a maioria das AVDs, o desempenho dos escolares na avaliação pós-teste e no follow-up foi superior quando comparado com a avaliação pré-teste, enquanto na comparação entre os escores pós-teste e follow-up não houve diferença significativa. Conclusão: Constatou-se que o Programa de Educação Postural apresentou efeito positivo, quando avaliado imediatamente após o seu término, no modo de execução das AVDs dos escolares. Ainda, houve manutenção destes efeitos positivos e manutenção do nível de conhecimento teórico dos escolares no período de follow-up, após implementação de reforço de aprendizagem. |
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Santos, Natália Brites dosCandotti, Cláudia Tarragô2018-06-06T02:29:00Z2015http://hdl.handle.net/10183/179126001068174Objetivo: Avaliar os efeitos a curto e longo prazo de um Programa de Educação Postural (PEP) para escolares do Ensino Fundamental sobre o conhecimento teórico e o modo de execução das atividades de vida diária (AVDs). Método: Estudo semi-experimental com amostra composta por 44 escolares do terceiro ano do Ensino Fundamental de uma escola de Porto Alegre/RS. Os escolares foram avaliados em três momentos distintos: (1) antes de participar do PEP (pré-teste); (2) após participação no PEP (pós-teste); e (3) após 5 meses da participação no PEP, imediatamente após a realização de um reforço de aprendizagem de quatro aulas (follow-up 5 meses). No pré-teste, a avaliação da postura dinâmica foi realizada a partir de um circuito de filmagem. No pós-teste e no follow-up, além do circuito de filmagem, também foi utilizado um questionário com o objetivo de avaliar o conhecimento teórico acerca da coluna vertebral e da postura corporal. Para verificar as diferenças entre os momentos avaliativos foi realizado o teste de Friedmann (considerando α<0,05) e post hoc com o teste Wilcoxon e correção de Bonferroni. Resultados: Quanto ao conhecimento teórico, não houve diferença significativa entre o pós-teste e o follow-up. Na avaliação da postura dinâmica, para a maioria das AVDs, o desempenho dos escolares na avaliação pós-teste e no follow-up foi superior quando comparado com a avaliação pré-teste, enquanto na comparação entre os escores pós-teste e follow-up não houve diferença significativa. Conclusão: Constatou-se que o Programa de Educação Postural apresentou efeito positivo, quando avaliado imediatamente após o seu término, no modo de execução das AVDs dos escolares. Ainda, houve manutenção destes efeitos positivos e manutenção do nível de conhecimento teórico dos escolares no período de follow-up, após implementação de reforço de aprendizagem.Objective: To evaluate the short and long term effects of Postural Education Program (PEP) for students from elementary school on the theoretical knowledge and on their posture during the activities of daily living (ADLs). Methods: This was a semi-experimental study with a sample comprised of 44 third year’s students of elementary school from Porto Alegre / RS. The children were evaluated at three different moments: (1) prior to attending the PEP (pre-test); (2) after attending the PEP (post-test); and (3) after 5 months of the PEP end, immediately after a reinforcement learning with four classes (5 months follow-up). In the pre-test, the evaluation of the dynamic posture was done from a film circuit. In the post-test and follow-up, beyond the film circuit, it was also used a questionnaire to evaluate the theoretical knowledge about spine and body posture. In order to verify the differences among evaluative moments, Friedmann test (considering α <0.05) and post hoc with the Wilcoxon test and Bonferroni correction were performed. Results: When evaluated theoretical knowledge there was no significant difference between the post-test and follow-up. In assessing the dynamic posture the performance of students in post-test evaluation and follow-up was higher when compared to the pre-test evaluation, for majority of the ADLs, while there was no significant difference when the post-test and follow-up scores were compared. Conclusions: It was found that the Postural Education Program had a positive effect on the posture of students during ADLs, when assessed immediately after its completion. Also, these positive effects and the level of theoretical knowledge of students were kept at the time of follow-up, after reinforcement learning implementation.application/pdfporPosturaEducação em saúdeSaúde da criançaFisioterapiaPostureHealth educationChild healthEfeitos imediatos e após follow-up de cinco meses de um programa de educação postural para escolares do ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação Física, Fisioterapia e DançaPorto Alegre, BR-RS2015Fisioterapiagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001068174.pdf001068174.pdfTexto completoapplication/pdf300785http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/179126/1/001068174.pdf49f04d251ec69afd721e5e39869d11e1MD51TEXT001068174.pdf.txt001068174.pdf.txtExtracted Texttext/plain60058http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/179126/2/001068174.pdf.txtb878854844fa9e9a34cf6f1b392fdaf8MD5210183/1791262018-06-07 02:30:43.299694oai:www.lume.ufrgs.br:10183/179126Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-06-07T05:30:43Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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