Efeitos imediatos e após follow-up de cinco meses de um programa de educação postural para escolares do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Natália Brites dos
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/179126
Resumo: Objetivo: Avaliar os efeitos a curto e longo prazo de um Programa de Educação Postural (PEP) para escolares do Ensino Fundamental sobre o conhecimento teórico e o modo de execução das atividades de vida diária (AVDs). Método: Estudo semi-experimental com amostra composta por 44 escolares do terceiro ano do Ensino Fundamental de uma escola de Porto Alegre/RS. Os escolares foram avaliados em três momentos distintos: (1) antes de participar do PEP (pré-teste); (2) após participação no PEP (pós-teste); e (3) após 5 meses da participação no PEP, imediatamente após a realização de um reforço de aprendizagem de quatro aulas (follow-up 5 meses). No pré-teste, a avaliação da postura dinâmica foi realizada a partir de um circuito de filmagem. No pós-teste e no follow-up, além do circuito de filmagem, também foi utilizado um questionário com o objetivo de avaliar o conhecimento teórico acerca da coluna vertebral e da postura corporal. Para verificar as diferenças entre os momentos avaliativos foi realizado o teste de Friedmann (considerando α<0,05) e post hoc com o teste Wilcoxon e correção de Bonferroni. Resultados: Quanto ao conhecimento teórico, não houve diferença significativa entre o pós-teste e o follow-up. Na avaliação da postura dinâmica, para a maioria das AVDs, o desempenho dos escolares na avaliação pós-teste e no follow-up foi superior quando comparado com a avaliação pré-teste, enquanto na comparação entre os escores pós-teste e follow-up não houve diferença significativa. Conclusão: Constatou-se que o Programa de Educação Postural apresentou efeito positivo, quando avaliado imediatamente após o seu término, no modo de execução das AVDs dos escolares. Ainda, houve manutenção destes efeitos positivos e manutenção do nível de conhecimento teórico dos escolares no período de follow-up, após implementação de reforço de aprendizagem.
id UFRGS-2_04c3977930a4df64aef4aae9027dd47c
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/179126
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Santos, Natália Brites dosCandotti, Cláudia Tarragô2018-06-06T02:29:00Z2015http://hdl.handle.net/10183/179126001068174Objetivo: Avaliar os efeitos a curto e longo prazo de um Programa de Educação Postural (PEP) para escolares do Ensino Fundamental sobre o conhecimento teórico e o modo de execução das atividades de vida diária (AVDs). Método: Estudo semi-experimental com amostra composta por 44 escolares do terceiro ano do Ensino Fundamental de uma escola de Porto Alegre/RS. Os escolares foram avaliados em três momentos distintos: (1) antes de participar do PEP (pré-teste); (2) após participação no PEP (pós-teste); e (3) após 5 meses da participação no PEP, imediatamente após a realização de um reforço de aprendizagem de quatro aulas (follow-up 5 meses). No pré-teste, a avaliação da postura dinâmica foi realizada a partir de um circuito de filmagem. No pós-teste e no follow-up, além do circuito de filmagem, também foi utilizado um questionário com o objetivo de avaliar o conhecimento teórico acerca da coluna vertebral e da postura corporal. Para verificar as diferenças entre os momentos avaliativos foi realizado o teste de Friedmann (considerando α<0,05) e post hoc com o teste Wilcoxon e correção de Bonferroni. Resultados: Quanto ao conhecimento teórico, não houve diferença significativa entre o pós-teste e o follow-up. Na avaliação da postura dinâmica, para a maioria das AVDs, o desempenho dos escolares na avaliação pós-teste e no follow-up foi superior quando comparado com a avaliação pré-teste, enquanto na comparação entre os escores pós-teste e follow-up não houve diferença significativa. Conclusão: Constatou-se que o Programa de Educação Postural apresentou efeito positivo, quando avaliado imediatamente após o seu término, no modo de execução das AVDs dos escolares. Ainda, houve manutenção destes efeitos positivos e manutenção do nível de conhecimento teórico dos escolares no período de follow-up, após implementação de reforço de aprendizagem.Objective: To evaluate the short and long term effects of Postural Education Program (PEP) for students from elementary school on the theoretical knowledge and on their posture during the activities of daily living (ADLs). Methods: This was a semi-experimental study with a sample comprised of 44 third year’s students of elementary school from Porto Alegre / RS. The children were evaluated at three different moments: (1) prior to attending the PEP (pre-test); (2) after attending the PEP (post-test); and (3) after 5 months of the PEP end, immediately after a reinforcement learning with four classes (5 months follow-up). In the pre-test, the evaluation of the dynamic posture was done from a film circuit. In the post-test and follow-up, beyond the film circuit, it was also used a questionnaire to evaluate the theoretical knowledge about spine and body posture. In order to verify the differences among evaluative moments, Friedmann test (considering α <0.05) and post hoc with the Wilcoxon test and Bonferroni correction were performed. Results: When evaluated theoretical knowledge there was no significant difference between the post-test and follow-up. In assessing the dynamic posture the performance of students in post-test evaluation and follow-up was higher when compared to the pre-test evaluation, for majority of the ADLs, while there was no significant difference when the post-test and follow-up scores were compared. Conclusions: It was found that the Postural Education Program had a positive effect on the posture of students during ADLs, when assessed immediately after its completion. Also, these positive effects and the level of theoretical knowledge of students were kept at the time of follow-up, after reinforcement learning implementation.application/pdfporPosturaEducação em saúdeSaúde da criançaFisioterapiaPostureHealth educationChild healthEfeitos imediatos e após follow-up de cinco meses de um programa de educação postural para escolares do ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação Física, Fisioterapia e DançaPorto Alegre, BR-RS2015Fisioterapiagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001068174.pdf001068174.pdfTexto completoapplication/pdf300785http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/179126/1/001068174.pdf49f04d251ec69afd721e5e39869d11e1MD51TEXT001068174.pdf.txt001068174.pdf.txtExtracted Texttext/plain60058http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/179126/2/001068174.pdf.txtb878854844fa9e9a34cf6f1b392fdaf8MD5210183/1791262018-06-07 02:30:43.299694oai:www.lume.ufrgs.br:10183/179126Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-06-07T05:30:43Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Efeitos imediatos e após follow-up de cinco meses de um programa de educação postural para escolares do ensino fundamental
title Efeitos imediatos e após follow-up de cinco meses de um programa de educação postural para escolares do ensino fundamental
spellingShingle Efeitos imediatos e após follow-up de cinco meses de um programa de educação postural para escolares do ensino fundamental
Santos, Natália Brites dos
Postura
Educação em saúde
Saúde da criança
Fisioterapia
Posture
Health education
Child health
title_short Efeitos imediatos e após follow-up de cinco meses de um programa de educação postural para escolares do ensino fundamental
title_full Efeitos imediatos e após follow-up de cinco meses de um programa de educação postural para escolares do ensino fundamental
title_fullStr Efeitos imediatos e após follow-up de cinco meses de um programa de educação postural para escolares do ensino fundamental
title_full_unstemmed Efeitos imediatos e após follow-up de cinco meses de um programa de educação postural para escolares do ensino fundamental
title_sort Efeitos imediatos e após follow-up de cinco meses de um programa de educação postural para escolares do ensino fundamental
author Santos, Natália Brites dos
author_facet Santos, Natália Brites dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Natália Brites dos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Candotti, Cláudia Tarragô
contributor_str_mv Candotti, Cláudia Tarragô
dc.subject.por.fl_str_mv Postura
Educação em saúde
Saúde da criança
Fisioterapia
topic Postura
Educação em saúde
Saúde da criança
Fisioterapia
Posture
Health education
Child health
dc.subject.eng.fl_str_mv Posture
Health education
Child health
description Objetivo: Avaliar os efeitos a curto e longo prazo de um Programa de Educação Postural (PEP) para escolares do Ensino Fundamental sobre o conhecimento teórico e o modo de execução das atividades de vida diária (AVDs). Método: Estudo semi-experimental com amostra composta por 44 escolares do terceiro ano do Ensino Fundamental de uma escola de Porto Alegre/RS. Os escolares foram avaliados em três momentos distintos: (1) antes de participar do PEP (pré-teste); (2) após participação no PEP (pós-teste); e (3) após 5 meses da participação no PEP, imediatamente após a realização de um reforço de aprendizagem de quatro aulas (follow-up 5 meses). No pré-teste, a avaliação da postura dinâmica foi realizada a partir de um circuito de filmagem. No pós-teste e no follow-up, além do circuito de filmagem, também foi utilizado um questionário com o objetivo de avaliar o conhecimento teórico acerca da coluna vertebral e da postura corporal. Para verificar as diferenças entre os momentos avaliativos foi realizado o teste de Friedmann (considerando α<0,05) e post hoc com o teste Wilcoxon e correção de Bonferroni. Resultados: Quanto ao conhecimento teórico, não houve diferença significativa entre o pós-teste e o follow-up. Na avaliação da postura dinâmica, para a maioria das AVDs, o desempenho dos escolares na avaliação pós-teste e no follow-up foi superior quando comparado com a avaliação pré-teste, enquanto na comparação entre os escores pós-teste e follow-up não houve diferença significativa. Conclusão: Constatou-se que o Programa de Educação Postural apresentou efeito positivo, quando avaliado imediatamente após o seu término, no modo de execução das AVDs dos escolares. Ainda, houve manutenção destes efeitos positivos e manutenção do nível de conhecimento teórico dos escolares no período de follow-up, após implementação de reforço de aprendizagem.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-06-06T02:29:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/179126
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001068174
url http://hdl.handle.net/10183/179126
identifier_str_mv 001068174
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/179126/1/001068174.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/179126/2/001068174.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 49f04d251ec69afd721e5e39869d11e1
b878854844fa9e9a34cf6f1b392fdaf8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447218434342912