O regime brasileiro de unidades de conservação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Benjamin, Antonio Herman de Vasconcellos e
Data de Publicação: 2001
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do STJ
Texto Completo: http://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/27906
Resumo: Texto de autoria de Ministro do Superior Tribunal de Justiça.
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spelling Benjamin, Antonio Herman de Vasconcellos e2010-03-23T13:01:14Z2010-03-23T13:01:14Z2001Benjamin, Antonio Herman de Vasconcellos e. O regime brasileiro de unidades de conservação. Revista de Direito Ambiental, São Paulo, v. 6, n. 21, p. 27-56, jan./ mar. 2001. Disponível em: <http://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/27906>. Acesso em: 13 jun. 2012.http://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/27906Texto de autoria de Ministro do Superior Tribunal de Justiça.Discorre sobre a importância da biodiversidade e seus benefícios para a humanidade. Dispõe sobre a Lei nº 9.985, de 18.07.2000, que regulamenta o artigo 225, paragrafo 1°, incisos I, II, III e VII da Constituição Federal, que institui o sistema nacional de unidades de conservação da natureza e dá outras providências. Aborda as ameaças à biodiversidade e comenta que estudos recentes demonstram que a taxa de extinção de espécies vem crescendo a ritmo acelerado e alarmante. Trata da evolução da noção de áreas protegidas, presentes na legislação de praticamente todos os países. Ressalta que na curta evolução histórica das unidades de conservação no Brasil, de 1937 aos dias de hoje, a Constituição de 1988 representa um divisor de águas. Menciona pressupostos necessários à configuração jurídico-ecológica de unidades de conservação. Informa que estas unidades serão criadas por ato do Poder Público, a quem incumbe preservar e restaurar os processos ecológicos essenciais, definindo em todas as unidades da federação, espaços territoriais e seus componentes a serem especialmente protegidos. Trata dos critérios para seleção territorial e do regime especial de modificabilidade. Declara que o objetivo principal da zona de amortecimento é a minimização dos impactos negativos do entorno sobre as unidades de conservação. Trata do estudo prévio de impacto ambiental e unidades de conservação. Enfatiza que não há nesta lei punições específicas, limitando-se o legislador a determinar a aplicação das sanções previstas em lei. Por fim, trata da desapropriação direta e indireta.Submitted by Antonia Pereira da Silva Silva (antonia.silva@stj.gov.br) on 2010-03-17T13:51:19Z No. of bitstreams: 1 Regime_Brasileiro_Unidades.doc.pdf: 319785 bytes, checksum: b2fc3162039270d6f12f7c62717c0584 (MD5)Rejected by Gabriela Ferraz dos Santos Manke(gabriela.santos@stj.jus.br), reason: Falta referência e o nome completo do autor no metadado e no arquivo. on 2010-03-22T16:31:27Z (GMT)Submitted by Antonia Pereira da Silva Silva (antonia.silva@stj.gov.br) on 2010-03-22T16:59:39Z No. of bitstreams: 1 Regime_Brasileiro_Unidades.doc.pdf: 320108 bytes, checksum: 7f55f14188b02363e024538f56b6bc64 (MD5)Approved for entry into archive by Gabriela Ferraz dos Santos Manke(gabriela.santos@stj.jus.br) on 2010-03-23T13:01:14Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Regime_Brasileiro_Unidades.doc.pdf: 320108 bytes, checksum: 7f55f14188b02363e024538f56b6bc64 (MD5)Made available in DSpace on 2010-03-23T13:01:14Z (GMT). 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