O declínio da supremacia do interesse público sobre o particular com a constitucionalização do direito administrativo

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Autor(a) principal: Fernandez Gomes, Karla
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Controle (Online)
Texto Completo: https://revistacontrole.tce.ce.gov.br/index.php/RCDA/article/view/697
Resumo: Este trabalho analisou o princípio da supremacia do interesse público sobre o particular em face da constitucionalização do direito administrativo, buscando verificar a viabilidade da regra de prevalência que ele enuncia no contexto do Estado Democrático de Direito. Assim, para a compreensão da problemática, foi efetuada uma pesquisa bibliográfica, em livros e artigos que versam acerca do tema de maneira direta ou indireta. Ao final, concluiu-se que o ambiente democrático acarreta uma postura ativa do Estado na harmonização dos interesses da sociedade, o que enseja a aplicação do postulado da proporcionalidade. Logo, a ideia de supremacia de interesse público sobre o particular é incompatível com a democracia, bem como com a dignidade humana, fundamento da República Federativa do Brasil. Isso porque a positivação dos direitos e garantias fundamentais na Constituição não apenas implica limitação estatal no que tange ao dever de não os infringir e os salvaguardar mas também lança para o Estado o dever de efetivação desses valores, o que transmuda a antiga compreensão de interesse público.  
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spelling O declínio da supremacia do interesse público sobre o particular com a constitucionalização do direito administrativoO The decline of the supremacy of the public interest over the private interest with the constitutionalization of administrative lawSupremacia do interesse público sobre o particular; Constitucionalização do Direito Administrativo; Direitos e garantias fundamentais; Proporcionalidade.Este trabalho analisou o princípio da supremacia do interesse público sobre o particular em face da constitucionalização do direito administrativo, buscando verificar a viabilidade da regra de prevalência que ele enuncia no contexto do Estado Democrático de Direito. Assim, para a compreensão da problemática, foi efetuada uma pesquisa bibliográfica, em livros e artigos que versam acerca do tema de maneira direta ou indireta. Ao final, concluiu-se que o ambiente democrático acarreta uma postura ativa do Estado na harmonização dos interesses da sociedade, o que enseja a aplicação do postulado da proporcionalidade. Logo, a ideia de supremacia de interesse público sobre o particular é incompatível com a democracia, bem como com a dignidade humana, fundamento da República Federativa do Brasil. Isso porque a positivação dos direitos e garantias fundamentais na Constituição não apenas implica limitação estatal no que tange ao dever de não os infringir e os salvaguardar mas também lança para o Estado o dever de efetivação desses valores, o que transmuda a antiga compreensão de interesse público.  This paper analyzed the principle of the supremacy of the public interest over the private interest in view of the constitutionalization of administrative law, seeking to verify the viability of the rule of prevalence that it enunciates in the context of the Democratic State of Law. Thus, in order to understand the problem, a bibliographic search was carried out, in books and articles that deal with the topic directly or indirectly. At the end, it is concluded that the democratic environment leads to an active posture of the State in harmonizing society’s interests, which leads to the application of the principle of proportionality. Therefore, the idea of ​​public interest supremacy over the private is incompatible with a democracy, as well as with human dignity, foundation of the Federative Republic of Brazil. This is because the positivation of fundamental rights and guarantees in the Constitution not only implies a state limitation about its duty of not infringing and saving them, but also imposes on the State the duty to enforce these values, which transmutes the old understanding of public interest.Tribunal de Contas do Estado do Ceará2021-05-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://revistacontrole.tce.ce.gov.br/index.php/RCDA/article/view/69710.32586/rcda.v19i2.697Revista Controle - Doutrina e Artigos; v. 19 n. 2 (2021); 366-3892525-33871980-086X10.32586/rcda.v19i2reponame:Revista Controle (Online)instname:Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCCE)instacron:TC_CEporhttps://revistacontrole.tce.ce.gov.br/index.php/RCDA/article/view/697/529Copyright (c) 2021 Revista Controle - Doutrina e Artigoshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFernandez Gomes, Karla2021-12-07T11:12:47Zoai:ojs.revistacontrole.tce.ce.gov.br:article/697Revistahttps://revistacontrole.tce.ce.gov.br/index.php/RCDAPUBhttps://revistacontrole.tce.ce.gov.br/index.php/RCDA/oairevistacontrole@tce.ce.gov.br || josimar.batista@tce.ce.gov.br2525-33871980-086Xopendoar:2021-12-07T11:12:47Revista Controle (Online) - Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCCE)false
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