COMPORTAMENTO ESTRATÉGICO DOS GESTORES HOTELEIROS DO VALE DO ITAJAÍ / SANTA CATARINA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MARTINS, Luiz Ailil Vianna
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: FLORES, LUIZ CARLOS DA SILVA
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Hospitalidade
Texto Completo: https://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/722
Resumo: Este artigo científico tem por objetivo identificar a conduta do comportamento estratégico as dos gestores hoteleiros localizados no Vale do Itajaí. Para atingir o objetivo proposto, optou-se por uma abordagem de pesquisa quantitativa a estratégia de pesquisa utilizada foi o levantamento de campo (survey), os gestores hoteleiros responderam a um questionário aplicado online por meio do software surveymonkey e também responderam questionários in loco. Para identificar o comportamento estratégico, o estudo utiliza a tipologia de Miles e Snow (1978) e o instrumento de Blageski Junior (2008). Os resultados quanto ao comportamento estratégico apontam uma maior incidência de gestores hoteleiros que adotam o comportamento analítico (40,8%), seguido dos defensivos (27,6%) e prospectores (25,0%). Empreendedores reativos representaram somente (6,6%) da amostra. Conclui-se ao identificar o comportamento estratégico adotado pelos gestores hoteleiros, apesar da baixa propensão ao modelo de comportamento estratégico reativo observado, esse é um padrão que deve ser combatido, pois é considerado uma falta de estratégia e não deve ser encontrado nas lideranças, mais especificamente dentre os gestores dos hotéis. 
id UAM-1_0f56dc390eccaea2c03ab470c4f6ca32
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/722
network_acronym_str UAM-1
network_name_str Revista Hospitalidade
repository_id_str
spelling COMPORTAMENTO ESTRATÉGICO DOS GESTORES HOTELEIROS DO VALE DO ITAJAÍ / SANTA CATARINAHOSPEDAGEMEste artigo científico tem por objetivo identificar a conduta do comportamento estratégico as dos gestores hoteleiros localizados no Vale do Itajaí. Para atingir o objetivo proposto, optou-se por uma abordagem de pesquisa quantitativa a estratégia de pesquisa utilizada foi o levantamento de campo (survey), os gestores hoteleiros responderam a um questionário aplicado online por meio do software surveymonkey e também responderam questionários in loco. Para identificar o comportamento estratégico, o estudo utiliza a tipologia de Miles e Snow (1978) e o instrumento de Blageski Junior (2008). Os resultados quanto ao comportamento estratégico apontam uma maior incidência de gestores hoteleiros que adotam o comportamento analítico (40,8%), seguido dos defensivos (27,6%) e prospectores (25,0%). Empreendedores reativos representaram somente (6,6%) da amostra. Conclui-se ao identificar o comportamento estratégico adotado pelos gestores hoteleiros, apesar da baixa propensão ao modelo de comportamento estratégico reativo observado, esse é um padrão que deve ser combatido, pois é considerado uma falta de estratégia e não deve ser encontrado nas lideranças, mais especificamente dentre os gestores dos hotéis. Universidade Anhembi Morumbi2017-11-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionBlind Peer-reviewed ArticleArtículo revisado por paresArtigo avaliado por blind peer reviewSURVEYapplication/pdfhttps://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/72210.21714/2179-9164.2017v14n2.764Revista Hospitalidade; v. 14, n. 2 (2017): Revista Hospitalidade; 01-232179-91641807-975Xreponame:Revista Hospitalidadeinstname:Universidade Anhembi Morumbi (ANHEMBI)instacron:UAMporhttps://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/722/764Copyright (c) 2017 Revista Hospitalidadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessMARTINS, Luiz Ailil ViannaFLORES, LUIZ CARLOS DA SILVA2018-08-24T14:26:40Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/722Revistahttps://www.revhosp.org/hospitalidadehttps://www.revhosp.org/hospitalidade/oairevhosp@revhosp.org||sergiomoretti@uol.com.br2179-91641807-975Xopendoar:2018-08-24T14:26:40Revista Hospitalidade - Universidade Anhembi Morumbi (ANHEMBI)false
dc.title.none.fl_str_mv COMPORTAMENTO ESTRATÉGICO DOS GESTORES HOTELEIROS DO VALE DO ITAJAÍ / SANTA CATARINA
title COMPORTAMENTO ESTRATÉGICO DOS GESTORES HOTELEIROS DO VALE DO ITAJAÍ / SANTA CATARINA
spellingShingle COMPORTAMENTO ESTRATÉGICO DOS GESTORES HOTELEIROS DO VALE DO ITAJAÍ / SANTA CATARINA
MARTINS, Luiz Ailil Vianna
HOSPEDAGEM
title_short COMPORTAMENTO ESTRATÉGICO DOS GESTORES HOTELEIROS DO VALE DO ITAJAÍ / SANTA CATARINA
title_full COMPORTAMENTO ESTRATÉGICO DOS GESTORES HOTELEIROS DO VALE DO ITAJAÍ / SANTA CATARINA
title_fullStr COMPORTAMENTO ESTRATÉGICO DOS GESTORES HOTELEIROS DO VALE DO ITAJAÍ / SANTA CATARINA
title_full_unstemmed COMPORTAMENTO ESTRATÉGICO DOS GESTORES HOTELEIROS DO VALE DO ITAJAÍ / SANTA CATARINA
title_sort COMPORTAMENTO ESTRATÉGICO DOS GESTORES HOTELEIROS DO VALE DO ITAJAÍ / SANTA CATARINA
author MARTINS, Luiz Ailil Vianna
author_facet MARTINS, Luiz Ailil Vianna
FLORES, LUIZ CARLOS DA SILVA
author_role author
author2 FLORES, LUIZ CARLOS DA SILVA
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv MARTINS, Luiz Ailil Vianna
FLORES, LUIZ CARLOS DA SILVA
dc.subject.por.fl_str_mv HOSPEDAGEM
topic HOSPEDAGEM
description Este artigo científico tem por objetivo identificar a conduta do comportamento estratégico as dos gestores hoteleiros localizados no Vale do Itajaí. Para atingir o objetivo proposto, optou-se por uma abordagem de pesquisa quantitativa a estratégia de pesquisa utilizada foi o levantamento de campo (survey), os gestores hoteleiros responderam a um questionário aplicado online por meio do software surveymonkey e também responderam questionários in loco. Para identificar o comportamento estratégico, o estudo utiliza a tipologia de Miles e Snow (1978) e o instrumento de Blageski Junior (2008). Os resultados quanto ao comportamento estratégico apontam uma maior incidência de gestores hoteleiros que adotam o comportamento analítico (40,8%), seguido dos defensivos (27,6%) e prospectores (25,0%). Empreendedores reativos representaram somente (6,6%) da amostra. Conclui-se ao identificar o comportamento estratégico adotado pelos gestores hoteleiros, apesar da baixa propensão ao modelo de comportamento estratégico reativo observado, esse é um padrão que deve ser combatido, pois é considerado uma falta de estratégia e não deve ser encontrado nas lideranças, mais especificamente dentre os gestores dos hotéis. 
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-11-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Blind Peer-reviewed Article
Artículo revisado por pares
Artigo avaliado por blind peer review
SURVEY
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/722
10.21714/2179-9164.2017v14n2.764
url https://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/722
identifier_str_mv 10.21714/2179-9164.2017v14n2.764
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/722/764
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Hospitalidade
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Hospitalidade
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Anhembi Morumbi
publisher.none.fl_str_mv Universidade Anhembi Morumbi
dc.source.none.fl_str_mv Revista Hospitalidade; v. 14, n. 2 (2017): Revista Hospitalidade; 01-23
2179-9164
1807-975X
reponame:Revista Hospitalidade
instname:Universidade Anhembi Morumbi (ANHEMBI)
instacron:UAM
instname_str Universidade Anhembi Morumbi (ANHEMBI)
instacron_str UAM
institution UAM
reponame_str Revista Hospitalidade
collection Revista Hospitalidade
repository.name.fl_str_mv Revista Hospitalidade - Universidade Anhembi Morumbi (ANHEMBI)
repository.mail.fl_str_mv revhosp@revhosp.org||sergiomoretti@uol.com.br
_version_ 1799304137237594112