COMPORTAMENTO ESTRATÉGICO DOS GESTORES HOTELEIROS DO VALE DO ITAJAÍ / SANTA CATARINA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Hospitalidade |
Texto Completo: | https://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/722 |
Resumo: | Este artigo científico tem por objetivo identificar a conduta do comportamento estratégico as dos gestores hoteleiros localizados no Vale do Itajaí. Para atingir o objetivo proposto, optou-se por uma abordagem de pesquisa quantitativa a estratégia de pesquisa utilizada foi o levantamento de campo (survey), os gestores hoteleiros responderam a um questionário aplicado online por meio do software surveymonkey e também responderam questionários in loco. Para identificar o comportamento estratégico, o estudo utiliza a tipologia de Miles e Snow (1978) e o instrumento de Blageski Junior (2008). Os resultados quanto ao comportamento estratégico apontam uma maior incidência de gestores hoteleiros que adotam o comportamento analítico (40,8%), seguido dos defensivos (27,6%) e prospectores (25,0%). Empreendedores reativos representaram somente (6,6%) da amostra. Conclui-se ao identificar o comportamento estratégico adotado pelos gestores hoteleiros, apesar da baixa propensão ao modelo de comportamento estratégico reativo observado, esse é um padrão que deve ser combatido, pois é considerado uma falta de estratégia e não deve ser encontrado nas lideranças, mais especificamente dentre os gestores dos hotéis. |
id |
UAM-1_0f56dc390eccaea2c03ab470c4f6ca32 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/722 |
network_acronym_str |
UAM-1 |
network_name_str |
Revista Hospitalidade |
repository_id_str |
|
spelling |
COMPORTAMENTO ESTRATÉGICO DOS GESTORES HOTELEIROS DO VALE DO ITAJAÍ / SANTA CATARINAHOSPEDAGEMEste artigo científico tem por objetivo identificar a conduta do comportamento estratégico as dos gestores hoteleiros localizados no Vale do Itajaí. Para atingir o objetivo proposto, optou-se por uma abordagem de pesquisa quantitativa a estratégia de pesquisa utilizada foi o levantamento de campo (survey), os gestores hoteleiros responderam a um questionário aplicado online por meio do software surveymonkey e também responderam questionários in loco. Para identificar o comportamento estratégico, o estudo utiliza a tipologia de Miles e Snow (1978) e o instrumento de Blageski Junior (2008). Os resultados quanto ao comportamento estratégico apontam uma maior incidência de gestores hoteleiros que adotam o comportamento analítico (40,8%), seguido dos defensivos (27,6%) e prospectores (25,0%). Empreendedores reativos representaram somente (6,6%) da amostra. Conclui-se ao identificar o comportamento estratégico adotado pelos gestores hoteleiros, apesar da baixa propensão ao modelo de comportamento estratégico reativo observado, esse é um padrão que deve ser combatido, pois é considerado uma falta de estratégia e não deve ser encontrado nas lideranças, mais especificamente dentre os gestores dos hotéis. Universidade Anhembi Morumbi2017-11-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionBlind Peer-reviewed ArticleArtículo revisado por paresArtigo avaliado por blind peer reviewSURVEYapplication/pdfhttps://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/72210.21714/2179-9164.2017v14n2.764Revista Hospitalidade; v. 14, n. 2 (2017): Revista Hospitalidade; 01-232179-91641807-975Xreponame:Revista Hospitalidadeinstname:Universidade Anhembi Morumbi (ANHEMBI)instacron:UAMporhttps://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/722/764Copyright (c) 2017 Revista Hospitalidadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessMARTINS, Luiz Ailil ViannaFLORES, LUIZ CARLOS DA SILVA2018-08-24T14:26:40Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/722Revistahttps://www.revhosp.org/hospitalidadePRIhttps://www.revhosp.org/hospitalidade/oairevhosp@revhosp.org||sergiomoretti@uol.com.br2179-91641807-975Xopendoar:2018-08-24T14:26:40Revista Hospitalidade - Universidade Anhembi Morumbi (ANHEMBI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
COMPORTAMENTO ESTRATÉGICO DOS GESTORES HOTELEIROS DO VALE DO ITAJAÍ / SANTA CATARINA |
title |
COMPORTAMENTO ESTRATÉGICO DOS GESTORES HOTELEIROS DO VALE DO ITAJAÍ / SANTA CATARINA |
spellingShingle |
COMPORTAMENTO ESTRATÉGICO DOS GESTORES HOTELEIROS DO VALE DO ITAJAÍ / SANTA CATARINA MARTINS, Luiz Ailil Vianna HOSPEDAGEM |
title_short |
COMPORTAMENTO ESTRATÉGICO DOS GESTORES HOTELEIROS DO VALE DO ITAJAÍ / SANTA CATARINA |
title_full |
COMPORTAMENTO ESTRATÉGICO DOS GESTORES HOTELEIROS DO VALE DO ITAJAÍ / SANTA CATARINA |
title_fullStr |
COMPORTAMENTO ESTRATÉGICO DOS GESTORES HOTELEIROS DO VALE DO ITAJAÍ / SANTA CATARINA |
title_full_unstemmed |
COMPORTAMENTO ESTRATÉGICO DOS GESTORES HOTELEIROS DO VALE DO ITAJAÍ / SANTA CATARINA |
title_sort |
COMPORTAMENTO ESTRATÉGICO DOS GESTORES HOTELEIROS DO VALE DO ITAJAÍ / SANTA CATARINA |
author |
MARTINS, Luiz Ailil Vianna |
author_facet |
MARTINS, Luiz Ailil Vianna FLORES, LUIZ CARLOS DA SILVA |
author_role |
author |
author2 |
FLORES, LUIZ CARLOS DA SILVA |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
MARTINS, Luiz Ailil Vianna FLORES, LUIZ CARLOS DA SILVA |
dc.subject.por.fl_str_mv |
HOSPEDAGEM |
topic |
HOSPEDAGEM |
description |
Este artigo científico tem por objetivo identificar a conduta do comportamento estratégico as dos gestores hoteleiros localizados no Vale do Itajaí. Para atingir o objetivo proposto, optou-se por uma abordagem de pesquisa quantitativa a estratégia de pesquisa utilizada foi o levantamento de campo (survey), os gestores hoteleiros responderam a um questionário aplicado online por meio do software surveymonkey e também responderam questionários in loco. Para identificar o comportamento estratégico, o estudo utiliza a tipologia de Miles e Snow (1978) e o instrumento de Blageski Junior (2008). Os resultados quanto ao comportamento estratégico apontam uma maior incidência de gestores hoteleiros que adotam o comportamento analítico (40,8%), seguido dos defensivos (27,6%) e prospectores (25,0%). Empreendedores reativos representaram somente (6,6%) da amostra. Conclui-se ao identificar o comportamento estratégico adotado pelos gestores hoteleiros, apesar da baixa propensão ao modelo de comportamento estratégico reativo observado, esse é um padrão que deve ser combatido, pois é considerado uma falta de estratégia e não deve ser encontrado nas lideranças, mais especificamente dentre os gestores dos hotéis. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-11-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Blind Peer-reviewed Article Artículo revisado por pares Artigo avaliado por blind peer review SURVEY |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/722 10.21714/2179-9164.2017v14n2.764 |
url |
https://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/722 |
identifier_str_mv |
10.21714/2179-9164.2017v14n2.764 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/722/764 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Hospitalidade info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Hospitalidade |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Anhembi Morumbi |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Anhembi Morumbi |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Hospitalidade; v. 14, n. 2 (2017): Revista Hospitalidade; 01-23 2179-9164 1807-975X reponame:Revista Hospitalidade instname:Universidade Anhembi Morumbi (ANHEMBI) instacron:UAM |
instname_str |
Universidade Anhembi Morumbi (ANHEMBI) |
instacron_str |
UAM |
institution |
UAM |
reponame_str |
Revista Hospitalidade |
collection |
Revista Hospitalidade |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Hospitalidade - Universidade Anhembi Morumbi (ANHEMBI) |
repository.mail.fl_str_mv |
revhosp@revhosp.org||sergiomoretti@uol.com.br |
_version_ |
1809463276413648896 |