Estratégias competitivas em turismo: o caso do Cirque du Soleil
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Hospitalidade |
Texto Completo: | https://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/550 |
Resumo: | Com o crescimento da indústria do entretenimento aumenta a competitividade do setor, sendo, portanto, necessária a adoção de estratégias competitivas por parte das empresas como meio de sobrevivência. Michael Porter desenvolveu, em 1979, o modelo das cinco forças competitivas, em que seu uso possibilita o reposicionamento estratégico de uma empresa. Nesse contexto, o presente trabalho tem o intuito de investigar a aplicação do modelo das cinco forças de Porter (1980) no Cirque du Soleil. Para tanto, as estratégias utilizadas foram a revisão bibliográfica e a pesquisa em dados secundários. Os resultados sugerem que a rivalidade no mercado em que atua o Cirque du Soleil é baixa, uma vez que a inovação e excelência renderam à companhia um produto único e original. A inovação faz com que seu produto torne-se único, insubstituível. Essas características criam um produto com alto grau de diferenciação, fazendo com que a empresa faça a barganha frente aos clientes, enquanto o poder de barganha destes fornecedores reside em habilidades circenses únicas. Além disso, observou-se que estudo conseguiu ampliar a compreensão sobre “estratégias competitivas em turismo” e contribuiu para relatar a experiência de uma companhia que conquistou uma posição única na indústria do entretenimento. |
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Estratégias competitivas em turismo: o caso do Cirque du SoleilEstratégias competitivas em turismo. Modelo das cinco forças de Porter. Cirque du soleil.Com o crescimento da indústria do entretenimento aumenta a competitividade do setor, sendo, portanto, necessária a adoção de estratégias competitivas por parte das empresas como meio de sobrevivência. Michael Porter desenvolveu, em 1979, o modelo das cinco forças competitivas, em que seu uso possibilita o reposicionamento estratégico de uma empresa. Nesse contexto, o presente trabalho tem o intuito de investigar a aplicação do modelo das cinco forças de Porter (1980) no Cirque du Soleil. Para tanto, as estratégias utilizadas foram a revisão bibliográfica e a pesquisa em dados secundários. Os resultados sugerem que a rivalidade no mercado em que atua o Cirque du Soleil é baixa, uma vez que a inovação e excelência renderam à companhia um produto único e original. A inovação faz com que seu produto torne-se único, insubstituível. Essas características criam um produto com alto grau de diferenciação, fazendo com que a empresa faça a barganha frente aos clientes, enquanto o poder de barganha destes fornecedores reside em habilidades circenses únicas. Além disso, observou-se que estudo conseguiu ampliar a compreensão sobre “estratégias competitivas em turismo” e contribuiu para relatar a experiência de uma companhia que conquistou uma posição única na indústria do entretenimento.Universidade Anhembi Morumbi2015-07-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionBlind Peer-reviewed ArticleArtículo revisado por paresArtigo avaliado por blind peer reviewapplication/pdfhttps://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/550Revista Hospitalidade; Volume XII, número 1 - Junho 2015; 370 - 3862179-91641807-975Xreponame:Revista Hospitalidadeinstname:Universidade Anhembi Morumbi (ANHEMBI)instacron:UAMporhttps://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/550/665Silva, Fabíola FernandesBarreto, Leilianne Michelle Trindade da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-07-01T02:00:49Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/550Revistahttps://www.revhosp.org/hospitalidadePRIhttps://www.revhosp.org/hospitalidade/oairevhosp@revhosp.org||sergiomoretti@uol.com.br2179-91641807-975Xopendoar:2017-07-01T02:00:49Revista Hospitalidade - Universidade Anhembi Morumbi (ANHEMBI)false |
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