Hospitalidade virtual: uma tentativa de compreensão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto Soares, Cláudia Mesquita
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Hospitalidade
Texto Completo: https://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/523
Resumo: A busca pela compreensão da hospitalidade virtual e da possibilidade em torná-la atributo dos serviços via web foi o desafio desse documento e o questionamento pelo qual se norteou. A procura por definições mais precisas de como é possível formular espaços virtuais hospitaleiros, o que exatamente se considera e os indicadores que o levam a essa condição foram delineadas a partir dos estudos que envolvem outros campos do saber como o do design de interação e o ferramental dos processos de avaliação dos sites como ambientes acolhedores e preocupados com a experiência do cliente(usuário). O texto é norteado pelo questionamento da possibilidade em conceber a hospitalidade e transformá-la em condição exequível e mensurável, mesmo considerando a incondicionalidade dessa ação quando associada a serviços. A condução alcançou duas categorias de análise e alguns indicadores iniciais que permitem tratar desde a construção até a avaliação da hospitalidade como competência subjetiva e adjetiva no espaço virtual, notadamente os sites, ambiente escolhido para essa primeira construção. Palavras chaves: Hospitalidade virtual, design de serviços, sites, experiência.
id UAM-1_36933e54574223febc6af92446424680
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/523
network_acronym_str UAM-1
network_name_str Revista Hospitalidade
repository_id_str
spelling Hospitalidade virtual: uma tentativa de compreensãoHospitalidade virtualdesign de serviçossitesexperiência. A busca pela compreensão da hospitalidade virtual e da possibilidade em torná-la atributo dos serviços via web foi o desafio desse documento e o questionamento pelo qual se norteou. A procura por definições mais precisas de como é possível formular espaços virtuais hospitaleiros, o que exatamente se considera e os indicadores que o levam a essa condição foram delineadas a partir dos estudos que envolvem outros campos do saber como o do design de interação e o ferramental dos processos de avaliação dos sites como ambientes acolhedores e preocupados com a experiência do cliente(usuário). O texto é norteado pelo questionamento da possibilidade em conceber a hospitalidade e transformá-la em condição exequível e mensurável, mesmo considerando a incondicionalidade dessa ação quando associada a serviços. A condução alcançou duas categorias de análise e alguns indicadores iniciais que permitem tratar desde a construção até a avaliação da hospitalidade como competência subjetiva e adjetiva no espaço virtual, notadamente os sites, ambiente escolhido para essa primeira construção. Palavras chaves: Hospitalidade virtual, design de serviços, sites, experiência. Universidade Anhembi Morumbi2013-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionBlind Peer-reviewed ArticleArtículo revisado por paresArtigo avaliado por blind peer reviewRevisão de Literaturaapplication/pdfhttps://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/523Revista Hospitalidade; Volume X, Número 2, Dezembro 20132179-91641807-975Xreponame:Revista Hospitalidadeinstname:Universidade Anhembi Morumbi (ANHEMBI)instacron:UAMporhttps://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/523/542Pinto Soares, Cláudia Mesquitainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-07-01T02:13:54Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/523Revistahttps://www.revhosp.org/hospitalidadePRIhttps://www.revhosp.org/hospitalidade/oairevhosp@revhosp.org||sergiomoretti@uol.com.br2179-91641807-975Xopendoar:2017-07-01T02:13:54Revista Hospitalidade - Universidade Anhembi Morumbi (ANHEMBI)false
dc.title.none.fl_str_mv Hospitalidade virtual: uma tentativa de compreensão
title Hospitalidade virtual: uma tentativa de compreensão
spellingShingle Hospitalidade virtual: uma tentativa de compreensão
Pinto Soares, Cláudia Mesquita
Hospitalidade virtual
design de serviços
sites
experiência.
title_short Hospitalidade virtual: uma tentativa de compreensão
title_full Hospitalidade virtual: uma tentativa de compreensão
title_fullStr Hospitalidade virtual: uma tentativa de compreensão
title_full_unstemmed Hospitalidade virtual: uma tentativa de compreensão
title_sort Hospitalidade virtual: uma tentativa de compreensão
author Pinto Soares, Cláudia Mesquita
author_facet Pinto Soares, Cláudia Mesquita
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto Soares, Cláudia Mesquita
dc.subject.por.fl_str_mv Hospitalidade virtual
design de serviços
sites
experiência.
topic Hospitalidade virtual
design de serviços
sites
experiência.
description A busca pela compreensão da hospitalidade virtual e da possibilidade em torná-la atributo dos serviços via web foi o desafio desse documento e o questionamento pelo qual se norteou. A procura por definições mais precisas de como é possível formular espaços virtuais hospitaleiros, o que exatamente se considera e os indicadores que o levam a essa condição foram delineadas a partir dos estudos que envolvem outros campos do saber como o do design de interação e o ferramental dos processos de avaliação dos sites como ambientes acolhedores e preocupados com a experiência do cliente(usuário). O texto é norteado pelo questionamento da possibilidade em conceber a hospitalidade e transformá-la em condição exequível e mensurável, mesmo considerando a incondicionalidade dessa ação quando associada a serviços. A condução alcançou duas categorias de análise e alguns indicadores iniciais que permitem tratar desde a construção até a avaliação da hospitalidade como competência subjetiva e adjetiva no espaço virtual, notadamente os sites, ambiente escolhido para essa primeira construção. Palavras chaves: Hospitalidade virtual, design de serviços, sites, experiência.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Blind Peer-reviewed Article
Artículo revisado por pares
Artigo avaliado por blind peer review
Revisão de Literatura
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/523
url https://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/523
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/523/542
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Anhembi Morumbi
publisher.none.fl_str_mv Universidade Anhembi Morumbi
dc.source.none.fl_str_mv Revista Hospitalidade; Volume X, Número 2, Dezembro 2013
2179-9164
1807-975X
reponame:Revista Hospitalidade
instname:Universidade Anhembi Morumbi (ANHEMBI)
instacron:UAM
instname_str Universidade Anhembi Morumbi (ANHEMBI)
instacron_str UAM
institution UAM
reponame_str Revista Hospitalidade
collection Revista Hospitalidade
repository.name.fl_str_mv Revista Hospitalidade - Universidade Anhembi Morumbi (ANHEMBI)
repository.mail.fl_str_mv revhosp@revhosp.org||sergiomoretti@uol.com.br
_version_ 1809463275984781312