A Psicologia organizacional e seus desdobramentos na Hotelaria

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Felício, Elisy Silva
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: dos Santos, Rodrigo Amado
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Hospitalidade
Texto Completo: https://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/996
Resumo: Tendo como ponto de partida a psicologia organizacional no âmbito hoteleiro, o presente artigo buscou discutir a percepção de hoteleiros sobre os impactos emocionais e físicos de suas rotinas laborais. Para isso, através de uma metodologia quanti-qualitativa, seus instrumentos de pesquisa foram aplicados com o auxílio de formulários do Google Forms. Em um primeiro momento, ponderou-se o posicionamento de 204 hoteleiros, de diferentes estados do Brasil, sobre quais variáveis poderiam ser consideradas como um ativo desencadeador de tais problemas. Em sequência, foram analisadas as percepções de 06 gestores de recursos humanos atuantes no âmbito hoteleiro e 04 psicólogos, buscando entender temas como: exigência dos serviços prestados, a ausência de suporte motivacional e a dificuldade de conviver com alguns de seus superiores. Dos resultados mais relevantes, pode-se afirmar que o corpo operacional hoteleiro passa pelos mais variados tipos de problemas físicos/emocionais ocasionados pelas especificidades de suas funções e, sobretudo, pelas exigências de um mercado cada vez mais competitivo. Prerrogativas que geram como consequências uma jornada laboral sobrecarregada que muitas das vezes transcende a ótica da hospitalidade, gerando uma relação de subserviência seja na relação entre funcionários/empresa ou entre funcionários/hóspedes.
id UAM-1_3ac92cb775b854dfa3ed3d140d15fda1
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/996
network_acronym_str UAM-1
network_name_str Revista Hospitalidade
repository_id_str
spelling A Psicologia organizacional e seus desdobramentos na HotelariaCapital HumanoGestão HoteleiraPsicologia OrganizacionalDoenças emocionais e físicas.Tendo como ponto de partida a psicologia organizacional no âmbito hoteleiro, o presente artigo buscou discutir a percepção de hoteleiros sobre os impactos emocionais e físicos de suas rotinas laborais. Para isso, através de uma metodologia quanti-qualitativa, seus instrumentos de pesquisa foram aplicados com o auxílio de formulários do Google Forms. Em um primeiro momento, ponderou-se o posicionamento de 204 hoteleiros, de diferentes estados do Brasil, sobre quais variáveis poderiam ser consideradas como um ativo desencadeador de tais problemas. Em sequência, foram analisadas as percepções de 06 gestores de recursos humanos atuantes no âmbito hoteleiro e 04 psicólogos, buscando entender temas como: exigência dos serviços prestados, a ausência de suporte motivacional e a dificuldade de conviver com alguns de seus superiores. Dos resultados mais relevantes, pode-se afirmar que o corpo operacional hoteleiro passa pelos mais variados tipos de problemas físicos/emocionais ocasionados pelas especificidades de suas funções e, sobretudo, pelas exigências de um mercado cada vez mais competitivo. Prerrogativas que geram como consequências uma jornada laboral sobrecarregada que muitas das vezes transcende a ótica da hospitalidade, gerando uma relação de subserviência seja na relação entre funcionários/empresa ou entre funcionários/hóspedes.Universidade Anhembi Morumbi2021-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionBlind Peer-reviewed ArticleArtículo revisado por paresArtigo avaliado por blind peer reviewPesquisa Bibliográfica; Escala Binária; Formulário Digitalapplication/pdfhttps://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/99610.29147/revhosp.v18i03.996Revista Hospitalidade; Revista Hospitalidade V.18 n.03 - 2021; 179-2032179-91641807-975Xreponame:Revista Hospitalidadeinstname:Universidade Anhembi Morumbi (ANHEMBI)instacron:UAMporhttps://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/996/pdfCopyright (c) 2021 Revista Hospitalidadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessFelício, Elisy Silvados Santos, Rodrigo Amado2024-06-21T13:49:23Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/996Revistahttps://www.revhosp.org/hospitalidadePRIhttps://www.revhosp.org/hospitalidade/oairevhosp@revhosp.org||sergiomoretti@uol.com.br2179-91641807-975Xopendoar:2024-06-21T13:49:23Revista Hospitalidade - Universidade Anhembi Morumbi (ANHEMBI)false
dc.title.none.fl_str_mv A Psicologia organizacional e seus desdobramentos na Hotelaria
title A Psicologia organizacional e seus desdobramentos na Hotelaria
spellingShingle A Psicologia organizacional e seus desdobramentos na Hotelaria
Felício, Elisy Silva
Capital Humano
Gestão Hoteleira
Psicologia Organizacional
Doenças emocionais e físicas.
title_short A Psicologia organizacional e seus desdobramentos na Hotelaria
title_full A Psicologia organizacional e seus desdobramentos na Hotelaria
title_fullStr A Psicologia organizacional e seus desdobramentos na Hotelaria
title_full_unstemmed A Psicologia organizacional e seus desdobramentos na Hotelaria
title_sort A Psicologia organizacional e seus desdobramentos na Hotelaria
author Felício, Elisy Silva
author_facet Felício, Elisy Silva
dos Santos, Rodrigo Amado
author_role author
author2 dos Santos, Rodrigo Amado
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Felício, Elisy Silva
dos Santos, Rodrigo Amado
dc.subject.por.fl_str_mv Capital Humano
Gestão Hoteleira
Psicologia Organizacional
Doenças emocionais e físicas.
topic Capital Humano
Gestão Hoteleira
Psicologia Organizacional
Doenças emocionais e físicas.
description Tendo como ponto de partida a psicologia organizacional no âmbito hoteleiro, o presente artigo buscou discutir a percepção de hoteleiros sobre os impactos emocionais e físicos de suas rotinas laborais. Para isso, através de uma metodologia quanti-qualitativa, seus instrumentos de pesquisa foram aplicados com o auxílio de formulários do Google Forms. Em um primeiro momento, ponderou-se o posicionamento de 204 hoteleiros, de diferentes estados do Brasil, sobre quais variáveis poderiam ser consideradas como um ativo desencadeador de tais problemas. Em sequência, foram analisadas as percepções de 06 gestores de recursos humanos atuantes no âmbito hoteleiro e 04 psicólogos, buscando entender temas como: exigência dos serviços prestados, a ausência de suporte motivacional e a dificuldade de conviver com alguns de seus superiores. Dos resultados mais relevantes, pode-se afirmar que o corpo operacional hoteleiro passa pelos mais variados tipos de problemas físicos/emocionais ocasionados pelas especificidades de suas funções e, sobretudo, pelas exigências de um mercado cada vez mais competitivo. Prerrogativas que geram como consequências uma jornada laboral sobrecarregada que muitas das vezes transcende a ótica da hospitalidade, gerando uma relação de subserviência seja na relação entre funcionários/empresa ou entre funcionários/hóspedes.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Blind Peer-reviewed Article
Artículo revisado por pares
Artigo avaliado por blind peer review
Pesquisa Bibliográfica; Escala Binária; Formulário Digital
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/996
10.29147/revhosp.v18i03.996
url https://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/996
identifier_str_mv 10.29147/revhosp.v18i03.996
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/996/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Hospitalidade
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Hospitalidade
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Anhembi Morumbi
publisher.none.fl_str_mv Universidade Anhembi Morumbi
dc.source.none.fl_str_mv Revista Hospitalidade; Revista Hospitalidade V.18 n.03 - 2021; 179-203
2179-9164
1807-975X
reponame:Revista Hospitalidade
instname:Universidade Anhembi Morumbi (ANHEMBI)
instacron:UAM
instname_str Universidade Anhembi Morumbi (ANHEMBI)
instacron_str UAM
institution UAM
reponame_str Revista Hospitalidade
collection Revista Hospitalidade
repository.name.fl_str_mv Revista Hospitalidade - Universidade Anhembi Morumbi (ANHEMBI)
repository.mail.fl_str_mv revhosp@revhosp.org||sergiomoretti@uol.com.br
_version_ 1809463276911722496