O supereu imperativo do gozo nas viagens

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ferrari, cynthia mello
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Hospitalidade
Texto Completo: https://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/428
Resumo: Diversos estudos multidisciplinares tentam dar conta de explicar a complexidade de fatores que propiciaram o desenvolvimento de um dos mais expressivos representantes do capitalismo globalizado: o turismo e como este fenômeno sócio-cultural se transformou em uma das grandes indústrias da experiência e o seu emissário, no tipo ideal de sujeito contemporâneo: o turista.  Nesse sentido, propomos elaborar um novo caminho para reflexões acerca da temática, com base na crítica psicanalítica, sobre como as viagens se transformaram nos dias de hoje, em um objeto irrecusável do desejo, representando o Outro cultural. E mais do que isso: uma instância simbólica do capitalismo global, construída pelo mercado turístico através de enunciadores midiáticos (revistas e jornais) que convocam os enunciatários a praticar o gozo através de modelos de sujeitos ideais, mas sempre em locais perfeitos (idílicos, exóticos e/ ou cosmopolitas), oferecidos em suas reportagens turísticas. Pretendemos avaliar como esta prática sócio-cultural se incorporou, no processo imperativo do gozo do sujeito globalizado, na lógica capitalista de buscar prazer imediato e identificações na atualidade.
id UAM-1_3b4b5020d1935685164f466a5ce7e149
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/428
network_acronym_str UAM-1
network_name_str Revista Hospitalidade
repository_id_str
spelling O supereu imperativo do gozo nas viagensturismopsicanálisesupereuimperativo do gozomídia.Diversos estudos multidisciplinares tentam dar conta de explicar a complexidade de fatores que propiciaram o desenvolvimento de um dos mais expressivos representantes do capitalismo globalizado: o turismo e como este fenômeno sócio-cultural se transformou em uma das grandes indústrias da experiência e o seu emissário, no tipo ideal de sujeito contemporâneo: o turista.  Nesse sentido, propomos elaborar um novo caminho para reflexões acerca da temática, com base na crítica psicanalítica, sobre como as viagens se transformaram nos dias de hoje, em um objeto irrecusável do desejo, representando o Outro cultural. E mais do que isso: uma instância simbólica do capitalismo global, construída pelo mercado turístico através de enunciadores midiáticos (revistas e jornais) que convocam os enunciatários a praticar o gozo através de modelos de sujeitos ideais, mas sempre em locais perfeitos (idílicos, exóticos e/ ou cosmopolitas), oferecidos em suas reportagens turísticas. Pretendemos avaliar como esta prática sócio-cultural se incorporou, no processo imperativo do gozo do sujeito globalizado, na lógica capitalista de buscar prazer imediato e identificações na atualidade. Universidade Anhembi Morumbi2011-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionBlind Peer-reviewed ArticleArtículo revisado por paresArtigo avaliado por blind peer reviewapplication/pdfhttps://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/428Revista Hospitalidade; Volume VIII, número 2 - Dezembro 2011; 71-902179-91641807-975Xreponame:Revista Hospitalidadeinstname:Universidade Anhembi Morumbi (ANHEMBI)instacron:UAMporhttps://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/428/483ferrari, cynthia melloinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-07-01T02:20:30Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/428Revistahttps://www.revhosp.org/hospitalidadehttps://www.revhosp.org/hospitalidade/oairevhosp@revhosp.org||sergiomoretti@uol.com.br2179-91641807-975Xopendoar:2017-07-01T02:20:30Revista Hospitalidade - Universidade Anhembi Morumbi (ANHEMBI)false
dc.title.none.fl_str_mv O supereu imperativo do gozo nas viagens
title O supereu imperativo do gozo nas viagens
spellingShingle O supereu imperativo do gozo nas viagens
ferrari, cynthia mello
turismo
psicanálise
supereu
imperativo do gozo
mídia.
title_short O supereu imperativo do gozo nas viagens
title_full O supereu imperativo do gozo nas viagens
title_fullStr O supereu imperativo do gozo nas viagens
title_full_unstemmed O supereu imperativo do gozo nas viagens
title_sort O supereu imperativo do gozo nas viagens
author ferrari, cynthia mello
author_facet ferrari, cynthia mello
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv ferrari, cynthia mello
dc.subject.por.fl_str_mv turismo
psicanálise
supereu
imperativo do gozo
mídia.
topic turismo
psicanálise
supereu
imperativo do gozo
mídia.
description Diversos estudos multidisciplinares tentam dar conta de explicar a complexidade de fatores que propiciaram o desenvolvimento de um dos mais expressivos representantes do capitalismo globalizado: o turismo e como este fenômeno sócio-cultural se transformou em uma das grandes indústrias da experiência e o seu emissário, no tipo ideal de sujeito contemporâneo: o turista.  Nesse sentido, propomos elaborar um novo caminho para reflexões acerca da temática, com base na crítica psicanalítica, sobre como as viagens se transformaram nos dias de hoje, em um objeto irrecusável do desejo, representando o Outro cultural. E mais do que isso: uma instância simbólica do capitalismo global, construída pelo mercado turístico através de enunciadores midiáticos (revistas e jornais) que convocam os enunciatários a praticar o gozo através de modelos de sujeitos ideais, mas sempre em locais perfeitos (idílicos, exóticos e/ ou cosmopolitas), oferecidos em suas reportagens turísticas. Pretendemos avaliar como esta prática sócio-cultural se incorporou, no processo imperativo do gozo do sujeito globalizado, na lógica capitalista de buscar prazer imediato e identificações na atualidade.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Blind Peer-reviewed Article
Artículo revisado por pares
Artigo avaliado por blind peer review
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/428
url https://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/428
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/428/483
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Anhembi Morumbi
publisher.none.fl_str_mv Universidade Anhembi Morumbi
dc.source.none.fl_str_mv Revista Hospitalidade; Volume VIII, número 2 - Dezembro 2011; 71-90
2179-9164
1807-975X
reponame:Revista Hospitalidade
instname:Universidade Anhembi Morumbi (ANHEMBI)
instacron:UAM
instname_str Universidade Anhembi Morumbi (ANHEMBI)
instacron_str UAM
institution UAM
reponame_str Revista Hospitalidade
collection Revista Hospitalidade
repository.name.fl_str_mv Revista Hospitalidade - Universidade Anhembi Morumbi (ANHEMBI)
repository.mail.fl_str_mv revhosp@revhosp.org||sergiomoretti@uol.com.br
_version_ 1799304136676605952