FANPAGES DE HOTÉIS: FATORES DE GRATIFICAÇÃO E SATISFAÇÃO QUE MOTIVAM O ACESSO DOS USUÁRIOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CARVALHO, Fabiana Miranda Reis de
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: MIURA, Marcio Nakayama, RIBEIRO, Ivano
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Hospitalidade
Texto Completo: https://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/746
Resumo: A partir da perspectiva da teoria de Usos e Gratificações (UG), o estudo examinou os fatores que aumentam a satisfação dos usuários de fanpages de hotéis, analisando também como a satisfação dos usuários com a fanpage afeta a intenção de visitar o hotel no futuro. Para realização da pesquisa, levou-se em consideração a emergência do conceito de marketing de mídia social, e a exposição brasileira internacional ocasionada pela hospedagem de dois mega eventos esportivos: a Copa do Mundo de 2014 e as Olímpiadas de 2016. Os dados foram analisados empregando-se a modelagem de equações estruturais (SEM), com estimação dos mínimos quadrados parciais (PLS-PM – Partial Least Square – Path modelling). Os resultados indicaram que o entretenimento é o fator que mais influencia na satisfação, seguido da informação, conveniência, interação social e auto expressão. Verificou-se ainda que a satisfação dos usuários com a fanpage do hotel está positivamente associada à intenção de visitar o hotel no futuro. As implicações teóricas e práticas desses achados são discutidas, bem como sugestões para futuras pesquisas.
id UAM-1_4419631c0ece142ec8bd257802b69af0
oai_identifier_str oai:revhosp.emnuvens.com.br:article/746
network_acronym_str UAM-1
network_name_str Revista Hospitalidade
repository_id_str
spelling FANPAGES DE HOTÉIS: FATORES DE GRATIFICAÇÃO E SATISFAÇÃO QUE MOTIVAM O ACESSO DOS USUÁRIOSCiências Sociais Aplicadas; Turismo; AdministraçãoTeoria de Usos e Gratificações; Fanpage; Hotel.A partir da perspectiva da teoria de Usos e Gratificações (UG), o estudo examinou os fatores que aumentam a satisfação dos usuários de fanpages de hotéis, analisando também como a satisfação dos usuários com a fanpage afeta a intenção de visitar o hotel no futuro. Para realização da pesquisa, levou-se em consideração a emergência do conceito de marketing de mídia social, e a exposição brasileira internacional ocasionada pela hospedagem de dois mega eventos esportivos: a Copa do Mundo de 2014 e as Olímpiadas de 2016. Os dados foram analisados empregando-se a modelagem de equações estruturais (SEM), com estimação dos mínimos quadrados parciais (PLS-PM – Partial Least Square – Path modelling). Os resultados indicaram que o entretenimento é o fator que mais influencia na satisfação, seguido da informação, conveniência, interação social e auto expressão. Verificou-se ainda que a satisfação dos usuários com a fanpage do hotel está positivamente associada à intenção de visitar o hotel no futuro. As implicações teóricas e práticas desses achados são discutidas, bem como sugestões para futuras pesquisas.Universidade Anhembi MorumbiCARVALHO, Fabiana Miranda Reis deMIURA, Marcio NakayamaRIBEIRO, Ivano2017-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionBlind Peer-reviewed ArticleArtículo revisado por paresArtigo avaliado por blind peer reviewapplication/pdfhttps://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/74610.21714/2179-9164.2017v14n2.771Revista Hospitalidade; v. 14, n. 2 (2017): Revista Hospitalidade; 01-232179-91641807-975Xreponame:Revista Hospitalidadeinstname:Universidade Anhembi Morumbi (UAM)instacron:UAMporhttps://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/746/771Brasil2017Direitos autorais 2017 Revista Hospitalidadeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-08-24T14:33:14Zoai:revhosp.emnuvens.com.br:article/746Revistahttps://www.revhosp.org/hospitalidadehttps://www.revhosp.org/hospitalidade/oairevhosp@revhosp.org||sergiomoretti@uol.com.br2179-91641807-975Xopendoar:2018-08-24T14:33:14Revista Hospitalidade - Universidade Anhembi Morumbi (UAM)false
dc.title.none.fl_str_mv FANPAGES DE HOTÉIS: FATORES DE GRATIFICAÇÃO E SATISFAÇÃO QUE MOTIVAM O ACESSO DOS USUÁRIOS
title FANPAGES DE HOTÉIS: FATORES DE GRATIFICAÇÃO E SATISFAÇÃO QUE MOTIVAM O ACESSO DOS USUÁRIOS
spellingShingle FANPAGES DE HOTÉIS: FATORES DE GRATIFICAÇÃO E SATISFAÇÃO QUE MOTIVAM O ACESSO DOS USUÁRIOS
CARVALHO, Fabiana Miranda Reis de
Ciências Sociais Aplicadas; Turismo; Administração
Teoria de Usos e Gratificações; Fanpage; Hotel.
title_short FANPAGES DE HOTÉIS: FATORES DE GRATIFICAÇÃO E SATISFAÇÃO QUE MOTIVAM O ACESSO DOS USUÁRIOS
title_full FANPAGES DE HOTÉIS: FATORES DE GRATIFICAÇÃO E SATISFAÇÃO QUE MOTIVAM O ACESSO DOS USUÁRIOS
title_fullStr FANPAGES DE HOTÉIS: FATORES DE GRATIFICAÇÃO E SATISFAÇÃO QUE MOTIVAM O ACESSO DOS USUÁRIOS
title_full_unstemmed FANPAGES DE HOTÉIS: FATORES DE GRATIFICAÇÃO E SATISFAÇÃO QUE MOTIVAM O ACESSO DOS USUÁRIOS
title_sort FANPAGES DE HOTÉIS: FATORES DE GRATIFICAÇÃO E SATISFAÇÃO QUE MOTIVAM O ACESSO DOS USUÁRIOS
author CARVALHO, Fabiana Miranda Reis de
author_facet CARVALHO, Fabiana Miranda Reis de
MIURA, Marcio Nakayama
RIBEIRO, Ivano
author_role author
author2 MIURA, Marcio Nakayama
RIBEIRO, Ivano
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv CARVALHO, Fabiana Miranda Reis de
MIURA, Marcio Nakayama
RIBEIRO, Ivano
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências Sociais Aplicadas; Turismo; Administração
Teoria de Usos e Gratificações; Fanpage; Hotel.
topic Ciências Sociais Aplicadas; Turismo; Administração
Teoria de Usos e Gratificações; Fanpage; Hotel.
description A partir da perspectiva da teoria de Usos e Gratificações (UG), o estudo examinou os fatores que aumentam a satisfação dos usuários de fanpages de hotéis, analisando também como a satisfação dos usuários com a fanpage afeta a intenção de visitar o hotel no futuro. Para realização da pesquisa, levou-se em consideração a emergência do conceito de marketing de mídia social, e a exposição brasileira internacional ocasionada pela hospedagem de dois mega eventos esportivos: a Copa do Mundo de 2014 e as Olímpiadas de 2016. Os dados foram analisados empregando-se a modelagem de equações estruturais (SEM), com estimação dos mínimos quadrados parciais (PLS-PM – Partial Least Square – Path modelling). Os resultados indicaram que o entretenimento é o fator que mais influencia na satisfação, seguido da informação, conveniência, interação social e auto expressão. Verificou-se ainda que a satisfação dos usuários com a fanpage do hotel está positivamente associada à intenção de visitar o hotel no futuro. As implicações teóricas e práticas desses achados são discutidas, bem como sugestões para futuras pesquisas.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-20
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Blind Peer-reviewed Article
Artículo revisado por pares
Artigo avaliado por blind peer review
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/746
10.21714/2179-9164.2017v14n2.771
url https://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/746
identifier_str_mv 10.21714/2179-9164.2017v14n2.771
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/746/771
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Revista Hospitalidade
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Revista Hospitalidade
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Brasil
2017

dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Anhembi Morumbi
publisher.none.fl_str_mv Universidade Anhembi Morumbi
dc.source.none.fl_str_mv Revista Hospitalidade; v. 14, n. 2 (2017): Revista Hospitalidade; 01-23
2179-9164
1807-975X
reponame:Revista Hospitalidade
instname:Universidade Anhembi Morumbi (UAM)
instacron:UAM
instname_str Universidade Anhembi Morumbi (UAM)
instacron_str UAM
institution UAM
reponame_str Revista Hospitalidade
collection Revista Hospitalidade
repository.name.fl_str_mv Revista Hospitalidade - Universidade Anhembi Morumbi (UAM)
repository.mail.fl_str_mv revhosp@revhosp.org||sergiomoretti@uol.com.br
_version_ 1750318300308439040