A audiência do “chaves”: motivos, usos e gratificações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Adriana da Rosa
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Sales, Roseni dos Anjos, Ferreira, Raquel Marques Carriço
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Alterjor
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/aj12-a01
Resumo: O presente artigo buscou compreender as principais motivações da audiência do seriado mais popular do Brasil, o “Chaves”, transmitido pelo o Sistema Brasileiro de Televisão (SBT). Em virtude do recente falecimento do protagonista da série e do seu longínquo sucesso no Brasil, pretendemos compreender as razões que levam os receptores se encantarem por um programa que vem se repetindo a 30 anos com índices surpreendentes de audiência. O método da Teoria Fundamentada em Dados foi utilizado para empreender entrevistas com a audiência do programa e encontrar as respostas as nossas questões iniciais. Nosso estudo tem um caráter exploratório indutivo e contou com o contato de telespectadores assíduos do seriado, que nos levou a eleger quatro categorias principais de motivos para a audiência: identificação, hábito, aprendizagem e diversão
id USP-34_0cfee8d952561bc00128cd1e1986218d
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/98923
network_acronym_str USP-34
network_name_str Revista Alterjor
repository_id_str
spelling A audiência do “chaves”: motivos, usos e gratificaçõesSeriado ChavesUsos e GratificaçõesaudiênciaO presente artigo buscou compreender as principais motivações da audiência do seriado mais popular do Brasil, o “Chaves”, transmitido pelo o Sistema Brasileiro de Televisão (SBT). Em virtude do recente falecimento do protagonista da série e do seu longínquo sucesso no Brasil, pretendemos compreender as razões que levam os receptores se encantarem por um programa que vem se repetindo a 30 anos com índices surpreendentes de audiência. O método da Teoria Fundamentada em Dados foi utilizado para empreender entrevistas com a audiência do programa e encontrar as respostas as nossas questões iniciais. Nosso estudo tem um caráter exploratório indutivo e contou com o contato de telespectadores assíduos do seriado, que nos levou a eleger quatro categorias principais de motivos para a audiência: identificação, hábito, aprendizagem e diversãoUniversidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2015-10-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/aj12-a01Alterjor Journal; Vol. 12 No. 2 (2015): Jornalismo Popular e Alternativo; 18-29Revista Alterjor; v. 12 n. 2 (2015): Jornalismo Popular e Alternativo; 18-292176-1507reponame:Revista Alterjorinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/aj12-a01/104077Copyright (c) 2015 Revista Alterjorinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Adriana da RosaSales, Roseni dos AnjosFerreira, Raquel Marques Carriço2020-06-19T11:02:38Zoai:revistas.usp.br:article/98923Revistahttp://www.usp.br/alterjor/PUBhttp://www.usp.br/alterjor/ojs/index.php/alterjor/oai||lumaluly@usp.br|| dennisol@usp.br|| carlostavaresjr@bol.com.br2176-15072176-1507opendoar:2023-09-13T12:18:10.697765Revista Alterjor - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv A audiência do “chaves”: motivos, usos e gratificações
title A audiência do “chaves”: motivos, usos e gratificações
spellingShingle A audiência do “chaves”: motivos, usos e gratificações
Santos, Adriana da Rosa
Seriado Chaves
Usos e Gratificações
audiência
title_short A audiência do “chaves”: motivos, usos e gratificações
title_full A audiência do “chaves”: motivos, usos e gratificações
title_fullStr A audiência do “chaves”: motivos, usos e gratificações
title_full_unstemmed A audiência do “chaves”: motivos, usos e gratificações
title_sort A audiência do “chaves”: motivos, usos e gratificações
author Santos, Adriana da Rosa
author_facet Santos, Adriana da Rosa
Sales, Roseni dos Anjos
Ferreira, Raquel Marques Carriço
author_role author
author2 Sales, Roseni dos Anjos
Ferreira, Raquel Marques Carriço
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Adriana da Rosa
Sales, Roseni dos Anjos
Ferreira, Raquel Marques Carriço
dc.subject.por.fl_str_mv Seriado Chaves
Usos e Gratificações
audiência
topic Seriado Chaves
Usos e Gratificações
audiência
description O presente artigo buscou compreender as principais motivações da audiência do seriado mais popular do Brasil, o “Chaves”, transmitido pelo o Sistema Brasileiro de Televisão (SBT). Em virtude do recente falecimento do protagonista da série e do seu longínquo sucesso no Brasil, pretendemos compreender as razões que levam os receptores se encantarem por um programa que vem se repetindo a 30 anos com índices surpreendentes de audiência. O método da Teoria Fundamentada em Dados foi utilizado para empreender entrevistas com a audiência do programa e encontrar as respostas as nossas questões iniciais. Nosso estudo tem um caráter exploratório indutivo e contou com o contato de telespectadores assíduos do seriado, que nos levou a eleger quatro categorias principais de motivos para a audiência: identificação, hábito, aprendizagem e diversão
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-10-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/aj12-a01
url https://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/aj12-a01
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/aj12-a01/104077
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Revista Alterjor
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Revista Alterjor
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Alterjor Journal; Vol. 12 No. 2 (2015): Jornalismo Popular e Alternativo; 18-29
Revista Alterjor; v. 12 n. 2 (2015): Jornalismo Popular e Alternativo; 18-29
2176-1507
reponame:Revista Alterjor
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Alterjor
collection Revista Alterjor
repository.name.fl_str_mv Revista Alterjor - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||lumaluly@usp.br|| dennisol@usp.br|| carlostavaresjr@bol.com.br
_version_ 1800222018995486720