A audiência do “chaves”: motivos, usos e gratificações
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Alterjor |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/aj12-a01 |
Resumo: | O presente artigo buscou compreender as principais motivações da audiência do seriado mais popular do Brasil, o “Chaves”, transmitido pelo o Sistema Brasileiro de Televisão (SBT). Em virtude do recente falecimento do protagonista da série e do seu longínquo sucesso no Brasil, pretendemos compreender as razões que levam os receptores se encantarem por um programa que vem se repetindo a 30 anos com índices surpreendentes de audiência. O método da Teoria Fundamentada em Dados foi utilizado para empreender entrevistas com a audiência do programa e encontrar as respostas as nossas questões iniciais. Nosso estudo tem um caráter exploratório indutivo e contou com o contato de telespectadores assíduos do seriado, que nos levou a eleger quatro categorias principais de motivos para a audiência: identificação, hábito, aprendizagem e diversão |
id |
USP-34_0cfee8d952561bc00128cd1e1986218d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/98923 |
network_acronym_str |
USP-34 |
network_name_str |
Revista Alterjor |
repository_id_str |
|
spelling |
A audiência do “chaves”: motivos, usos e gratificaçõesSeriado ChavesUsos e GratificaçõesaudiênciaO presente artigo buscou compreender as principais motivações da audiência do seriado mais popular do Brasil, o “Chaves”, transmitido pelo o Sistema Brasileiro de Televisão (SBT). Em virtude do recente falecimento do protagonista da série e do seu longínquo sucesso no Brasil, pretendemos compreender as razões que levam os receptores se encantarem por um programa que vem se repetindo a 30 anos com índices surpreendentes de audiência. O método da Teoria Fundamentada em Dados foi utilizado para empreender entrevistas com a audiência do programa e encontrar as respostas as nossas questões iniciais. Nosso estudo tem um caráter exploratório indutivo e contou com o contato de telespectadores assíduos do seriado, que nos levou a eleger quatro categorias principais de motivos para a audiência: identificação, hábito, aprendizagem e diversãoUniversidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2015-10-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/aj12-a01Alterjor Journal; Vol. 12 No. 2 (2015): Jornalismo Popular e Alternativo; 18-29Revista Alterjor; v. 12 n. 2 (2015): Jornalismo Popular e Alternativo; 18-292176-1507reponame:Revista Alterjorinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/aj12-a01/104077Copyright (c) 2015 Revista Alterjorinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Adriana da RosaSales, Roseni dos AnjosFerreira, Raquel Marques Carriço2020-06-19T11:02:38Zoai:revistas.usp.br:article/98923Revistahttp://www.usp.br/alterjor/PUBhttp://www.usp.br/alterjor/ojs/index.php/alterjor/oai||lumaluly@usp.br|| dennisol@usp.br|| carlostavaresjr@bol.com.br2176-15072176-1507opendoar:2023-09-13T12:18:10.697765Revista Alterjor - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A audiência do “chaves”: motivos, usos e gratificações |
title |
A audiência do “chaves”: motivos, usos e gratificações |
spellingShingle |
A audiência do “chaves”: motivos, usos e gratificações Santos, Adriana da Rosa Seriado Chaves Usos e Gratificações audiência |
title_short |
A audiência do “chaves”: motivos, usos e gratificações |
title_full |
A audiência do “chaves”: motivos, usos e gratificações |
title_fullStr |
A audiência do “chaves”: motivos, usos e gratificações |
title_full_unstemmed |
A audiência do “chaves”: motivos, usos e gratificações |
title_sort |
A audiência do “chaves”: motivos, usos e gratificações |
author |
Santos, Adriana da Rosa |
author_facet |
Santos, Adriana da Rosa Sales, Roseni dos Anjos Ferreira, Raquel Marques Carriço |
author_role |
author |
author2 |
Sales, Roseni dos Anjos Ferreira, Raquel Marques Carriço |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Adriana da Rosa Sales, Roseni dos Anjos Ferreira, Raquel Marques Carriço |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Seriado Chaves Usos e Gratificações audiência |
topic |
Seriado Chaves Usos e Gratificações audiência |
description |
O presente artigo buscou compreender as principais motivações da audiência do seriado mais popular do Brasil, o “Chaves”, transmitido pelo o Sistema Brasileiro de Televisão (SBT). Em virtude do recente falecimento do protagonista da série e do seu longínquo sucesso no Brasil, pretendemos compreender as razões que levam os receptores se encantarem por um programa que vem se repetindo a 30 anos com índices surpreendentes de audiência. O método da Teoria Fundamentada em Dados foi utilizado para empreender entrevistas com a audiência do programa e encontrar as respostas as nossas questões iniciais. Nosso estudo tem um caráter exploratório indutivo e contou com o contato de telespectadores assíduos do seriado, que nos levou a eleger quatro categorias principais de motivos para a audiência: identificação, hábito, aprendizagem e diversão |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-10-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/aj12-a01 |
url |
https://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/aj12-a01 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/aj12-a01/104077 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Revista Alterjor info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Revista Alterjor |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Alterjor Journal; Vol. 12 No. 2 (2015): Jornalismo Popular e Alternativo; 18-29 Revista Alterjor; v. 12 n. 2 (2015): Jornalismo Popular e Alternativo; 18-29 2176-1507 reponame:Revista Alterjor instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista Alterjor |
collection |
Revista Alterjor |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Alterjor - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||lumaluly@usp.br|| dennisol@usp.br|| carlostavaresjr@bol.com.br |
_version_ |
1800222018995486720 |