Desdobramentos da imagem do destino nas lentes da gastronomia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Hospitalidade |
Texto Completo: | https://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/966 |
Resumo: | Ao se falar da imagem de um destino turístico devemos entender que, ela é uma soma do produto global, adicionada às suas ações de marketing (GANDARA, 2008), o que produz uma importante influência na escolha da próxima viagem do turista, baseado nessa premissa, surge o debate da imagem da gastronomia nos destinos turísticos. Procurou-se entender a imagem da cidade de Belo Horizonte, localizada no estado de Minas Gerais (Brasil). O município é reconhecido na pesquisa do Ministério do Turismo pela avaliação positiva da gastronomia na cidade por 98,5% dos turistas no ano de 2016 (BRASIL, 2018).Portanto, estabeleceu-se como objetivo deste artigo identificar a importância da imagem da gastronomia para o turismo de Belo Horizonte. O uso de uma pesquisa descritiva junto a uma pesquisa de natureza qualitativa, a partir de entrevista estruturada acompanhada de uma técnica projetiva, os dados qualitativos foram analisados considerando o método de análise de conteúdo. Como resultado da pesquisa, foram alcançadas 205 respostas, destas 132. Com relação a imagem do destino, pode-se perceber frequentes associações com elementos ligados à gastronomia principalmente relacionados a boêmia da cidade. Ainda em relação a gastronomia, as associações parecem ser feitas bem mais por aspectos históricos e culturais. |
id |
UAM-1_5ae4dc45a93918ecf3602a8e89b1f891 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/966 |
network_acronym_str |
UAM-1 |
network_name_str |
Revista Hospitalidade |
repository_id_str |
|
spelling |
Desdobramentos da imagem do destino nas lentes da gastronomiaTurismoGastronomiaHospitalidadeImagem dos Destinos.Ao se falar da imagem de um destino turístico devemos entender que, ela é uma soma do produto global, adicionada às suas ações de marketing (GANDARA, 2008), o que produz uma importante influência na escolha da próxima viagem do turista, baseado nessa premissa, surge o debate da imagem da gastronomia nos destinos turísticos. Procurou-se entender a imagem da cidade de Belo Horizonte, localizada no estado de Minas Gerais (Brasil). O município é reconhecido na pesquisa do Ministério do Turismo pela avaliação positiva da gastronomia na cidade por 98,5% dos turistas no ano de 2016 (BRASIL, 2018).Portanto, estabeleceu-se como objetivo deste artigo identificar a importância da imagem da gastronomia para o turismo de Belo Horizonte. O uso de uma pesquisa descritiva junto a uma pesquisa de natureza qualitativa, a partir de entrevista estruturada acompanhada de uma técnica projetiva, os dados qualitativos foram analisados considerando o método de análise de conteúdo. Como resultado da pesquisa, foram alcançadas 205 respostas, destas 132. Com relação a imagem do destino, pode-se perceber frequentes associações com elementos ligados à gastronomia principalmente relacionados a boêmia da cidade. Ainda em relação a gastronomia, as associações parecem ser feitas bem mais por aspectos históricos e culturais.Universidade Anhembi Morumbi2021-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionBlind Peer-reviewed ArticleArtículo revisado por paresArtigo avaliado por blind peer reviewEntrevista Estruturada; Survey On-line; Análise de Conteúdo.application/pdfhttps://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/96610.29147/revhosp.v18i03.966Revista Hospitalidade; Revista Hospitalidade V.18 n.03 - 2021; 204-2302179-91641807-975Xreponame:Revista Hospitalidadeinstname:Universidade Anhembi Morumbi (ANHEMBI)instacron:UAMporhttps://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/966/pdfCopyright (c) 2021 Revista Hospitalidadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessMoreira, Pablo Henrique de OliveiraGosling, Marlusa de Sevilha2024-06-21T13:49:32Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/966Revistahttps://www.revhosp.org/hospitalidadePRIhttps://www.revhosp.org/hospitalidade/oairevhosp@revhosp.org||sergiomoretti@uol.com.br2179-91641807-975Xopendoar:2024-06-21T13:49:32Revista Hospitalidade - Universidade Anhembi Morumbi (ANHEMBI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desdobramentos da imagem do destino nas lentes da gastronomia |
title |
Desdobramentos da imagem do destino nas lentes da gastronomia |
spellingShingle |
Desdobramentos da imagem do destino nas lentes da gastronomia Moreira, Pablo Henrique de Oliveira Turismo Gastronomia Hospitalidade Imagem dos Destinos. |
title_short |
Desdobramentos da imagem do destino nas lentes da gastronomia |
title_full |
Desdobramentos da imagem do destino nas lentes da gastronomia |
title_fullStr |
Desdobramentos da imagem do destino nas lentes da gastronomia |
title_full_unstemmed |
Desdobramentos da imagem do destino nas lentes da gastronomia |
title_sort |
Desdobramentos da imagem do destino nas lentes da gastronomia |
author |
Moreira, Pablo Henrique de Oliveira |
author_facet |
Moreira, Pablo Henrique de Oliveira Gosling, Marlusa de Sevilha |
author_role |
author |
author2 |
Gosling, Marlusa de Sevilha |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moreira, Pablo Henrique de Oliveira Gosling, Marlusa de Sevilha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Turismo Gastronomia Hospitalidade Imagem dos Destinos. |
topic |
Turismo Gastronomia Hospitalidade Imagem dos Destinos. |
description |
Ao se falar da imagem de um destino turístico devemos entender que, ela é uma soma do produto global, adicionada às suas ações de marketing (GANDARA, 2008), o que produz uma importante influência na escolha da próxima viagem do turista, baseado nessa premissa, surge o debate da imagem da gastronomia nos destinos turísticos. Procurou-se entender a imagem da cidade de Belo Horizonte, localizada no estado de Minas Gerais (Brasil). O município é reconhecido na pesquisa do Ministério do Turismo pela avaliação positiva da gastronomia na cidade por 98,5% dos turistas no ano de 2016 (BRASIL, 2018).Portanto, estabeleceu-se como objetivo deste artigo identificar a importância da imagem da gastronomia para o turismo de Belo Horizonte. O uso de uma pesquisa descritiva junto a uma pesquisa de natureza qualitativa, a partir de entrevista estruturada acompanhada de uma técnica projetiva, os dados qualitativos foram analisados considerando o método de análise de conteúdo. Como resultado da pesquisa, foram alcançadas 205 respostas, destas 132. Com relação a imagem do destino, pode-se perceber frequentes associações com elementos ligados à gastronomia principalmente relacionados a boêmia da cidade. Ainda em relação a gastronomia, as associações parecem ser feitas bem mais por aspectos históricos e culturais. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Blind Peer-reviewed Article Artículo revisado por pares Artigo avaliado por blind peer review Entrevista Estruturada; Survey On-line; Análise de Conteúdo. |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/966 10.29147/revhosp.v18i03.966 |
url |
https://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/966 |
identifier_str_mv |
10.29147/revhosp.v18i03.966 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/966/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Hospitalidade info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Hospitalidade |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Anhembi Morumbi |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Anhembi Morumbi |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Hospitalidade; Revista Hospitalidade V.18 n.03 - 2021; 204-230 2179-9164 1807-975X reponame:Revista Hospitalidade instname:Universidade Anhembi Morumbi (ANHEMBI) instacron:UAM |
instname_str |
Universidade Anhembi Morumbi (ANHEMBI) |
instacron_str |
UAM |
institution |
UAM |
reponame_str |
Revista Hospitalidade |
collection |
Revista Hospitalidade |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Hospitalidade - Universidade Anhembi Morumbi (ANHEMBI) |
repository.mail.fl_str_mv |
revhosp@revhosp.org||sergiomoretti@uol.com.br |
_version_ |
1809463276891799552 |