Pokémon Go, Realidade Aumentada e Georeferenciamento: A gamificação nas suas possibilidades para o Turismo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Hospitalidade |
Texto Completo: | https://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/682 |
Resumo: | Sucesso no cinema, o Pokémon toma outras proporções no jogo, ao fazer do jogador um partícipe e personagem principal. O Pokémon Go tem como objetivo capturar criaturas virtuais em locais da realidade concreta, espalhadas em pontos estratégicos das cidades. Este artigo propõe uma análise do Pokémon Go, destacando os princípios da Realidade Aumentada, Georeferenciamento, Jogos e Gamificação, assim como possíveis diálogos com o turismo. Trata-se de uma pesquisa de viés qualitativo e exploratório, baseada em revisão bibliográfica considerando os termos Realidade Aumentada, Georreferenciamento, Jogos e Gamificação. Os resultados parecem indicar, ao buscar-se resgatar outros jogos, agora direcionados ao turismo, uma presença ainda tímida, em que pese a importância e possibilidades dos Jogos Digitais e da Realidade Aumentada para divulgação de produtos e na ampliação e qualificação da experiência turística. |
id |
UAM-1_6f900e961f193166d7e18884b843d3bb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/682 |
network_acronym_str |
UAM-1 |
network_name_str |
Revista Hospitalidade |
repository_id_str |
|
spelling |
Pokémon Go, Realidade Aumentada e Georeferenciamento: A gamificação nas suas possibilidades para o TurismoTurismoJogos DigitaisGamificaçãoRealidade AumentadaGeorreferenciamentoPokémon GoSucesso no cinema, o Pokémon toma outras proporções no jogo, ao fazer do jogador um partícipe e personagem principal. O Pokémon Go tem como objetivo capturar criaturas virtuais em locais da realidade concreta, espalhadas em pontos estratégicos das cidades. Este artigo propõe uma análise do Pokémon Go, destacando os princípios da Realidade Aumentada, Georeferenciamento, Jogos e Gamificação, assim como possíveis diálogos com o turismo. Trata-se de uma pesquisa de viés qualitativo e exploratório, baseada em revisão bibliográfica considerando os termos Realidade Aumentada, Georreferenciamento, Jogos e Gamificação. Os resultados parecem indicar, ao buscar-se resgatar outros jogos, agora direcionados ao turismo, uma presença ainda tímida, em que pese a importância e possibilidades dos Jogos Digitais e da Realidade Aumentada para divulgação de produtos e na ampliação e qualificação da experiência turística.Universidade Anhembi Morumbi2016-11-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionBlind Peer-reviewed ArticleArtículo revisado por paresArtigo avaliado por blind peer reviewPesquisa qualitativa e exploratóriaapplication/pdfhttps://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/68210.21714/1807-975X.2016v13nEp0117bRevista Hospitalidade; v. 13: Número Especial Realidade Aumentada; 01-172179-91641807-975Xreponame:Revista Hospitalidadeinstname:Universidade Anhembi Morumbi (ANHEMBI)instacron:UAMporhttps://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/682/731Copyright (c) 2016 Revista Hospitalidadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessDe Carli, Iraci Cristina da SilveiraGastal, Susana de AraújoGomes, Micael Nozari2017-07-04T19:44:33Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/682Revistahttps://www.revhosp.org/hospitalidadePRIhttps://www.revhosp.org/hospitalidade/oairevhosp@revhosp.org||sergiomoretti@uol.com.br2179-91641807-975Xopendoar:2017-07-04T19:44:33Revista Hospitalidade - Universidade Anhembi Morumbi (ANHEMBI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pokémon Go, Realidade Aumentada e Georeferenciamento: A gamificação nas suas possibilidades para o Turismo |
title |
Pokémon Go, Realidade Aumentada e Georeferenciamento: A gamificação nas suas possibilidades para o Turismo |
spellingShingle |
Pokémon Go, Realidade Aumentada e Georeferenciamento: A gamificação nas suas possibilidades para o Turismo De Carli, Iraci Cristina da Silveira Turismo Jogos Digitais Gamificação Realidade Aumentada Georreferenciamento Pokémon Go |
title_short |
Pokémon Go, Realidade Aumentada e Georeferenciamento: A gamificação nas suas possibilidades para o Turismo |
title_full |
Pokémon Go, Realidade Aumentada e Georeferenciamento: A gamificação nas suas possibilidades para o Turismo |
title_fullStr |
Pokémon Go, Realidade Aumentada e Georeferenciamento: A gamificação nas suas possibilidades para o Turismo |
title_full_unstemmed |
Pokémon Go, Realidade Aumentada e Georeferenciamento: A gamificação nas suas possibilidades para o Turismo |
title_sort |
Pokémon Go, Realidade Aumentada e Georeferenciamento: A gamificação nas suas possibilidades para o Turismo |
author |
De Carli, Iraci Cristina da Silveira |
author_facet |
De Carli, Iraci Cristina da Silveira Gastal, Susana de Araújo Gomes, Micael Nozari |
author_role |
author |
author2 |
Gastal, Susana de Araújo Gomes, Micael Nozari |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
De Carli, Iraci Cristina da Silveira Gastal, Susana de Araújo Gomes, Micael Nozari |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Turismo Jogos Digitais Gamificação Realidade Aumentada Georreferenciamento Pokémon Go |
topic |
Turismo Jogos Digitais Gamificação Realidade Aumentada Georreferenciamento Pokémon Go |
description |
Sucesso no cinema, o Pokémon toma outras proporções no jogo, ao fazer do jogador um partícipe e personagem principal. O Pokémon Go tem como objetivo capturar criaturas virtuais em locais da realidade concreta, espalhadas em pontos estratégicos das cidades. Este artigo propõe uma análise do Pokémon Go, destacando os princípios da Realidade Aumentada, Georeferenciamento, Jogos e Gamificação, assim como possíveis diálogos com o turismo. Trata-se de uma pesquisa de viés qualitativo e exploratório, baseada em revisão bibliográfica considerando os termos Realidade Aumentada, Georreferenciamento, Jogos e Gamificação. Os resultados parecem indicar, ao buscar-se resgatar outros jogos, agora direcionados ao turismo, uma presença ainda tímida, em que pese a importância e possibilidades dos Jogos Digitais e da Realidade Aumentada para divulgação de produtos e na ampliação e qualificação da experiência turística. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-11-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Blind Peer-reviewed Article Artículo revisado por pares Artigo avaliado por blind peer review Pesquisa qualitativa e exploratória |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/682 10.21714/1807-975X.2016v13nEp0117b |
url |
https://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/682 |
identifier_str_mv |
10.21714/1807-975X.2016v13nEp0117b |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/682/731 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Hospitalidade info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Hospitalidade |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Anhembi Morumbi |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Anhembi Morumbi |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Hospitalidade; v. 13: Número Especial Realidade Aumentada; 01-17 2179-9164 1807-975X reponame:Revista Hospitalidade instname:Universidade Anhembi Morumbi (ANHEMBI) instacron:UAM |
instname_str |
Universidade Anhembi Morumbi (ANHEMBI) |
instacron_str |
UAM |
institution |
UAM |
reponame_str |
Revista Hospitalidade |
collection |
Revista Hospitalidade |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Hospitalidade - Universidade Anhembi Morumbi (ANHEMBI) |
repository.mail.fl_str_mv |
revhosp@revhosp.org||sergiomoretti@uol.com.br |
_version_ |
1809463276384288768 |