O Jogo Pokémon Go e as Características que o Tornam um Potencial Promotor de Vendas em Negócios De Turismo E Alimentos E Bebidas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Hospitalidade |
Texto Completo: | https://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/680 |
Resumo: | Surgidos na década de 1970, os jogos eletrônicos disseminaram-se de forma crescente pelo mundo e seus adeptos já chegam a centenas de milhões de jogadores. Dentro deste cenário o surgimento do jogo Pokémon Go constituiu-se como um fenômeno a parte, tanto pela tecnologia empregada – a realidade aumentada direcionada a smartphones – como pelos números recordes de downloads ocorridos. Pela característica de retirar os jogadores dos ambientes fechados e fazê-los circular, aos milhares, por espaços públicos, tornou-se este jogo um potencial promotor de vendas de diversos negócios, entre eles aqueles ligados ao turismo e à oferta de alimentos e bebidas aqui focados. O objetivo deste trabalho é o de, a partir de pesquisa exploratória de natureza qualitativa, avaliar o potencial do jogo como promotor das vendas nestes negócios, assim como ilustra-lo com relatos daqueles que já empreenderam promoções com tal finalidade. Ainda que, devido à natureza recente do objeto estudado não se disponha de contabilidade ou dados que comprovem sua eficácia, observou-se que o jogo tem sido sentido por comerciantes como um potencial promotor de seus negócios. |
id |
UAM-1_31a72c6e0535ad8a72815e6046613d2b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/680 |
network_acronym_str |
UAM-1 |
network_name_str |
Revista Hospitalidade |
repository_id_str |
|
spelling |
O Jogo Pokémon Go e as Características que o Tornam um Potencial Promotor de Vendas em Negócios De Turismo E Alimentos E BebidasJogos eletrônicosPokémon GoRealidade aumentadaTurismoAlimentos e bebidas.Surgidos na década de 1970, os jogos eletrônicos disseminaram-se de forma crescente pelo mundo e seus adeptos já chegam a centenas de milhões de jogadores. Dentro deste cenário o surgimento do jogo Pokémon Go constituiu-se como um fenômeno a parte, tanto pela tecnologia empregada – a realidade aumentada direcionada a smartphones – como pelos números recordes de downloads ocorridos. Pela característica de retirar os jogadores dos ambientes fechados e fazê-los circular, aos milhares, por espaços públicos, tornou-se este jogo um potencial promotor de vendas de diversos negócios, entre eles aqueles ligados ao turismo e à oferta de alimentos e bebidas aqui focados. O objetivo deste trabalho é o de, a partir de pesquisa exploratória de natureza qualitativa, avaliar o potencial do jogo como promotor das vendas nestes negócios, assim como ilustra-lo com relatos daqueles que já empreenderam promoções com tal finalidade. Ainda que, devido à natureza recente do objeto estudado não se disponha de contabilidade ou dados que comprovem sua eficácia, observou-se que o jogo tem sido sentido por comerciantes como um potencial promotor de seus negócios. Universidade Anhembi Morumbi2016-11-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionBlind Peer-reviewed ArticleArtículo revisado por paresArtigo avaliado por blind peer reviewapplication/pdfhttps://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/68010.21714/1807-975X.2016v13nEp0118Revista Hospitalidade; v. 13: Número Especial Realidade Aumentada; 01-182179-91641807-975Xreponame:Revista Hospitalidadeinstname:Universidade Anhembi Morumbi (ANHEMBI)instacron:UAMporhttps://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/680/724Copyright (c) 2016 Revista Hospitalidadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho, Luiz Gonzaga AssumpçãoGuimarães, Gilberto de Araújo2017-07-04T19:35:45Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/680Revistahttps://www.revhosp.org/hospitalidadePRIhttps://www.revhosp.org/hospitalidade/oairevhosp@revhosp.org||sergiomoretti@uol.com.br2179-91641807-975Xopendoar:2017-07-04T19:35:45Revista Hospitalidade - Universidade Anhembi Morumbi (ANHEMBI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Jogo Pokémon Go e as Características que o Tornam um Potencial Promotor de Vendas em Negócios De Turismo E Alimentos E Bebidas |
title |
O Jogo Pokémon Go e as Características que o Tornam um Potencial Promotor de Vendas em Negócios De Turismo E Alimentos E Bebidas |
spellingShingle |
O Jogo Pokémon Go e as Características que o Tornam um Potencial Promotor de Vendas em Negócios De Turismo E Alimentos E Bebidas Carvalho, Luiz Gonzaga Assumpção Jogos eletrônicos Pokémon Go Realidade aumentada Turismo Alimentos e bebidas. |
title_short |
O Jogo Pokémon Go e as Características que o Tornam um Potencial Promotor de Vendas em Negócios De Turismo E Alimentos E Bebidas |
title_full |
O Jogo Pokémon Go e as Características que o Tornam um Potencial Promotor de Vendas em Negócios De Turismo E Alimentos E Bebidas |
title_fullStr |
O Jogo Pokémon Go e as Características que o Tornam um Potencial Promotor de Vendas em Negócios De Turismo E Alimentos E Bebidas |
title_full_unstemmed |
O Jogo Pokémon Go e as Características que o Tornam um Potencial Promotor de Vendas em Negócios De Turismo E Alimentos E Bebidas |
title_sort |
O Jogo Pokémon Go e as Características que o Tornam um Potencial Promotor de Vendas em Negócios De Turismo E Alimentos E Bebidas |
author |
Carvalho, Luiz Gonzaga Assumpção |
author_facet |
Carvalho, Luiz Gonzaga Assumpção Guimarães, Gilberto de Araújo |
author_role |
author |
author2 |
Guimarães, Gilberto de Araújo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Luiz Gonzaga Assumpção Guimarães, Gilberto de Araújo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jogos eletrônicos Pokémon Go Realidade aumentada Turismo Alimentos e bebidas. |
topic |
Jogos eletrônicos Pokémon Go Realidade aumentada Turismo Alimentos e bebidas. |
description |
Surgidos na década de 1970, os jogos eletrônicos disseminaram-se de forma crescente pelo mundo e seus adeptos já chegam a centenas de milhões de jogadores. Dentro deste cenário o surgimento do jogo Pokémon Go constituiu-se como um fenômeno a parte, tanto pela tecnologia empregada – a realidade aumentada direcionada a smartphones – como pelos números recordes de downloads ocorridos. Pela característica de retirar os jogadores dos ambientes fechados e fazê-los circular, aos milhares, por espaços públicos, tornou-se este jogo um potencial promotor de vendas de diversos negócios, entre eles aqueles ligados ao turismo e à oferta de alimentos e bebidas aqui focados. O objetivo deste trabalho é o de, a partir de pesquisa exploratória de natureza qualitativa, avaliar o potencial do jogo como promotor das vendas nestes negócios, assim como ilustra-lo com relatos daqueles que já empreenderam promoções com tal finalidade. Ainda que, devido à natureza recente do objeto estudado não se disponha de contabilidade ou dados que comprovem sua eficácia, observou-se que o jogo tem sido sentido por comerciantes como um potencial promotor de seus negócios. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-11-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Blind Peer-reviewed Article Artículo revisado por pares Artigo avaliado por blind peer review |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/680 10.21714/1807-975X.2016v13nEp0118 |
url |
https://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/680 |
identifier_str_mv |
10.21714/1807-975X.2016v13nEp0118 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/680/724 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Hospitalidade info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Hospitalidade |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Anhembi Morumbi |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Anhembi Morumbi |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Hospitalidade; v. 13: Número Especial Realidade Aumentada; 01-18 2179-9164 1807-975X reponame:Revista Hospitalidade instname:Universidade Anhembi Morumbi (ANHEMBI) instacron:UAM |
instname_str |
Universidade Anhembi Morumbi (ANHEMBI) |
instacron_str |
UAM |
institution |
UAM |
reponame_str |
Revista Hospitalidade |
collection |
Revista Hospitalidade |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Hospitalidade - Universidade Anhembi Morumbi (ANHEMBI) |
repository.mail.fl_str_mv |
revhosp@revhosp.org||sergiomoretti@uol.com.br |
_version_ |
1809463276381143040 |