O Jogo Pokémon Go e as Características que o Tornam um Potencial Promotor de Vendas em Negócios De Turismo E Alimentos E Bebidas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Luiz Gonzaga Assumpção
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Guimarães, Gilberto de Araújo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Hospitalidade
Texto Completo: https://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/680
Resumo: Surgidos na década de 1970, os jogos eletrônicos disseminaram-se de forma crescente pelo mundo e seus adeptos já chegam a centenas de milhões de jogadores. Dentro deste cenário o surgimento do jogo Pokémon Go constituiu-se como um fenômeno a parte, tanto pela tecnologia empregada – a realidade aumentada direcionada a smartphones – como pelos números recordes de downloads ocorridos. Pela característica de retirar os jogadores dos ambientes fechados e fazê-los circular, aos milhares, por espaços públicos, tornou-se este jogo um potencial promotor de vendas de diversos negócios, entre eles aqueles ligados ao turismo e à oferta de alimentos e bebidas aqui focados. O objetivo deste trabalho é o de, a partir de pesquisa exploratória de natureza qualitativa, avaliar o potencial do jogo como promotor das vendas nestes negócios, assim como ilustra-lo com relatos daqueles que já empreenderam promoções com tal finalidade. Ainda que, devido à natureza recente do objeto estudado não se disponha de contabilidade ou dados que comprovem sua eficácia, observou-se que o jogo tem sido sentido por comerciantes como um potencial promotor de seus negócios. 
id UAM-1_31a72c6e0535ad8a72815e6046613d2b
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/680
network_acronym_str UAM-1
network_name_str Revista Hospitalidade
repository_id_str
spelling O Jogo Pokémon Go e as Características que o Tornam um Potencial Promotor de Vendas em Negócios De Turismo E Alimentos E BebidasJogos eletrônicosPokémon GoRealidade aumentadaTurismoAlimentos e bebidas.Surgidos na década de 1970, os jogos eletrônicos disseminaram-se de forma crescente pelo mundo e seus adeptos já chegam a centenas de milhões de jogadores. Dentro deste cenário o surgimento do jogo Pokémon Go constituiu-se como um fenômeno a parte, tanto pela tecnologia empregada – a realidade aumentada direcionada a smartphones – como pelos números recordes de downloads ocorridos. Pela característica de retirar os jogadores dos ambientes fechados e fazê-los circular, aos milhares, por espaços públicos, tornou-se este jogo um potencial promotor de vendas de diversos negócios, entre eles aqueles ligados ao turismo e à oferta de alimentos e bebidas aqui focados. O objetivo deste trabalho é o de, a partir de pesquisa exploratória de natureza qualitativa, avaliar o potencial do jogo como promotor das vendas nestes negócios, assim como ilustra-lo com relatos daqueles que já empreenderam promoções com tal finalidade. Ainda que, devido à natureza recente do objeto estudado não se disponha de contabilidade ou dados que comprovem sua eficácia, observou-se que o jogo tem sido sentido por comerciantes como um potencial promotor de seus negócios. Universidade Anhembi Morumbi2016-11-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionBlind Peer-reviewed ArticleArtículo revisado por paresArtigo avaliado por blind peer reviewapplication/pdfhttps://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/68010.21714/1807-975X.2016v13nEp0118Revista Hospitalidade; v. 13: Número Especial Realidade Aumentada; 01-182179-91641807-975Xreponame:Revista Hospitalidadeinstname:Universidade Anhembi Morumbi (ANHEMBI)instacron:UAMporhttps://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/680/724Copyright (c) 2016 Revista Hospitalidadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho, Luiz Gonzaga AssumpçãoGuimarães, Gilberto de Araújo2017-07-04T19:35:45Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/680Revistahttps://www.revhosp.org/hospitalidadePRIhttps://www.revhosp.org/hospitalidade/oairevhosp@revhosp.org||sergiomoretti@uol.com.br2179-91641807-975Xopendoar:2017-07-04T19:35:45Revista Hospitalidade - Universidade Anhembi Morumbi (ANHEMBI)false
dc.title.none.fl_str_mv O Jogo Pokémon Go e as Características que o Tornam um Potencial Promotor de Vendas em Negócios De Turismo E Alimentos E Bebidas
title O Jogo Pokémon Go e as Características que o Tornam um Potencial Promotor de Vendas em Negócios De Turismo E Alimentos E Bebidas
spellingShingle O Jogo Pokémon Go e as Características que o Tornam um Potencial Promotor de Vendas em Negócios De Turismo E Alimentos E Bebidas
Carvalho, Luiz Gonzaga Assumpção
Jogos eletrônicos
Pokémon Go
Realidade aumentada
Turismo
Alimentos e bebidas.
title_short O Jogo Pokémon Go e as Características que o Tornam um Potencial Promotor de Vendas em Negócios De Turismo E Alimentos E Bebidas
title_full O Jogo Pokémon Go e as Características que o Tornam um Potencial Promotor de Vendas em Negócios De Turismo E Alimentos E Bebidas
title_fullStr O Jogo Pokémon Go e as Características que o Tornam um Potencial Promotor de Vendas em Negócios De Turismo E Alimentos E Bebidas
title_full_unstemmed O Jogo Pokémon Go e as Características que o Tornam um Potencial Promotor de Vendas em Negócios De Turismo E Alimentos E Bebidas
title_sort O Jogo Pokémon Go e as Características que o Tornam um Potencial Promotor de Vendas em Negócios De Turismo E Alimentos E Bebidas
author Carvalho, Luiz Gonzaga Assumpção
author_facet Carvalho, Luiz Gonzaga Assumpção
Guimarães, Gilberto de Araújo
author_role author
author2 Guimarães, Gilberto de Araújo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Luiz Gonzaga Assumpção
Guimarães, Gilberto de Araújo
dc.subject.por.fl_str_mv Jogos eletrônicos
Pokémon Go
Realidade aumentada
Turismo
Alimentos e bebidas.
topic Jogos eletrônicos
Pokémon Go
Realidade aumentada
Turismo
Alimentos e bebidas.
description Surgidos na década de 1970, os jogos eletrônicos disseminaram-se de forma crescente pelo mundo e seus adeptos já chegam a centenas de milhões de jogadores. Dentro deste cenário o surgimento do jogo Pokémon Go constituiu-se como um fenômeno a parte, tanto pela tecnologia empregada – a realidade aumentada direcionada a smartphones – como pelos números recordes de downloads ocorridos. Pela característica de retirar os jogadores dos ambientes fechados e fazê-los circular, aos milhares, por espaços públicos, tornou-se este jogo um potencial promotor de vendas de diversos negócios, entre eles aqueles ligados ao turismo e à oferta de alimentos e bebidas aqui focados. O objetivo deste trabalho é o de, a partir de pesquisa exploratória de natureza qualitativa, avaliar o potencial do jogo como promotor das vendas nestes negócios, assim como ilustra-lo com relatos daqueles que já empreenderam promoções com tal finalidade. Ainda que, devido à natureza recente do objeto estudado não se disponha de contabilidade ou dados que comprovem sua eficácia, observou-se que o jogo tem sido sentido por comerciantes como um potencial promotor de seus negócios. 
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-11-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Blind Peer-reviewed Article
Artículo revisado por pares
Artigo avaliado por blind peer review
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/680
10.21714/1807-975X.2016v13nEp0118
url https://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/680
identifier_str_mv 10.21714/1807-975X.2016v13nEp0118
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/680/724
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Hospitalidade
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Hospitalidade
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Anhembi Morumbi
publisher.none.fl_str_mv Universidade Anhembi Morumbi
dc.source.none.fl_str_mv Revista Hospitalidade; v. 13: Número Especial Realidade Aumentada; 01-18
2179-9164
1807-975X
reponame:Revista Hospitalidade
instname:Universidade Anhembi Morumbi (ANHEMBI)
instacron:UAM
instname_str Universidade Anhembi Morumbi (ANHEMBI)
instacron_str UAM
institution UAM
reponame_str Revista Hospitalidade
collection Revista Hospitalidade
repository.name.fl_str_mv Revista Hospitalidade - Universidade Anhembi Morumbi (ANHEMBI)
repository.mail.fl_str_mv revhosp@revhosp.org||sergiomoretti@uol.com.br
_version_ 1809463276381143040