O impacto do gerenciamento de leitos na gestão hospitalar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wasgen, Alexsandra Maria
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Terres, Mellina da Silva, Machado, Bárbara Foiato Hein
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Hospitalidade
Texto Completo: https://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/813
Resumo: O processo de desenvolvimento das organizações hospitalares em busca da melhoria da qualidade de seus serviços tem sido motivado por um conjunto de fatores, como o aumento da demanda e o número limitado de leitos hospitalares. Neste sentido, novas áreas de gestão hospitalar começam a se desenvolver, como por exemplo a gestão de leitos. Considerando isto, esse trabalho objetiva propor um modelo teórico para a gestão de leitos. No Brasil, como em outros países em desenvolvimento, o setor hospitalar precisa aprimorar o desempenho em gestão para atender à demanda, sendo o gerenciamento de leitos um dos processos críticos nos quais os hospitais têm sido confrontados. Portanto, faz-se necessário identificar claramente os processos que interagem na ocupação dos leitos, para, posteriormente, serem propostas melhorias neste sentido. Assim, através da revisão bibliográfica realizada, constatou-se que a implantação do modelo teórico pode aumentar o número de pacientes atendidos, por meio, principalmente, da redução do tempo de limpeza dos leitos - o que possibilita a gestão de leitos alocar outro paciente para o leito vago em menos tempo - , a criação de salas de espera para pacientes com alta médica - que possibilita que o leito seja reocupado por outros pacientes - , e os planos de altas médicas, os quais possibilitam que toda a equipe conheça a fase do tratamento estado paciente, reduzindo atrasos, erros e  tempo de internação.
id UAM-1_7213e1ccae60b37a5e236aef9b40f45a
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/813
network_acronym_str UAM-1
network_name_str Revista Hospitalidade
repository_id_str
spelling O impacto do gerenciamento de leitos na gestão hospitalarO processo de desenvolvimento das organizações hospitalares em busca da melhoria da qualidade de seus serviços tem sido motivado por um conjunto de fatores, como o aumento da demanda e o número limitado de leitos hospitalares. Neste sentido, novas áreas de gestão hospitalar começam a se desenvolver, como por exemplo a gestão de leitos. Considerando isto, esse trabalho objetiva propor um modelo teórico para a gestão de leitos. No Brasil, como em outros países em desenvolvimento, o setor hospitalar precisa aprimorar o desempenho em gestão para atender à demanda, sendo o gerenciamento de leitos um dos processos críticos nos quais os hospitais têm sido confrontados. Portanto, faz-se necessário identificar claramente os processos que interagem na ocupação dos leitos, para, posteriormente, serem propostas melhorias neste sentido. Assim, através da revisão bibliográfica realizada, constatou-se que a implantação do modelo teórico pode aumentar o número de pacientes atendidos, por meio, principalmente, da redução do tempo de limpeza dos leitos - o que possibilita a gestão de leitos alocar outro paciente para o leito vago em menos tempo - , a criação de salas de espera para pacientes com alta médica - que possibilita que o leito seja reocupado por outros pacientes - , e os planos de altas médicas, os quais possibilitam que toda a equipe conheça a fase do tratamento estado paciente, reduzindo atrasos, erros e  tempo de internação.Universidade Anhembi Morumbi2019-08-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionBlind Peer-reviewed ArticleArtículo revisado por paresArtigo avaliado por blind peer reviewapplication/pdfhttps://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/81310.21714/2179-9164.2019.v16n2.002Revista Hospitalidade; Revista Hospitalidade V.16 n.02 - 2019; 31-492179-91641807-975Xreponame:Revista Hospitalidadeinstname:Universidade Anhembi Morumbi (ANHEMBI)instacron:UAMporhttps://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/813/pdfCopyright (c) 2019 Revista Hospitalidadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessWasgen, Alexsandra MariaTerres, Mellina da SilvaMachado, Bárbara Foiato Hein2019-08-29T20:55:05Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/813Revistahttps://www.revhosp.org/hospitalidadehttps://www.revhosp.org/hospitalidade/oairevhosp@revhosp.org||sergiomoretti@uol.com.br2179-91641807-975Xopendoar:2019-08-29T20:55:05Revista Hospitalidade - Universidade Anhembi Morumbi (ANHEMBI)false
dc.title.none.fl_str_mv O impacto do gerenciamento de leitos na gestão hospitalar
title O impacto do gerenciamento de leitos na gestão hospitalar
spellingShingle O impacto do gerenciamento de leitos na gestão hospitalar
Wasgen, Alexsandra Maria
title_short O impacto do gerenciamento de leitos na gestão hospitalar
title_full O impacto do gerenciamento de leitos na gestão hospitalar
title_fullStr O impacto do gerenciamento de leitos na gestão hospitalar
title_full_unstemmed O impacto do gerenciamento de leitos na gestão hospitalar
title_sort O impacto do gerenciamento de leitos na gestão hospitalar
author Wasgen, Alexsandra Maria
author_facet Wasgen, Alexsandra Maria
Terres, Mellina da Silva
Machado, Bárbara Foiato Hein
author_role author
author2 Terres, Mellina da Silva
Machado, Bárbara Foiato Hein
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Wasgen, Alexsandra Maria
Terres, Mellina da Silva
Machado, Bárbara Foiato Hein
description O processo de desenvolvimento das organizações hospitalares em busca da melhoria da qualidade de seus serviços tem sido motivado por um conjunto de fatores, como o aumento da demanda e o número limitado de leitos hospitalares. Neste sentido, novas áreas de gestão hospitalar começam a se desenvolver, como por exemplo a gestão de leitos. Considerando isto, esse trabalho objetiva propor um modelo teórico para a gestão de leitos. No Brasil, como em outros países em desenvolvimento, o setor hospitalar precisa aprimorar o desempenho em gestão para atender à demanda, sendo o gerenciamento de leitos um dos processos críticos nos quais os hospitais têm sido confrontados. Portanto, faz-se necessário identificar claramente os processos que interagem na ocupação dos leitos, para, posteriormente, serem propostas melhorias neste sentido. Assim, através da revisão bibliográfica realizada, constatou-se que a implantação do modelo teórico pode aumentar o número de pacientes atendidos, por meio, principalmente, da redução do tempo de limpeza dos leitos - o que possibilita a gestão de leitos alocar outro paciente para o leito vago em menos tempo - , a criação de salas de espera para pacientes com alta médica - que possibilita que o leito seja reocupado por outros pacientes - , e os planos de altas médicas, os quais possibilitam que toda a equipe conheça a fase do tratamento estado paciente, reduzindo atrasos, erros e  tempo de internação.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Blind Peer-reviewed Article
Artículo revisado por pares
Artigo avaliado por blind peer review
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/813
10.21714/2179-9164.2019.v16n2.002
url https://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/813
identifier_str_mv 10.21714/2179-9164.2019.v16n2.002
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/813/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Hospitalidade
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Hospitalidade
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Anhembi Morumbi
publisher.none.fl_str_mv Universidade Anhembi Morumbi
dc.source.none.fl_str_mv Revista Hospitalidade; Revista Hospitalidade V.16 n.02 - 2019; 31-49
2179-9164
1807-975X
reponame:Revista Hospitalidade
instname:Universidade Anhembi Morumbi (ANHEMBI)
instacron:UAM
instname_str Universidade Anhembi Morumbi (ANHEMBI)
instacron_str UAM
institution UAM
reponame_str Revista Hospitalidade
collection Revista Hospitalidade
repository.name.fl_str_mv Revista Hospitalidade - Universidade Anhembi Morumbi (ANHEMBI)
repository.mail.fl_str_mv revhosp@revhosp.org||sergiomoretti@uol.com.br
_version_ 1799304137310994432