Lazer, Virtualidade e Hospitalidade: a Prática do Pokémon Go entre Estudantes Universitários
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Hospitalidade |
Texto Completo: | https://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/685 |
Resumo: | Buscou-se, no presente trabalho, a abordagem do jogo Pokémon GO como uma forma de lazer virtual, com enfoque na influência que este possui no cotidiano dos alunos da Universidade de São Paulo - USP. Foram analisados os motivos que tornam o ambiente universitário mais propício para a disseminação da prática de Pokémon GO, levando em consideração fatores como a segurança dentro do campus, a utilização do tempo livre dentro da universidade e a influência dos colegas universitários, entre outros. O procedimento metodológico adotado foi o tipo qualitativo, combinando enfoques bibliográfico e de campo. A pesquisa bibliográfica foi realizada em livros, dissertações e recentes artigos científicos publicados sobre a temática do Pokémon GO. Já a pesquisa de campo compreendeu um questionário aplicado com jogadores de Pokémon GO escolhidos aleatoriamente e compreendidos dentre um grupo de alunos da Escola de Artes, Ciências e Humanidades – EACH/USP. Os resultados apontam para a importância em estudar e compreender esse recente sucesso mundial em termos de impacto nas atividades de lazer de seus jogadores, além de analisar fatores que envolvem os universitários com o jogo e como a EACH/USP tornou-se, involuntariamente, hospedeira de alunos praticantes de Pokémon GO. |
id |
UAM-1_753ca4ebc2b530d329e4adf00a33b89f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/685 |
network_acronym_str |
UAM-1 |
network_name_str |
Revista Hospitalidade |
repository_id_str |
|
spelling |
Lazer, Virtualidade e Hospitalidade: a Prática do Pokémon Go entre Estudantes UniversitáriosPokémon GOLazer virtualEntretenimentoHospitalidadeAmbiente universitário.Buscou-se, no presente trabalho, a abordagem do jogo Pokémon GO como uma forma de lazer virtual, com enfoque na influência que este possui no cotidiano dos alunos da Universidade de São Paulo - USP. Foram analisados os motivos que tornam o ambiente universitário mais propício para a disseminação da prática de Pokémon GO, levando em consideração fatores como a segurança dentro do campus, a utilização do tempo livre dentro da universidade e a influência dos colegas universitários, entre outros. O procedimento metodológico adotado foi o tipo qualitativo, combinando enfoques bibliográfico e de campo. A pesquisa bibliográfica foi realizada em livros, dissertações e recentes artigos científicos publicados sobre a temática do Pokémon GO. Já a pesquisa de campo compreendeu um questionário aplicado com jogadores de Pokémon GO escolhidos aleatoriamente e compreendidos dentre um grupo de alunos da Escola de Artes, Ciências e Humanidades – EACH/USP. Os resultados apontam para a importância em estudar e compreender esse recente sucesso mundial em termos de impacto nas atividades de lazer de seus jogadores, além de analisar fatores que envolvem os universitários com o jogo e como a EACH/USP tornou-se, involuntariamente, hospedeira de alunos praticantes de Pokémon GO.Universidade Anhembi Morumbi2016-11-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionBlind Peer-reviewed ArticleArtículo revisado por paresArtigo avaliado por blind peer reviewPesquisa Empírica de Campoapplication/pdfhttps://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/68510.21714/1807-975X.2016v13nEp0117aRevista Hospitalidade; v. 13: Número Especial Realidade Aumentada; 01-172179-91641807-975Xreponame:Revista Hospitalidadeinstname:Universidade Anhembi Morumbi (ANHEMBI)instacron:UAMporhttps://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/685/741Copyright (c) 2016 Revista Hospitalidadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessUVINHA, RICARDO RICCIMarttuci, Giovanna CamargoBento, Gustavo da Costada Silva, Melissa2017-07-04T19:32:05Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/685Revistahttps://www.revhosp.org/hospitalidadePRIhttps://www.revhosp.org/hospitalidade/oairevhosp@revhosp.org||sergiomoretti@uol.com.br2179-91641807-975Xopendoar:2017-07-04T19:32:05Revista Hospitalidade - Universidade Anhembi Morumbi (ANHEMBI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Lazer, Virtualidade e Hospitalidade: a Prática do Pokémon Go entre Estudantes Universitários |
title |
Lazer, Virtualidade e Hospitalidade: a Prática do Pokémon Go entre Estudantes Universitários |
spellingShingle |
Lazer, Virtualidade e Hospitalidade: a Prática do Pokémon Go entre Estudantes Universitários UVINHA, RICARDO RICCI Pokémon GO Lazer virtual Entretenimento Hospitalidade Ambiente universitário. |
title_short |
Lazer, Virtualidade e Hospitalidade: a Prática do Pokémon Go entre Estudantes Universitários |
title_full |
Lazer, Virtualidade e Hospitalidade: a Prática do Pokémon Go entre Estudantes Universitários |
title_fullStr |
Lazer, Virtualidade e Hospitalidade: a Prática do Pokémon Go entre Estudantes Universitários |
title_full_unstemmed |
Lazer, Virtualidade e Hospitalidade: a Prática do Pokémon Go entre Estudantes Universitários |
title_sort |
Lazer, Virtualidade e Hospitalidade: a Prática do Pokémon Go entre Estudantes Universitários |
author |
UVINHA, RICARDO RICCI |
author_facet |
UVINHA, RICARDO RICCI Marttuci, Giovanna Camargo Bento, Gustavo da Costa da Silva, Melissa |
author_role |
author |
author2 |
Marttuci, Giovanna Camargo Bento, Gustavo da Costa da Silva, Melissa |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
UVINHA, RICARDO RICCI Marttuci, Giovanna Camargo Bento, Gustavo da Costa da Silva, Melissa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pokémon GO Lazer virtual Entretenimento Hospitalidade Ambiente universitário. |
topic |
Pokémon GO Lazer virtual Entretenimento Hospitalidade Ambiente universitário. |
description |
Buscou-se, no presente trabalho, a abordagem do jogo Pokémon GO como uma forma de lazer virtual, com enfoque na influência que este possui no cotidiano dos alunos da Universidade de São Paulo - USP. Foram analisados os motivos que tornam o ambiente universitário mais propício para a disseminação da prática de Pokémon GO, levando em consideração fatores como a segurança dentro do campus, a utilização do tempo livre dentro da universidade e a influência dos colegas universitários, entre outros. O procedimento metodológico adotado foi o tipo qualitativo, combinando enfoques bibliográfico e de campo. A pesquisa bibliográfica foi realizada em livros, dissertações e recentes artigos científicos publicados sobre a temática do Pokémon GO. Já a pesquisa de campo compreendeu um questionário aplicado com jogadores de Pokémon GO escolhidos aleatoriamente e compreendidos dentre um grupo de alunos da Escola de Artes, Ciências e Humanidades – EACH/USP. Os resultados apontam para a importância em estudar e compreender esse recente sucesso mundial em termos de impacto nas atividades de lazer de seus jogadores, além de analisar fatores que envolvem os universitários com o jogo e como a EACH/USP tornou-se, involuntariamente, hospedeira de alunos praticantes de Pokémon GO. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-11-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Blind Peer-reviewed Article Artículo revisado por pares Artigo avaliado por blind peer review Pesquisa Empírica de Campo |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/685 10.21714/1807-975X.2016v13nEp0117a |
url |
https://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/685 |
identifier_str_mv |
10.21714/1807-975X.2016v13nEp0117a |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/685/741 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Hospitalidade info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Hospitalidade |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Anhembi Morumbi |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Anhembi Morumbi |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Hospitalidade; v. 13: Número Especial Realidade Aumentada; 01-17 2179-9164 1807-975X reponame:Revista Hospitalidade instname:Universidade Anhembi Morumbi (ANHEMBI) instacron:UAM |
instname_str |
Universidade Anhembi Morumbi (ANHEMBI) |
instacron_str |
UAM |
institution |
UAM |
reponame_str |
Revista Hospitalidade |
collection |
Revista Hospitalidade |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Hospitalidade - Universidade Anhembi Morumbi (ANHEMBI) |
repository.mail.fl_str_mv |
revhosp@revhosp.org||sergiomoretti@uol.com.br |
_version_ |
1809463276387434496 |