A Universidade Federal do Ceará como espaço público para o lazer através do uso do jogo Pokémon GO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Lizandra Karen de Oliveira
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Matos, Bárbara Dezidorio, Almeida Neto, Francisco Honório de, Paixão, Râmila Silva, Silva Júnior, Rômulo Cunha da, Almeida, Marcos Teodorico Pinheiro de
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57786
Resumo: O trabalho aqui apresentado visa compartilhar a experiência vivida entre jovens alunos da Universidade Federal do Ceará (UFC) por meio do uso do jogo Pokémon GO, pesquisa realizada pelo Laboratório de Brinquedos e Jogos (LABRINJO) neste ano de 2016. O LABRINJO é um projeto de extensão que faz parte do Programa Centro de Estudo sobre Ludicidade e Lazer (CELULA) que envolve diversos projetos com a temática “ludicidade e lazer”. O objetivo do LABRINJO é fortalecer o vinculo entre a teoria e prática e o conhecimento da realidade brasileira na área de brinquedos e materiais pedagógicos. O Pokémon GO é um jogo eletrônico de realidade aumentada disponível para smartphones. O jogo que foi lançado em julho deste ano, só chegou ao Brasil no mês de agosto. Mesmo assim, virou “febre” entre os nossos jovens que, a partir de um simples aplicativo, são possibilitados de adentrarem em um mundo onde se é possível capturar, batalhar, e treinar criaturas virtuais, os Pokémons. A pesquisa se deu da seguinte maneira: primeiramente, foi elaborado um questionário com oito perguntas e, depois, de forma on-line, aplicado com jovens alunos da Universidade Federal do Ceará. A experiência foi de grande importância, pois, a partir das respostas apuradas, tivemos como entender como se deu o interesse dos jovens pelo jogo Pokémon GO, o tempo dedicado a ele, os fatores que os levam a jogar dentro do campus universitário bem como os pontos positivos e negativos de se jogar na universidade. Como pedagoga e ludoeducadora do Programa CELULA, me possibilitou valorizar o incentivo ao uso do espaço público da Universidade Federal do Ceará como área de lazer aos jovens, e entender como essa prática tem o poder de ajudar no desenvolvimento social de certas habilidades, como: a comunicação, o sentido de equipe, capacidade de enfrentar adversidades, a possibilidade de fazer novas amizades, dentre outras.
id UFC-7_38204482b9cb8e0b1c9df4eb8d4f8d25
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/57786
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling A Universidade Federal do Ceará como espaço público para o lazer através do uso do jogo Pokémon GOPokémon GOEspaços públicos - Uso recreativo - Universidade Federal do CearáLazerRecreaçãoO trabalho aqui apresentado visa compartilhar a experiência vivida entre jovens alunos da Universidade Federal do Ceará (UFC) por meio do uso do jogo Pokémon GO, pesquisa realizada pelo Laboratório de Brinquedos e Jogos (LABRINJO) neste ano de 2016. O LABRINJO é um projeto de extensão que faz parte do Programa Centro de Estudo sobre Ludicidade e Lazer (CELULA) que envolve diversos projetos com a temática “ludicidade e lazer”. O objetivo do LABRINJO é fortalecer o vinculo entre a teoria e prática e o conhecimento da realidade brasileira na área de brinquedos e materiais pedagógicos. O Pokémon GO é um jogo eletrônico de realidade aumentada disponível para smartphones. O jogo que foi lançado em julho deste ano, só chegou ao Brasil no mês de agosto. Mesmo assim, virou “febre” entre os nossos jovens que, a partir de um simples aplicativo, são possibilitados de adentrarem em um mundo onde se é possível capturar, batalhar, e treinar criaturas virtuais, os Pokémons. A pesquisa se deu da seguinte maneira: primeiramente, foi elaborado um questionário com oito perguntas e, depois, de forma on-line, aplicado com jovens alunos da Universidade Federal do Ceará. A experiência foi de grande importância, pois, a partir das respostas apuradas, tivemos como entender como se deu o interesse dos jovens pelo jogo Pokémon GO, o tempo dedicado a ele, os fatores que os levam a jogar dentro do campus universitário bem como os pontos positivos e negativos de se jogar na universidade. Como pedagoga e ludoeducadora do Programa CELULA, me possibilitou valorizar o incentivo ao uso do espaço público da Universidade Federal do Ceará como área de lazer aos jovens, e entender como essa prática tem o poder de ajudar no desenvolvimento social de certas habilidades, como: a comunicação, o sentido de equipe, capacidade de enfrentar adversidades, a possibilidade de fazer novas amizades, dentre outras.Universidade Federal do Ceará2021-04-16T12:47:57Z2021-04-16T12:47:57Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfRODRIGUES, Lizandra Karen de Oliveira; MATOS, Bárbara Dezidorio; ALMEIDA NETO, Francisco Honório de; PAIXÃO, Râmila Silva; SILVA JÚNIOR, Rômulo Cunha da; ALMEIDA, Marcos Teodorico Pinheiro de. A Universidade Federal do Ceará como espaço público para o lazer através do uso do jogo Pokémon GO. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57786Rodrigues, Lizandra Karen de OliveiraMatos, Bárbara DezidorioAlmeida Neto, Francisco Honório dePaixão, Râmila SilvaSilva Júnior, Rômulo Cunha daAlmeida, Marcos Teodorico Pinheiro deinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-10-02T14:18:56Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/57786Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T19:01:29.231112Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv A Universidade Federal do Ceará como espaço público para o lazer através do uso do jogo Pokémon GO
title A Universidade Federal do Ceará como espaço público para o lazer através do uso do jogo Pokémon GO
spellingShingle A Universidade Federal do Ceará como espaço público para o lazer através do uso do jogo Pokémon GO
Rodrigues, Lizandra Karen de Oliveira
Pokémon GO
Espaços públicos - Uso recreativo - Universidade Federal do Ceará
Lazer
Recreação
title_short A Universidade Federal do Ceará como espaço público para o lazer através do uso do jogo Pokémon GO
title_full A Universidade Federal do Ceará como espaço público para o lazer através do uso do jogo Pokémon GO
title_fullStr A Universidade Federal do Ceará como espaço público para o lazer através do uso do jogo Pokémon GO
title_full_unstemmed A Universidade Federal do Ceará como espaço público para o lazer através do uso do jogo Pokémon GO
title_sort A Universidade Federal do Ceará como espaço público para o lazer através do uso do jogo Pokémon GO
author Rodrigues, Lizandra Karen de Oliveira
author_facet Rodrigues, Lizandra Karen de Oliveira
Matos, Bárbara Dezidorio
Almeida Neto, Francisco Honório de
Paixão, Râmila Silva
Silva Júnior, Rômulo Cunha da
Almeida, Marcos Teodorico Pinheiro de
author_role author
author2 Matos, Bárbara Dezidorio
Almeida Neto, Francisco Honório de
Paixão, Râmila Silva
Silva Júnior, Rômulo Cunha da
Almeida, Marcos Teodorico Pinheiro de
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Lizandra Karen de Oliveira
Matos, Bárbara Dezidorio
Almeida Neto, Francisco Honório de
Paixão, Râmila Silva
Silva Júnior, Rômulo Cunha da
Almeida, Marcos Teodorico Pinheiro de
dc.subject.por.fl_str_mv Pokémon GO
Espaços públicos - Uso recreativo - Universidade Federal do Ceará
Lazer
Recreação
topic Pokémon GO
Espaços públicos - Uso recreativo - Universidade Federal do Ceará
Lazer
Recreação
description O trabalho aqui apresentado visa compartilhar a experiência vivida entre jovens alunos da Universidade Federal do Ceará (UFC) por meio do uso do jogo Pokémon GO, pesquisa realizada pelo Laboratório de Brinquedos e Jogos (LABRINJO) neste ano de 2016. O LABRINJO é um projeto de extensão que faz parte do Programa Centro de Estudo sobre Ludicidade e Lazer (CELULA) que envolve diversos projetos com a temática “ludicidade e lazer”. O objetivo do LABRINJO é fortalecer o vinculo entre a teoria e prática e o conhecimento da realidade brasileira na área de brinquedos e materiais pedagógicos. O Pokémon GO é um jogo eletrônico de realidade aumentada disponível para smartphones. O jogo que foi lançado em julho deste ano, só chegou ao Brasil no mês de agosto. Mesmo assim, virou “febre” entre os nossos jovens que, a partir de um simples aplicativo, são possibilitados de adentrarem em um mundo onde se é possível capturar, batalhar, e treinar criaturas virtuais, os Pokémons. A pesquisa se deu da seguinte maneira: primeiramente, foi elaborado um questionário com oito perguntas e, depois, de forma on-line, aplicado com jovens alunos da Universidade Federal do Ceará. A experiência foi de grande importância, pois, a partir das respostas apuradas, tivemos como entender como se deu o interesse dos jovens pelo jogo Pokémon GO, o tempo dedicado a ele, os fatores que os levam a jogar dentro do campus universitário bem como os pontos positivos e negativos de se jogar na universidade. Como pedagoga e ludoeducadora do Programa CELULA, me possibilitou valorizar o incentivo ao uso do espaço público da Universidade Federal do Ceará como área de lazer aos jovens, e entender como essa prática tem o poder de ajudar no desenvolvimento social de certas habilidades, como: a comunicação, o sentido de equipe, capacidade de enfrentar adversidades, a possibilidade de fazer novas amizades, dentre outras.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2021-04-16T12:47:57Z
2021-04-16T12:47:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv RODRIGUES, Lizandra Karen de Oliveira; MATOS, Bárbara Dezidorio; ALMEIDA NETO, Francisco Honório de; PAIXÃO, Râmila Silva; SILVA JÚNIOR, Rômulo Cunha da; ALMEIDA, Marcos Teodorico Pinheiro de. A Universidade Federal do Ceará como espaço público para o lazer através do uso do jogo Pokémon GO. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57786
identifier_str_mv RODRIGUES, Lizandra Karen de Oliveira; MATOS, Bárbara Dezidorio; ALMEIDA NETO, Francisco Honório de; PAIXÃO, Râmila Silva; SILVA JÚNIOR, Rômulo Cunha da; ALMEIDA, Marcos Teodorico Pinheiro de. A Universidade Federal do Ceará como espaço público para o lazer através do uso do jogo Pokémon GO. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57786
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813029037062225920