O espaço do turismo: produção, apropriação e transformação do espaço social

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Silvana do Rocio de
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Bahl, Miguel, Kushano, Elizabete Sayuri
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Hospitalidade
Texto Completo: https://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/531
Resumo: Este artigo tem como objetivo apresentar algumas reflexões teóricas sobre turismo e a produção do seu espaço em busca da compreensão desta relação. Isso poderá ajudar a perceber o turismo enquanto fenômeno social de mobilidade humana em que determinadas atividades ao serem produzidas, apropriam-se, transformam ou são incorporadas a um espaço físico e geográfico na medida em que as relações turísticas e sociais nele existentes se entrecruzam revelando uma teia de interações. Este estudo teve como metodologia a pesquisa bibliográfica exploratória e teórica e apresenta como resultados preliminares a comprovação da necessidade de maior quantidade de pesquisas interdisciplinares na busca da compreensão que o espaço do turismo também é um espaço social, onde os movimentos contraditórios da sociedade alcançam um grau maior de complexidade, onde este enquanto fenômeno poderá ser utilizado como possibilidade de promoção social e cultural.
id UAM-1_a988b8ad40002d401760114e39a4482c
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/531
network_acronym_str UAM-1
network_name_str Revista Hospitalidade
repository_id_str
spelling O espaço do turismo: produção, apropriação e transformação do espaço socialTurismoEspaço do TurismoProdução do EspaçoEspaço GeográficoEspaço social.Este artigo tem como objetivo apresentar algumas reflexões teóricas sobre turismo e a produção do seu espaço em busca da compreensão desta relação. Isso poderá ajudar a perceber o turismo enquanto fenômeno social de mobilidade humana em que determinadas atividades ao serem produzidas, apropriam-se, transformam ou são incorporadas a um espaço físico e geográfico na medida em que as relações turísticas e sociais nele existentes se entrecruzam revelando uma teia de interações. Este estudo teve como metodologia a pesquisa bibliográfica exploratória e teórica e apresenta como resultados preliminares a comprovação da necessidade de maior quantidade de pesquisas interdisciplinares na busca da compreensão que o espaço do turismo também é um espaço social, onde os movimentos contraditórios da sociedade alcançam um grau maior de complexidade, onde este enquanto fenômeno poderá ser utilizado como possibilidade de promoção social e cultural.Universidade Anhembi Morumbi2013-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionBlind Peer-reviewed ArticleArtículo revisado por paresArtigo avaliado por blind peer reviewapplication/pdfhttps://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/531Revista Hospitalidade; Volume X, Número 2, Dezembro 20132179-91641807-975Xreponame:Revista Hospitalidadeinstname:Universidade Anhembi Morumbi (ANHEMBI)instacron:UAMporhttps://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/531/546Souza, Silvana do Rocio deBahl, MiguelKushano, Elizabete Sayuriinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-07-01T02:13:55Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/531Revistahttps://www.revhosp.org/hospitalidadehttps://www.revhosp.org/hospitalidade/oairevhosp@revhosp.org||sergiomoretti@uol.com.br2179-91641807-975Xopendoar:2017-07-01T02:13:55Revista Hospitalidade - Universidade Anhembi Morumbi (ANHEMBI)false
dc.title.none.fl_str_mv O espaço do turismo: produção, apropriação e transformação do espaço social
title O espaço do turismo: produção, apropriação e transformação do espaço social
spellingShingle O espaço do turismo: produção, apropriação e transformação do espaço social
Souza, Silvana do Rocio de
Turismo
Espaço do Turismo
Produção do Espaço
Espaço Geográfico
Espaço social.
title_short O espaço do turismo: produção, apropriação e transformação do espaço social
title_full O espaço do turismo: produção, apropriação e transformação do espaço social
title_fullStr O espaço do turismo: produção, apropriação e transformação do espaço social
title_full_unstemmed O espaço do turismo: produção, apropriação e transformação do espaço social
title_sort O espaço do turismo: produção, apropriação e transformação do espaço social
author Souza, Silvana do Rocio de
author_facet Souza, Silvana do Rocio de
Bahl, Miguel
Kushano, Elizabete Sayuri
author_role author
author2 Bahl, Miguel
Kushano, Elizabete Sayuri
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Silvana do Rocio de
Bahl, Miguel
Kushano, Elizabete Sayuri
dc.subject.por.fl_str_mv Turismo
Espaço do Turismo
Produção do Espaço
Espaço Geográfico
Espaço social.
topic Turismo
Espaço do Turismo
Produção do Espaço
Espaço Geográfico
Espaço social.
description Este artigo tem como objetivo apresentar algumas reflexões teóricas sobre turismo e a produção do seu espaço em busca da compreensão desta relação. Isso poderá ajudar a perceber o turismo enquanto fenômeno social de mobilidade humana em que determinadas atividades ao serem produzidas, apropriam-se, transformam ou são incorporadas a um espaço físico e geográfico na medida em que as relações turísticas e sociais nele existentes se entrecruzam revelando uma teia de interações. Este estudo teve como metodologia a pesquisa bibliográfica exploratória e teórica e apresenta como resultados preliminares a comprovação da necessidade de maior quantidade de pesquisas interdisciplinares na busca da compreensão que o espaço do turismo também é um espaço social, onde os movimentos contraditórios da sociedade alcançam um grau maior de complexidade, onde este enquanto fenômeno poderá ser utilizado como possibilidade de promoção social e cultural.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Blind Peer-reviewed Article
Artículo revisado por pares
Artigo avaliado por blind peer review
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/531
url https://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/531
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/531/546
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Anhembi Morumbi
publisher.none.fl_str_mv Universidade Anhembi Morumbi
dc.source.none.fl_str_mv Revista Hospitalidade; Volume X, Número 2, Dezembro 2013
2179-9164
1807-975X
reponame:Revista Hospitalidade
instname:Universidade Anhembi Morumbi (ANHEMBI)
instacron:UAM
instname_str Universidade Anhembi Morumbi (ANHEMBI)
instacron_str UAM
institution UAM
reponame_str Revista Hospitalidade
collection Revista Hospitalidade
repository.name.fl_str_mv Revista Hospitalidade - Universidade Anhembi Morumbi (ANHEMBI)
repository.mail.fl_str_mv revhosp@revhosp.org||sergiomoretti@uol.com.br
_version_ 1799304136788803584