O espaço do turismo: produção, apropriação e transformação do espaço social
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Hospitalidade |
Texto Completo: | https://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/531 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo apresentar algumas reflexões teóricas sobre turismo e a produção do seu espaço em busca da compreensão desta relação. Isso poderá ajudar a perceber o turismo enquanto fenômeno social de mobilidade humana em que determinadas atividades ao serem produzidas, apropriam-se, transformam ou são incorporadas a um espaço físico e geográfico na medida em que as relações turísticas e sociais nele existentes se entrecruzam revelando uma teia de interações. Este estudo teve como metodologia a pesquisa bibliográfica exploratória e teórica e apresenta como resultados preliminares a comprovação da necessidade de maior quantidade de pesquisas interdisciplinares na busca da compreensão que o espaço do turismo também é um espaço social, onde os movimentos contraditórios da sociedade alcançam um grau maior de complexidade, onde este enquanto fenômeno poderá ser utilizado como possibilidade de promoção social e cultural. |
id |
UAM-1_a988b8ad40002d401760114e39a4482c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/531 |
network_acronym_str |
UAM-1 |
network_name_str |
Revista Hospitalidade |
repository_id_str |
|
spelling |
O espaço do turismo: produção, apropriação e transformação do espaço socialTurismoEspaço do TurismoProdução do EspaçoEspaço GeográficoEspaço social.Este artigo tem como objetivo apresentar algumas reflexões teóricas sobre turismo e a produção do seu espaço em busca da compreensão desta relação. Isso poderá ajudar a perceber o turismo enquanto fenômeno social de mobilidade humana em que determinadas atividades ao serem produzidas, apropriam-se, transformam ou são incorporadas a um espaço físico e geográfico na medida em que as relações turísticas e sociais nele existentes se entrecruzam revelando uma teia de interações. Este estudo teve como metodologia a pesquisa bibliográfica exploratória e teórica e apresenta como resultados preliminares a comprovação da necessidade de maior quantidade de pesquisas interdisciplinares na busca da compreensão que o espaço do turismo também é um espaço social, onde os movimentos contraditórios da sociedade alcançam um grau maior de complexidade, onde este enquanto fenômeno poderá ser utilizado como possibilidade de promoção social e cultural.Universidade Anhembi Morumbi2013-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionBlind Peer-reviewed ArticleArtículo revisado por paresArtigo avaliado por blind peer reviewapplication/pdfhttps://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/531Revista Hospitalidade; Volume X, Número 2, Dezembro 20132179-91641807-975Xreponame:Revista Hospitalidadeinstname:Universidade Anhembi Morumbi (ANHEMBI)instacron:UAMporhttps://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/531/546Souza, Silvana do Rocio deBahl, MiguelKushano, Elizabete Sayuriinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-07-01T02:13:55Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/531Revistahttps://www.revhosp.org/hospitalidadePRIhttps://www.revhosp.org/hospitalidade/oairevhosp@revhosp.org||sergiomoretti@uol.com.br2179-91641807-975Xopendoar:2017-07-01T02:13:55Revista Hospitalidade - Universidade Anhembi Morumbi (ANHEMBI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O espaço do turismo: produção, apropriação e transformação do espaço social |
title |
O espaço do turismo: produção, apropriação e transformação do espaço social |
spellingShingle |
O espaço do turismo: produção, apropriação e transformação do espaço social Souza, Silvana do Rocio de Turismo Espaço do Turismo Produção do Espaço Espaço Geográfico Espaço social. |
title_short |
O espaço do turismo: produção, apropriação e transformação do espaço social |
title_full |
O espaço do turismo: produção, apropriação e transformação do espaço social |
title_fullStr |
O espaço do turismo: produção, apropriação e transformação do espaço social |
title_full_unstemmed |
O espaço do turismo: produção, apropriação e transformação do espaço social |
title_sort |
O espaço do turismo: produção, apropriação e transformação do espaço social |
author |
Souza, Silvana do Rocio de |
author_facet |
Souza, Silvana do Rocio de Bahl, Miguel Kushano, Elizabete Sayuri |
author_role |
author |
author2 |
Bahl, Miguel Kushano, Elizabete Sayuri |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Silvana do Rocio de Bahl, Miguel Kushano, Elizabete Sayuri |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Turismo Espaço do Turismo Produção do Espaço Espaço Geográfico Espaço social. |
topic |
Turismo Espaço do Turismo Produção do Espaço Espaço Geográfico Espaço social. |
description |
Este artigo tem como objetivo apresentar algumas reflexões teóricas sobre turismo e a produção do seu espaço em busca da compreensão desta relação. Isso poderá ajudar a perceber o turismo enquanto fenômeno social de mobilidade humana em que determinadas atividades ao serem produzidas, apropriam-se, transformam ou são incorporadas a um espaço físico e geográfico na medida em que as relações turísticas e sociais nele existentes se entrecruzam revelando uma teia de interações. Este estudo teve como metodologia a pesquisa bibliográfica exploratória e teórica e apresenta como resultados preliminares a comprovação da necessidade de maior quantidade de pesquisas interdisciplinares na busca da compreensão que o espaço do turismo também é um espaço social, onde os movimentos contraditórios da sociedade alcançam um grau maior de complexidade, onde este enquanto fenômeno poderá ser utilizado como possibilidade de promoção social e cultural. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-12-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Blind Peer-reviewed Article Artículo revisado por pares Artigo avaliado por blind peer review |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/531 |
url |
https://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/531 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/531/546 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Anhembi Morumbi |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Anhembi Morumbi |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Hospitalidade; Volume X, Número 2, Dezembro 2013 2179-9164 1807-975X reponame:Revista Hospitalidade instname:Universidade Anhembi Morumbi (ANHEMBI) instacron:UAM |
instname_str |
Universidade Anhembi Morumbi (ANHEMBI) |
instacron_str |
UAM |
institution |
UAM |
reponame_str |
Revista Hospitalidade |
collection |
Revista Hospitalidade |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Hospitalidade - Universidade Anhembi Morumbi (ANHEMBI) |
repository.mail.fl_str_mv |
revhosp@revhosp.org||sergiomoretti@uol.com.br |
_version_ |
1809463275992121344 |