Hospitalidade e Acolhimento: o Século XIX no Sul do Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gastal, Susana de Araújo
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Costa, Luciana de Castro Neves, Machado, Flávia Carvalho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Hospitalidade
Texto Completo: https://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/288
Resumo: No presente artigo resgatam-se os diários de viagem de Auguste Saint’Hilaire, naturalista francês que percorreu o sul do Brasil na década de 1820, em missão de estudos da fauna e flora. A partir dos seus relatos, nos quais Saint’Hilaire também fez registros sobre a sociedade local, analisa-se a sua contribuição para o melhor entendimento das práticas de acolhimento e hospitalidade presentes naquele território, no referido período. O olhar do naturalista sobre a região, registrado nos diários, serve como fonte documental para pesquisa, devido à riqueza da análise da sociedade local, em especial no que se refere a sua relação com estrangeiros. Os relatos de viagem destacam questões referentes à alimentação e hospedagem, na perspectiva do acolhimento. Os resultados encontrados indicam uma aproximação muito forte entre o que registra a literatura especializada e o acolhimento dispensado ao estrangeiro, que é acolhido e alimentado sem restrições, mesmo em um território naquele momento marcado por conflitos, inclusive armados, nas lutas pela demarcação das fronteiras portuguesas e espanholas, no sul do continente. Chega-se a esses resultando utilizando a historicidade como abordagem metodologica, conforme a nova história.
id UAM-1_d2314de274ac4fd0d3c1f1ea49d78d34
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/288
network_acronym_str UAM-1
network_name_str Revista Hospitalidade
repository_id_str
spelling Hospitalidade e Acolhimento: o Século XIX no Sul do BrasilHospitalidadeAcolhimentoRelatos de ViagemSaint HilaireRio Grande do SulNo presente artigo resgatam-se os diários de viagem de Auguste Saint’Hilaire, naturalista francês que percorreu o sul do Brasil na década de 1820, em missão de estudos da fauna e flora. A partir dos seus relatos, nos quais Saint’Hilaire também fez registros sobre a sociedade local, analisa-se a sua contribuição para o melhor entendimento das práticas de acolhimento e hospitalidade presentes naquele território, no referido período. O olhar do naturalista sobre a região, registrado nos diários, serve como fonte documental para pesquisa, devido à riqueza da análise da sociedade local, em especial no que se refere a sua relação com estrangeiros. Os relatos de viagem destacam questões referentes à alimentação e hospedagem, na perspectiva do acolhimento. Os resultados encontrados indicam uma aproximação muito forte entre o que registra a literatura especializada e o acolhimento dispensado ao estrangeiro, que é acolhido e alimentado sem restrições, mesmo em um território naquele momento marcado por conflitos, inclusive armados, nas lutas pela demarcação das fronteiras portuguesas e espanholas, no sul do continente. Chega-se a esses resultando utilizando a historicidade como abordagem metodologica, conforme a nova história.Universidade Anhembi Morumbi2010-08-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionBlind Peer-reviewed ArticleArtículo revisado por paresArtigo avaliado por blind peer reviewPesquisa Históricaapplication/pdfhttps://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/288Revista Hospitalidade; Volume VII, Número 1 - Junho 2010; 43-642179-91641807-975Xreponame:Revista Hospitalidadeinstname:Universidade Anhembi Morumbi (ANHEMBI)instacron:UAMporhttps://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/288/322Gastal, Susana de AraújoCosta, Luciana de Castro NevesMachado, Flávia Carvalhoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2010-08-14T21:57:33Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/288Revistahttps://www.revhosp.org/hospitalidadePRIhttps://www.revhosp.org/hospitalidade/oairevhosp@revhosp.org||sergiomoretti@uol.com.br2179-91641807-975Xopendoar:2010-08-14T21:57:33Revista Hospitalidade - Universidade Anhembi Morumbi (ANHEMBI)false
dc.title.none.fl_str_mv Hospitalidade e Acolhimento: o Século XIX no Sul do Brasil
title Hospitalidade e Acolhimento: o Século XIX no Sul do Brasil
spellingShingle Hospitalidade e Acolhimento: o Século XIX no Sul do Brasil
Gastal, Susana de Araújo
Hospitalidade
Acolhimento
Relatos de Viagem
Saint Hilaire
Rio Grande do Sul
title_short Hospitalidade e Acolhimento: o Século XIX no Sul do Brasil
title_full Hospitalidade e Acolhimento: o Século XIX no Sul do Brasil
title_fullStr Hospitalidade e Acolhimento: o Século XIX no Sul do Brasil
title_full_unstemmed Hospitalidade e Acolhimento: o Século XIX no Sul do Brasil
title_sort Hospitalidade e Acolhimento: o Século XIX no Sul do Brasil
author Gastal, Susana de Araújo
author_facet Gastal, Susana de Araújo
Costa, Luciana de Castro Neves
Machado, Flávia Carvalho
author_role author
author2 Costa, Luciana de Castro Neves
Machado, Flávia Carvalho
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gastal, Susana de Araújo
Costa, Luciana de Castro Neves
Machado, Flávia Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv Hospitalidade
Acolhimento
Relatos de Viagem
Saint Hilaire
Rio Grande do Sul
topic Hospitalidade
Acolhimento
Relatos de Viagem
Saint Hilaire
Rio Grande do Sul
description No presente artigo resgatam-se os diários de viagem de Auguste Saint’Hilaire, naturalista francês que percorreu o sul do Brasil na década de 1820, em missão de estudos da fauna e flora. A partir dos seus relatos, nos quais Saint’Hilaire também fez registros sobre a sociedade local, analisa-se a sua contribuição para o melhor entendimento das práticas de acolhimento e hospitalidade presentes naquele território, no referido período. O olhar do naturalista sobre a região, registrado nos diários, serve como fonte documental para pesquisa, devido à riqueza da análise da sociedade local, em especial no que se refere a sua relação com estrangeiros. Os relatos de viagem destacam questões referentes à alimentação e hospedagem, na perspectiva do acolhimento. Os resultados encontrados indicam uma aproximação muito forte entre o que registra a literatura especializada e o acolhimento dispensado ao estrangeiro, que é acolhido e alimentado sem restrições, mesmo em um território naquele momento marcado por conflitos, inclusive armados, nas lutas pela demarcação das fronteiras portuguesas e espanholas, no sul do continente. Chega-se a esses resultando utilizando a historicidade como abordagem metodologica, conforme a nova história.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-08-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Blind Peer-reviewed Article
Artículo revisado por pares
Artigo avaliado por blind peer review
Pesquisa Histórica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/288
url https://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/288
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/288/322
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Anhembi Morumbi
publisher.none.fl_str_mv Universidade Anhembi Morumbi
dc.source.none.fl_str_mv Revista Hospitalidade; Volume VII, Número 1 - Junho 2010; 43-64
2179-9164
1807-975X
reponame:Revista Hospitalidade
instname:Universidade Anhembi Morumbi (ANHEMBI)
instacron:UAM
instname_str Universidade Anhembi Morumbi (ANHEMBI)
instacron_str UAM
institution UAM
reponame_str Revista Hospitalidade
collection Revista Hospitalidade
repository.name.fl_str_mv Revista Hospitalidade - Universidade Anhembi Morumbi (ANHEMBI)
repository.mail.fl_str_mv revhosp@revhosp.org||sergiomoretti@uol.com.br
_version_ 1809463275609391104