Lazer, Virtualidade e Hospitalidade: a Prática do Pokémon Go entre Estudantes Universitários

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: UVINHA, RICARDO RICCI
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Marttuci, Giovanna Camargo, Bento, Gustavo da Costa, da Silva, Melissa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Hospitalidade
Texto Completo: https://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/685
Resumo: Buscou-se, no presente trabalho, a abordagem do jogo Pokémon GO como uma forma de lazer virtual, com enfoque na influência que este possui no cotidiano dos alunos da Universidade de São Paulo - USP. Foram analisados os motivos que tornam o ambiente universitário mais propício para a disseminação da prática de Pokémon GO, levando em consideração fatores como a segurança dentro do campus, a utilização do tempo livre dentro da universidade e a influência dos colegas universitários, entre outros. O procedimento metodológico adotado foi o tipo qualitativo, combinando enfoques bibliográfico e de campo. A pesquisa bibliográfica foi realizada em livros, dissertações e recentes artigos científicos publicados sobre a temática do Pokémon GO. Já a pesquisa de campo compreendeu um questionário aplicado com jogadores de Pokémon GO escolhidos aleatoriamente e compreendidos dentre um grupo de alunos da Escola de Artes, Ciências e Humanidades – EACH/USP. Os resultados apontam para a importância em estudar e compreender esse recente sucesso mundial em termos de impacto nas atividades de lazer de seus jogadores, além de analisar fatores que envolvem os universitários com o jogo e como a EACH/USP tornou-se, involuntariamente, hospedeira de alunos praticantes de Pokémon GO.
id UAM-1_e517be1d8d611f80cad79b67d6d91a60
oai_identifier_str oai:revhosp.emnuvens.com.br:article/685
network_acronym_str UAM-1
network_name_str Revista Hospitalidade
repository_id_str
spelling Lazer, Virtualidade e Hospitalidade: a Prática do Pokémon Go entre Estudantes UniversitáriosCiências Sociais Aplicadas; Turismo.Pokémon GO;Lazer virtual;Entretenimento;Hospitalidade;Ambiente universitário.Buscou-se, no presente trabalho, a abordagem do jogo Pokémon GO como uma forma de lazer virtual, com enfoque na influência que este possui no cotidiano dos alunos da Universidade de São Paulo - USP. Foram analisados os motivos que tornam o ambiente universitário mais propício para a disseminação da prática de Pokémon GO, levando em consideração fatores como a segurança dentro do campus, a utilização do tempo livre dentro da universidade e a influência dos colegas universitários, entre outros. O procedimento metodológico adotado foi o tipo qualitativo, combinando enfoques bibliográfico e de campo. A pesquisa bibliográfica foi realizada em livros, dissertações e recentes artigos científicos publicados sobre a temática do Pokémon GO. Já a pesquisa de campo compreendeu um questionário aplicado com jogadores de Pokémon GO escolhidos aleatoriamente e compreendidos dentre um grupo de alunos da Escola de Artes, Ciências e Humanidades – EACH/USP. Os resultados apontam para a importância em estudar e compreender esse recente sucesso mundial em termos de impacto nas atividades de lazer de seus jogadores, além de analisar fatores que envolvem os universitários com o jogo e como a EACH/USP tornou-se, involuntariamente, hospedeira de alunos praticantes de Pokémon GO.Universidade Anhembi MorumbiUVINHA, RICARDO RICCIMarttuci, Giovanna CamargoBento, Gustavo da Costada Silva, Melissa2016-11-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionBlind Peer-reviewed ArticleArtículo revisado por paresArtigo avaliado por blind peer reviewPesquisa Empírica de Campoapplication/pdfhttps://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/68510.21714/1807-975X.2016v13nEp0117aRevista Hospitalidade; v. 13: Número Especial Realidade Aumentada; 01-172179-91641807-975Xreponame:Revista Hospitalidadeinstname:Universidade Anhembi Morumbi (UAM)instacron:UAMporhttps://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/685/741São Paulo - Brasil2016-2016por aderênciaDireitos autorais 2016 Revista Hospitalidadeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-07-04T19:32:05Zoai:revhosp.emnuvens.com.br:article/685Revistahttps://www.revhosp.org/hospitalidadehttps://www.revhosp.org/hospitalidade/oairevhosp@revhosp.org||sergiomoretti@uol.com.br2179-91641807-975Xopendoar:2017-07-04T19:32:05Revista Hospitalidade - Universidade Anhembi Morumbi (UAM)false
dc.title.none.fl_str_mv Lazer, Virtualidade e Hospitalidade: a Prática do Pokémon Go entre Estudantes Universitários
title Lazer, Virtualidade e Hospitalidade: a Prática do Pokémon Go entre Estudantes Universitários
spellingShingle Lazer, Virtualidade e Hospitalidade: a Prática do Pokémon Go entre Estudantes Universitários
UVINHA, RICARDO RICCI
Ciências Sociais Aplicadas; Turismo.
Pokémon GO;Lazer virtual;Entretenimento;Hospitalidade;Ambiente universitário.
title_short Lazer, Virtualidade e Hospitalidade: a Prática do Pokémon Go entre Estudantes Universitários
title_full Lazer, Virtualidade e Hospitalidade: a Prática do Pokémon Go entre Estudantes Universitários
title_fullStr Lazer, Virtualidade e Hospitalidade: a Prática do Pokémon Go entre Estudantes Universitários
title_full_unstemmed Lazer, Virtualidade e Hospitalidade: a Prática do Pokémon Go entre Estudantes Universitários
title_sort Lazer, Virtualidade e Hospitalidade: a Prática do Pokémon Go entre Estudantes Universitários
author UVINHA, RICARDO RICCI
author_facet UVINHA, RICARDO RICCI
Marttuci, Giovanna Camargo
Bento, Gustavo da Costa
da Silva, Melissa
author_role author
author2 Marttuci, Giovanna Camargo
Bento, Gustavo da Costa
da Silva, Melissa
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv UVINHA, RICARDO RICCI
Marttuci, Giovanna Camargo
Bento, Gustavo da Costa
da Silva, Melissa
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências Sociais Aplicadas; Turismo.
Pokémon GO;Lazer virtual;Entretenimento;Hospitalidade;Ambiente universitário.
topic Ciências Sociais Aplicadas; Turismo.
Pokémon GO;Lazer virtual;Entretenimento;Hospitalidade;Ambiente universitário.
description Buscou-se, no presente trabalho, a abordagem do jogo Pokémon GO como uma forma de lazer virtual, com enfoque na influência que este possui no cotidiano dos alunos da Universidade de São Paulo - USP. Foram analisados os motivos que tornam o ambiente universitário mais propício para a disseminação da prática de Pokémon GO, levando em consideração fatores como a segurança dentro do campus, a utilização do tempo livre dentro da universidade e a influência dos colegas universitários, entre outros. O procedimento metodológico adotado foi o tipo qualitativo, combinando enfoques bibliográfico e de campo. A pesquisa bibliográfica foi realizada em livros, dissertações e recentes artigos científicos publicados sobre a temática do Pokémon GO. Já a pesquisa de campo compreendeu um questionário aplicado com jogadores de Pokémon GO escolhidos aleatoriamente e compreendidos dentre um grupo de alunos da Escola de Artes, Ciências e Humanidades – EACH/USP. Os resultados apontam para a importância em estudar e compreender esse recente sucesso mundial em termos de impacto nas atividades de lazer de seus jogadores, além de analisar fatores que envolvem os universitários com o jogo e como a EACH/USP tornou-se, involuntariamente, hospedeira de alunos praticantes de Pokémon GO.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-11-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Blind Peer-reviewed Article
Artículo revisado por pares
Artigo avaliado por blind peer review
Pesquisa Empírica de Campo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/685
10.21714/1807-975X.2016v13nEp0117a
url https://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/685
identifier_str_mv 10.21714/1807-975X.2016v13nEp0117a
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/685/741
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 Revista Hospitalidade
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 Revista Hospitalidade
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv São Paulo - Brasil
2016-2016
por aderência
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Anhembi Morumbi
publisher.none.fl_str_mv Universidade Anhembi Morumbi
dc.source.none.fl_str_mv Revista Hospitalidade; v. 13: Número Especial Realidade Aumentada; 01-17
2179-9164
1807-975X
reponame:Revista Hospitalidade
instname:Universidade Anhembi Morumbi (UAM)
instacron:UAM
instname_str Universidade Anhembi Morumbi (UAM)
instacron_str UAM
institution UAM
reponame_str Revista Hospitalidade
collection Revista Hospitalidade
repository.name.fl_str_mv Revista Hospitalidade - Universidade Anhembi Morumbi (UAM)
repository.mail.fl_str_mv revhosp@revhosp.org||sergiomoretti@uol.com.br
_version_ 1750318300577923072