CONSUMO CONSPÍCUO: PERSPECTIVA DE FIDELIZAÇÃO DO CONSUMIDOR LGBT NO SETOR DE TURISMO BRASILEIRO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Laura Maria Aguiar
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Vasconcelos, Ernanda Gabrielly da Silva, Maia, Mayara Raquel de Assis, Palmeira, Pollyana Soares Alves, Leite, José Carlos de Lacerda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Hospitalidade
Texto Completo: https://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/781
Resumo: Em um mercado cada vez mais competitivo, além de valorizar a satisfação do cliente, deve-se investir em sua fidelização. Os profissionais de mercado precisam posicionar seus objetivos e estratégias empresariais visando encantar o consumidor, sobretudo o LGBT, em suas necessidades e desejos próprios. Baseando-se nisso, o presente estudo tem como objetivo avaliar a fidelização dos consumidores LGBT face à Teoria do Consumo Conspícuo, destacando o setor de turismo brasileiro, respaldando-se no modelo de Hyun e Han (2015). Para tanto, aplicou-se uma pesquisa do tipo survey, utilizando questionário direcionado ao público LGBT em todo o Brasil, obtendo-se a amostra de 101 respondentes, dentre 21 estados brasileiros. Pôde-se observar que a fidelização do consumidor LGBT em determinada marca de turismo e, por consequência, sua propensão a pagar um preço maior está relacionado, principalmente, a fatores conspícuos como o status que as viagens proporcionarão à percepção de outros consumidores, uma vez que traz visibilidade ao viajante, e ao sentimento de bem-estar e realização por estar usufruindo desses serviços.
id UAM-1_edb7455c45aeb58b2b53d6e74a6c005e
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/781
network_acronym_str UAM-1
network_name_str Revista Hospitalidade
repository_id_str
spelling CONSUMO CONSPÍCUO: PERSPECTIVA DE FIDELIZAÇÃO DO CONSUMIDOR LGBT NO SETOR DE TURISMO BRASILEIROConsumo ConspícuoConsumidor LGBTFidelização do clienteSetor de turismo brasileiro.Em um mercado cada vez mais competitivo, além de valorizar a satisfação do cliente, deve-se investir em sua fidelização. Os profissionais de mercado precisam posicionar seus objetivos e estratégias empresariais visando encantar o consumidor, sobretudo o LGBT, em suas necessidades e desejos próprios. Baseando-se nisso, o presente estudo tem como objetivo avaliar a fidelização dos consumidores LGBT face à Teoria do Consumo Conspícuo, destacando o setor de turismo brasileiro, respaldando-se no modelo de Hyun e Han (2015). Para tanto, aplicou-se uma pesquisa do tipo survey, utilizando questionário direcionado ao público LGBT em todo o Brasil, obtendo-se a amostra de 101 respondentes, dentre 21 estados brasileiros. Pôde-se observar que a fidelização do consumidor LGBT em determinada marca de turismo e, por consequência, sua propensão a pagar um preço maior está relacionado, principalmente, a fatores conspícuos como o status que as viagens proporcionarão à percepção de outros consumidores, uma vez que traz visibilidade ao viajante, e ao sentimento de bem-estar e realização por estar usufruindo desses serviços.Universidade Anhembi Morumbi2019-01-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionBlind Peer-reviewed ArticleArtículo revisado por paresArtigo avaliado por blind peer reviewMétodos quantitativos; Modelagem de Equações Estruturais.application/pdftext/htmlhttps://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/78110.21714/2179-9164.2018v15n2.005Revista Hospitalidade; 2018. V.15 n2; 84-1022179-91641807-975Xreponame:Revista Hospitalidadeinstname:Universidade Anhembi Morumbi (ANHEMBI)instacron:UAMporhttps://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/781/pdfhttps://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/781/htmlCopyright (c) 2019 Revista Hospitalidadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Laura Maria AguiarVasconcelos, Ernanda Gabrielly da SilvaMaia, Mayara Raquel de AssisPalmeira, Pollyana Soares AlvesLeite, José Carlos de Lacerda2019-01-30T21:38:26Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/781Revistahttps://www.revhosp.org/hospitalidadePRIhttps://www.revhosp.org/hospitalidade/oairevhosp@revhosp.org||sergiomoretti@uol.com.br2179-91641807-975Xopendoar:2019-01-30T21:38:26Revista Hospitalidade - Universidade Anhembi Morumbi (ANHEMBI)false
dc.title.none.fl_str_mv CONSUMO CONSPÍCUO: PERSPECTIVA DE FIDELIZAÇÃO DO CONSUMIDOR LGBT NO SETOR DE TURISMO BRASILEIRO
title CONSUMO CONSPÍCUO: PERSPECTIVA DE FIDELIZAÇÃO DO CONSUMIDOR LGBT NO SETOR DE TURISMO BRASILEIRO
spellingShingle CONSUMO CONSPÍCUO: PERSPECTIVA DE FIDELIZAÇÃO DO CONSUMIDOR LGBT NO SETOR DE TURISMO BRASILEIRO
Costa, Laura Maria Aguiar
Consumo Conspícuo
Consumidor LGBT
Fidelização do cliente
Setor de turismo brasileiro.
title_short CONSUMO CONSPÍCUO: PERSPECTIVA DE FIDELIZAÇÃO DO CONSUMIDOR LGBT NO SETOR DE TURISMO BRASILEIRO
title_full CONSUMO CONSPÍCUO: PERSPECTIVA DE FIDELIZAÇÃO DO CONSUMIDOR LGBT NO SETOR DE TURISMO BRASILEIRO
title_fullStr CONSUMO CONSPÍCUO: PERSPECTIVA DE FIDELIZAÇÃO DO CONSUMIDOR LGBT NO SETOR DE TURISMO BRASILEIRO
title_full_unstemmed CONSUMO CONSPÍCUO: PERSPECTIVA DE FIDELIZAÇÃO DO CONSUMIDOR LGBT NO SETOR DE TURISMO BRASILEIRO
title_sort CONSUMO CONSPÍCUO: PERSPECTIVA DE FIDELIZAÇÃO DO CONSUMIDOR LGBT NO SETOR DE TURISMO BRASILEIRO
author Costa, Laura Maria Aguiar
author_facet Costa, Laura Maria Aguiar
Vasconcelos, Ernanda Gabrielly da Silva
Maia, Mayara Raquel de Assis
Palmeira, Pollyana Soares Alves
Leite, José Carlos de Lacerda
author_role author
author2 Vasconcelos, Ernanda Gabrielly da Silva
Maia, Mayara Raquel de Assis
Palmeira, Pollyana Soares Alves
Leite, José Carlos de Lacerda
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Laura Maria Aguiar
Vasconcelos, Ernanda Gabrielly da Silva
Maia, Mayara Raquel de Assis
Palmeira, Pollyana Soares Alves
Leite, José Carlos de Lacerda
dc.subject.por.fl_str_mv Consumo Conspícuo
Consumidor LGBT
Fidelização do cliente
Setor de turismo brasileiro.
topic Consumo Conspícuo
Consumidor LGBT
Fidelização do cliente
Setor de turismo brasileiro.
description Em um mercado cada vez mais competitivo, além de valorizar a satisfação do cliente, deve-se investir em sua fidelização. Os profissionais de mercado precisam posicionar seus objetivos e estratégias empresariais visando encantar o consumidor, sobretudo o LGBT, em suas necessidades e desejos próprios. Baseando-se nisso, o presente estudo tem como objetivo avaliar a fidelização dos consumidores LGBT face à Teoria do Consumo Conspícuo, destacando o setor de turismo brasileiro, respaldando-se no modelo de Hyun e Han (2015). Para tanto, aplicou-se uma pesquisa do tipo survey, utilizando questionário direcionado ao público LGBT em todo o Brasil, obtendo-se a amostra de 101 respondentes, dentre 21 estados brasileiros. Pôde-se observar que a fidelização do consumidor LGBT em determinada marca de turismo e, por consequência, sua propensão a pagar um preço maior está relacionado, principalmente, a fatores conspícuos como o status que as viagens proporcionarão à percepção de outros consumidores, uma vez que traz visibilidade ao viajante, e ao sentimento de bem-estar e realização por estar usufruindo desses serviços.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Blind Peer-reviewed Article
Artículo revisado por pares
Artigo avaliado por blind peer review
Métodos quantitativos; Modelagem de Equações Estruturais.
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/781
10.21714/2179-9164.2018v15n2.005
url https://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/781
identifier_str_mv 10.21714/2179-9164.2018v15n2.005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/781/pdf
https://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/781/html
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Hospitalidade
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Hospitalidade
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Anhembi Morumbi
publisher.none.fl_str_mv Universidade Anhembi Morumbi
dc.source.none.fl_str_mv Revista Hospitalidade; 2018. V.15 n2; 84-102
2179-9164
1807-975X
reponame:Revista Hospitalidade
instname:Universidade Anhembi Morumbi (ANHEMBI)
instacron:UAM
instname_str Universidade Anhembi Morumbi (ANHEMBI)
instacron_str UAM
institution UAM
reponame_str Revista Hospitalidade
collection Revista Hospitalidade
repository.name.fl_str_mv Revista Hospitalidade - Universidade Anhembi Morumbi (ANHEMBI)
repository.mail.fl_str_mv revhosp@revhosp.org||sergiomoretti@uol.com.br
_version_ 1809463276454543360