CONSUMO CONSPÍCUO: PERSPECTIVA DE FIDELIZAÇÃO DO CONSUMIDOR LGBT NO SETOR DE TURISMO BRASILEIRO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Hospitalidade |
Texto Completo: | https://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/781 |
Resumo: | Em um mercado cada vez mais competitivo, além de valorizar a satisfação do cliente, deve-se investir em sua fidelização. Os profissionais de mercado precisam posicionar seus objetivos e estratégias empresariais visando encantar o consumidor, sobretudo o LGBT, em suas necessidades e desejos próprios. Baseando-se nisso, o presente estudo tem como objetivo avaliar a fidelização dos consumidores LGBT face à Teoria do Consumo Conspícuo, destacando o setor de turismo brasileiro, respaldando-se no modelo de Hyun e Han (2015). Para tanto, aplicou-se uma pesquisa do tipo survey, utilizando questionário direcionado ao público LGBT em todo o Brasil, obtendo-se a amostra de 101 respondentes, dentre 21 estados brasileiros. Pôde-se observar que a fidelização do consumidor LGBT em determinada marca de turismo e, por consequência, sua propensão a pagar um preço maior está relacionado, principalmente, a fatores conspícuos como o status que as viagens proporcionarão à percepção de outros consumidores, uma vez que traz visibilidade ao viajante, e ao sentimento de bem-estar e realização por estar usufruindo desses serviços. |
id |
UAM-1_edb7455c45aeb58b2b53d6e74a6c005e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/781 |
network_acronym_str |
UAM-1 |
network_name_str |
Revista Hospitalidade |
repository_id_str |
|
spelling |
CONSUMO CONSPÍCUO: PERSPECTIVA DE FIDELIZAÇÃO DO CONSUMIDOR LGBT NO SETOR DE TURISMO BRASILEIROConsumo ConspícuoConsumidor LGBTFidelização do clienteSetor de turismo brasileiro.Em um mercado cada vez mais competitivo, além de valorizar a satisfação do cliente, deve-se investir em sua fidelização. Os profissionais de mercado precisam posicionar seus objetivos e estratégias empresariais visando encantar o consumidor, sobretudo o LGBT, em suas necessidades e desejos próprios. Baseando-se nisso, o presente estudo tem como objetivo avaliar a fidelização dos consumidores LGBT face à Teoria do Consumo Conspícuo, destacando o setor de turismo brasileiro, respaldando-se no modelo de Hyun e Han (2015). Para tanto, aplicou-se uma pesquisa do tipo survey, utilizando questionário direcionado ao público LGBT em todo o Brasil, obtendo-se a amostra de 101 respondentes, dentre 21 estados brasileiros. Pôde-se observar que a fidelização do consumidor LGBT em determinada marca de turismo e, por consequência, sua propensão a pagar um preço maior está relacionado, principalmente, a fatores conspícuos como o status que as viagens proporcionarão à percepção de outros consumidores, uma vez que traz visibilidade ao viajante, e ao sentimento de bem-estar e realização por estar usufruindo desses serviços.Universidade Anhembi Morumbi2019-01-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionBlind Peer-reviewed ArticleArtículo revisado por paresArtigo avaliado por blind peer reviewMétodos quantitativos; Modelagem de Equações Estruturais.application/pdftext/htmlhttps://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/78110.21714/2179-9164.2018v15n2.005Revista Hospitalidade; 2018. V.15 n2; 84-1022179-91641807-975Xreponame:Revista Hospitalidadeinstname:Universidade Anhembi Morumbi (ANHEMBI)instacron:UAMporhttps://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/781/pdfhttps://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/781/htmlCopyright (c) 2019 Revista Hospitalidadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Laura Maria AguiarVasconcelos, Ernanda Gabrielly da SilvaMaia, Mayara Raquel de AssisPalmeira, Pollyana Soares AlvesLeite, José Carlos de Lacerda2019-01-30T21:38:26Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/781Revistahttps://www.revhosp.org/hospitalidadePRIhttps://www.revhosp.org/hospitalidade/oairevhosp@revhosp.org||sergiomoretti@uol.com.br2179-91641807-975Xopendoar:2019-01-30T21:38:26Revista Hospitalidade - Universidade Anhembi Morumbi (ANHEMBI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CONSUMO CONSPÍCUO: PERSPECTIVA DE FIDELIZAÇÃO DO CONSUMIDOR LGBT NO SETOR DE TURISMO BRASILEIRO |
title |
CONSUMO CONSPÍCUO: PERSPECTIVA DE FIDELIZAÇÃO DO CONSUMIDOR LGBT NO SETOR DE TURISMO BRASILEIRO |
spellingShingle |
CONSUMO CONSPÍCUO: PERSPECTIVA DE FIDELIZAÇÃO DO CONSUMIDOR LGBT NO SETOR DE TURISMO BRASILEIRO Costa, Laura Maria Aguiar Consumo Conspícuo Consumidor LGBT Fidelização do cliente Setor de turismo brasileiro. |
title_short |
CONSUMO CONSPÍCUO: PERSPECTIVA DE FIDELIZAÇÃO DO CONSUMIDOR LGBT NO SETOR DE TURISMO BRASILEIRO |
title_full |
CONSUMO CONSPÍCUO: PERSPECTIVA DE FIDELIZAÇÃO DO CONSUMIDOR LGBT NO SETOR DE TURISMO BRASILEIRO |
title_fullStr |
CONSUMO CONSPÍCUO: PERSPECTIVA DE FIDELIZAÇÃO DO CONSUMIDOR LGBT NO SETOR DE TURISMO BRASILEIRO |
title_full_unstemmed |
CONSUMO CONSPÍCUO: PERSPECTIVA DE FIDELIZAÇÃO DO CONSUMIDOR LGBT NO SETOR DE TURISMO BRASILEIRO |
title_sort |
CONSUMO CONSPÍCUO: PERSPECTIVA DE FIDELIZAÇÃO DO CONSUMIDOR LGBT NO SETOR DE TURISMO BRASILEIRO |
author |
Costa, Laura Maria Aguiar |
author_facet |
Costa, Laura Maria Aguiar Vasconcelos, Ernanda Gabrielly da Silva Maia, Mayara Raquel de Assis Palmeira, Pollyana Soares Alves Leite, José Carlos de Lacerda |
author_role |
author |
author2 |
Vasconcelos, Ernanda Gabrielly da Silva Maia, Mayara Raquel de Assis Palmeira, Pollyana Soares Alves Leite, José Carlos de Lacerda |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Laura Maria Aguiar Vasconcelos, Ernanda Gabrielly da Silva Maia, Mayara Raquel de Assis Palmeira, Pollyana Soares Alves Leite, José Carlos de Lacerda |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Consumo Conspícuo Consumidor LGBT Fidelização do cliente Setor de turismo brasileiro. |
topic |
Consumo Conspícuo Consumidor LGBT Fidelização do cliente Setor de turismo brasileiro. |
description |
Em um mercado cada vez mais competitivo, além de valorizar a satisfação do cliente, deve-se investir em sua fidelização. Os profissionais de mercado precisam posicionar seus objetivos e estratégias empresariais visando encantar o consumidor, sobretudo o LGBT, em suas necessidades e desejos próprios. Baseando-se nisso, o presente estudo tem como objetivo avaliar a fidelização dos consumidores LGBT face à Teoria do Consumo Conspícuo, destacando o setor de turismo brasileiro, respaldando-se no modelo de Hyun e Han (2015). Para tanto, aplicou-se uma pesquisa do tipo survey, utilizando questionário direcionado ao público LGBT em todo o Brasil, obtendo-se a amostra de 101 respondentes, dentre 21 estados brasileiros. Pôde-se observar que a fidelização do consumidor LGBT em determinada marca de turismo e, por consequência, sua propensão a pagar um preço maior está relacionado, principalmente, a fatores conspícuos como o status que as viagens proporcionarão à percepção de outros consumidores, uma vez que traz visibilidade ao viajante, e ao sentimento de bem-estar e realização por estar usufruindo desses serviços. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-01-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Blind Peer-reviewed Article Artículo revisado por pares Artigo avaliado por blind peer review Métodos quantitativos; Modelagem de Equações Estruturais. |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/781 10.21714/2179-9164.2018v15n2.005 |
url |
https://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/781 |
identifier_str_mv |
10.21714/2179-9164.2018v15n2.005 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/781/pdf https://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/781/html |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Hospitalidade info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Hospitalidade |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Anhembi Morumbi |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Anhembi Morumbi |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Hospitalidade; 2018. V.15 n2; 84-102 2179-9164 1807-975X reponame:Revista Hospitalidade instname:Universidade Anhembi Morumbi (ANHEMBI) instacron:UAM |
instname_str |
Universidade Anhembi Morumbi (ANHEMBI) |
instacron_str |
UAM |
institution |
UAM |
reponame_str |
Revista Hospitalidade |
collection |
Revista Hospitalidade |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Hospitalidade - Universidade Anhembi Morumbi (ANHEMBI) |
repository.mail.fl_str_mv |
revhosp@revhosp.org||sergiomoretti@uol.com.br |
_version_ |
1809463276454543360 |