Consumidores portugueses e garrafas reutilizáveis: uma análise sobre compra conspícua
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Diálogo com a Economia Criativa |
Texto Completo: | https://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/390 |
Resumo: | Consumo conspícuo e consumo sustentável parecem antagônicos, mas nem sempre o são. Esta pesquisa, quantitativa, objetivou perceber o comportamento dos consumidores portugueses em relação aos produtos sustentáveis (garrafas reutilizáveis), focando a relação atitudes-intenção de compra, verificando se valores de consumo estético, conspícuo e utilitário e normas sociais tem efeito de moderação nessa relação. A comparação social revelou-se importante, visando saber se as garrafas Sao consumidas conspicuamente. Do estudo 1, participaram 105 pessoas, sendo 69,5% do sexo feminino, com idades entre 18 e 55 anos, e identificou-se que o item que obteve maior percentagem (56,2%) foram as garrafas reutilizáveis. Do estudo 2, fizeram parte 524 pessoas, com idades entre 18 e 70 anos, a maioria (67%) do sexo feminino. Realizaram-se análises: fatorial confirmatória, cargas fatoriais de cada item, variância média extraída, confiabilidade composta, ômega de McDonald’s e correlação r de Pearson. Os resultados apontaram que as pessoas pensam nos produtos ecológicos como alternativas para proteger o planeta, já que consumo e uso de produtos feitos de materiais reciclados e sustentáveis ajudam nessa preservação. Observaram-se efeitos significativos nas relações entre atitudes e intenção de compra, e valores de consumo, normas sociais e comparação social não assumiram efeito de moderação significativo nessa relação. A comparação social não apresentou efeito significativo, mostrando que garrafas reutilizáveis não são consumidas conspicuamente. |
id |
ESPM-4_49e11298d8edf871e7ebadec5d5a54f6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.dialogo.espm.br:article/390 |
network_acronym_str |
ESPM-4 |
network_name_str |
Diálogo com a Economia Criativa |
repository_id_str |
|
spelling |
Consumidores portugueses e garrafas reutilizáveis: uma análise sobre compra conspícuaConsumo conspícuo. Garrafas reutilizáveis. Atitudes. Intenção de compra.Consumo conspícuo e consumo sustentável parecem antagônicos, mas nem sempre o são. Esta pesquisa, quantitativa, objetivou perceber o comportamento dos consumidores portugueses em relação aos produtos sustentáveis (garrafas reutilizáveis), focando a relação atitudes-intenção de compra, verificando se valores de consumo estético, conspícuo e utilitário e normas sociais tem efeito de moderação nessa relação. A comparação social revelou-se importante, visando saber se as garrafas Sao consumidas conspicuamente. Do estudo 1, participaram 105 pessoas, sendo 69,5% do sexo feminino, com idades entre 18 e 55 anos, e identificou-se que o item que obteve maior percentagem (56,2%) foram as garrafas reutilizáveis. Do estudo 2, fizeram parte 524 pessoas, com idades entre 18 e 70 anos, a maioria (67%) do sexo feminino. Realizaram-se análises: fatorial confirmatória, cargas fatoriais de cada item, variância média extraída, confiabilidade composta, ômega de McDonald’s e correlação r de Pearson. Os resultados apontaram que as pessoas pensam nos produtos ecológicos como alternativas para proteger o planeta, já que consumo e uso de produtos feitos de materiais reciclados e sustentáveis ajudam nessa preservação. Observaram-se efeitos significativos nas relações entre atitudes e intenção de compra, e valores de consumo, normas sociais e comparação social não assumiram efeito de moderação significativo nessa relação. A comparação social não apresentou efeito significativo, mostrando que garrafas reutilizáveis não são consumidas conspicuamente. Escola Superior de Propaganda e Marketing2022-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/390Journal Dialogue with Creative Economy; Vol. 7 No. 20 (2022): Dossiê Consumo e Sociabilidades 3: consumo em tempos de pandemia.Diálogo com a Economia Criativa; v. 7 n. 20 (2022): Dossiê Consumo e Sociabilidades 3: consumo em tempos de pandemia.2525-2828reponame:Diálogo com a Economia Criativainstname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)instacron:ESPMporhttps://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/390/327Copyright (c) 2022 Silvia Rafaela Pinto Ribeiro, Luciane Albuquerque Sá de Souza, Samuel Lincoln Bezerra Linshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro, Silvia Rafaela PintoSouza, Luciane Albuquerque Sá deLins, Samuel Lincoln Bezerra2023-02-03T13:58:23Zoai:ojs.dialogo.espm.br:article/390Revistahttps://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/ONGhttps://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/oai||revistadcec-rj@espm.br2525-28282525-2828opendoar:2023-02-03T13:58:23Diálogo com a Economia Criativa - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Consumidores portugueses e garrafas reutilizáveis: uma análise sobre compra conspícua |
title |
Consumidores portugueses e garrafas reutilizáveis: uma análise sobre compra conspícua |
spellingShingle |
Consumidores portugueses e garrafas reutilizáveis: uma análise sobre compra conspícua Ribeiro, Silvia Rafaela Pinto Consumo conspícuo. Garrafas reutilizáveis. Atitudes. Intenção de compra. |
title_short |
Consumidores portugueses e garrafas reutilizáveis: uma análise sobre compra conspícua |
title_full |
Consumidores portugueses e garrafas reutilizáveis: uma análise sobre compra conspícua |
title_fullStr |
Consumidores portugueses e garrafas reutilizáveis: uma análise sobre compra conspícua |
title_full_unstemmed |
Consumidores portugueses e garrafas reutilizáveis: uma análise sobre compra conspícua |
title_sort |
Consumidores portugueses e garrafas reutilizáveis: uma análise sobre compra conspícua |
author |
Ribeiro, Silvia Rafaela Pinto |
author_facet |
Ribeiro, Silvia Rafaela Pinto Souza, Luciane Albuquerque Sá de Lins, Samuel Lincoln Bezerra |
author_role |
author |
author2 |
Souza, Luciane Albuquerque Sá de Lins, Samuel Lincoln Bezerra |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Silvia Rafaela Pinto Souza, Luciane Albuquerque Sá de Lins, Samuel Lincoln Bezerra |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Consumo conspícuo. Garrafas reutilizáveis. Atitudes. Intenção de compra. |
topic |
Consumo conspícuo. Garrafas reutilizáveis. Atitudes. Intenção de compra. |
description |
Consumo conspícuo e consumo sustentável parecem antagônicos, mas nem sempre o são. Esta pesquisa, quantitativa, objetivou perceber o comportamento dos consumidores portugueses em relação aos produtos sustentáveis (garrafas reutilizáveis), focando a relação atitudes-intenção de compra, verificando se valores de consumo estético, conspícuo e utilitário e normas sociais tem efeito de moderação nessa relação. A comparação social revelou-se importante, visando saber se as garrafas Sao consumidas conspicuamente. Do estudo 1, participaram 105 pessoas, sendo 69,5% do sexo feminino, com idades entre 18 e 55 anos, e identificou-se que o item que obteve maior percentagem (56,2%) foram as garrafas reutilizáveis. Do estudo 2, fizeram parte 524 pessoas, com idades entre 18 e 70 anos, a maioria (67%) do sexo feminino. Realizaram-se análises: fatorial confirmatória, cargas fatoriais de cada item, variância média extraída, confiabilidade composta, ômega de McDonald’s e correlação r de Pearson. Os resultados apontaram que as pessoas pensam nos produtos ecológicos como alternativas para proteger o planeta, já que consumo e uso de produtos feitos de materiais reciclados e sustentáveis ajudam nessa preservação. Observaram-se efeitos significativos nas relações entre atitudes e intenção de compra, e valores de consumo, normas sociais e comparação social não assumiram efeito de moderação significativo nessa relação. A comparação social não apresentou efeito significativo, mostrando que garrafas reutilizáveis não são consumidas conspicuamente. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-05-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/390 |
url |
https://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/390 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/390/327 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Propaganda e Marketing |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Propaganda e Marketing |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal Dialogue with Creative Economy; Vol. 7 No. 20 (2022): Dossiê Consumo e Sociabilidades 3: consumo em tempos de pandemia. Diálogo com a Economia Criativa; v. 7 n. 20 (2022): Dossiê Consumo e Sociabilidades 3: consumo em tempos de pandemia. 2525-2828 reponame:Diálogo com a Economia Criativa instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) instacron:ESPM |
instname_str |
Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) |
instacron_str |
ESPM |
institution |
ESPM |
reponame_str |
Diálogo com a Economia Criativa |
collection |
Diálogo com a Economia Criativa |
repository.name.fl_str_mv |
Diálogo com a Economia Criativa - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistadcec-rj@espm.br |
_version_ |
1797231688692006912 |