Realidade Aumentada no Turismo: Estudo do Jogo Pokemón Go
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Hospitalidade |
Texto Completo: | https://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/681 |
Resumo: | A realidade aumentada e os jogos eletrônicos surgem como a possibilidade do turista realizar uma nova forma de turismo podendo ter uma interatividade virtual nos locais reais. Sendo assim o presente trabalho teve como objeto de estudo o jogo Pokémon GO o qual utiliza tal tecnologia. Objetivou-se analisar a interação do indivíduo com os espaços urbanos a partir do jogo com vistas a apontar possibilidades de utilização do jogo para auxiliar no turismo. Para tal fim, a metodologia empregada foi à qualitativa exploratória, por meio de entrevistas com jogadores de Pokémon GO. Como resultados observa-se que a tecnologia utilizada pelo jogo pesquisado propicia a experiência no destino turístico pela própria comunidade e por turistas, sendo assim estimulando a visitação turística.Palavras-chave: Turismo; Realidade Aumentada; Jogos; Pokémon GO; Ponta Grossa-Paraná. |
id |
UAM-1_f4be41e6005ba5243fd512f00ffc9386 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revhosp.emnuvens.com.br:article/681 |
network_acronym_str |
UAM-1 |
network_name_str |
Revista Hospitalidade |
repository_id_str |
|
spelling |
Realidade Aumentada no Turismo: Estudo do Jogo Pokemón GoCiências Sociais Aplicadas; Turismo;Turismo; Realidade Aumentada; Jogos; Pokémon GO; Ponta Grossa-Paraná.A realidade aumentada e os jogos eletrônicos surgem como a possibilidade do turista realizar uma nova forma de turismo podendo ter uma interatividade virtual nos locais reais. Sendo assim o presente trabalho teve como objeto de estudo o jogo Pokémon GO o qual utiliza tal tecnologia. Objetivou-se analisar a interação do indivíduo com os espaços urbanos a partir do jogo com vistas a apontar possibilidades de utilização do jogo para auxiliar no turismo. Para tal fim, a metodologia empregada foi à qualitativa exploratória, por meio de entrevistas com jogadores de Pokémon GO. Como resultados observa-se que a tecnologia utilizada pelo jogo pesquisado propicia a experiência no destino turístico pela própria comunidade e por turistas, sendo assim estimulando a visitação turística.Palavras-chave: Turismo; Realidade Aumentada; Jogos; Pokémon GO; Ponta Grossa-Paraná.Universidade Anhembi MorumbiSouza, Adriely Andrade eHorodyski, Graziela ScaliseMedeiros, Mirna de Lima2016-11-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionBlind Peer-reviewed ArticleArtículo revisado por paresArtigo avaliado por blind peer reviewapplication/pdfhttps://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/68110.21714/1807-975X.2016v13nEp0121Revista Hospitalidade; v. 13: Número Especial Realidade Aumentada; 01-212179-91641807-975Xreponame:Revista Hospitalidadeinstname:Universidade Anhembi Morumbi (UAM)instacron:UAMporhttps://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/681/736Ponta Grossa -ParanáDireitos autorais 2016 Revista Hospitalidadeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-07-04T19:36:26Zoai:revhosp.emnuvens.com.br:article/681Revistahttps://www.revhosp.org/hospitalidadehttps://www.revhosp.org/hospitalidade/oairevhosp@revhosp.org||sergiomoretti@uol.com.br2179-91641807-975Xopendoar:2017-07-04T19:36:26Revista Hospitalidade - Universidade Anhembi Morumbi (UAM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Realidade Aumentada no Turismo: Estudo do Jogo Pokemón Go |
title |
Realidade Aumentada no Turismo: Estudo do Jogo Pokemón Go |
spellingShingle |
Realidade Aumentada no Turismo: Estudo do Jogo Pokemón Go Souza, Adriely Andrade e Ciências Sociais Aplicadas; Turismo; Turismo; Realidade Aumentada; Jogos; Pokémon GO; Ponta Grossa-Paraná. |
title_short |
Realidade Aumentada no Turismo: Estudo do Jogo Pokemón Go |
title_full |
Realidade Aumentada no Turismo: Estudo do Jogo Pokemón Go |
title_fullStr |
Realidade Aumentada no Turismo: Estudo do Jogo Pokemón Go |
title_full_unstemmed |
Realidade Aumentada no Turismo: Estudo do Jogo Pokemón Go |
title_sort |
Realidade Aumentada no Turismo: Estudo do Jogo Pokemón Go |
author |
Souza, Adriely Andrade e |
author_facet |
Souza, Adriely Andrade e Horodyski, Graziela Scalise Medeiros, Mirna de Lima |
author_role |
author |
author2 |
Horodyski, Graziela Scalise Medeiros, Mirna de Lima |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Adriely Andrade e Horodyski, Graziela Scalise Medeiros, Mirna de Lima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências Sociais Aplicadas; Turismo; Turismo; Realidade Aumentada; Jogos; Pokémon GO; Ponta Grossa-Paraná. |
topic |
Ciências Sociais Aplicadas; Turismo; Turismo; Realidade Aumentada; Jogos; Pokémon GO; Ponta Grossa-Paraná. |
description |
A realidade aumentada e os jogos eletrônicos surgem como a possibilidade do turista realizar uma nova forma de turismo podendo ter uma interatividade virtual nos locais reais. Sendo assim o presente trabalho teve como objeto de estudo o jogo Pokémon GO o qual utiliza tal tecnologia. Objetivou-se analisar a interação do indivíduo com os espaços urbanos a partir do jogo com vistas a apontar possibilidades de utilização do jogo para auxiliar no turismo. Para tal fim, a metodologia empregada foi à qualitativa exploratória, por meio de entrevistas com jogadores de Pokémon GO. Como resultados observa-se que a tecnologia utilizada pelo jogo pesquisado propicia a experiência no destino turístico pela própria comunidade e por turistas, sendo assim estimulando a visitação turística.Palavras-chave: Turismo; Realidade Aumentada; Jogos; Pokémon GO; Ponta Grossa-Paraná. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-11-24 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Blind Peer-reviewed Article Artículo revisado por pares Artigo avaliado por blind peer review |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/681 10.21714/1807-975X.2016v13nEp0121 |
url |
https://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/681 |
identifier_str_mv |
10.21714/1807-975X.2016v13nEp0121 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/681/736 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2016 Revista Hospitalidade info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2016 Revista Hospitalidade |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Ponta Grossa -Paraná |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Anhembi Morumbi |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Anhembi Morumbi |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Hospitalidade; v. 13: Número Especial Realidade Aumentada; 01-21 2179-9164 1807-975X reponame:Revista Hospitalidade instname:Universidade Anhembi Morumbi (UAM) instacron:UAM |
instname_str |
Universidade Anhembi Morumbi (UAM) |
instacron_str |
UAM |
institution |
UAM |
reponame_str |
Revista Hospitalidade |
collection |
Revista Hospitalidade |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Hospitalidade - Universidade Anhembi Morumbi (UAM) |
repository.mail.fl_str_mv |
revhosp@revhosp.org||sergiomoretti@uol.com.br |
_version_ |
1750318300236087296 |