Realidade Aumentada no Turismo: Estudo do Jogo Pokemón Go

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Adriely Andrade e
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Horodyski, Graziela Scalise, Medeiros, Mirna de Lima
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Hospitalidade
Texto Completo: https://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/681
Resumo: A realidade aumentada e os jogos eletrônicos surgem como a possibilidade do turista realizar uma nova forma de turismo podendo ter uma interatividade virtual nos locais reais. Sendo assim o presente trabalho teve como objeto de estudo o jogo Pokémon GO o qual utiliza tal tecnologia. Objetivou-se analisar a interação do indivíduo com os espaços urbanos a partir do jogo com vistas a apontar possibilidades de utilização do jogo para auxiliar no turismo. Para tal fim, a metodologia empregada foi à qualitativa exploratória, por meio de entrevistas com jogadores de Pokémon GO. Como resultados observa-se que a tecnologia utilizada pelo jogo pesquisado propicia a experiência no destino turístico pela própria comunidade e por turistas, sendo assim estimulando a visitação turística.Palavras-chave: Turismo; Realidade Aumentada; Jogos; Pokémon GO; Ponta Grossa-Paraná.
id UAM-1_f4be41e6005ba5243fd512f00ffc9386
oai_identifier_str oai:revhosp.emnuvens.com.br:article/681
network_acronym_str UAM-1
network_name_str Revista Hospitalidade
repository_id_str
spelling Realidade Aumentada no Turismo: Estudo do Jogo Pokemón GoCiências Sociais Aplicadas; Turismo;Turismo; Realidade Aumentada; Jogos; Pokémon GO; Ponta Grossa-Paraná.A realidade aumentada e os jogos eletrônicos surgem como a possibilidade do turista realizar uma nova forma de turismo podendo ter uma interatividade virtual nos locais reais. Sendo assim o presente trabalho teve como objeto de estudo o jogo Pokémon GO o qual utiliza tal tecnologia. Objetivou-se analisar a interação do indivíduo com os espaços urbanos a partir do jogo com vistas a apontar possibilidades de utilização do jogo para auxiliar no turismo. Para tal fim, a metodologia empregada foi à qualitativa exploratória, por meio de entrevistas com jogadores de Pokémon GO. Como resultados observa-se que a tecnologia utilizada pelo jogo pesquisado propicia a experiência no destino turístico pela própria comunidade e por turistas, sendo assim estimulando a visitação turística.Palavras-chave: Turismo; Realidade Aumentada; Jogos; Pokémon GO; Ponta Grossa-Paraná.Universidade Anhembi MorumbiSouza, Adriely Andrade eHorodyski, Graziela ScaliseMedeiros, Mirna de Lima2016-11-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionBlind Peer-reviewed ArticleArtículo revisado por paresArtigo avaliado por blind peer reviewapplication/pdfhttps://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/68110.21714/1807-975X.2016v13nEp0121Revista Hospitalidade; v. 13: Número Especial Realidade Aumentada; 01-212179-91641807-975Xreponame:Revista Hospitalidadeinstname:Universidade Anhembi Morumbi (UAM)instacron:UAMporhttps://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/681/736Ponta Grossa -ParanáDireitos autorais 2016 Revista Hospitalidadeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-07-04T19:36:26Zoai:revhosp.emnuvens.com.br:article/681Revistahttps://www.revhosp.org/hospitalidadehttps://www.revhosp.org/hospitalidade/oairevhosp@revhosp.org||sergiomoretti@uol.com.br2179-91641807-975Xopendoar:2017-07-04T19:36:26Revista Hospitalidade - Universidade Anhembi Morumbi (UAM)false
dc.title.none.fl_str_mv Realidade Aumentada no Turismo: Estudo do Jogo Pokemón Go
title Realidade Aumentada no Turismo: Estudo do Jogo Pokemón Go
spellingShingle Realidade Aumentada no Turismo: Estudo do Jogo Pokemón Go
Souza, Adriely Andrade e
Ciências Sociais Aplicadas; Turismo;
Turismo; Realidade Aumentada; Jogos; Pokémon GO; Ponta Grossa-Paraná.
title_short Realidade Aumentada no Turismo: Estudo do Jogo Pokemón Go
title_full Realidade Aumentada no Turismo: Estudo do Jogo Pokemón Go
title_fullStr Realidade Aumentada no Turismo: Estudo do Jogo Pokemón Go
title_full_unstemmed Realidade Aumentada no Turismo: Estudo do Jogo Pokemón Go
title_sort Realidade Aumentada no Turismo: Estudo do Jogo Pokemón Go
author Souza, Adriely Andrade e
author_facet Souza, Adriely Andrade e
Horodyski, Graziela Scalise
Medeiros, Mirna de Lima
author_role author
author2 Horodyski, Graziela Scalise
Medeiros, Mirna de Lima
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Adriely Andrade e
Horodyski, Graziela Scalise
Medeiros, Mirna de Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências Sociais Aplicadas; Turismo;
Turismo; Realidade Aumentada; Jogos; Pokémon GO; Ponta Grossa-Paraná.
topic Ciências Sociais Aplicadas; Turismo;
Turismo; Realidade Aumentada; Jogos; Pokémon GO; Ponta Grossa-Paraná.
description A realidade aumentada e os jogos eletrônicos surgem como a possibilidade do turista realizar uma nova forma de turismo podendo ter uma interatividade virtual nos locais reais. Sendo assim o presente trabalho teve como objeto de estudo o jogo Pokémon GO o qual utiliza tal tecnologia. Objetivou-se analisar a interação do indivíduo com os espaços urbanos a partir do jogo com vistas a apontar possibilidades de utilização do jogo para auxiliar no turismo. Para tal fim, a metodologia empregada foi à qualitativa exploratória, por meio de entrevistas com jogadores de Pokémon GO. Como resultados observa-se que a tecnologia utilizada pelo jogo pesquisado propicia a experiência no destino turístico pela própria comunidade e por turistas, sendo assim estimulando a visitação turística.Palavras-chave: Turismo; Realidade Aumentada; Jogos; Pokémon GO; Ponta Grossa-Paraná.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-11-24
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Blind Peer-reviewed Article
Artículo revisado por pares
Artigo avaliado por blind peer review
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/681
10.21714/1807-975X.2016v13nEp0121
url https://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/681
identifier_str_mv 10.21714/1807-975X.2016v13nEp0121
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/681/736
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 Revista Hospitalidade
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 Revista Hospitalidade
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Ponta Grossa -Paraná


dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Anhembi Morumbi
publisher.none.fl_str_mv Universidade Anhembi Morumbi
dc.source.none.fl_str_mv Revista Hospitalidade; v. 13: Número Especial Realidade Aumentada; 01-21
2179-9164
1807-975X
reponame:Revista Hospitalidade
instname:Universidade Anhembi Morumbi (UAM)
instacron:UAM
instname_str Universidade Anhembi Morumbi (UAM)
instacron_str UAM
institution UAM
reponame_str Revista Hospitalidade
collection Revista Hospitalidade
repository.name.fl_str_mv Revista Hospitalidade - Universidade Anhembi Morumbi (UAM)
repository.mail.fl_str_mv revhosp@revhosp.org||sergiomoretti@uol.com.br
_version_ 1750318300236087296