A dinâmica familiar como fator promotor de dificuldades de aprendizagem: uma afirmação possível?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Jacy Cristina Cerqueira
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNICAP
Texto Completo: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/249
Resumo: The number of children who present problems in learning has been increasing. Analyzing this fact, the task of this dissertation points the phenomenon above the psychology view focalizing the family or the dynamic family as the main reason to children when they have problems in learning; to understand the dynamic family that make difficulties in each of its components. Have the standards been adopted in new families that promote this sensation of incapacity? What are the measurements corrections and preventions ones that can be done or not? To answer these questions was used a methodology of background knowledge and the main idea from this indirect interview was the research done in Maceió city, in the state of Alagoas with three mothers who have children having difficulties in learning. All of them studying in a private school. The results confirm the complexity involving social, cultural and educational aspects shown in this task and the importance of a dynamic family as a path to manage these families
id UCAP_3f8896c29292fde8e50db619285d2395
oai_identifier_str oai:tede2.unicap.br:tede/249
network_acronym_str UCAP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNICAP
repository_id_str 4646
spelling Lima, Albenise de OliveiraCPF:09753923449http://lattes.cnpq.br/7796825725927994Dias, Cristina Maria de Souza BritoCPF:07046502404http://lattes.cnpq.br/3528859018436620Dias, Maria da Graça Bompastor BorgesCPF:00000000089http://lattes.cnpq.br/2710891689598599CPF:02129793452http://lattes.cnpq.br/9458628352288479Araújo, Jacy Cristina Cerqueira2017-06-01T18:09:01Z2007-05-292007-03-29ARAÚJO, Jacy Cristina Cerqueira. A dinâmica familiar como fator promotor de dificuldades de aprendizagem: uma afirmação possível?. 2007. 68 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia Clínica) - Universidade Católica de Pernambuco, Recife, 2007.http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/249The number of children who present problems in learning has been increasing. Analyzing this fact, the task of this dissertation points the phenomenon above the psychology view focalizing the family or the dynamic family as the main reason to children when they have problems in learning; to understand the dynamic family that make difficulties in each of its components. Have the standards been adopted in new families that promote this sensation of incapacity? What are the measurements corrections and preventions ones that can be done or not? To answer these questions was used a methodology of background knowledge and the main idea from this indirect interview was the research done in Maceió city, in the state of Alagoas with three mothers who have children having difficulties in learning. All of them studying in a private school. The results confirm the complexity involving social, cultural and educational aspects shown in this task and the importance of a dynamic family as a path to manage these familiesÉ cada vez maior o número de crianças que apresentam dificuldades de aprendizagem. Atento a este fato, o presente trabalho de dissertação estuda esse fenômeno sob a ótica da psicologia atendo-se, mais especificamente, à família ou dinâmica familiar como fator promotor das dificuldades de aprendizagem, no intuito de compreender que dinâmica familiar é a que produz essas dificuldades em seus componentes; que padrões estão sendo adotados nas novas famílias que promovem esta sensação de incapacidade; que medidas corretivas e preventivas podem e/ ou devem ser tomadas. Para responder a este objetivo foi utilizada uma metodologia de natureza qualitativa O instrumento de coleta de dados foi a entrevista semidirigida e o cenário da pesquisa foi a cidade de Maceió, capital do Estado de Alagoas. Foram entrevistados os pais de crianças, com dificuldades de aprendizagem, oriundas de escola particular. Os resultados reafirmam a densa gama de aspectos sociais, culturais, pedagógicos e cognitivos envolvidos nestas questões, bem como destacam a relevância da dinâmica familiar na gênese e manutenção das mesmasMade available in DSpace on 2017-06-01T18:09:01Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Jacy Cristina.pdf: 3211104 bytes, checksum: e625f647552af480ffc6f837f3caab3a (MD5) Previous issue date: 2007-03-29application/pdfporUniversidade Católica de PernambucoMestrado em Psicologia ClínicaUNICAPBRPsicologia Clínicapsicologia infantilpsicologia da aprendizagemfamiliapsicologia clínicadissertaçõeschild psychologypsychology of learningfamilyclinical psychologydissertationCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIAA dinâmica familiar como fator promotor de dificuldades de aprendizagem: uma afirmação possível?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNICAPinstname:Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP)instacron:UNICAPORIGINALJacy Cristina.pdfapplication/pdf3211104http://tede2.unicap.br:8080/tede/bitstream/tede/249/1/Jacy+Cristina.pdfe625f647552af480ffc6f837f3caab3aMD51tede/2492018-09-24 15:29:16.239oai:tede2.unicap.br:tede/249Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.unicap.br:8080/http://tede2.unicap.br:8080/oai/requestbiblioteca@unicap.br||biblioteca@unicap.bropendoar:46462018-09-24T18:29:16Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNICAP - Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP)false
dc.title.por.fl_str_mv A dinâmica familiar como fator promotor de dificuldades de aprendizagem: uma afirmação possível?
title A dinâmica familiar como fator promotor de dificuldades de aprendizagem: uma afirmação possível?
spellingShingle A dinâmica familiar como fator promotor de dificuldades de aprendizagem: uma afirmação possível?
Araújo, Jacy Cristina Cerqueira
psicologia infantil
psicologia da aprendizagem
familia
psicologia clínica
dissertações
child psychology
psychology of learning
family
clinical psychology
dissertation
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
title_short A dinâmica familiar como fator promotor de dificuldades de aprendizagem: uma afirmação possível?
title_full A dinâmica familiar como fator promotor de dificuldades de aprendizagem: uma afirmação possível?
title_fullStr A dinâmica familiar como fator promotor de dificuldades de aprendizagem: uma afirmação possível?
title_full_unstemmed A dinâmica familiar como fator promotor de dificuldades de aprendizagem: uma afirmação possível?
title_sort A dinâmica familiar como fator promotor de dificuldades de aprendizagem: uma afirmação possível?
author Araújo, Jacy Cristina Cerqueira
author_facet Araújo, Jacy Cristina Cerqueira
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lima, Albenise de Oliveira
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:09753923449
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7796825725927994
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Dias, Cristina Maria de Souza Brito
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv CPF:07046502404
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3528859018436620
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Dias, Maria da Graça Bompastor Borges
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv CPF:00000000089
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2710891689598599
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:02129793452
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9458628352288479
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Jacy Cristina Cerqueira
contributor_str_mv Lima, Albenise de Oliveira
Dias, Cristina Maria de Souza Brito
Dias, Maria da Graça Bompastor Borges
dc.subject.por.fl_str_mv psicologia infantil
psicologia da aprendizagem
familia
psicologia clínica
dissertações
topic psicologia infantil
psicologia da aprendizagem
familia
psicologia clínica
dissertações
child psychology
psychology of learning
family
clinical psychology
dissertation
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
dc.subject.eng.fl_str_mv child psychology
psychology of learning
family
clinical psychology
dissertation
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
description The number of children who present problems in learning has been increasing. Analyzing this fact, the task of this dissertation points the phenomenon above the psychology view focalizing the family or the dynamic family as the main reason to children when they have problems in learning; to understand the dynamic family that make difficulties in each of its components. Have the standards been adopted in new families that promote this sensation of incapacity? What are the measurements corrections and preventions ones that can be done or not? To answer these questions was used a methodology of background knowledge and the main idea from this indirect interview was the research done in Maceió city, in the state of Alagoas with three mothers who have children having difficulties in learning. All of them studying in a private school. The results confirm the complexity involving social, cultural and educational aspects shown in this task and the importance of a dynamic family as a path to manage these families
publishDate 2007
dc.date.available.fl_str_mv 2007-05-29
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-03-29
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-06-01T18:09:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ARAÚJO, Jacy Cristina Cerqueira. A dinâmica familiar como fator promotor de dificuldades de aprendizagem: uma afirmação possível?. 2007. 68 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia Clínica) - Universidade Católica de Pernambuco, Recife, 2007.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/249
identifier_str_mv ARAÚJO, Jacy Cristina Cerqueira. A dinâmica familiar como fator promotor de dificuldades de aprendizagem: uma afirmação possível?. 2007. 68 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia Clínica) - Universidade Católica de Pernambuco, Recife, 2007.
url http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/249
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Pernambuco
dc.publisher.program.fl_str_mv Mestrado em Psicologia Clínica
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNICAP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Psicologia Clínica
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Pernambuco
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNICAP
instname:Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP)
instacron:UNICAP
instname_str Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP)
instacron_str UNICAP
institution UNICAP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNICAP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNICAP
bitstream.url.fl_str_mv http://tede2.unicap.br:8080/tede/bitstream/tede/249/1/Jacy+Cristina.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv e625f647552af480ffc6f837f3caab3a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNICAP - Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@unicap.br||biblioteca@unicap.br
_version_ 1803085491269009408