A dinâmica familiar como fator promotor de dificuldades de aprendizagem: uma afirmação possível?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNICAP |
Texto Completo: | http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/249 |
Resumo: | The number of children who present problems in learning has been increasing. Analyzing this fact, the task of this dissertation points the phenomenon above the psychology view focalizing the family or the dynamic family as the main reason to children when they have problems in learning; to understand the dynamic family that make difficulties in each of its components. Have the standards been adopted in new families that promote this sensation of incapacity? What are the measurements corrections and preventions ones that can be done or not? To answer these questions was used a methodology of background knowledge and the main idea from this indirect interview was the research done in Maceió city, in the state of Alagoas with three mothers who have children having difficulties in learning. All of them studying in a private school. The results confirm the complexity involving social, cultural and educational aspects shown in this task and the importance of a dynamic family as a path to manage these families |
id |
UCAP_3f8896c29292fde8e50db619285d2395 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede2.unicap.br:tede/249 |
network_acronym_str |
UCAP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNICAP |
repository_id_str |
4646 |
spelling |
Lima, Albenise de OliveiraCPF:09753923449http://lattes.cnpq.br/7796825725927994Dias, Cristina Maria de Souza BritoCPF:07046502404http://lattes.cnpq.br/3528859018436620Dias, Maria da Graça Bompastor BorgesCPF:00000000089http://lattes.cnpq.br/2710891689598599CPF:02129793452http://lattes.cnpq.br/9458628352288479Araújo, Jacy Cristina Cerqueira2017-06-01T18:09:01Z2007-05-292007-03-29ARAÚJO, Jacy Cristina Cerqueira. A dinâmica familiar como fator promotor de dificuldades de aprendizagem: uma afirmação possível?. 2007. 68 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia Clínica) - Universidade Católica de Pernambuco, Recife, 2007.http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/249The number of children who present problems in learning has been increasing. Analyzing this fact, the task of this dissertation points the phenomenon above the psychology view focalizing the family or the dynamic family as the main reason to children when they have problems in learning; to understand the dynamic family that make difficulties in each of its components. Have the standards been adopted in new families that promote this sensation of incapacity? What are the measurements corrections and preventions ones that can be done or not? To answer these questions was used a methodology of background knowledge and the main idea from this indirect interview was the research done in Maceió city, in the state of Alagoas with three mothers who have children having difficulties in learning. All of them studying in a private school. The results confirm the complexity involving social, cultural and educational aspects shown in this task and the importance of a dynamic family as a path to manage these familiesÉ cada vez maior o número de crianças que apresentam dificuldades de aprendizagem. Atento a este fato, o presente trabalho de dissertação estuda esse fenômeno sob a ótica da psicologia atendo-se, mais especificamente, à família ou dinâmica familiar como fator promotor das dificuldades de aprendizagem, no intuito de compreender que dinâmica familiar é a que produz essas dificuldades em seus componentes; que padrões estão sendo adotados nas novas famílias que promovem esta sensação de incapacidade; que medidas corretivas e preventivas podem e/ ou devem ser tomadas. Para responder a este objetivo foi utilizada uma metodologia de natureza qualitativa O instrumento de coleta de dados foi a entrevista semidirigida e o cenário da pesquisa foi a cidade de Maceió, capital do Estado de Alagoas. Foram entrevistados os pais de crianças, com dificuldades de aprendizagem, oriundas de escola particular. Os resultados reafirmam a densa gama de aspectos sociais, culturais, pedagógicos e cognitivos envolvidos nestas questões, bem como destacam a relevância da dinâmica familiar na gênese e manutenção das mesmasMade available in DSpace on 2017-06-01T18:09:01Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Jacy Cristina.pdf: 3211104 bytes, checksum: e625f647552af480ffc6f837f3caab3a (MD5) Previous issue date: 2007-03-29application/pdfporUniversidade Católica de PernambucoMestrado em Psicologia ClínicaUNICAPBRPsicologia Clínicapsicologia infantilpsicologia da aprendizagemfamiliapsicologia clínicadissertaçõeschild psychologypsychology of learningfamilyclinical psychologydissertationCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIAA dinâmica familiar como fator promotor de dificuldades de aprendizagem: uma afirmação possível?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNICAPinstname:Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP)instacron:UNICAPORIGINALJacy Cristina.pdfapplication/pdf3211104http://tede2.unicap.br:8080/tede/bitstream/tede/249/1/Jacy+Cristina.pdfe625f647552af480ffc6f837f3caab3aMD51tede/2492018-09-24 15:29:16.239oai:tede2.unicap.br:tede/249Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.unicap.br:8080/http://tede2.unicap.br:8080/oai/requestbiblioteca@unicap.br||biblioteca@unicap.bropendoar:46462018-09-24T18:29:16Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNICAP - Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
A dinâmica familiar como fator promotor de dificuldades de aprendizagem: uma afirmação possível? |
title |
A dinâmica familiar como fator promotor de dificuldades de aprendizagem: uma afirmação possível? |
spellingShingle |
A dinâmica familiar como fator promotor de dificuldades de aprendizagem: uma afirmação possível? Araújo, Jacy Cristina Cerqueira psicologia infantil psicologia da aprendizagem familia psicologia clínica dissertações child psychology psychology of learning family clinical psychology dissertation CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
title_short |
A dinâmica familiar como fator promotor de dificuldades de aprendizagem: uma afirmação possível? |
title_full |
A dinâmica familiar como fator promotor de dificuldades de aprendizagem: uma afirmação possível? |
title_fullStr |
A dinâmica familiar como fator promotor de dificuldades de aprendizagem: uma afirmação possível? |
title_full_unstemmed |
A dinâmica familiar como fator promotor de dificuldades de aprendizagem: uma afirmação possível? |
title_sort |
A dinâmica familiar como fator promotor de dificuldades de aprendizagem: uma afirmação possível? |
author |
Araújo, Jacy Cristina Cerqueira |
author_facet |
Araújo, Jacy Cristina Cerqueira |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Lima, Albenise de Oliveira |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
CPF:09753923449 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7796825725927994 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Dias, Cristina Maria de Souza Brito |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
CPF:07046502404 |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3528859018436620 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Dias, Maria da Graça Bompastor Borges |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
CPF:00000000089 |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2710891689598599 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
CPF:02129793452 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9458628352288479 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araújo, Jacy Cristina Cerqueira |
contributor_str_mv |
Lima, Albenise de Oliveira Dias, Cristina Maria de Souza Brito Dias, Maria da Graça Bompastor Borges |
dc.subject.por.fl_str_mv |
psicologia infantil psicologia da aprendizagem familia psicologia clínica dissertações |
topic |
psicologia infantil psicologia da aprendizagem familia psicologia clínica dissertações child psychology psychology of learning family clinical psychology dissertation CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
child psychology psychology of learning family clinical psychology dissertation |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
description |
The number of children who present problems in learning has been increasing. Analyzing this fact, the task of this dissertation points the phenomenon above the psychology view focalizing the family or the dynamic family as the main reason to children when they have problems in learning; to understand the dynamic family that make difficulties in each of its components. Have the standards been adopted in new families that promote this sensation of incapacity? What are the measurements corrections and preventions ones that can be done or not? To answer these questions was used a methodology of background knowledge and the main idea from this indirect interview was the research done in Maceió city, in the state of Alagoas with three mothers who have children having difficulties in learning. All of them studying in a private school. The results confirm the complexity involving social, cultural and educational aspects shown in this task and the importance of a dynamic family as a path to manage these families |
publishDate |
2007 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2007-05-29 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2007-03-29 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-06-01T18:09:01Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
ARAÚJO, Jacy Cristina Cerqueira. A dinâmica familiar como fator promotor de dificuldades de aprendizagem: uma afirmação possível?. 2007. 68 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia Clínica) - Universidade Católica de Pernambuco, Recife, 2007. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/249 |
identifier_str_mv |
ARAÚJO, Jacy Cristina Cerqueira. A dinâmica familiar como fator promotor de dificuldades de aprendizagem: uma afirmação possível?. 2007. 68 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia Clínica) - Universidade Católica de Pernambuco, Recife, 2007. |
url |
http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/249 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Pernambuco |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Mestrado em Psicologia Clínica |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UNICAP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Psicologia Clínica |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Pernambuco |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNICAP instname:Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) instacron:UNICAP |
instname_str |
Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) |
instacron_str |
UNICAP |
institution |
UNICAP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNICAP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNICAP |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://tede2.unicap.br:8080/tede/bitstream/tede/249/1/Jacy+Cristina.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e625f647552af480ffc6f837f3caab3a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNICAP - Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca@unicap.br||biblioteca@unicap.br |
_version_ |
1811737512685600768 |