As expectativas dos professores de ciências da natureza, matemática e suas tecnologias sobre a reforma do ensino médio
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Data de Publicação: | 2018 |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UCB |
Texto Completo: | https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/12445 |
Resumo: | O objetivo da presente pesquisa é identificar as expectativas que os professores têm sobre a reforma do Ensino Médio. A Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017, faz as seguintes alterações no Ensino Médio: há o aumento da carga horária de 800 para 1400 horas; o currículo passa a ser composto por itinerários formativos e pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC); há a possibilidade de profissionais com notório saber ministrarem aulas de áreas relacionadas à sua formação; é instituída a Política de Fomento à implementação de Escolas do Ensino Médio em tempo integral, entre outras. Foi realizada uma pesquisa de base qualitativa com cinco professores da rede pública do Distrito Federal, na região administrativa de Taguatinga, para analisar quais suas expectativas sobre essa reforma. Os instrumentos utilizados para proceder com essa pesquisa foram análise documental e entrevista semiestruturada. Os resultados apontam a desinformação dos profissionais quanto à lei, visto que apenas um professor leu a lei completamente, e os demais professores somente leram parcialmente ou ouviram falar sobre a lei por meio da mídia ou conversas informais. Apesar da falta de informação oficial sobre a lei, eles têm boas expectativas sobre a reforma, porém, assinalam para o problema de infraestrutura das escolas, que necessitam de reformas para que haja possibilidade de que aconteçam as mudanças propostas pelo governo. |
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Silva, Diego Oliveira Nolasco daIgnácio, Diego Bruno de Sant’ Anna Gravina2019-10-25T17:19:49Z2019-10-212019-10-25T17:19:49Z2018-06-18IGNÁCIO, Diego Bruno de Sant’Anna Gravina. As expectativas dos professores de ciências da natureza, matemática e suas tecnologias sobre a reforma do ensino médio. 2018. 22 f. Artigo (Graduação em Física) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2018.https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/12445O objetivo da presente pesquisa é identificar as expectativas que os professores têm sobre a reforma do Ensino Médio. A Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017, faz as seguintes alterações no Ensino Médio: há o aumento da carga horária de 800 para 1400 horas; o currículo passa a ser composto por itinerários formativos e pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC); há a possibilidade de profissionais com notório saber ministrarem aulas de áreas relacionadas à sua formação; é instituída a Política de Fomento à implementação de Escolas do Ensino Médio em tempo integral, entre outras. Foi realizada uma pesquisa de base qualitativa com cinco professores da rede pública do Distrito Federal, na região administrativa de Taguatinga, para analisar quais suas expectativas sobre essa reforma. Os instrumentos utilizados para proceder com essa pesquisa foram análise documental e entrevista semiestruturada. Os resultados apontam a desinformação dos profissionais quanto à lei, visto que apenas um professor leu a lei completamente, e os demais professores somente leram parcialmente ou ouviram falar sobre a lei por meio da mídia ou conversas informais. Apesar da falta de informação oficial sobre a lei, eles têm boas expectativas sobre a reforma, porém, assinalam para o problema de infraestrutura das escolas, que necessitam de reformas para que haja possibilidade de que aconteçam as mudanças propostas pelo governo.The purpose of this research is to identify the expectations that teachers have about the High School restructuring. The law No. 13,415 of February 16, 2017, makes the following changes in High School: increasing the workload from 800 to 1400 hours, the curriculum will be composed of formative itineraries and the National Curricular Common Base (BNCC), professionals with notorious knowledge may teach classes in areas related to their training, implementation of full-time High School units, among others. A qualitative research was carried out with five teachers of the public network of the Federal District in the administrative region of Taguatinga to analyze their expectations about this reform. The instruments used to proceed with this research were documental analysis and semi-structured interviews. The results point to the disinformation of professionals as to the law, since only one teacher read the law completely to the other teachers or partially read or heard about the law, through the media or informal conversations. Despite the lack of official information about the law, they have good expectations about the restructuring, but they point to the problem of school physical organization, which needs to be improved so that the changes proposed by the government can happen.Submitted by Cláudia de Fátima Moura (claudiaf@ucb.br) on 2019-10-21T18:21:22Z No. of bitstreams: 1 DiegoBrunodeSant’AnnaGravinaIgnácioTCCGraduacao2018.pdf: 829120 bytes, checksum: 6c94e84f71f0e05b20fbaf09532d794c (MD5)Approved for entry into archive by Sara Ribeiro (sara.ribeiro@ucb.br) on 2019-10-25T17:19:49Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DiegoBrunodeSant’AnnaGravinaIgnácioTCCGraduacao2018.pdf: 829120 bytes, checksum: 6c94e84f71f0e05b20fbaf09532d794c (MD5)Made available in DSpace on 2019-10-25T17:19:49Z (GMT). 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O objetivo da presente pesquisa é identificar as expectativas que os professores têm sobre a reforma do Ensino Médio. A Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017, faz as seguintes alterações no Ensino Médio: há o aumento da carga horária de 800 para 1400 horas; o currículo passa a ser composto por itinerários formativos e pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC); há a possibilidade de profissionais com notório saber ministrarem aulas de áreas relacionadas à sua formação; é instituída a Política de Fomento à implementação de Escolas do Ensino Médio em tempo integral, entre outras. Foi realizada uma pesquisa de base qualitativa com cinco professores da rede pública do Distrito Federal, na região administrativa de Taguatinga, para analisar quais suas expectativas sobre essa reforma. Os instrumentos utilizados para proceder com essa pesquisa foram análise documental e entrevista semiestruturada. Os resultados apontam a desinformação dos profissionais quanto à lei, visto que apenas um professor leu a lei completamente, e os demais professores somente leram parcialmente ou ouviram falar sobre a lei por meio da mídia ou conversas informais. Apesar da falta de informação oficial sobre a lei, eles têm boas expectativas sobre a reforma, porém, assinalam para o problema de infraestrutura das escolas, que necessitam de reformas para que haja possibilidade de que aconteçam as mudanças propostas pelo governo. |
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