Habilidades de pensamento criativo em crianças institucionalizadas e não institucionalizadas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa Filho, Paulo Gomes de
Data de Publicação: 2003
Outros Autores: Alencar, Eunice Maria Lima Soriano de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCB
Texto Completo: http://twingo.ucb.br:8080/jspui/handle/10869/294
https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/7486
Resumo: Este estudo examinou diferenças em habilidades de pensamento criativo entre 25 crianças institucionalizadas e 30 crianças não institucionalizadas, sendo 23 do sexo masculino e 32 do sexo feminino. Todas responderam a um teste de natureza verbal da Bateria Torrance de Pensamento Criativo (Torrance, 1974) e ao Teste de Pensamento Criativo – Produção Divergente (Urban & Jellen, 1996). Não foram observadas diferenças significativas nas medidas de pensamento criativo entre crianças institucionalizadas e não institucionalizadas. Diferença significativa entre gêneros foi observada no Teste de Pensamento Criativo – Produção Divergente, a favor do gênero masculino, paralelamente a uma interação entre gênero e instituição neste teste. Observou-se também uma relação positiva entre os escores dos dois testes utilizados.
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spelling Sousa Filho, Paulo Gomes deAlencar, Eunice Maria Lima Soriano de2016-10-10T03:51:40Z2016-10-10T03:51:40Z2003SOUSA FILHO, Paulo Gomes de; ALENCAR, Eunice Maria Lima Soriano de. Habilidades de pensamento criativo em crianças institucionalizadas e não institucionalizadas. Revista Estudos de Psicologia, v. 20, n. 3, p. 23-35, 2003.http://twingo.ucb.br:8080/jspui/handle/10869/294https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/7486Este estudo examinou diferenças em habilidades de pensamento criativo entre 25 crianças institucionalizadas e 30 crianças não institucionalizadas, sendo 23 do sexo masculino e 32 do sexo feminino. Todas responderam a um teste de natureza verbal da Bateria Torrance de Pensamento Criativo (Torrance, 1974) e ao Teste de Pensamento Criativo – Produção Divergente (Urban & Jellen, 1996). Não foram observadas diferenças significativas nas medidas de pensamento criativo entre crianças institucionalizadas e não institucionalizadas. Diferença significativa entre gêneros foi observada no Teste de Pensamento Criativo – Produção Divergente, a favor do gênero masculino, paralelamente a uma interação entre gênero e instituição neste teste. Observou-se também uma relação positiva entre os escores dos dois testes utilizados.This study investigated the differences in creative thinking abilities among 25 institutionalized children and 30 non-institutionalized children, being 23 male and 30 female. These children answered a verbal test of the Torrance Tests of Creative Thinking (Torrance, 1974) and the Test of Creative Thinking – Divergent Production (Urban & Jellen, 1996). No significant differences were observed among male and female children in the creative thinking abilities. However, a significant difference between gender was observed in the Test of Creative Thinking – Divergent Production, to the advantage of the male gender as far as an interaction between gender and institutionalization in the same test. It was observed also, a positive relation among the scores of the tests.Made available in DSpace on 2016-10-10T03:51:40Z (GMT). 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This study investigated the differences in creative thinking abilities among 25 institutionalized children and 30 non-institutionalized children, being 23 male and 30 female. These children answered a verbal test of the Torrance Tests of Creative Thinking (Torrance, 1974) and the Test of Creative Thinking – Divergent Production (Urban & Jellen, 1996). No significant differences were observed among male and female children in the creative thinking abilities. However, a significant difference between gender was observed in the Test of Creative Thinking – Divergent Production, to the advantage of the male gender as far as an interaction between gender and institutionalization in the same test. It was observed also, a positive relation among the scores of the tests.
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