Conhecendo a experiência de crianças institucionalizadas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zem-Mascarenhas, Silvia Helena
Data de Publicação: 2001
Outros Autores: Dupas, Giselle
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41263
Resumo: The aim of this study was to know the experience of the institutionalized child and was guided by the theoretical referential of the " Symbolic Interactionism " and by the methodological referential of the " Grounded Theory". The data had been collected in two stages: the first one understood group activities and second stage consisted of personal interviews. The results had shown that the institutionalization occurred for abandonment and reject of the parents or for legal decision as a measure of child protection, having as context the poverty of its family. The child's experience is conflicting in relation to being institutionalized, because while he/she perceives the necessity of material gain, they miss their family, their home, their friends, and simply life outside.
id USP-24_bc627d70233e75dbc2e807e19e79f72e
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/41263
network_acronym_str USP-24
network_name_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository_id_str
spelling Conhecendo a experiência de crianças institucionalizadasLa experiencia del nino institucionalizadoInstitutionalized children and their experiencesInstitutionalized childPediatric nursingChildNino institucionalizadoEnfermería pediátricaNinoCriança institucionalizadaEnfermagem pediátricaCriançaThe aim of this study was to know the experience of the institutionalized child and was guided by the theoretical referential of the " Symbolic Interactionism " and by the methodological referential of the " Grounded Theory". The data had been collected in two stages: the first one understood group activities and second stage consisted of personal interviews. The results had shown that the institutionalization occurred for abandonment and reject of the parents or for legal decision as a measure of child protection, having as context the poverty of its family. The child's experience is conflicting in relation to being institutionalized, because while he/she perceives the necessity of material gain, they miss their family, their home, their friends, and simply life outside.Este estudo teve por objetivo conhecer a experiência da criança institucionalizada e foi norteado pelo referencial teórico do "Interacionismo Simbólico" e pelo referencial metodológico da "Teoria Fundamentada nos Dados". Os dados foram coletados por meio de duas etapas: a primeira compreendeu atividades em grupo e a segunda consistiu em entrevistas individuais. Os resultados mostraram que a institucionalização ocorreu por abandono e rejeição dos pais ou por decisão jurídica como medida de proteção à criança, tendo como contexto a pobreza de sua família. A experiência da criança é conflituosa com relação à institucionalização, pois percebe ter recursos materiais, mas sente falta da família, da casa, dos amigos, enfim, da vida fora dali.La puntería de este estudio era saber la experiencia del nino institucionalizado y fue dirigida por la referencia teorica del "Interacionismo Simbólico" y por la referencia metodologica del "Teoria Fundamentada en los Resultados". Los datos habían sido recogidos en dos etapas: primer entendia que las actividades del grupo y segunda etapa consistió en entrevistas personales. Los resultados habían mostrado que el institutionalization ocurrió para el abandono y el rechazo de los padres o para la decisión legal como mesure de la protección del nino, teniendo como contexto la pobreza de su familia. La experiencia del nino está estando en conflicto en lo referente a la institutionalización, porque mientras que he/she percibe la necesidad del beneficio material, él falta su familia, su hogar, sus amigos, y simplemente vida afuera.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem2001-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/4126310.1590/S0080-62342001000400015Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 35 n. 4 (2001); 413-419Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 35 No. 4 (2001); 413-419Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 35 Núm. 4 (2001); 413-4191980-220X0080-6234reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41263/44819http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessZem-Mascarenhas, Silvia HelenaDupas, Giselle2012-08-31T18:52:10Zoai:revistas.usp.br:article/41263Revistahttps://www.revistas.usp.br/reeuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/oai||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2012-08-31T18:52:10Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Conhecendo a experiência de crianças institucionalizadas
La experiencia del nino institucionalizado
Institutionalized children and their experiences
title Conhecendo a experiência de crianças institucionalizadas
spellingShingle Conhecendo a experiência de crianças institucionalizadas
Zem-Mascarenhas, Silvia Helena
Institutionalized child
Pediatric nursing
Child
Nino institucionalizado
Enfermería pediátrica
Nino
Criança institucionalizada
Enfermagem pediátrica
Criança
title_short Conhecendo a experiência de crianças institucionalizadas
title_full Conhecendo a experiência de crianças institucionalizadas
title_fullStr Conhecendo a experiência de crianças institucionalizadas
title_full_unstemmed Conhecendo a experiência de crianças institucionalizadas
title_sort Conhecendo a experiência de crianças institucionalizadas
author Zem-Mascarenhas, Silvia Helena
author_facet Zem-Mascarenhas, Silvia Helena
Dupas, Giselle
author_role author
author2 Dupas, Giselle
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Zem-Mascarenhas, Silvia Helena
Dupas, Giselle
dc.subject.por.fl_str_mv Institutionalized child
Pediatric nursing
Child
Nino institucionalizado
Enfermería pediátrica
Nino
Criança institucionalizada
Enfermagem pediátrica
Criança
topic Institutionalized child
Pediatric nursing
Child
Nino institucionalizado
Enfermería pediátrica
Nino
Criança institucionalizada
Enfermagem pediátrica
Criança
description The aim of this study was to know the experience of the institutionalized child and was guided by the theoretical referential of the " Symbolic Interactionism " and by the methodological referential of the " Grounded Theory". The data had been collected in two stages: the first one understood group activities and second stage consisted of personal interviews. The results had shown that the institutionalization occurred for abandonment and reject of the parents or for legal decision as a measure of child protection, having as context the poverty of its family. The child's experience is conflicting in relation to being institutionalized, because while he/she perceives the necessity of material gain, they miss their family, their home, their friends, and simply life outside.
publishDate 2001
dc.date.none.fl_str_mv 2001-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41263
10.1590/S0080-62342001000400015
url https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41263
identifier_str_mv 10.1590/S0080-62342001000400015
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41263/44819
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 35 n. 4 (2001); 413-419
Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 35 No. 4 (2001); 413-419
Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 35 Núm. 4 (2001); 413-419
1980-220X
0080-6234
reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
collection Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||nursingscholar@usp.br
_version_ 1800221731495870464