Soft power nipônico: narrativa cultural para a diplomacia e nation branding japonês

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Sara Cristina Reis de
Data de Publicação: 2019
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCB
Texto Completo: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/12819
Resumo: O seguinte trabalho tem como foco principal analisar a construção do soft power nipônico com o uso da cultura como fonte perante os instrumentos de Diplomacia Cultural e Nation Branding. A partir de uma análise bibliográfica, buscou-se, primeiramente, compreender a construção dos conceitos de soft power e Diplomacia Pública dentro das Relações Internacionais, em seguida, o contexto histórico Japão na construção de uma lente voltada para a cultura. Da mesma forma, foi possível analisar como se deu a construção da Diplomacia Cultural japonesa juntamente com uma instituição cultural, bem como a estratégia Cool Japan e os desafios no contexto atual. Como resultado de toda essa análise, foi possível concluir que o poder brando se mostra como um recurso viável para o Japão, mas, no entanto, carece de uma melhor articulação na narrativa de Nation Branding.
id UCB-2_04b2ee6adf52f347aef44bb14334074a
oai_identifier_str oai:200.214.135.189:123456789/12819
network_acronym_str UCB-2
network_name_str Repositório Institucional da UCB
spelling Dias, Danilo BorgesSousa, Sara Cristina Reis de2020-03-02T12:08:18Z2020-02-272020-03-02T12:08:18Z2019SOUSA, Sara Cristina Reis de. Soft power nipônico: narrativa cultural para a diplomacia e nation branding japonês. 2019. 57 f. Monografia (Graduação em Relações Internacionais) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2019.https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/12819O seguinte trabalho tem como foco principal analisar a construção do soft power nipônico com o uso da cultura como fonte perante os instrumentos de Diplomacia Cultural e Nation Branding. A partir de uma análise bibliográfica, buscou-se, primeiramente, compreender a construção dos conceitos de soft power e Diplomacia Pública dentro das Relações Internacionais, em seguida, o contexto histórico Japão na construção de uma lente voltada para a cultura. Da mesma forma, foi possível analisar como se deu a construção da Diplomacia Cultural japonesa juntamente com uma instituição cultural, bem como a estratégia Cool Japan e os desafios no contexto atual. Como resultado de toda essa análise, foi possível concluir que o poder brando se mostra como um recurso viável para o Japão, mas, no entanto, carece de uma melhor articulação na narrativa de Nation Branding.The following work has as main focus to analyze the construction of Japanese soft power with the use of culture as a source before the instruments of Cultural Diplomacy and Nation Branding. From a bibliographical analysis, sought, first, to understand the construction of the concepts of soft power and Public Diplomacy within International Relations, then the historical context Japan in the construction of a lens focused on culture. Similarly, it was possible to analyze how the construction of the Japanese Cultural Diplomacy along with a cultural institution, as well as the Cool Japan strategy and the challenges in the current context took place. As a result of all this analysis, it was concluded that soft power proves to be a viable resource for Japan, but nevertheless a better articulation in the Nation Branding narrative.Submitted by Cláudia de Fátima Moura (claudiaf@ucb.br) on 2020-02-27T19:49:40Z No. of bitstreams: 1 SaraCristinaReisdeSousaTCCGraduacao2019.pdf: 600172 bytes, checksum: f6a2dd564fcc6adc31b4846b41b7c631 (MD5)Approved for entry into archive by Sara Ribeiro (sara.ribeiro@ucb.br) on 2020-03-02T12:08:18Z (GMT) No. of bitstreams: 1 SaraCristinaReisdeSousaTCCGraduacao2019.pdf: 600172 bytes, checksum: f6a2dd564fcc6adc31b4846b41b7c631 (MD5)Made available in DSpace on 2020-03-02T12:08:18Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SaraCristinaReisdeSousaTCCGraduacao2019.pdf: 600172 bytes, checksum: f6a2dd564fcc6adc31b4846b41b7c631 (MD5) Previous issue date: 2019porUniversidade Católica de BrasíliaRelações Internacionais (Graduação)UCBBrasilEscola de Humanidades, Negócios e DireitoCNPQ::OUTROS::RELACOES INTERNACIONAISSoft powerDiplomaciaNation brandingCulturaJapãoSoft power nipônico: narrativa cultural para a diplomacia e nation branding japonêsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UCBinstname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBTEXTSaraCristinaReisdeSousaTCCGraduacao2019.pdf.txtSaraCristinaReisdeSousaTCCGraduacao2019.pdf.txtExtracted texttext/plain127021https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/12819/3/SaraCristinaReisdeSousaTCCGraduacao2019.pdf.txtcb09d134517ee70e7a45a9b90d368404MD53ORIGINALSaraCristinaReisdeSousaTCCGraduacao2019.pdfSaraCristinaReisdeSousaTCCGraduacao2019.pdfMonografiaapplication/pdf600172https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/12819/1/SaraCristinaReisdeSousaTCCGraduacao2019.pdff6a2dd564fcc6adc31b4846b41b7c631MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81869https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/12819/2/license.txt4d5160124c10e76e035be9c2700508e4MD52123456789/128192020-06-09 03:51:43.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ório de Publicaçõeshttps://repositorio.ucb.br:9443/jspui/
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Soft power nipônico: narrativa cultural para a diplomacia e nation branding japonês
title Soft power nipônico: narrativa cultural para a diplomacia e nation branding japonês
spellingShingle Soft power nipônico: narrativa cultural para a diplomacia e nation branding japonês
Sousa, Sara Cristina Reis de
CNPQ::OUTROS::RELACOES INTERNACIONAIS
Soft power
Diplomacia
Nation branding
Cultura
Japão
title_short Soft power nipônico: narrativa cultural para a diplomacia e nation branding japonês
title_full Soft power nipônico: narrativa cultural para a diplomacia e nation branding japonês
title_fullStr Soft power nipônico: narrativa cultural para a diplomacia e nation branding japonês
title_full_unstemmed Soft power nipônico: narrativa cultural para a diplomacia e nation branding japonês
title_sort Soft power nipônico: narrativa cultural para a diplomacia e nation branding japonês
author Sousa, Sara Cristina Reis de
author_facet Sousa, Sara Cristina Reis de
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Dias, Danilo Borges
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Sara Cristina Reis de
contributor_str_mv Dias, Danilo Borges
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::OUTROS::RELACOES INTERNACIONAIS
topic CNPQ::OUTROS::RELACOES INTERNACIONAIS
Soft power
Diplomacia
Nation branding
Cultura
Japão
dc.subject.por.fl_str_mv Soft power
Diplomacia
Nation branding
Cultura
Japão
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv O seguinte trabalho tem como foco principal analisar a construção do soft power nipônico com o uso da cultura como fonte perante os instrumentos de Diplomacia Cultural e Nation Branding. A partir de uma análise bibliográfica, buscou-se, primeiramente, compreender a construção dos conceitos de soft power e Diplomacia Pública dentro das Relações Internacionais, em seguida, o contexto histórico Japão na construção de uma lente voltada para a cultura. Da mesma forma, foi possível analisar como se deu a construção da Diplomacia Cultural japonesa juntamente com uma instituição cultural, bem como a estratégia Cool Japan e os desafios no contexto atual. Como resultado de toda essa análise, foi possível concluir que o poder brando se mostra como um recurso viável para o Japão, mas, no entanto, carece de uma melhor articulação na narrativa de Nation Branding.
The following work has as main focus to analyze the construction of Japanese soft power with the use of culture as a source before the instruments of Cultural Diplomacy and Nation Branding. From a bibliographical analysis, sought, first, to understand the construction of the concepts of soft power and Public Diplomacy within International Relations, then the historical context Japan in the construction of a lens focused on culture. Similarly, it was possible to analyze how the construction of the Japanese Cultural Diplomacy along with a cultural institution, as well as the Cool Japan strategy and the challenges in the current context took place. As a result of all this analysis, it was concluded that soft power proves to be a viable resource for Japan, but nevertheless a better articulation in the Nation Branding narrative.
description O seguinte trabalho tem como foco principal analisar a construção do soft power nipônico com o uso da cultura como fonte perante os instrumentos de Diplomacia Cultural e Nation Branding. A partir de uma análise bibliográfica, buscou-se, primeiramente, compreender a construção dos conceitos de soft power e Diplomacia Pública dentro das Relações Internacionais, em seguida, o contexto histórico Japão na construção de uma lente voltada para a cultura. Da mesma forma, foi possível analisar como se deu a construção da Diplomacia Cultural japonesa juntamente com uma instituição cultural, bem como a estratégia Cool Japan e os desafios no contexto atual. Como resultado de toda essa análise, foi possível concluir que o poder brando se mostra como um recurso viável para o Japão, mas, no entanto, carece de uma melhor articulação na narrativa de Nation Branding.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-03-02T12:08:18Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-02-27
2020-03-02T12:08:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SOUSA, Sara Cristina Reis de. Soft power nipônico: narrativa cultural para a diplomacia e nation branding japonês. 2019. 57 f. Monografia (Graduação em Relações Internacionais) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2019.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/12819
identifier_str_mv SOUSA, Sara Cristina Reis de. Soft power nipônico: narrativa cultural para a diplomacia e nation branding japonês. 2019. 57 f. Monografia (Graduação em Relações Internacionais) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2019.
url https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/12819
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
dc.publisher.program.fl_str_mv Relações Internacionais (Graduação)
dc.publisher.initials.fl_str_mv UCB
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Humanidades, Negócios e Direito
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCB
instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron:UCB
instname_str Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron_str UCB
institution UCB
reponame_str Repositório Institucional da UCB
collection Repositório Institucional da UCB
bitstream.url.fl_str_mv https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/12819/3/SaraCristinaReisdeSousaTCCGraduacao2019.pdf.txt
https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/12819/1/SaraCristinaReisdeSousaTCCGraduacao2019.pdf
https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/12819/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv cb09d134517ee70e7a45a9b90d368404
f6a2dd564fcc6adc31b4846b41b7c631
4d5160124c10e76e035be9c2700508e4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1724829921702838272