Educação financeira: um estudo de caso com servidores do Banco Central
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Data de Publicação: | 2013 |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UCB |
Texto Completo: | https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/10869/1370 |
Resumo: | Este artigo tem por objetivo verificar as razões que levam indivíduos que possuem alta renda a se endividarem. A pesquisa possuiu duas hipóteses: Os indivíduos com alta renda se endividam por não possuírem conhecimento em educação financeira e os indivíduos com alta renda possuem conhecimento financeiro, porém não tem comportamento financeiro. Para consecução do objetivo geral, foram definidos os seguintes objetivos específicos: a) explicar a educação financeira como uma ferramenta para a formação de planejamento financeiro, b) explicar o comportamento financeiro como instrumento para a tomada de decisões, c) identificar as razões que levam essas pessoas ao endividamento. A pesquisa, de caráter exploratório adotou como método o estudo de caso, com aplicação de questionário aos servidores do Banco Central (Bacen), em Brasília, nos cargos: analistas e técnicos. A escolha dessa população partiu do pressuposto que servidores do Bacen percebem salários altos, conforme classificação da Fundação Getúlio Vargas e estão inseridos nas classes A e B. Para essa população, o Banco Central possui em Brasília, 1.779 servidores entre técnicos e analistas. A amostra da pesquisa totalizou 216 respondentes válidos. Os resultados indicaram que esses indivíduos possuem conhecimento em educação financeira, visto que possuem interesse em obter informações sobre finanças pessoais, são aplicadores, realizam controle de seus gastos. Porém, compram por impulso, comprometem ao menos 20% de sua renda com compras a prazo, o que demonstra incompatibilidade entre o conhecimento e o comportamento financeiro desses indivíduos. Isso implica em má gestão financeira, o que causa o endividamento. |
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Para consecução do objetivo geral, foram definidos os seguintes objetivos específicos: a) explicar a educação financeira como uma ferramenta para a formação de planejamento financeiro, b) explicar o comportamento financeiro como instrumento para a tomada de decisões, c) identificar as razões que levam essas pessoas ao endividamento. A pesquisa, de caráter exploratório adotou como método o estudo de caso, com aplicação de questionário aos servidores do Banco Central (Bacen), em Brasília, nos cargos: analistas e técnicos. A escolha dessa população partiu do pressuposto que servidores do Bacen percebem salários altos, conforme classificação da Fundação Getúlio Vargas e estão inseridos nas classes A e B. Para essa população, o Banco Central possui em Brasília, 1.779 servidores entre técnicos e analistas. A amostra da pesquisa totalizou 216 respondentes válidos. Os resultados indicaram que esses indivíduos possuem conhecimento em educação financeira, visto que possuem interesse em obter informações sobre finanças pessoais, são aplicadores, realizam controle de seus gastos. Porém, compram por impulso, comprometem ao menos 20% de sua renda com compras a prazo, o que demonstra incompatibilidade entre o conhecimento e o comportamento financeiro desses indivíduos. Isso implica em má gestão financeira, o que causa o endividamento.This article aims to determine the reasons why individuals with high incomes to borrow. The research has owned two hypotheses: Individuals with high incomes into debt because they lack knowledge in financial education and individuals with high income have financial knowledge but has no financial behavior. To achieve the overall objective, we defined the following objectives: a) to explain financial education as a tool for training financial planning, b) explain the financial behavior as a tool for decision making, c) identify the reasons why these people into debt. The research, exploratory method adopted as a case study, using a questionnaire to the servers of the Central Bank (Bank), in Brasilia, in positions: analysts and technicians. The choice of this population had assumed that servers Bank realize high wages, according to the classification of the Getulio Vargas Foundation and are placed in classes A and B. For this population, the Central Bank has in Brasilia 1779 servers between technicians and analysts. The survey sample totaled 216 valid respondents. The results indicated that those individuals have knowledge in financial education, we have seen interest in information on personal finance, applicators are, realize control of your spending. But buy on impulse, commit at least 20% of their income on term purchases, which shows mismatch between knowledge and financial behavior of these individuals. This implies financial mismanagement, which causes the debt.Submitted by Bruce Leandro Macedo Costa (bruce.costa@ucb.br) on 2013-08-14T19:25:07Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 21954 bytes, checksum: 8197f94386c8c9a9e551d5deb1b86632 (MD5) Thais de Andrade Barbosa Sousa.pdf: 569673 bytes, checksum: 34114eb30deb5b8969469c6f811262ba (MD5)Approved for entry into archive by Kelson Anthony de Menezes(kelson@ucb.br) on 2013-08-15T14:18:55Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 21954 bytes, checksum: 8197f94386c8c9a9e551d5deb1b86632 (MD5) Thais de Andrade Barbosa Sousa.pdf: 569673 bytes, checksum: 34114eb30deb5b8969469c6f811262ba (MD5)Made available in DSpace on 2013-08-15T14:18:55Z (GMT). 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Este artigo tem por objetivo verificar as razões que levam indivíduos que possuem alta renda a se endividarem. A pesquisa possuiu duas hipóteses: Os indivíduos com alta renda se endividam por não possuírem conhecimento em educação financeira e os indivíduos com alta renda possuem conhecimento financeiro, porém não tem comportamento financeiro. Para consecução do objetivo geral, foram definidos os seguintes objetivos específicos: a) explicar a educação financeira como uma ferramenta para a formação de planejamento financeiro, b) explicar o comportamento financeiro como instrumento para a tomada de decisões, c) identificar as razões que levam essas pessoas ao endividamento. A pesquisa, de caráter exploratório adotou como método o estudo de caso, com aplicação de questionário aos servidores do Banco Central (Bacen), em Brasília, nos cargos: analistas e técnicos. A escolha dessa população partiu do pressuposto que servidores do Bacen percebem salários altos, conforme classificação da Fundação Getúlio Vargas e estão inseridos nas classes A e B. Para essa população, o Banco Central possui em Brasília, 1.779 servidores entre técnicos e analistas. A amostra da pesquisa totalizou 216 respondentes válidos. Os resultados indicaram que esses indivíduos possuem conhecimento em educação financeira, visto que possuem interesse em obter informações sobre finanças pessoais, são aplicadores, realizam controle de seus gastos. Porém, compram por impulso, comprometem ao menos 20% de sua renda com compras a prazo, o que demonstra incompatibilidade entre o conhecimento e o comportamento financeiro desses indivíduos. Isso implica em má gestão financeira, o que causa o endividamento. |
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