Enfermagem nas práticas de terapias alternativas/complementares: revisão integrativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borges, Anna Karolina Soares
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Pereira, Wstane Gomes Silva
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCB
Texto Completo: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/10430
Resumo: OBJETIVO: Realizar uma revisão integrativa da literatura nacional acerca da enfermagem nas práticas integrativas em saúde. MÉTODO: Trata-se de uma revisão integrativa, com levantamento de artigos nas bases de dados LILACS, SCIELO e BDENF, publicadas no período de 2006 a 2016, sendo selecionados ao final 17artigos para análise e discussão. ANÁLISE E DISCUSSÃO: Quanto ao ano das publicações, verificou-se que os anos com mais publicações sobre o tema foram – 2008, 2009, 2011, 2012 e 2013 concentrando 14 (81,64%) publicações. O enfermeiro (a) tem sua formação em bases holísticas, mantém um contato direto e por longo período com o paciente, tendo assim um papel fundamental no fornecimento de informações sobre as terapias alternativas/complementares como opção terapêutica. Os principais temas discutidos nos artigos foram a enfermagem inserida nas terapias alternativas/complementares o ensino das terapias alternativas/complementares nas escolas de enfermagem. Dessa forma, é essencial a introdução deste assunto desde a vida acadêmica, com o objetivo de dotar os futuros profissionais de conhecimentos sobre estas práticas a fim de propagá-las. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A prática da enfermagem está fundamentada na literatura, e cabe ao profissional enfermeiro (a) desenvolver uma relação de confiança e educação em saúde com a população para uso e explicação das terapias alternativas e complementares, mantendo um cuidado integral. A enfermagem deve investir em mais estudos sobre o tema para fortalecer a implementação destas práticas terapêuticas centradas no cuidado ao paciente e na promoção da saúde no Sistema Único de Saúde.
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O enfermeiro (a) tem sua formação em bases holísticas, mantém um contato direto e por longo período com o paciente, tendo assim um papel fundamental no fornecimento de informações sobre as terapias alternativas/complementares como opção terapêutica. Os principais temas discutidos nos artigos foram a enfermagem inserida nas terapias alternativas/complementares o ensino das terapias alternativas/complementares nas escolas de enfermagem. Dessa forma, é essencial a introdução deste assunto desde a vida acadêmica, com o objetivo de dotar os futuros profissionais de conhecimentos sobre estas práticas a fim de propagá-las. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A prática da enfermagem está fundamentada na literatura, e cabe ao profissional enfermeiro (a) desenvolver uma relação de confiança e educação em saúde com a população para uso e explicação das terapias alternativas e complementares, mantendo um cuidado integral. A enfermagem deve investir em mais estudos sobre o tema para fortalecer a implementação destas práticas terapêuticas centradas no cuidado ao paciente e na promoção da saúde no Sistema Único de Saúde.OBJECTIVE: To carry out an integrative review of the national nursing literature on integrative health practices. METHODS: This is an integrative review, a survey of articles in the databases LILACS, SCIELO and BDENF, published in the period 2006-2016, being selected to the final 17 articles for analysis and discussion. ANALYSIS AND DISCUSSION: As for the year of publication, it was found that years with more publications on the subject were - 2008, 2009, 2011, 2012 and 2013 focusing 14 (81,64%) publications. The nurse is trained on a holistic basis, maintains a direct and long-term contact with the patient, thus having a fundamental role in providing information on alternative / complementary therapies as a therapeutic option. The main themes discussed in the articles were the nursing inserted in the alternative / complementary therapies the teaching of alternative / complementary therapies in nursing schools. In this way, it is essential to introduce this subject from the academic life, with the aim of providing future professionals with knowledge about these practices in order to propagate them. FINAL CONSIDERATIONS: It is up to the professional nurse to develop a relationship of trust and health education with the population for the use and explanation of alternative and complementary therapies, maintaining an integral care, seeing the patient as a whole. Nursing should invest in further studies on the subject to strengthen the implementation of these therapeutic practices focused on patient care and health promotion in the Unified Health System.Submitted by Cláudia de Fátima Moura (claudiaf@ucb.br) on 2018-02-27T21:59:53Z No. of bitstreams: 1 AnnaKarolinaSoaresBorgeseWstaneGomesSilvaPereiraTCCGraduacao2016.pdf: 529064 bytes, checksum: 803a2373574c298145510e5ab2a94e27 (MD5)Approved for entry into archive by Sara Ribeiro (sara.ribeiro@ucb.br) on 2018-02-28T17:25:23Z (GMT) No. of bitstreams: 1 AnnaKarolinaSoaresBorgeseWstaneGomesSilvaPereiraTCCGraduacao2016.pdf: 529064 bytes, checksum: 803a2373574c298145510e5ab2a94e27 (MD5)Made available in DSpace on 2018-02-28T17:25:23Z (GMT). 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OBJECTIVE: To carry out an integrative review of the national nursing literature on integrative health practices. METHODS: This is an integrative review, a survey of articles in the databases LILACS, SCIELO and BDENF, published in the period 2006-2016, being selected to the final 17 articles for analysis and discussion. ANALYSIS AND DISCUSSION: As for the year of publication, it was found that years with more publications on the subject were - 2008, 2009, 2011, 2012 and 2013 focusing 14 (81,64%) publications. The nurse is trained on a holistic basis, maintains a direct and long-term contact with the patient, thus having a fundamental role in providing information on alternative / complementary therapies as a therapeutic option. The main themes discussed in the articles were the nursing inserted in the alternative / complementary therapies the teaching of alternative / complementary therapies in nursing schools. In this way, it is essential to introduce this subject from the academic life, with the aim of providing future professionals with knowledge about these practices in order to propagate them. FINAL CONSIDERATIONS: It is up to the professional nurse to develop a relationship of trust and health education with the population for the use and explanation of alternative and complementary therapies, maintaining an integral care, seeing the patient as a whole. Nursing should invest in further studies on the subject to strengthen the implementation of these therapeutic practices focused on patient care and health promotion in the Unified Health System.
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