Terapias alternativas/complementares no ensino público e privado: análise do conhecimento dos acadêmicos de enfermagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1792 |
Resumo: | Este estudo visou a análise sobre o conhecimento que alunos de graduação em Enfermagem de duas instituições de ensino, uma pública e uma privada, têm em relação às terapias alternativas/complementares, uma vez que ambas as instituições oferecem disciplina específica nessa área, de forma optativa e obrigatória, respectivamente. Os dados encontrados sugerem que o conhecimento sobre o tema decorre do senso comum, além do ensino acadêmico. Os alunos recomendam mais a utilização de terapias alternativas/complementares do que fazem uso das mesmas, sendo as mais conhecidas por eles: a terapia floral, acupuntura, homeopatia, cromoterapia, fitoterapia, musicoterapia e massagem. E o aspecto mais negligenciado no processo ensino-aprendizagem dessa disciplina relaciona-se com os aspectos legais da especialização nesse campo para o enfermeiro. |
id |
USP-38_448fe33d170b148a0220f8861be0ecca |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/1792 |
network_acronym_str |
USP-38 |
network_name_str |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Terapias alternativas/complementares no ensino público e privado: análise do conhecimento dos acadêmicos de enfermagemTerapias alternativas/complementares en la enseñanza pública y privada: un análisis sobre el conocimiento de los alumnos de pregrado en enfermeríaAlternative/complementary therapies in public and private education: a knowledge analysis among nursing studentsterapias alternativasterapias complementariaseducación en enfermeríaterapias alternativasterapias complementaresensino em enfermagemalternative therapiescomplementary therapiesnursing educationEste estudo visou a análise sobre o conhecimento que alunos de graduação em Enfermagem de duas instituições de ensino, uma pública e uma privada, têm em relação às terapias alternativas/complementares, uma vez que ambas as instituições oferecem disciplina específica nessa área, de forma optativa e obrigatória, respectivamente. Os dados encontrados sugerem que o conhecimento sobre o tema decorre do senso comum, além do ensino acadêmico. Os alunos recomendam mais a utilização de terapias alternativas/complementares do que fazem uso das mesmas, sendo as mais conhecidas por eles: a terapia floral, acupuntura, homeopatia, cromoterapia, fitoterapia, musicoterapia e massagem. E o aspecto mais negligenciado no processo ensino-aprendizagem dessa disciplina relaciona-se com os aspectos legais da especialização nesse campo para o enfermeiro.This study aimed to analyze undergraduate Nursing students' knowledge in two education institutions, one public and one private, about alternative/complementary therapies, since both institutions offer a specific subject in this area under the optional and obligatory form, respectively. Data suggest that, apart from academic education, knowledge about this theme originates from common sense. The students recommend the use of alternative/complementary therapies although they do not use them much. Flower therapy, acupuncture, homeopathy, cromotherapy, fitotherapy, music therapy and massage are more utilized. The most neglected aspect in the teaching-learning process refers to the legal aspects of specialization in this area for the nurse.Este estudio ha realizado un análisis sobre el conocimiento de los alumnos de pregrado en enfermería de una institución pública y otra privada sobre terapias alternativas/complementarias, una vez que las dos instituciones ofrecen asignatura específica en esta área, de forma optativa y obligatoria respectivamente. Los datos encontrados sugieren que el conocimiento del tema es de uso general además de lo académico. Las terapias alternativas/complementarias más conocidas son: la terapia floral, la acupuntura, la homeopatía, la cromoterapia, la fitoterapia, la musicoterapia y masaje, pero, aunque los alumnos las recomiendan, no las utilizan tanto. El punto más álgido en el proceso de enseñanza/ aprendizaje de esta asignatura se refiere a los aspectos legales de la especialización en este campo para el enfermero.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2003-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/179210.1590/S0104-11692003000400011Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 11 n. 4 (2003); 483-489Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 11 Núm. 4 (2003); 483-489Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 11 No. 4 (2003); 483-4891518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1792/1839Trovo, Monica MartinsSilva, Maria Júlia Paes daLeão, Eliseth Ribeiroinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-04-26T17:18:50Zoai:revistas.usp.br:article/1792Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2012-04-26T17:18:50Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Terapias alternativas/complementares no ensino público e privado: análise do conhecimento dos acadêmicos de enfermagem Terapias alternativas/complementares en la enseñanza pública y privada: un análisis sobre el conocimiento de los alumnos de pregrado en enfermería Alternative/complementary therapies in public and private education: a knowledge analysis among nursing students |
title |
Terapias alternativas/complementares no ensino público e privado: análise do conhecimento dos acadêmicos de enfermagem |
spellingShingle |
Terapias alternativas/complementares no ensino público e privado: análise do conhecimento dos acadêmicos de enfermagem Trovo, Monica Martins terapias alternativas terapias complementarias educación en enfermería terapias alternativas terapias complementares ensino em enfermagem alternative therapies complementary therapies nursing education |
title_short |
Terapias alternativas/complementares no ensino público e privado: análise do conhecimento dos acadêmicos de enfermagem |
title_full |
Terapias alternativas/complementares no ensino público e privado: análise do conhecimento dos acadêmicos de enfermagem |
title_fullStr |
Terapias alternativas/complementares no ensino público e privado: análise do conhecimento dos acadêmicos de enfermagem |
title_full_unstemmed |
Terapias alternativas/complementares no ensino público e privado: análise do conhecimento dos acadêmicos de enfermagem |
title_sort |
Terapias alternativas/complementares no ensino público e privado: análise do conhecimento dos acadêmicos de enfermagem |
author |
Trovo, Monica Martins |
author_facet |
Trovo, Monica Martins Silva, Maria Júlia Paes da Leão, Eliseth Ribeiro |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Maria Júlia Paes da Leão, Eliseth Ribeiro |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Trovo, Monica Martins Silva, Maria Júlia Paes da Leão, Eliseth Ribeiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
terapias alternativas terapias complementarias educación en enfermería terapias alternativas terapias complementares ensino em enfermagem alternative therapies complementary therapies nursing education |
topic |
terapias alternativas terapias complementarias educación en enfermería terapias alternativas terapias complementares ensino em enfermagem alternative therapies complementary therapies nursing education |
description |
Este estudo visou a análise sobre o conhecimento que alunos de graduação em Enfermagem de duas instituições de ensino, uma pública e uma privada, têm em relação às terapias alternativas/complementares, uma vez que ambas as instituições oferecem disciplina específica nessa área, de forma optativa e obrigatória, respectivamente. Os dados encontrados sugerem que o conhecimento sobre o tema decorre do senso comum, além do ensino acadêmico. Os alunos recomendam mais a utilização de terapias alternativas/complementares do que fazem uso das mesmas, sendo as mais conhecidas por eles: a terapia floral, acupuntura, homeopatia, cromoterapia, fitoterapia, musicoterapia e massagem. E o aspecto mais negligenciado no processo ensino-aprendizagem dessa disciplina relaciona-se com os aspectos legais da especialização nesse campo para o enfermeiro. |
publishDate |
2003 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2003-08-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1792 10.1590/S0104-11692003000400011 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1792 |
identifier_str_mv |
10.1590/S0104-11692003000400011 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1792/1839 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 11 n. 4 (2003); 483-489 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 11 Núm. 4 (2003); 483-489 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 11 No. 4 (2003); 483-489 1518-8345 0104-1169 reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
collection |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
rlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br |
_version_ |
1800222839035396096 |