A inclusão escolar na perspectiva de professores das redes de ensino particular e pública do Distrito Federal.
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Data de Publicação: | 2013 |
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Para tanto, foram entrevistadas oito professoras, quatro da Rede Pública e quatro da Rede Particular de ensino, que tinham, conforme os critérios utilizados, no mínimo quatro anos de experiência na função de educadora e experiência prévia em sala de aula com alunos em processo de inclusão. Os relatos das participantes, obtidos em entrevistas semiestruturadas individuais, foram organizados em três eixos temáticos e categorizados segundo a Análise de Conteúdo de Bardin. No primeiro eixo, que trata da visão do professor acerca da inclusão, prevaleceram as categorias da inclusão como garantia de oportunidade de maior convivência e aprendizagem social. No Segundo eixo, correspondente às estratégias utilizadas pelos professores no processo de inclusão, prevaleceram as categorias de busca de capacitação profissional e desenvolvimento de práticas pedagógicas específicas. No terceiro eixo, relacionado à avaliação dos obstáculos ao processo de inclusão, a maior frequência de resposta foi na categoria falta de apoio pedagógico-administrativo. 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