Racismo como forma de violação dos direitos humanos no cenário internacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Manuela Costa Barbosa
Data de Publicação: 2010
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCB
Texto Completo: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/10869/2530
Resumo: Direito
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No ano de 1968 a Convenção sobre a Eliminação de todas as formas de discriminação racial, que condenou toda prática de segregação racial e o apartheid, dois sistemas que separaram e inferiorizaram o negro, teve o comprometimento dos Estados-partes em proibir e eliminar nos territórios sob a sua jurisdição todas as práticas dessa natureza, e ainda, considerou que todas ação com o finalidade de anular ou restringir os direitos fundamentais inerentes ao homem, são atos de discriminação racial, entretanto, assevera que não são considerados discriminação racial as políticas que tenham como objetivo beneficiar uma determinada raça com o objetivo de assegurar o progresso adequado de certos grupos raciais ou étnicos. Ou seja, permitiu a implementação das ações afirmativas. As nações se reunido algumas vezes para discutir o racismo, porém, qualquer tentativa de reunião em volta do tema sempre era levado para a discussão em volta do apartheid que vigorava na África do Sul, mas em 31 de agosto do ano de 2001 a ONU reuniu na cidade de Durban, na África do Sul, os Estados, as organizações internacionais, regionais e ONG’s para debater propostas a serem discutidas na III Conferência Mundial contra o Racismo, a Xenofobia e outras formas de intolerância correlatas, realizada com muitos conflitos, os Estados puderam debater e discutir o racismo que ocorre nas diversas regiões do mundo e saíram de lá com um documento aprovado por todos e metas para combater e eliminar a discriminação aos povos sabidamente inferiorizados e marginalizados. Nesse momento que surge às ações afirmativas como solução para as desigualdades sociais, principalmente, as desigualdades do povo negro. As ações afirmativas representam a mudança de postura do Estado, que a partir disso passam a conceber benefícios a determinadas parcelas da sociedade, não com o objetivo de prejudicar a não beneficiada, mas para evitar que os danos causados no passado findem por perpetuar a injustiça social.Submitted by Juliana Pereira (juliana.pereira@ucb.br) on 2013-12-02T15:15:58Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 20618 bytes, checksum: b67ac4fa37d756ac08366dbc4e32ada7 (MD5) Manuela Costa Barbosa Pereira.pdf: 674779 bytes, checksum: 36e8a468a8607487a0d29602c38974db (MD5)Approved for entry into archive by Kelson Anthony de Menezes(kelson@ucb.br) on 2013-12-02T18:04:41Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 20618 bytes, checksum: b67ac4fa37d756ac08366dbc4e32ada7 (MD5) Manuela Costa Barbosa Pereira.pdf: 674779 bytes, checksum: 36e8a468a8607487a0d29602c38974db (MD5)Made available in DSpace on 2013-12-02T18:04:41Z (GMT). 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