Revolução dos cachos: estudo de caso Seda - Seda by Rayza
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Data de Publicação: | 2018 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCB |
Texto Completo: | https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/11479 |
Resumo: | O apogeu dos cachos aconteceu de forma revolucionária para o mercado, trouxe mais representação e abarcou uma nova onda de produtos para esse nicho. A partir disso, surgiu uma nova forma de utilização para a plataforma Youtube, onde as influenciadoras digitais foram as responsáveis por toda essa mudança que envolve a aceitação da própria identidade no que tange aos cabelos crespos e cacheados. Nessa perspectiva, essa mudança histórica trouxe a importância da luta da mulher negra no contexto social para que haja a aceitação desta minoria de forma igualitária. É notória a inversão de valores, antes baseado no padrão de cabelos lisos, onde praticamente todas as empresas de cosmético e indústria se preocupara em comercializar produtos para o alisamento dos cabelos. Hoje, percebemos a notória aceitação da beleza natural. Através de discursos de aceitação e da publicidade, a mulher negra tem ganhado a visibilidade e evidência que buscou durante muitos anos. O objetivo geral foi averiguar o possível superficialismo em relação a identidade da mulher negra a partir da visibilidade atribuída ao cabelo crespo/cacheado. Observando o posicionamento da marca Seda em relação ao “novo” público como base para a construção dessa tese, foram levantados os principais meios de divulgação da marca, com foco na plataforma Youtube, investigando o papel de youtubers femininas, em sua maioria, e de pele negra para a ascensão do mercado de cosméticos específico para cabelos cacheados e crespos; verificar se a visibilidade gradual proporcionada pelo crescimento da indústria de produtos para cabelos cacheados e crespos tem modificado ou reforçado os estereótipos em relação à mulher negra. A pesquisa foi feira com base em pesquisa bibliográfica, descritiva de caráter qualitativo e um estudo de caso para a destrinchar e explanar o caso escolhido. Percebe-se que há reconhecimento por parte do público na importância de ter uma marca que atenda especificamente as mulheres com cabelo crespos e cacheados. Existe um significado forte quando se trata de aceitar o próprio cabelo em meio ao padrão do cabelo liso, para isso o posicionamento da marca seda é sentido com grande receptividade, mesmo com os possíveis aspectos estratégicos de vendas, assim percebemos de forma clara a aceitação pelo com o público e a influência clara de youtubers nesse processo de aceitação. |
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É notória a inversão de valores, antes baseado no padrão de cabelos lisos, onde praticamente todas as empresas de cosmético e indústria se preocupara em comercializar produtos para o alisamento dos cabelos. Hoje, percebemos a notória aceitação da beleza natural. Através de discursos de aceitação e da publicidade, a mulher negra tem ganhado a visibilidade e evidência que buscou durante muitos anos. O objetivo geral foi averiguar o possível superficialismo em relação a identidade da mulher negra a partir da visibilidade atribuída ao cabelo crespo/cacheado. Observando o posicionamento da marca Seda em relação ao “novo” público como base para a construção dessa tese, foram levantados os principais meios de divulgação da marca, com foco na plataforma Youtube, investigando o papel de youtubers femininas, em sua maioria, e de pele negra para a ascensão do mercado de cosméticos específico para cabelos cacheados e crespos; verificar se a visibilidade gradual proporcionada pelo crescimento da indústria de produtos para cabelos cacheados e crespos tem modificado ou reforçado os estereótipos em relação à mulher negra. A pesquisa foi feira com base em pesquisa bibliográfica, descritiva de caráter qualitativo e um estudo de caso para a destrinchar e explanar o caso escolhido. Percebe-se que há reconhecimento por parte do público na importância de ter uma marca que atenda especificamente as mulheres com cabelo crespos e cacheados. Existe um significado forte quando se trata de aceitar o próprio cabelo em meio ao padrão do cabelo liso, para isso o posicionamento da marca seda é sentido com grande receptividade, mesmo com os possíveis aspectos estratégicos de vendas, assim percebemos de forma clara a aceitação pelo com o público e a influência clara de youtubers nesse processo de aceitação.The heyday of the curls happened in a revolutionary way for the market, brought more representation and embraced a new wave of products for this niche. From this, a new form of use was developed for the Youtube platform, where the digital influencers were responsible for all this change that involves the acceptance of their own identity with regard to curly and frizzy hair. In this perspective, this historical change brought the importance of the struggle of the black woman in the social context for the acceptance of this minority in an egalitarian way. The inversion of values is notorious, once based on the straight hair pattern, where practically all cosmetic companies and industry had been concerned with marketing products for hair straightening. Today, we perceive the notorious acceptance of natural beauty. Through speeches of acceptance and publicity, the black woman has gained the visibility and evidence she has sought for many years. The general objective was to ascertain the possible superficialism regarding the identity of the black woman from the visibility attributed to curly / frizzy hair. Noting the position of the Seda brand in relation to the "new" public as a basis for the construction of this thesis, the main means of publicizing the brand, focusing on the Youtube platform, were investigated the role of female youtubers, mostly those with black skin for the rise of the cosmetics market specific to curly and frizzy hair; to verify whether the gradual visibility provided by the growth of the curly and frizzy hair products industry has modified or reinforced the stereotypes of black women. The research was held on the basis of bibliographical research, qualitative descriptive and a case study to unravel and explain the chosen case. It is noticed that there is recognition by the public on the importance of having a brand that specifically meets women with curly and curly hair. There is a strong meaning when it comes to accepting one's own hair in the midst of flat hair, for this the positioning of the silk brand is felt with great receptivity, even with the possible strategic aspects of sales, so we clearly perceive the acceptance by the with the audience and the clear influence of youtubers in this acceptance process.Submitted by Luana Sampaio (luana.barroso@ucb.br) on 2018-09-18T12:20:44Z No. of bitstreams: 1 LarissaFernandadeSouzaAraújoTCCGraduacao2018.pdf: 2541455 bytes, checksum: b7df8dc16e08949c58a6ba31556f91d4 (MD5)Approved for entry into archive by Sara Ribeiro (sara.ribeiro@ucb.br) on 2018-09-19T11:44:47Z (GMT) No. of bitstreams: 1 LarissaFernandadeSouzaAraújoTCCGraduacao2018.pdf: 2541455 bytes, checksum: b7df8dc16e08949c58a6ba31556f91d4 (MD5)Made available in DSpace on 2018-09-19T11:44:47Z (GMT). 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O apogeu dos cachos aconteceu de forma revolucionária para o mercado, trouxe mais representação e abarcou uma nova onda de produtos para esse nicho. A partir disso, surgiu uma nova forma de utilização para a plataforma Youtube, onde as influenciadoras digitais foram as responsáveis por toda essa mudança que envolve a aceitação da própria identidade no que tange aos cabelos crespos e cacheados. Nessa perspectiva, essa mudança histórica trouxe a importância da luta da mulher negra no contexto social para que haja a aceitação desta minoria de forma igualitária. É notória a inversão de valores, antes baseado no padrão de cabelos lisos, onde praticamente todas as empresas de cosmético e indústria se preocupara em comercializar produtos para o alisamento dos cabelos. Hoje, percebemos a notória aceitação da beleza natural. Através de discursos de aceitação e da publicidade, a mulher negra tem ganhado a visibilidade e evidência que buscou durante muitos anos. O objetivo geral foi averiguar o possível superficialismo em relação a identidade da mulher negra a partir da visibilidade atribuída ao cabelo crespo/cacheado. Observando o posicionamento da marca Seda em relação ao “novo” público como base para a construção dessa tese, foram levantados os principais meios de divulgação da marca, com foco na plataforma Youtube, investigando o papel de youtubers femininas, em sua maioria, e de pele negra para a ascensão do mercado de cosméticos específico para cabelos cacheados e crespos; verificar se a visibilidade gradual proporcionada pelo crescimento da indústria de produtos para cabelos cacheados e crespos tem modificado ou reforçado os estereótipos em relação à mulher negra. A pesquisa foi feira com base em pesquisa bibliográfica, descritiva de caráter qualitativo e um estudo de caso para a destrinchar e explanar o caso escolhido. Percebe-se que há reconhecimento por parte do público na importância de ter uma marca que atenda especificamente as mulheres com cabelo crespos e cacheados. Existe um significado forte quando se trata de aceitar o próprio cabelo em meio ao padrão do cabelo liso, para isso o posicionamento da marca seda é sentido com grande receptividade, mesmo com os possíveis aspectos estratégicos de vendas, assim percebemos de forma clara a aceitação pelo com o público e a influência clara de youtubers nesse processo de aceitação. The heyday of the curls happened in a revolutionary way for the market, brought more representation and embraced a new wave of products for this niche. From this, a new form of use was developed for the Youtube platform, where the digital influencers were responsible for all this change that involves the acceptance of their own identity with regard to curly and frizzy hair. In this perspective, this historical change brought the importance of the struggle of the black woman in the social context for the acceptance of this minority in an egalitarian way. The inversion of values is notorious, once based on the straight hair pattern, where practically all cosmetic companies and industry had been concerned with marketing products for hair straightening. Today, we perceive the notorious acceptance of natural beauty. Through speeches of acceptance and publicity, the black woman has gained the visibility and evidence she has sought for many years. The general objective was to ascertain the possible superficialism regarding the identity of the black woman from the visibility attributed to curly / frizzy hair. Noting the position of the Seda brand in relation to the "new" public as a basis for the construction of this thesis, the main means of publicizing the brand, focusing on the Youtube platform, were investigated the role of female youtubers, mostly those with black skin for the rise of the cosmetics market specific to curly and frizzy hair; to verify whether the gradual visibility provided by the growth of the curly and frizzy hair products industry has modified or reinforced the stereotypes of black women. The research was held on the basis of bibliographical research, qualitative descriptive and a case study to unravel and explain the chosen case. It is noticed that there is recognition by the public on the importance of having a brand that specifically meets women with curly and curly hair. There is a strong meaning when it comes to accepting one's own hair in the midst of flat hair, for this the positioning of the silk brand is felt with great receptivity, even with the possible strategic aspects of sales, so we clearly perceive the acceptance by the with the audience and the clear influence of youtubers in this acceptance process. |
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