Por um fio de cabelo : a representação das mulheres brasileiras cacheadas, crespas e onduladas nas campanhas da Seda
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
Texto Completo: | https://bdm.unb.br/handle/10483/29065 |
Resumo: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Comunicação Organizacional, 2021. |
id |
UNB-2_f6a9251b989c190b35a831db2db10a37 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdm.unb.br:10483/29065 |
network_acronym_str |
UNB-2 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
repository_id_str |
11571 |
spelling |
Almeida, Fernanda Gonçalves deGeraldes, Elen CristinaALMEIDA, Fernanda Gonçalves de. Por um fio de cabelo: a representação das mulheres brasileiras cacheadas, crespas e onduladas nas campanhas da Seda. 2021. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.https://bdm.unb.br/handle/10483/29065Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Comunicação Organizacional, 2021.O presente trabalho tem como objetivo compreender como a mulher de cabelos cacheados, crespos e ondulados é representada em campanhas publicitárias da marca Seda. Como referencial teórico, foram utilizadas discussões sobre temáticas de identidade no mundo globalizado e a homogeneização das mesmas, assim como ideias que envolvem questões raciais, a sociedade atual e o histórico da discriminação afrodescendente. Os procedimentos metodológicos foram feitos a partir de revisão bibliográfica e da Análise do Discurso (principalmente com base na vertente francesa) do histórico de lançamentos de produtos da marca e da campanha “Seda Co-criações: Sonhos incríveis demais para não serem realizados”. As principais conclusões estão ligadas à inclusão de corpos negros nas campanhas, pouca diversidade de gênero e um discurso que se baseia mais em conceitos do que na efetividade dos produtos.Submitted by Diego Araújo Campos (diegoa@bce.unb.br) on 2021-10-28T13:33:58Z No. of bitstreams: 1 2021_FernandaGonçalvesDeAlmeida_tcc.pdf: 19980226 bytes, checksum: 694b07f59db7ca33348abb87279c71e7 (MD5)Approved for entry into archive by Diego Araújo Campos (diegoa@bce.unb.br) on 2021-10-28T13:35:15Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2021_FernandaGonçalvesDeAlmeida_tcc.pdf: 19980226 bytes, checksum: 694b07f59db7ca33348abb87279c71e7 (MD5)Made available in DSpace on 2021-10-28T13:35:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2021_FernandaGonçalvesDeAlmeida_tcc.pdf: 19980226 bytes, checksum: 694b07f59db7ca33348abb87279c71e7 (MD5)The objective of this present work is to comprehend how curly, coily and wavy hair women are represented in advertising campaigns of the brand Seda. As a theoretical reference, discussions involving identity in the globalized wold, the homogenization of them, as well as ideas that speak to racial subjects, the informational society and the history of afro-descendant discrimination were uses. The methodology applied came from literature review and from the concepts of Discourse Analysis (mostly the French strand) in the history of product launches and brand campaigns such as “Seda Co-criações: Sonhos incríveis demais para não serem realizados”. The main conclusion are related to the inclusion of back bodies in the advertisements, in the lack of gender diversity and in a discourse that has feelings as a base.A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.info:eu-repo/semantics/openAccessRacismoMulheres negrasCabeloCampanhas publicitáriasPor um fio de cabelo : a representação das mulheres brasileiras cacheadas, crespas e onduladas nas campanhas da Sedainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2021-10-28T13:35:15Z2021-10-28T13:35:15Z2021porreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1817http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/29065/2/license.txt21554873e56ad8ddc69c092699b98f95MD52ORIGINAL2021_FernandaGonçalvesDeAlmeida_tcc.pdf2021_FernandaGonçalvesDeAlmeida_tcc.pdfapplication/pdf19980226http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/29065/1/2021_FernandaGon%C3%A7alvesDeAlmeida_tcc.pdf694b07f59db7ca33348abb87279c71e7MD5110483/290652021-10-28 10:35:15.56oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712021-10-28T13:35:15Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Por um fio de cabelo : a representação das mulheres brasileiras cacheadas, crespas e onduladas nas campanhas da Seda |
title |
Por um fio de cabelo : a representação das mulheres brasileiras cacheadas, crespas e onduladas nas campanhas da Seda |
spellingShingle |
Por um fio de cabelo : a representação das mulheres brasileiras cacheadas, crespas e onduladas nas campanhas da Seda Almeida, Fernanda Gonçalves de Racismo Mulheres negras Cabelo Campanhas publicitárias |
title_short |
Por um fio de cabelo : a representação das mulheres brasileiras cacheadas, crespas e onduladas nas campanhas da Seda |
title_full |
Por um fio de cabelo : a representação das mulheres brasileiras cacheadas, crespas e onduladas nas campanhas da Seda |
title_fullStr |
Por um fio de cabelo : a representação das mulheres brasileiras cacheadas, crespas e onduladas nas campanhas da Seda |
title_full_unstemmed |
Por um fio de cabelo : a representação das mulheres brasileiras cacheadas, crespas e onduladas nas campanhas da Seda |
title_sort |
Por um fio de cabelo : a representação das mulheres brasileiras cacheadas, crespas e onduladas nas campanhas da Seda |
author |
Almeida, Fernanda Gonçalves de |
author_facet |
Almeida, Fernanda Gonçalves de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Fernanda Gonçalves de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Geraldes, Elen Cristina |
contributor_str_mv |
Geraldes, Elen Cristina |
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv |
Racismo Mulheres negras Cabelo Campanhas publicitárias |
topic |
Racismo Mulheres negras Cabelo Campanhas publicitárias |
description |
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Comunicação Organizacional, 2021. |
publishDate |
2021 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-10-28T13:35:15Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-10-28T13:35:15Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
ALMEIDA, Fernanda Gonçalves de. Por um fio de cabelo: a representação das mulheres brasileiras cacheadas, crespas e onduladas nas campanhas da Seda. 2021. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://bdm.unb.br/handle/10483/29065 |
identifier_str_mv |
ALMEIDA, Fernanda Gonçalves de. Por um fio de cabelo: a representação das mulheres brasileiras cacheadas, crespas e onduladas nas campanhas da Seda. 2021. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021. |
url |
https://bdm.unb.br/handle/10483/29065 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
collection |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/29065/2/license.txt http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/29065/1/2021_FernandaGon%C3%A7alvesDeAlmeida_tcc.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
21554873e56ad8ddc69c092699b98f95 694b07f59db7ca33348abb87279c71e7 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br |
_version_ |
1813908059372650496 |