Por um fio de cabelo : a representação das mulheres brasileiras cacheadas, crespas e onduladas nas campanhas da Seda

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Fernanda Gonçalves de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: https://bdm.unb.br/handle/10483/29065
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Comunicação Organizacional, 2021.
id UNB-2_f6a9251b989c190b35a831db2db10a37
oai_identifier_str oai:bdm.unb.br:10483/29065
network_acronym_str UNB-2
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
repository_id_str 11571
spelling Almeida, Fernanda Gonçalves deGeraldes, Elen CristinaALMEIDA, Fernanda Gonçalves de. Por um fio de cabelo: a representação das mulheres brasileiras cacheadas, crespas e onduladas nas campanhas da Seda. 2021. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.https://bdm.unb.br/handle/10483/29065Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Comunicação Organizacional, 2021.O presente trabalho tem como objetivo compreender como a mulher de cabelos cacheados, crespos e ondulados é representada em campanhas publicitárias da marca Seda. Como referencial teórico, foram utilizadas discussões sobre temáticas de identidade no mundo globalizado e a homogeneização das mesmas, assim como ideias que envolvem questões raciais, a sociedade atual e o histórico da discriminação afrodescendente. Os procedimentos metodológicos foram feitos a partir de revisão bibliográfica e da Análise do Discurso (principalmente com base na vertente francesa) do histórico de lançamentos de produtos da marca e da campanha “Seda Co-criações: Sonhos incríveis demais para não serem realizados”. As principais conclusões estão ligadas à inclusão de corpos negros nas campanhas, pouca diversidade de gênero e um discurso que se baseia mais em conceitos do que na efetividade dos produtos.Submitted by Diego Araújo Campos (diegoa@bce.unb.br) on 2021-10-28T13:33:58Z No. of bitstreams: 1 2021_FernandaGonçalvesDeAlmeida_tcc.pdf: 19980226 bytes, checksum: 694b07f59db7ca33348abb87279c71e7 (MD5)Approved for entry into archive by Diego Araújo Campos (diegoa@bce.unb.br) on 2021-10-28T13:35:15Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2021_FernandaGonçalvesDeAlmeida_tcc.pdf: 19980226 bytes, checksum: 694b07f59db7ca33348abb87279c71e7 (MD5)Made available in DSpace on 2021-10-28T13:35:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2021_FernandaGonçalvesDeAlmeida_tcc.pdf: 19980226 bytes, checksum: 694b07f59db7ca33348abb87279c71e7 (MD5)The objective of this present work is to comprehend how curly, coily and wavy hair women are represented in advertising campaigns of the brand Seda. As a theoretical reference, discussions involving identity in the globalized wold, the homogenization of them, as well as ideas that speak to racial subjects, the informational society and the history of afro-descendant discrimination were uses. The methodology applied came from literature review and from the concepts of Discourse Analysis (mostly the French strand) in the history of product launches and brand campaigns such as “Seda Co-criações: Sonhos incríveis demais para não serem realizados”. The main conclusion are related to the inclusion of back bodies in the advertisements, in the lack of gender diversity and in a discourse that has feelings as a base.A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.info:eu-repo/semantics/openAccessRacismoMulheres negrasCabeloCampanhas publicitáriasPor um fio de cabelo : a representação das mulheres brasileiras cacheadas, crespas e onduladas nas campanhas da Sedainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2021-10-28T13:35:15Z2021-10-28T13:35:15Z2021porreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1817http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/29065/2/license.txt21554873e56ad8ddc69c092699b98f95MD52ORIGINAL2021_FernandaGonçalvesDeAlmeida_tcc.pdf2021_FernandaGonçalvesDeAlmeida_tcc.pdfapplication/pdf19980226http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/29065/1/2021_FernandaGon%C3%A7alvesDeAlmeida_tcc.pdf694b07f59db7ca33348abb87279c71e7MD5110483/290652021-10-28 10:35:15.56oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712021-10-28T13:35:15Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Por um fio de cabelo : a representação das mulheres brasileiras cacheadas, crespas e onduladas nas campanhas da Seda
title Por um fio de cabelo : a representação das mulheres brasileiras cacheadas, crespas e onduladas nas campanhas da Seda
spellingShingle Por um fio de cabelo : a representação das mulheres brasileiras cacheadas, crespas e onduladas nas campanhas da Seda
Almeida, Fernanda Gonçalves de
Racismo
Mulheres negras
Cabelo
Campanhas publicitárias
title_short Por um fio de cabelo : a representação das mulheres brasileiras cacheadas, crespas e onduladas nas campanhas da Seda
title_full Por um fio de cabelo : a representação das mulheres brasileiras cacheadas, crespas e onduladas nas campanhas da Seda
title_fullStr Por um fio de cabelo : a representação das mulheres brasileiras cacheadas, crespas e onduladas nas campanhas da Seda
title_full_unstemmed Por um fio de cabelo : a representação das mulheres brasileiras cacheadas, crespas e onduladas nas campanhas da Seda
title_sort Por um fio de cabelo : a representação das mulheres brasileiras cacheadas, crespas e onduladas nas campanhas da Seda
author Almeida, Fernanda Gonçalves de
author_facet Almeida, Fernanda Gonçalves de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Fernanda Gonçalves de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Geraldes, Elen Cristina
contributor_str_mv Geraldes, Elen Cristina
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Racismo
Mulheres negras
Cabelo
Campanhas publicitárias
topic Racismo
Mulheres negras
Cabelo
Campanhas publicitárias
description Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Comunicação Organizacional, 2021.
publishDate 2021
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-10-28T13:35:15Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-10-28T13:35:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ALMEIDA, Fernanda Gonçalves de. Por um fio de cabelo: a representação das mulheres brasileiras cacheadas, crespas e onduladas nas campanhas da Seda. 2021. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://bdm.unb.br/handle/10483/29065
identifier_str_mv ALMEIDA, Fernanda Gonçalves de. Por um fio de cabelo: a representação das mulheres brasileiras cacheadas, crespas e onduladas nas campanhas da Seda. 2021. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
url https://bdm.unb.br/handle/10483/29065
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
collection Biblioteca Digital de Monografias da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/29065/2/license.txt
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/29065/1/2021_FernandaGon%C3%A7alvesDeAlmeida_tcc.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 21554873e56ad8ddc69c092699b98f95
694b07f59db7ca33348abb87279c71e7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br
_version_ 1801493162100785152