Saúde e trabalho: indicadores de prazer e sofrimento em trabalhadores de call center

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Priscila Cavalcante'
Data de Publicação: 2012
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCB
Texto Completo: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/10869/1267
Resumo: Psicologia
id UCB-2_209c98cc8a483ed7d03d7cf483055d54
oai_identifier_str oai:200.214.135.189:10869/1267
network_acronym_str UCB-2
network_name_str Repositório Institucional da UCB
spelling Freitas, Priscila Cavalcante'2013-07-04T14:14:38Z2016-10-10T03:47:28Z2013-07-04T14:14:38Z2016-10-10T03:47:28Z2012-06-20FREITAS, Priscila Cavalcante. Saúde e trabalho: indicadores de prazer e sofrimento em trabalhadores de call center. 2012. 27 f. Monografia (Graduação) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2012.https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/10869/1267PsicologiaEste trabalho apresenta uma pesquisa sobre os indicadores de risco de adoecimento no trabalho de trabalhadores de um Call Center do DF. A pesquisa aconteceu em dois momentos, sendo o primeiro composto pelo levantamento bibliográfico acerca dos teóricos que abordam o tema da pesquisa, como saúde mental e trabalho. O segundo momento do trabalho consistiu na pesquisa de campo com 30 trabalhadores da organização. O instrumento utilizado foi o Inventário de Trabalho e Riscos de Adoecimento (ITRA), FERREIRA, e MENDES (2009), que é composto por quatro escalas interdependentes para avaliar quatro dimensões da inter-relação trabalho e riscos de adoecimento. Os dados apontam que esses trabalhadores se apresentam em uma avaliação moderada, crítica que pede certa atenção por na maioria dos casos está próximo à margem do que podemos considerar como grave, que chegam a ocasionar o adoecimento destes trabalhadores podendo-se destacar que o ritmo de trabalho é excessivo, as tarefas são repetitivas, usar as mãos e olhos de forma contínua, dores no corpo e os aspectos psíquicos, como: estresse, esgotamento emocional e desvalorização.This work presents a research on indicators of risk of illness at work workers from a Call Center in the District. The research took place in two stages, the first being composed of the literature concerning the theorists who address the topic of research, as mental health and work. The second phase of the work consisted of field research 30 employees of the organization. The instrument used was the Inventory of Work and Risks of illness (ITRA), Ferreira and Mendes (2009), which consists of four interdependent scales to assess four dimensions of the inter-relationship between work and risks illness. The data indicate that these workers are presented in a review moderate, asking some critical attention in most cases is close to the margin than can be considered as serious, arriving to provoke illness these workers may be noted that the pace of work is excessive, the tasks are repetitive, use your hands and eyes continuously, body aches and psychological aspects, such as: stress, exhaustion emotional and devaluation.Submitted by Kelson Anthony de Menezes (kelson@ucb.br) on 2013-07-04T14:14:21Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 20168 bytes, checksum: 288037d582f66c131a3b54761360a7bc (MD5) Priscila Cavalcante Freitas.pdf: 696766 bytes, checksum: 25e8b85776604986e26cdb0ec3c2f6ea (MD5)Approved for entry into archive by Kelson Anthony de Menezes(kelson@ucb.br) on 2013-07-04T14:14:29Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 20168 bytes, checksum: 288037d582f66c131a3b54761360a7bc (MD5) Priscila Cavalcante Freitas.pdf: 696766 bytes, checksum: 25e8b85776604986e26cdb0ec3c2f6ea (MD5)Made available in DSpace on 2013-07-04T14:14:38Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 20168 bytes, checksum: 288037d582f66c131a3b54761360a7bc (MD5) Priscila Cavalcante Freitas.pdf: 696766 bytes, checksum: 25e8b85776604986e26cdb0ec3c2f6ea (MD5) Previous issue date: 2012-06-20Made available in DSpace on 2016-10-10T03:47:28Z (GMT). No. of bitstreams: 5 Priscila Cavalcante Freitas.pdf: 696766 bytes, checksum: 25e8b85776604986e26cdb0ec3c2f6ea (MD5) license_url: 46 bytes, checksum: 0d2fb706760bf56ddf1358a832652ccf (MD5) license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 20168 bytes, checksum: 288037d582f66c131a3b54761360a7bc (MD5) license.txt: 1870 bytes, checksum: 271a8c57eec83dece5a44911ddc650e2 (MD5) Previous issue date: 2012-06-20TextoUniversidade Católica de BrasíliaCall centerAtendimentoDoenças profissionaisDorPsicologiaMotivação (Psicologia)Motivação no trabalhoSaúde e trabalho: indicadores de prazer e sofrimento em trabalhadores de call centerinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Católica de Brasília, Brasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UCBinstname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBORIGINALPriscila Cavalcante Freitas.pdfMonografiaapplication/pdf696766https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/1267/1/Priscila%20Cavalcante%20Freitas.pdf25e8b85776604986e26cdb0ec3c2f6eaMD51CC-LICENSElicense_urlapplication/octet-stream46https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/1267/2/license_url0d2fb706760bf56ddf1358a832652ccfMD52license_textapplication/octet-stream0https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/1267/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdfapplication/octet-stream20168https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/1267/4/license_rdf288037d582f66c131a3b54761360a7bcMD54LICENSElicense.txttext/plain1870https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/1267/5/license.txt271a8c57eec83dece5a44911ddc650e2MD55TEXTPriscila Cavalcante Freitas.pdf.txtPriscila Cavalcante Freitas.pdf.txtExtracted texttext/plain43744https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/1267/6/Priscila%20Cavalcante%20Freitas.pdf.txt651c2145996e8ac879f9314b745e85ebMD5610869/12672017-01-17 15:05:52.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Repositório de Publicaçõeshttps://repositorio.ucb.br:9443/jspui/
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Saúde e trabalho: indicadores de prazer e sofrimento em trabalhadores de call center
title Saúde e trabalho: indicadores de prazer e sofrimento em trabalhadores de call center
spellingShingle Saúde e trabalho: indicadores de prazer e sofrimento em trabalhadores de call center
Freitas, Priscila Cavalcante'
Call center
Atendimento
Doenças profissionais
Dor
Psicologia
Motivação (Psicologia)
Motivação no trabalho
title_short Saúde e trabalho: indicadores de prazer e sofrimento em trabalhadores de call center
title_full Saúde e trabalho: indicadores de prazer e sofrimento em trabalhadores de call center
title_fullStr Saúde e trabalho: indicadores de prazer e sofrimento em trabalhadores de call center
title_full_unstemmed Saúde e trabalho: indicadores de prazer e sofrimento em trabalhadores de call center
title_sort Saúde e trabalho: indicadores de prazer e sofrimento em trabalhadores de call center
author Freitas, Priscila Cavalcante'
author_facet Freitas, Priscila Cavalcante'
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas, Priscila Cavalcante'
dc.subject.por.fl_str_mv Call center
Atendimento
Doenças profissionais
Dor
Psicologia
Motivação (Psicologia)
Motivação no trabalho
topic Call center
Atendimento
Doenças profissionais
Dor
Psicologia
Motivação (Psicologia)
Motivação no trabalho
dc.description.pt_BR.fl_txt_mv Psicologia
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv Este trabalho apresenta uma pesquisa sobre os indicadores de risco de adoecimento no trabalho de trabalhadores de um Call Center do DF. A pesquisa aconteceu em dois momentos, sendo o primeiro composto pelo levantamento bibliográfico acerca dos teóricos que abordam o tema da pesquisa, como saúde mental e trabalho. O segundo momento do trabalho consistiu na pesquisa de campo com 30 trabalhadores da organização. O instrumento utilizado foi o Inventário de Trabalho e Riscos de Adoecimento (ITRA), FERREIRA, e MENDES (2009), que é composto por quatro escalas interdependentes para avaliar quatro dimensões da inter-relação trabalho e riscos de adoecimento. Os dados apontam que esses trabalhadores se apresentam em uma avaliação moderada, crítica que pede certa atenção por na maioria dos casos está próximo à margem do que podemos considerar como grave, que chegam a ocasionar o adoecimento destes trabalhadores podendo-se destacar que o ritmo de trabalho é excessivo, as tarefas são repetitivas, usar as mãos e olhos de forma contínua, dores no corpo e os aspectos psíquicos, como: estresse, esgotamento emocional e desvalorização.
This work presents a research on indicators of risk of illness at work workers from a Call Center in the District. The research took place in two stages, the first being composed of the literature concerning the theorists who address the topic of research, as mental health and work. The second phase of the work consisted of field research 30 employees of the organization. The instrument used was the Inventory of Work and Risks of illness (ITRA), Ferreira and Mendes (2009), which consists of four interdependent scales to assess four dimensions of the inter-relationship between work and risks illness. The data indicate that these workers are presented in a review moderate, asking some critical attention in most cases is close to the margin than can be considered as serious, arriving to provoke illness these workers may be noted that the pace of work is excessive, the tasks are repetitive, use your hands and eyes continuously, body aches and psychological aspects, such as: stress, exhaustion emotional and devaluation.
description Psicologia
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-06-20
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-07-04T14:14:38Z
2016-10-10T03:47:28Z
dc.date.available.fl_str_mv 2013-07-04T14:14:38Z
2016-10-10T03:47:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv FREITAS, Priscila Cavalcante. Saúde e trabalho: indicadores de prazer e sofrimento em trabalhadores de call center. 2012. 27 f. Monografia (Graduação) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2012.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/10869/1267
identifier_str_mv FREITAS, Priscila Cavalcante. Saúde e trabalho: indicadores de prazer e sofrimento em trabalhadores de call center. 2012. 27 f. Monografia (Graduação) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2012.
url https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/10869/1267
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv Texto
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCB
instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron:UCB
instname_str Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron_str UCB
institution UCB
reponame_str Repositório Institucional da UCB
collection Repositório Institucional da UCB
bitstream.url.fl_str_mv https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/1267/1/Priscila%20Cavalcante%20Freitas.pdf
https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/1267/2/license_url
https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/1267/3/license_text
https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/1267/4/license_rdf
https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/1267/5/license.txt
https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/1267/6/Priscila%20Cavalcante%20Freitas.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 25e8b85776604986e26cdb0ec3c2f6ea
0d2fb706760bf56ddf1358a832652ccf
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
288037d582f66c131a3b54761360a7bc
271a8c57eec83dece5a44911ddc650e2
651c2145996e8ac879f9314b745e85eb
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1724829825109065728