A nova cara da comunicação comunitária: uma análise sobre o uso do Facebook no jornal Voz da Comunidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Jusciane Matos de
Data de Publicação: 2014
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCB
Texto Completo: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/9571
Resumo: A comunicação, assim como outros setores da sociedade, passou por um processo de adequação em seu modo de se fazer possibilitado pelas mídias sociais, em especial a Internet. Partindo desse princípio, a presente monografia explora os fazeres comunicacionais da página do jornal Voz da Comunidade no Facebook. Explorando os conceitos de comunicação comunitária e do uso das redes sociais para esse fim, a pesquisa tem como intuito perceber como a relação com a comunidade afeta a construção da notícia e se o uso do Facebook contribui para uma nova forma de se fazer comunicação comunitária. Ao buscar referencial teórico em pesquisadoras do campo da comunicação comunitária como Raquel Paiva (2007) e Cicilia Peruzzo (2002) entendemos que esse novo fazer não descaracteriza a comunicação comunitária, porém dá uma nova cara a esse viés comunicacional. O estudo analisa 12 publicações, selecionadas por meio da metodologia de semana artificial, para se obter o resultado de quais valores-notícia são utilizados pelo jornal comunitário tendo como principais referências para essa discussão Mauro Wolf (2009), Nelson Traquina (2005) e Fabiane Moreira (2006). A partir dessas publicações, analisa-se também a interação do leitor por meio dos comentários no Facebook com a notícia publicada. Assim, concluímos que existe uma nova cara para a comunicação comunitária. Utilizando as ferramentas da rede social, Facebook, a comunidade pode interagir com a publicação, questionar, acrescentar ou esclarecer determinados aspectos sobre o acontecimento noticiado.
id UCB-2_21a782d47c321f7ccab72122e9e28bc3
oai_identifier_str oai:200.214.135.189:123456789/9571
network_acronym_str UCB-2
network_name_str Repositório Institucional da UCB
spelling Zanforlin, ofia CavalcantiLima, Jusciane Matos de2017-07-28T13:17:12Z2017-07-192017-07-28T13:17:12Z2014-11-28LIMA, Jusciane Matos de. A nova cara da comunicação comunitária: uma análise sobre o uso do Facebook no jornal Voz da Comunidade. 2014. 92 f. Monografia (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2014.https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/9571Submitted by Ana Claudia Rodrigues Ferreira (anaclaudiaf@ucb.br) on 2017-07-19T18:59:33Z No. of bitstreams: 1 JuscianeMatosDeLima.pdf: 1503964 bytes, checksum: c342027521d32e4ebda79537e0cf5c95 (MD5)Approved for entry into archive by Sara Ribeiro (sara.ribeiro@ucb.br) on 2017-07-28T13:17:12Z (GMT) No. of bitstreams: 1 JuscianeMatosDeLima.pdf: 1503964 bytes, checksum: c342027521d32e4ebda79537e0cf5c95 (MD5)Made available in DSpace on 2017-07-28T13:17:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JuscianeMatosDeLima.pdf: 1503964 bytes, checksum: c342027521d32e4ebda79537e0cf5c95 (MD5) Previous issue date: 2014-11-28A comunicação, assim como outros setores da sociedade, passou por um processo de adequação em seu modo de se fazer possibilitado pelas mídias sociais, em especial a Internet. Partindo desse princípio, a presente monografia explora os fazeres comunicacionais da página do jornal Voz da Comunidade no Facebook. Explorando os conceitos de comunicação comunitária e do uso das redes sociais para esse fim, a pesquisa tem como intuito perceber como a relação com a comunidade afeta a construção da notícia e se o uso do Facebook contribui para uma nova forma de se fazer comunicação comunitária. Ao buscar referencial teórico em pesquisadoras do campo da comunicação comunitária como Raquel Paiva (2007) e Cicilia Peruzzo (2002) entendemos que esse novo fazer não descaracteriza a comunicação comunitária, porém dá uma nova cara a esse viés comunicacional. O estudo analisa 12 publicações, selecionadas por meio da metodologia de semana artificial, para se obter o resultado de quais valores-notícia são utilizados pelo jornal comunitário tendo como principais referências para essa discussão Mauro Wolf (2009), Nelson Traquina (2005) e Fabiane Moreira (2006). A partir dessas publicações, analisa-se também a interação do leitor por meio dos comentários no Facebook com a notícia publicada. Assim, concluímos que existe uma nova cara para a comunicação comunitária. Utilizando as ferramentas da rede social, Facebook, a comunidade pode interagir com a publicação, questionar, acrescentar ou esclarecer determinados aspectos sobre o acontecimento noticiado.porUniversidade Católica de BrasíliaCST - JornalismoUCBBrasilEscola de Educação, Tecnologia e ComunicaçãoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOComunicação comunitáriaInteratividadeFacebookJornalA nova cara da comunicação comunitária: uma análise sobre o uso do Facebook no jornal Voz da Comunidadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UCBinstname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBORIGINALJuscianeMatosDeLima.pdfJuscianeMatosDeLima.pdfMonografiaapplication/pdf1503964https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/9571/1/JuscianeMatosDeLima.pdfc342027521d32e4ebda79537e0cf5c95MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/9571/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52TEXTJuscianeMatosDeLima.pdf.txtJuscianeMatosDeLima.pdf.txtExtracted texttext/plain166376https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/9571/3/JuscianeMatosDeLima.pdf.txt32022d43f5e8ca178ceeffaa01157e1aMD53123456789/95712017-07-29 01:04:58.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ório de Publicaçõeshttps://repositorio.ucb.br:9443/jspui/
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A nova cara da comunicação comunitária: uma análise sobre o uso do Facebook no jornal Voz da Comunidade
title A nova cara da comunicação comunitária: uma análise sobre o uso do Facebook no jornal Voz da Comunidade
spellingShingle A nova cara da comunicação comunitária: uma análise sobre o uso do Facebook no jornal Voz da Comunidade
Lima, Jusciane Matos de
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Comunicação comunitária
Interatividade
Facebook
Jornal
title_short A nova cara da comunicação comunitária: uma análise sobre o uso do Facebook no jornal Voz da Comunidade
title_full A nova cara da comunicação comunitária: uma análise sobre o uso do Facebook no jornal Voz da Comunidade
title_fullStr A nova cara da comunicação comunitária: uma análise sobre o uso do Facebook no jornal Voz da Comunidade
title_full_unstemmed A nova cara da comunicação comunitária: uma análise sobre o uso do Facebook no jornal Voz da Comunidade
title_sort A nova cara da comunicação comunitária: uma análise sobre o uso do Facebook no jornal Voz da Comunidade
author Lima, Jusciane Matos de
author_facet Lima, Jusciane Matos de
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Zanforlin, ofia Cavalcanti
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Jusciane Matos de
contributor_str_mv Zanforlin, ofia Cavalcanti
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Comunicação comunitária
Interatividade
Facebook
Jornal
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação comunitária
Interatividade
Facebook
Jornal
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv A comunicação, assim como outros setores da sociedade, passou por um processo de adequação em seu modo de se fazer possibilitado pelas mídias sociais, em especial a Internet. Partindo desse princípio, a presente monografia explora os fazeres comunicacionais da página do jornal Voz da Comunidade no Facebook. Explorando os conceitos de comunicação comunitária e do uso das redes sociais para esse fim, a pesquisa tem como intuito perceber como a relação com a comunidade afeta a construção da notícia e se o uso do Facebook contribui para uma nova forma de se fazer comunicação comunitária. Ao buscar referencial teórico em pesquisadoras do campo da comunicação comunitária como Raquel Paiva (2007) e Cicilia Peruzzo (2002) entendemos que esse novo fazer não descaracteriza a comunicação comunitária, porém dá uma nova cara a esse viés comunicacional. O estudo analisa 12 publicações, selecionadas por meio da metodologia de semana artificial, para se obter o resultado de quais valores-notícia são utilizados pelo jornal comunitário tendo como principais referências para essa discussão Mauro Wolf (2009), Nelson Traquina (2005) e Fabiane Moreira (2006). A partir dessas publicações, analisa-se também a interação do leitor por meio dos comentários no Facebook com a notícia publicada. Assim, concluímos que existe uma nova cara para a comunicação comunitária. Utilizando as ferramentas da rede social, Facebook, a comunidade pode interagir com a publicação, questionar, acrescentar ou esclarecer determinados aspectos sobre o acontecimento noticiado.
description A comunicação, assim como outros setores da sociedade, passou por um processo de adequação em seu modo de se fazer possibilitado pelas mídias sociais, em especial a Internet. Partindo desse princípio, a presente monografia explora os fazeres comunicacionais da página do jornal Voz da Comunidade no Facebook. Explorando os conceitos de comunicação comunitária e do uso das redes sociais para esse fim, a pesquisa tem como intuito perceber como a relação com a comunidade afeta a construção da notícia e se o uso do Facebook contribui para uma nova forma de se fazer comunicação comunitária. Ao buscar referencial teórico em pesquisadoras do campo da comunicação comunitária como Raquel Paiva (2007) e Cicilia Peruzzo (2002) entendemos que esse novo fazer não descaracteriza a comunicação comunitária, porém dá uma nova cara a esse viés comunicacional. O estudo analisa 12 publicações, selecionadas por meio da metodologia de semana artificial, para se obter o resultado de quais valores-notícia são utilizados pelo jornal comunitário tendo como principais referências para essa discussão Mauro Wolf (2009), Nelson Traquina (2005) e Fabiane Moreira (2006). A partir dessas publicações, analisa-se também a interação do leitor por meio dos comentários no Facebook com a notícia publicada. Assim, concluímos que existe uma nova cara para a comunicação comunitária. Utilizando as ferramentas da rede social, Facebook, a comunidade pode interagir com a publicação, questionar, acrescentar ou esclarecer determinados aspectos sobre o acontecimento noticiado.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-11-28
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-07-28T13:17:12Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-07-19
2017-07-28T13:17:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv LIMA, Jusciane Matos de. A nova cara da comunicação comunitária: uma análise sobre o uso do Facebook no jornal Voz da Comunidade. 2014. 92 f. Monografia (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2014.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/9571
identifier_str_mv LIMA, Jusciane Matos de. A nova cara da comunicação comunitária: uma análise sobre o uso do Facebook no jornal Voz da Comunidade. 2014. 92 f. Monografia (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2014.
url https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/9571
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
dc.publisher.program.fl_str_mv CST - Jornalismo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UCB
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCB
instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron:UCB
instname_str Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron_str UCB
institution UCB
reponame_str Repositório Institucional da UCB
collection Repositório Institucional da UCB
bitstream.url.fl_str_mv https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/9571/1/JuscianeMatosDeLima.pdf
https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/9571/2/license.txt
https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/9571/3/JuscianeMatosDeLima.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv c342027521d32e4ebda79537e0cf5c95
43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b
32022d43f5e8ca178ceeffaa01157e1a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1724829879016357888