Violências na sala de aula : o teste sociométrico como meio de diagnóstico e de estabelecimento de estratégias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Marta Lúcia
Data de Publicação: 2011
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCB
Texto Completo: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/10869/1228
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo principal mapear, por meio de teste sociométrico, a teia social de uma turma, de modo a verificar as origens dos conflitos e das violências entre os estudantes, de modo a instruir cientificamente as ações educativas. A pesquisa quanti-qualitiva de natureza descritiva e exploratória sobre a orientação Cátedra UNESCO de Juventude, Educação e Sociedade da Universidade Católica de Brasília no segundo semestre de 2011. Para coleta de dados, foi organizado questionário com questões que permitiam a caracterização dos estudantes, mas principalmente o questionário era composto de 4 questões que é o teste sociométrico. A amostra reúne estudantes de uma turma do 5º ano do ensino fundamental de uma escola pública da periferia de Brasília. Também foi aplicado questionário para o professor regente da turma pesquisada. Este continha questões objetivas e subjetivas, permitindo, pois comparação entre as informações prestadas por docente e discente. Também foram utilizadas outras técnicas de coleta como a observação in loco, a observação de aula e a análise documental. Além da análise do teste sociométrico, escolhido para averiguar as implicações das relações interpessoais para o desencadeamento da violência escolar, outras questões foram tabuladas por meio do software Statistical Package for the Social Sciences (SPSS), permitindo maior coerência na análise do problema de pesquisa. Por que a convivência no espaço da sala de aula pode resultar em práticas violentas entre os estudantes? Como, num caso concreto, o teste sociométrico pode instruir as ações educativas? Estas foram algumas das questões que nortearam o aprofundamento dos dados de pesquisa. Os resultados permitiram mapear as relações sociais entre estudantes, identificando e compreendendo a origem dos conflitos entre eles que têm dificuldades de conviver uns com os outros e de dialogarem entre si. O estudo resultou em observações importantes que subsidiarão o trabalho de intervenção do professor regente para encaminhar os conflitos de modo proativo até o fim do bimestre, uma vez que o ano se encerra e os estudantes deixarão à escola, passando ao 6º ano não contemplado nesta escola. Conclui-se, pois que a violência da sociedade está relacionada à dificuldade de conviver em sala de aula, devendo, pois a escola, promover a convivência entre os estudantes, o que deve começar pela sala de aula
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Também foi aplicado questionário para o professor regente da turma pesquisada. Este continha questões objetivas e subjetivas, permitindo, pois comparação entre as informações prestadas por docente e discente. Também foram utilizadas outras técnicas de coleta como a observação in loco, a observação de aula e a análise documental. Além da análise do teste sociométrico, escolhido para averiguar as implicações das relações interpessoais para o desencadeamento da violência escolar, outras questões foram tabuladas por meio do software Statistical Package for the Social Sciences (SPSS), permitindo maior coerência na análise do problema de pesquisa. Por que a convivência no espaço da sala de aula pode resultar em práticas violentas entre os estudantes? Como, num caso concreto, o teste sociométrico pode instruir as ações educativas? Estas foram algumas das questões que nortearam o aprofundamento dos dados de pesquisa. Os resultados permitiram mapear as relações sociais entre estudantes, identificando e compreendendo a origem dos conflitos entre eles que têm dificuldades de conviver uns com os outros e de dialogarem entre si. O estudo resultou em observações importantes que subsidiarão o trabalho de intervenção do professor regente para encaminhar os conflitos de modo proativo até o fim do bimestre, uma vez que o ano se encerra e os estudantes deixarão à escola, passando ao 6º ano não contemplado nesta escola. Conclui-se, pois que a violência da sociedade está relacionada à dificuldade de conviver em sala de aula, devendo, pois a escola, promover a convivência entre os estudantes, o que deve começar pela sala de aulaThis research describes the use of sociometric testing to map the social web of a class group, identify the origins of conflicts and violence among students and provide a scientific basis for educational actions to address it. The quanti-qualitative, descriptive and exploratory research was conducted under the aegis of the UNESCO Chair in Youth, Education and Society and the Catholic University of Brasilia, in the second half of 2011. Data gathering was done with a questionnaire designed to characterize the students which contained four questions corresponding to the sociometric test. The sample consisted of students from schooling year five (final year of primary education) in a government-run school on the outskirts of Brasilia. The teacher in charge of the sample class also replied to a specific questionnaire containing objective and subjective questions designed to enable a comparison between information supplied by teacher and by the students. Other techniques applied were direct observations in loco, observations during classes, and documental analysis. In addition to the sociometric test structured to enable an investigation of the implications of inter-personal relations in unleashing the chain of school violence, other questions were tabulated using SPSS (Statisyical Package for the Social Sciences), software to endow the research problem analysis with greater coherence. Among the questions guiding the data gathering and analysis were: How is it that having to socialize in the space of a classroom can lead to violent behavior among students? In what way can the sociometric test provide a basis for educational actions to address the problem in specific cases? The results made it possible to map the social relations among the students, identifying and understanding the origin of conflicts among them and the difficulties they experience in socializing and establishing dialogue with one another. The study produced important observations that will support the structuring of teacher interventions and pro-active handling of conflicts until the end of the school year as their sixth schooling year (year one of lower secondary education) will be in a different school. The conclusion is that violence in society at large is correlated to the difficulties students experience in socializing in the classroom environment and that the school needs to actively foster socialization processes, beginning with the classroomSubmitted by Karolina Vieira da Silva Bastos (karolina.bastos@ucb.br) on 2012-12-12T17:15:25Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 22974 bytes, checksum: 99c771d9f0b9c46790009b9874d49253 (MD5) Monografia de Marta Lúcia Lopes 2.2011 - Pedagogia UCB - Profª.Adriana Lira (Orientadora).pdf: 1962625 bytes, checksum: 7e5906dc8e48c998deac66fb42cf60c8 (MD5)Approved for entry into archive by Diego Paiva(dpaiva@ucb.br) on 2013-05-29T17:50:19Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 22974 bytes, checksum: 99c771d9f0b9c46790009b9874d49253 (MD5) Monografia de Marta Lúcia Lopes 2.2011 - Pedagogia UCB - Profª.Adriana Lira (Orientadora).pdf: 1962625 bytes, checksum: 7e5906dc8e48c998deac66fb42cf60c8 (MD5)Made available in DSpace on 2013-05-29T17:50:19Z (GMT). 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This research describes the use of sociometric testing to map the social web of a class group, identify the origins of conflicts and violence among students and provide a scientific basis for educational actions to address it. The quanti-qualitative, descriptive and exploratory research was conducted under the aegis of the UNESCO Chair in Youth, Education and Society and the Catholic University of Brasilia, in the second half of 2011. Data gathering was done with a questionnaire designed to characterize the students which contained four questions corresponding to the sociometric test. The sample consisted of students from schooling year five (final year of primary education) in a government-run school on the outskirts of Brasilia. The teacher in charge of the sample class also replied to a specific questionnaire containing objective and subjective questions designed to enable a comparison between information supplied by teacher and by the students. Other techniques applied were direct observations in loco, observations during classes, and documental analysis. In addition to the sociometric test structured to enable an investigation of the implications of inter-personal relations in unleashing the chain of school violence, other questions were tabulated using SPSS (Statisyical Package for the Social Sciences), software to endow the research problem analysis with greater coherence. Among the questions guiding the data gathering and analysis were: How is it that having to socialize in the space of a classroom can lead to violent behavior among students? In what way can the sociometric test provide a basis for educational actions to address the problem in specific cases? The results made it possible to map the social relations among the students, identifying and understanding the origin of conflicts among them and the difficulties they experience in socializing and establishing dialogue with one another. The study produced important observations that will support the structuring of teacher interventions and pro-active handling of conflicts until the end of the school year as their sixth schooling year (year one of lower secondary education) will be in a different school. The conclusion is that violence in society at large is correlated to the difficulties students experience in socializing in the classroom environment and that the school needs to actively foster socialization processes, beginning with the classroom
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