Responsabilidade Social como diferencial competitivo nas negociações comerciais internacionais do Brasil.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCB |
Texto Completo: | https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/10869/1401 |
Resumo: | Entendida como parte do papel das empresas, complementar aos interesses econômicos e lucrativos, a responsabilidade social das empresas é assunto em discussão ao redor do mundo. É possível observar um aumento no número de empresas e governos envolvidos em iniciativas voltadas ao tema, seja pelo compromisso social, pela necessidade de diferenciação da postura nos negócios, ou por outra motivação. Paralelamente, o maior fluxo de informações, a internacionalização dos mercados e o surgimento de regulamentações públicas ou privadas, assim como a pressão do consumidor, têm impulsionado a preocupação das empresas com o compromisso ético e sustentável. O objetivo dessa pesquisa é evidenciar que o envolvimento da empresa brasileira em práticas de responsabilidade social e a incorporação da temática em seu ambiente de gestão é diferencial competitivo nas negociações internacionais. A partir da apresentação e análise de um estudo de caso brasileiro (Grupo Provider) e iniciativas de governos e organizações internacionais voltadas ao assunto, o estudo expõe que adoção de ações socialmente responsáveis, não apenas contribui para que a empresa acesse mercados externos, como, em alguns casos, é requisito obrigatório para realização de negócios. |
id |
UCB-2_2c06ce52a14e18c6f98d71ec362ac377 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:200.214.135.189:10869/1401 |
network_acronym_str |
UCB-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UCB |
spelling |
Costa, Sophia CavalcantiSouza, Carlos Augusto deDoratioto, Francisco Fernando MonteolivaAlmeida, Wilson de Jesus Beserra de2013-08-21T10:53:54Z2016-10-10T03:40:07Z2013-08-21T10:53:54Z2016-10-10T03:40:07Z2013-08-212008https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/10869/1401Entendida como parte do papel das empresas, complementar aos interesses econômicos e lucrativos, a responsabilidade social das empresas é assunto em discussão ao redor do mundo. É possível observar um aumento no número de empresas e governos envolvidos em iniciativas voltadas ao tema, seja pelo compromisso social, pela necessidade de diferenciação da postura nos negócios, ou por outra motivação. Paralelamente, o maior fluxo de informações, a internacionalização dos mercados e o surgimento de regulamentações públicas ou privadas, assim como a pressão do consumidor, têm impulsionado a preocupação das empresas com o compromisso ético e sustentável. O objetivo dessa pesquisa é evidenciar que o envolvimento da empresa brasileira em práticas de responsabilidade social e a incorporação da temática em seu ambiente de gestão é diferencial competitivo nas negociações internacionais. A partir da apresentação e análise de um estudo de caso brasileiro (Grupo Provider) e iniciativas de governos e organizações internacionais voltadas ao assunto, o estudo expõe que adoção de ações socialmente responsáveis, não apenas contribui para que a empresa acesse mercados externos, como, em alguns casos, é requisito obrigatório para realização de negócios.Known as a complementary part of the enterprise economic and profitable interest´s, corporate social responsibility has been discussed worldwide. It is noticeable an increase in the number of companies and governments involved with social related initiatives, moved by social commitment, by the need of differentiating the company positioning , or by other motivations. In parallel, increasing information flux, growing market integration and new private and public regulations, as well as pressure made by consumers, have stimulated the companies in making make sustainable and ethical commitments. The purpose of this research is to show that the engagement of Brazilian company in practices of social responsibility and the incorporation of the subject in its strategic management is a competitive advantage in international negotiations. With the presentation and analysis of a Brazilian case study (Grupo Provider) and initiatives of governments and international organizations involving the matter, the study exposes that the adoption of socially responsible actions does not only contribute to the company access to foreign markets, but also, in some cases, it is a mandatory requirement for business achievement.Submitted by Rejaine Pereira (rejaine@ucb.br) on 2012-12-19T14:20:22Z No. of bitstreams: 3 license_rdf: 22974 bytes, checksum: 99c771d9f0b9c46790009b9874d49253 (MD5) II PARTE - TEXTO verfinal.pdf: 3969366 bytes, checksum: 50eae2b2d478e2c9f4570fde64abb5d5 (MD5) I PARTE - CAPA ver final.pdf: 260519 bytes, checksum: 6abfcb997800dc233cc934a39d51579a (MD5)Approved for entry into archive by Diego Paiva(dpaiva@ucb.br) on 2013-08-21T10:53:54Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_rdf: 22974 bytes, checksum: 99c771d9f0b9c46790009b9874d49253 (MD5) II PARTE - TEXTO verfinal.pdf: 3969366 bytes, checksum: 50eae2b2d478e2c9f4570fde64abb5d5 (MD5) I PARTE - CAPA ver final.pdf: 260519 bytes, checksum: 6abfcb997800dc233cc934a39d51579a (MD5)Made available in DSpace on 2013-08-21T10:53:54Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_rdf: 22974 bytes, checksum: 99c771d9f0b9c46790009b9874d49253 (MD5) II PARTE - TEXTO verfinal.pdf: 3969366 bytes, checksum: 50eae2b2d478e2c9f4570fde64abb5d5 (MD5) I PARTE - CAPA ver final.pdf: 260519 bytes, checksum: 6abfcb997800dc233cc934a39d51579a (MD5)Made available in DSpace on 2016-10-10T03:40:07Z (GMT). No. of bitstreams: 6 I PARTE - CAPA ver final.pdf: 260519 bytes, checksum: 6abfcb997800dc233cc934a39d51579a (MD5) II PARTE - TEXTO verfinal.pdf: 3969366 bytes, checksum: 50eae2b2d478e2c9f4570fde64abb5d5 (MD5) license_url: 52 bytes, checksum: 3d480ae6c91e310daba2020f8787d6f9 (MD5) license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 22974 bytes, checksum: 99c771d9f0b9c46790009b9874d49253 (MD5) license.txt: 1870 bytes, checksum: 271a8c57eec83dece5a44911ddc650e2 (MD5) Previous issue date: 2013-08-21TextoRestrito UCBinfo:eu-repo/semantics/openAccessArea Concentração::Educação Superior::Ciências Humanasresponsabilidade social Empresarialvantagem competitivasistema de gestão socialnegociações internacionaiscorporate social responsibilitycompetitive advantagesocial managementinternational negotiationResponsabilidade Social como diferencial competitivo nas negociações comerciais internacionais do Brasil.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisGraduaçãoRelações InternacionaisUniversidade Católica de Brasília, BrasilBacharelado em Educação FísicaBacharelporreponame:Repositório Institucional da UCBinstname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBORIGINALI PARTE - CAPA ver final.pdfapplication/pdf260519https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/1401/1/I%20PARTE%20-%20CAPA%20ver%20final.pdf6abfcb997800dc233cc934a39d51579aMD51II PARTE - TEXTO verfinal.pdfapplication/pdf3969366https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/1401/2/II%20PARTE%20-%20TEXTO%20verfinal.pdf50eae2b2d478e2c9f4570fde64abb5d5MD52CC-LICENSElicense_urlapplication/octet-stream52https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/1401/3/license_url3d480ae6c91e310daba2020f8787d6f9MD53license_textapplication/octet-stream0https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/1401/4/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54license_rdfapplication/octet-stream22974https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/1401/5/license_rdf99c771d9f0b9c46790009b9874d49253MD55LICENSElicense.txttext/plain1870https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/1401/6/license.txt271a8c57eec83dece5a44911ddc650e2MD56TEXTI PARTE - CAPA ver final.pdf.txtI PARTE - CAPA ver final.pdf.txtExtracted texttext/plain16208https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/1401/7/I%20PARTE%20-%20CAPA%20ver%20final.pdf.txtfff3a25a9d36ae0180bbe2dddf141935MD57II PARTE - TEXTO verfinal.pdf.txtII PARTE - TEXTO verfinal.pdf.txtExtracted texttext/plain113117https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/1401/8/II%20PARTE%20-%20TEXTO%20verfinal.pdf.txte0b1a0ea0520fb5166cd46de66636ebcMD5810869/14012017-01-17 14:58:02.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Repositório de Publicaçõeshttps://repositorio.ucb.br:9443/jspui/ |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Responsabilidade Social como diferencial competitivo nas negociações comerciais internacionais do Brasil. |
title |
Responsabilidade Social como diferencial competitivo nas negociações comerciais internacionais do Brasil. |
spellingShingle |
Responsabilidade Social como diferencial competitivo nas negociações comerciais internacionais do Brasil. Costa, Sophia Cavalcanti responsabilidade social Empresarial vantagem competitiva sistema de gestão social negociações internacionais corporate social responsibility competitive advantage social management international negotiation Area Concentração::Educação Superior::Ciências Humanas |
title_short |
Responsabilidade Social como diferencial competitivo nas negociações comerciais internacionais do Brasil. |
title_full |
Responsabilidade Social como diferencial competitivo nas negociações comerciais internacionais do Brasil. |
title_fullStr |
Responsabilidade Social como diferencial competitivo nas negociações comerciais internacionais do Brasil. |
title_full_unstemmed |
Responsabilidade Social como diferencial competitivo nas negociações comerciais internacionais do Brasil. |
title_sort |
Responsabilidade Social como diferencial competitivo nas negociações comerciais internacionais do Brasil. |
author |
Costa, Sophia Cavalcanti |
author_facet |
Costa, Sophia Cavalcanti |
author_role |
author |
dc.contributor.committeemember.none.fl_str_mv |
Souza, Carlos Augusto de Doratioto, Francisco Fernando Monteoliva |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Sophia Cavalcanti |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Almeida, Wilson de Jesus Beserra de |
contributor_str_mv |
Almeida, Wilson de Jesus Beserra de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
responsabilidade social Empresarial vantagem competitiva sistema de gestão social negociações internacionais corporate social responsibility competitive advantage social management international negotiation |
topic |
responsabilidade social Empresarial vantagem competitiva sistema de gestão social negociações internacionais corporate social responsibility competitive advantage social management international negotiation Area Concentração::Educação Superior::Ciências Humanas |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Area Concentração::Educação Superior::Ciências Humanas |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
Entendida como parte do papel das empresas, complementar aos interesses econômicos e lucrativos, a responsabilidade social das empresas é assunto em discussão ao redor do mundo. É possível observar um aumento no número de empresas e governos envolvidos em iniciativas voltadas ao tema, seja pelo compromisso social, pela necessidade de diferenciação da postura nos negócios, ou por outra motivação. Paralelamente, o maior fluxo de informações, a internacionalização dos mercados e o surgimento de regulamentações públicas ou privadas, assim como a pressão do consumidor, têm impulsionado a preocupação das empresas com o compromisso ético e sustentável. O objetivo dessa pesquisa é evidenciar que o envolvimento da empresa brasileira em práticas de responsabilidade social e a incorporação da temática em seu ambiente de gestão é diferencial competitivo nas negociações internacionais. A partir da apresentação e análise de um estudo de caso brasileiro (Grupo Provider) e iniciativas de governos e organizações internacionais voltadas ao assunto, o estudo expõe que adoção de ações socialmente responsáveis, não apenas contribui para que a empresa acesse mercados externos, como, em alguns casos, é requisito obrigatório para realização de negócios. Known as a complementary part of the enterprise economic and profitable interest´s, corporate social responsibility has been discussed worldwide. It is noticeable an increase in the number of companies and governments involved with social related initiatives, moved by social commitment, by the need of differentiating the company positioning , or by other motivations. In parallel, increasing information flux, growing market integration and new private and public regulations, as well as pressure made by consumers, have stimulated the companies in making make sustainable and ethical commitments. The purpose of this research is to show that the engagement of Brazilian company in practices of social responsibility and the incorporation of the subject in its strategic management is a competitive advantage in international negotiations. With the presentation and analysis of a Brazilian case study (Grupo Provider) and initiatives of governments and international organizations involving the matter, the study exposes that the adoption of socially responsible actions does not only contribute to the company access to foreign markets, but also, in some cases, it is a mandatory requirement for business achievement. |
description |
Entendida como parte do papel das empresas, complementar aos interesses econômicos e lucrativos, a responsabilidade social das empresas é assunto em discussão ao redor do mundo. É possível observar um aumento no número de empresas e governos envolvidos em iniciativas voltadas ao tema, seja pelo compromisso social, pela necessidade de diferenciação da postura nos negócios, ou por outra motivação. Paralelamente, o maior fluxo de informações, a internacionalização dos mercados e o surgimento de regulamentações públicas ou privadas, assim como a pressão do consumidor, têm impulsionado a preocupação das empresas com o compromisso ético e sustentável. O objetivo dessa pesquisa é evidenciar que o envolvimento da empresa brasileira em práticas de responsabilidade social e a incorporação da temática em seu ambiente de gestão é diferencial competitivo nas negociações internacionais. A partir da apresentação e análise de um estudo de caso brasileiro (Grupo Provider) e iniciativas de governos e organizações internacionais voltadas ao assunto, o estudo expõe que adoção de ações socialmente responsáveis, não apenas contribui para que a empresa acesse mercados externos, como, em alguns casos, é requisito obrigatório para realização de negócios. |
publishDate |
2008 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2008 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-08-21T10:53:54Z 2016-10-10T03:40:07Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2013-08-21T10:53:54Z 2016-10-10T03:40:07Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-08-21 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/10869/1401 |
url |
https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/10869/1401 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Restrito UCB info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Restrito UCB |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
Texto |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UCB instname:Universidade Católica de Brasília (UCB) instacron:UCB |
instname_str |
Universidade Católica de Brasília (UCB) |
instacron_str |
UCB |
institution |
UCB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UCB |
collection |
Repositório Institucional da UCB |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/1401/1/I%20PARTE%20-%20CAPA%20ver%20final.pdf https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/1401/2/II%20PARTE%20-%20TEXTO%20verfinal.pdf https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/1401/3/license_url https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/1401/4/license_text https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/1401/5/license_rdf https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/1401/6/license.txt https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/1401/7/I%20PARTE%20-%20CAPA%20ver%20final.pdf.txt https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/1401/8/II%20PARTE%20-%20TEXTO%20verfinal.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
6abfcb997800dc233cc934a39d51579a 50eae2b2d478e2c9f4570fde64abb5d5 3d480ae6c91e310daba2020f8787d6f9 d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e 99c771d9f0b9c46790009b9874d49253 271a8c57eec83dece5a44911ddc650e2 fff3a25a9d36ae0180bbe2dddf141935 e0b1a0ea0520fb5166cd46de66636ebc |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1724829813051490304 |