Responsabilidade Social como diferencial competitivo nas negociações comerciais internacionais do Brasil.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Sophia Cavalcanti
Data de Publicação: 2008
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCB
Texto Completo: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/10869/1401
Resumo: Entendida como parte do papel das empresas, complementar aos interesses econômicos e lucrativos, a responsabilidade social das empresas é assunto em discussão ao redor do mundo. É possível observar um aumento no número de empresas e governos envolvidos em iniciativas voltadas ao tema, seja pelo compromisso social, pela necessidade de diferenciação da postura nos negócios, ou por outra motivação. Paralelamente, o maior fluxo de informações, a internacionalização dos mercados e o surgimento de regulamentações públicas ou privadas, assim como a pressão do consumidor, têm impulsionado a preocupação das empresas com o compromisso ético e sustentável. O objetivo dessa pesquisa é evidenciar que o envolvimento da empresa brasileira em práticas de responsabilidade social e a incorporação da temática em seu ambiente de gestão é diferencial competitivo nas negociações internacionais. A partir da apresentação e análise de um estudo de caso brasileiro (Grupo Provider) e iniciativas de governos e organizações internacionais voltadas ao assunto, o estudo expõe que adoção de ações socialmente responsáveis, não apenas contribui para que a empresa acesse mercados externos, como, em alguns casos, é requisito obrigatório para realização de negócios.
id UCB-2_2c06ce52a14e18c6f98d71ec362ac377
oai_identifier_str oai:200.214.135.189:10869/1401
network_acronym_str UCB-2
network_name_str Repositório Institucional da UCB
spelling Costa, Sophia CavalcantiSouza, Carlos Augusto deDoratioto, Francisco Fernando MonteolivaAlmeida, Wilson de Jesus Beserra de2013-08-21T10:53:54Z2016-10-10T03:40:07Z2013-08-21T10:53:54Z2016-10-10T03:40:07Z2013-08-212008https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/10869/1401Entendida como parte do papel das empresas, complementar aos interesses econômicos e lucrativos, a responsabilidade social das empresas é assunto em discussão ao redor do mundo. É possível observar um aumento no número de empresas e governos envolvidos em iniciativas voltadas ao tema, seja pelo compromisso social, pela necessidade de diferenciação da postura nos negócios, ou por outra motivação. Paralelamente, o maior fluxo de informações, a internacionalização dos mercados e o surgimento de regulamentações públicas ou privadas, assim como a pressão do consumidor, têm impulsionado a preocupação das empresas com o compromisso ético e sustentável. O objetivo dessa pesquisa é evidenciar que o envolvimento da empresa brasileira em práticas de responsabilidade social e a incorporação da temática em seu ambiente de gestão é diferencial competitivo nas negociações internacionais. A partir da apresentação e análise de um estudo de caso brasileiro (Grupo Provider) e iniciativas de governos e organizações internacionais voltadas ao assunto, o estudo expõe que adoção de ações socialmente responsáveis, não apenas contribui para que a empresa acesse mercados externos, como, em alguns casos, é requisito obrigatório para realização de negócios.Known as a complementary part of the enterprise economic and profitable interest´s, corporate social responsibility has been discussed worldwide. It is noticeable an increase in the number of companies and governments involved with social related initiatives, moved by social commitment, by the need of differentiating the company positioning , or by other motivations. In parallel, increasing information flux, growing market integration and new private and public regulations, as well as pressure made by consumers, have stimulated the companies in making make sustainable and ethical commitments. The purpose of this research is to show that the engagement of Brazilian company in practices of social responsibility and the incorporation of the subject in its strategic management is a competitive advantage in international negotiations. With the presentation and analysis of a Brazilian case study (Grupo Provider) and initiatives of governments and international organizations involving the matter, the study exposes that the adoption of socially responsible actions does not only contribute to the company access to foreign markets, but also, in some cases, it is a mandatory requirement for business achievement.Submitted by Rejaine Pereira (rejaine@ucb.br) on 2012-12-19T14:20:22Z No. of bitstreams: 3 license_rdf: 22974 bytes, checksum: 99c771d9f0b9c46790009b9874d49253 (MD5) II PARTE - TEXTO verfinal.pdf: 3969366 bytes, checksum: 50eae2b2d478e2c9f4570fde64abb5d5 (MD5) I PARTE - CAPA ver final.pdf: 260519 bytes, checksum: 6abfcb997800dc233cc934a39d51579a (MD5)Approved for entry into archive by Diego Paiva(dpaiva@ucb.br) on 2013-08-21T10:53:54Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_rdf: 22974 bytes, checksum: 99c771d9f0b9c46790009b9874d49253 (MD5) II PARTE - TEXTO verfinal.pdf: 3969366 bytes, checksum: 50eae2b2d478e2c9f4570fde64abb5d5 (MD5) I PARTE - CAPA ver final.pdf: 260519 bytes, checksum: 6abfcb997800dc233cc934a39d51579a (MD5)Made available in DSpace on 2013-08-21T10:53:54Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_rdf: 22974 bytes, checksum: 99c771d9f0b9c46790009b9874d49253 (MD5) II PARTE - TEXTO verfinal.pdf: 3969366 bytes, checksum: 50eae2b2d478e2c9f4570fde64abb5d5 (MD5) I PARTE - CAPA ver final.pdf: 260519 bytes, checksum: 6abfcb997800dc233cc934a39d51579a (MD5)Made available in DSpace on 2016-10-10T03:40:07Z (GMT). No. of bitstreams: 6 I PARTE - CAPA ver final.pdf: 260519 bytes, checksum: 6abfcb997800dc233cc934a39d51579a (MD5) II PARTE - TEXTO verfinal.pdf: 3969366 bytes, checksum: 50eae2b2d478e2c9f4570fde64abb5d5 (MD5) license_url: 52 bytes, checksum: 3d480ae6c91e310daba2020f8787d6f9 (MD5) license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 22974 bytes, checksum: 99c771d9f0b9c46790009b9874d49253 (MD5) license.txt: 1870 bytes, checksum: 271a8c57eec83dece5a44911ddc650e2 (MD5) Previous issue date: 2013-08-21TextoRestrito UCBinfo:eu-repo/semantics/openAccessArea Concentração::Educação Superior::Ciências Humanasresponsabilidade social Empresarialvantagem competitivasistema de gestão socialnegociações internacionaiscorporate social responsibilitycompetitive advantagesocial managementinternational negotiationResponsabilidade Social como diferencial competitivo nas negociações comerciais internacionais do Brasil.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisGraduaçãoRelações InternacionaisUniversidade Católica de Brasília, BrasilBacharelado em Educação FísicaBacharelporreponame:Repositório Institucional da UCBinstname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBORIGINALI PARTE - CAPA ver final.pdfapplication/pdf260519https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/1401/1/I%20PARTE%20-%20CAPA%20ver%20final.pdf6abfcb997800dc233cc934a39d51579aMD51II PARTE - TEXTO verfinal.pdfapplication/pdf3969366https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/1401/2/II%20PARTE%20-%20TEXTO%20verfinal.pdf50eae2b2d478e2c9f4570fde64abb5d5MD52CC-LICENSElicense_urlapplication/octet-stream52https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/1401/3/license_url3d480ae6c91e310daba2020f8787d6f9MD53license_textapplication/octet-stream0https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/1401/4/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54license_rdfapplication/octet-stream22974https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/1401/5/license_rdf99c771d9f0b9c46790009b9874d49253MD55LICENSElicense.txttext/plain1870https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/1401/6/license.txt271a8c57eec83dece5a44911ddc650e2MD56TEXTI PARTE - CAPA ver final.pdf.txtI PARTE - CAPA ver final.pdf.txtExtracted texttext/plain16208https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/1401/7/I%20PARTE%20-%20CAPA%20ver%20final.pdf.txtfff3a25a9d36ae0180bbe2dddf141935MD57II PARTE - TEXTO verfinal.pdf.txtII PARTE - TEXTO verfinal.pdf.txtExtracted texttext/plain113117https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/1401/8/II%20PARTE%20-%20TEXTO%20verfinal.pdf.txte0b1a0ea0520fb5166cd46de66636ebcMD5810869/14012017-01-17 14:58:02.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Repositório de Publicaçõeshttps://repositorio.ucb.br:9443/jspui/
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Responsabilidade Social como diferencial competitivo nas negociações comerciais internacionais do Brasil.
title Responsabilidade Social como diferencial competitivo nas negociações comerciais internacionais do Brasil.
spellingShingle Responsabilidade Social como diferencial competitivo nas negociações comerciais internacionais do Brasil.
Costa, Sophia Cavalcanti
responsabilidade social Empresarial
vantagem competitiva
sistema de gestão social
negociações internacionais
corporate social responsibility
competitive advantage
social management
international negotiation
Area Concentração::Educação Superior::Ciências Humanas
title_short Responsabilidade Social como diferencial competitivo nas negociações comerciais internacionais do Brasil.
title_full Responsabilidade Social como diferencial competitivo nas negociações comerciais internacionais do Brasil.
title_fullStr Responsabilidade Social como diferencial competitivo nas negociações comerciais internacionais do Brasil.
title_full_unstemmed Responsabilidade Social como diferencial competitivo nas negociações comerciais internacionais do Brasil.
title_sort Responsabilidade Social como diferencial competitivo nas negociações comerciais internacionais do Brasil.
author Costa, Sophia Cavalcanti
author_facet Costa, Sophia Cavalcanti
author_role author
dc.contributor.committeemember.none.fl_str_mv Souza, Carlos Augusto de
Doratioto, Francisco Fernando Monteoliva
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Sophia Cavalcanti
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Almeida, Wilson de Jesus Beserra de
contributor_str_mv Almeida, Wilson de Jesus Beserra de
dc.subject.por.fl_str_mv responsabilidade social Empresarial
vantagem competitiva
sistema de gestão social
negociações internacionais
corporate social responsibility
competitive advantage
social management
international negotiation
topic responsabilidade social Empresarial
vantagem competitiva
sistema de gestão social
negociações internacionais
corporate social responsibility
competitive advantage
social management
international negotiation
Area Concentração::Educação Superior::Ciências Humanas
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Area Concentração::Educação Superior::Ciências Humanas
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv Entendida como parte do papel das empresas, complementar aos interesses econômicos e lucrativos, a responsabilidade social das empresas é assunto em discussão ao redor do mundo. É possível observar um aumento no número de empresas e governos envolvidos em iniciativas voltadas ao tema, seja pelo compromisso social, pela necessidade de diferenciação da postura nos negócios, ou por outra motivação. Paralelamente, o maior fluxo de informações, a internacionalização dos mercados e o surgimento de regulamentações públicas ou privadas, assim como a pressão do consumidor, têm impulsionado a preocupação das empresas com o compromisso ético e sustentável. O objetivo dessa pesquisa é evidenciar que o envolvimento da empresa brasileira em práticas de responsabilidade social e a incorporação da temática em seu ambiente de gestão é diferencial competitivo nas negociações internacionais. A partir da apresentação e análise de um estudo de caso brasileiro (Grupo Provider) e iniciativas de governos e organizações internacionais voltadas ao assunto, o estudo expõe que adoção de ações socialmente responsáveis, não apenas contribui para que a empresa acesse mercados externos, como, em alguns casos, é requisito obrigatório para realização de negócios.
Known as a complementary part of the enterprise economic and profitable interest´s, corporate social responsibility has been discussed worldwide. It is noticeable an increase in the number of companies and governments involved with social related initiatives, moved by social commitment, by the need of differentiating the company positioning , or by other motivations. In parallel, increasing information flux, growing market integration and new private and public regulations, as well as pressure made by consumers, have stimulated the companies in making make sustainable and ethical commitments. The purpose of this research is to show that the engagement of Brazilian company in practices of social responsibility and the incorporation of the subject in its strategic management is a competitive advantage in international negotiations. With the presentation and analysis of a Brazilian case study (Grupo Provider) and initiatives of governments and international organizations involving the matter, the study exposes that the adoption of socially responsible actions does not only contribute to the company access to foreign markets, but also, in some cases, it is a mandatory requirement for business achievement.
description Entendida como parte do papel das empresas, complementar aos interesses econômicos e lucrativos, a responsabilidade social das empresas é assunto em discussão ao redor do mundo. É possível observar um aumento no número de empresas e governos envolvidos em iniciativas voltadas ao tema, seja pelo compromisso social, pela necessidade de diferenciação da postura nos negócios, ou por outra motivação. Paralelamente, o maior fluxo de informações, a internacionalização dos mercados e o surgimento de regulamentações públicas ou privadas, assim como a pressão do consumidor, têm impulsionado a preocupação das empresas com o compromisso ético e sustentável. O objetivo dessa pesquisa é evidenciar que o envolvimento da empresa brasileira em práticas de responsabilidade social e a incorporação da temática em seu ambiente de gestão é diferencial competitivo nas negociações internacionais. A partir da apresentação e análise de um estudo de caso brasileiro (Grupo Provider) e iniciativas de governos e organizações internacionais voltadas ao assunto, o estudo expõe que adoção de ações socialmente responsáveis, não apenas contribui para que a empresa acesse mercados externos, como, em alguns casos, é requisito obrigatório para realização de negócios.
publishDate 2008
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2008
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-08-21T10:53:54Z
2016-10-10T03:40:07Z
dc.date.available.fl_str_mv 2013-08-21T10:53:54Z
2016-10-10T03:40:07Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-08-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/10869/1401
url https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/10869/1401
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Restrito UCB
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Restrito UCB
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv Texto
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCB
instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron:UCB
instname_str Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron_str UCB
institution UCB
reponame_str Repositório Institucional da UCB
collection Repositório Institucional da UCB
bitstream.url.fl_str_mv https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/1401/1/I%20PARTE%20-%20CAPA%20ver%20final.pdf
https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/1401/2/II%20PARTE%20-%20TEXTO%20verfinal.pdf
https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/1401/3/license_url
https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/1401/4/license_text
https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/1401/5/license_rdf
https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/1401/6/license.txt
https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/1401/7/I%20PARTE%20-%20CAPA%20ver%20final.pdf.txt
https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/1401/8/II%20PARTE%20-%20TEXTO%20verfinal.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 6abfcb997800dc233cc934a39d51579a
50eae2b2d478e2c9f4570fde64abb5d5
3d480ae6c91e310daba2020f8787d6f9
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
99c771d9f0b9c46790009b9874d49253
271a8c57eec83dece5a44911ddc650e2
fff3a25a9d36ae0180bbe2dddf141935
e0b1a0ea0520fb5166cd46de66636ebc
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1724829813051490304