Alimentação saudável e o discurso publicitário: uma análise da marca Taeq

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moisés, Eliane Lourenço
Data de Publicação: 2017
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCB
Texto Completo: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/10140
Resumo: O trabalho é sobre Alimentação Saudável e o Discurso Publicitário: uma análise da marca Taeq. Tem como objetivo delinear um conceito de alimentação saudável, analisar o discurso publicitário da marca Taeq, mapear algumas características do seu público consumidor e fazer um levantamento acerca da regulamentação do uso dos selos orgânicos no Brasil. Diante destes objetivos buscamos responder a problemática: como o público consumidor percebe o discurso da publicidade dos produtos da marca Taeq? A metodologia utilizada foi um estudo exploratório- revisão bibliográfica em que foram analisados vários temas ligados ao tema principal como a influência da Revolução Industrial, doenças crônicas não transmissíveis, alimentação saudável, marca Taeq, publicidade alimentar, sustentabilidade, certificações por selos e outros. Na segunda parte da metodologia foi realizada uma pesquisa qualitativa, com entrevistas com dois grupos: Consumidores e Nutricionistas, baseada em três vertentes: alimentação saudável, hábitos e publicidade. Para análise dos dados foi utilizado o método de saturação para perceber o ponto de repetição de ideias entre os dois grupos. Ao final do trabalho concluímos que a marca Taeq, dentro dos requisitos da publicidade, atende aos seus objetivos, considerando que seu consumidor reconhece positivamente seus produtos. A marca pode ser definida como saudável, pois está muito bem alinhada com o que é permitido pela legislação.
id UCB-2_2f05d5c90d0406e3af46ab6dcf4cbd76
oai_identifier_str oai:200.214.135.189:123456789/10140
network_acronym_str UCB-2
network_name_str Repositório Institucional da UCB
spelling Bessa, Leandro deMoisés, Eliane Lourenço2017-10-20T17:47:23Z2017-10-192017-10-20T17:47:23Z2017MOISÉS, Eliane Lourenço. Alimentação saudável e o discurso publicitário: uma análise da marca Taeq. 2017. 71 f. Monografia (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2017.https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/10140O trabalho é sobre Alimentação Saudável e o Discurso Publicitário: uma análise da marca Taeq. Tem como objetivo delinear um conceito de alimentação saudável, analisar o discurso publicitário da marca Taeq, mapear algumas características do seu público consumidor e fazer um levantamento acerca da regulamentação do uso dos selos orgânicos no Brasil. Diante destes objetivos buscamos responder a problemática: como o público consumidor percebe o discurso da publicidade dos produtos da marca Taeq? A metodologia utilizada foi um estudo exploratório- revisão bibliográfica em que foram analisados vários temas ligados ao tema principal como a influência da Revolução Industrial, doenças crônicas não transmissíveis, alimentação saudável, marca Taeq, publicidade alimentar, sustentabilidade, certificações por selos e outros. Na segunda parte da metodologia foi realizada uma pesquisa qualitativa, com entrevistas com dois grupos: Consumidores e Nutricionistas, baseada em três vertentes: alimentação saudável, hábitos e publicidade. Para análise dos dados foi utilizado o método de saturação para perceber o ponto de repetição de ideias entre os dois grupos. Ao final do trabalho concluímos que a marca Taeq, dentro dos requisitos da publicidade, atende aos seus objetivos, considerando que seu consumidor reconhece positivamente seus produtos. A marca pode ser definida como saudável, pois está muito bem alinhada com o que é permitido pela legislação.The work is about Healthy Eating and the Publicity Speech: an analysis of the Taeq brand. It aims to outline a concept of healthy eating, analyze Taeq brand advertising, map some characteristics of its consumer audience and make a survey about the regulation of the use of organic seals in Brazil. In view of these objectives, we try to answer the problematic: how do the consumer audience perceive the advertising speech of Taeq brand products? The methodology used was an exploratory study - bibliographic review in which several themes related to the main theme were analyzed, such as the influence of the Industrial Revolution, chronic non-communicable diseases, healthy eating, Taeq brand, food advertising, sustainability, seal certification and others. In the second part of the methodology a qualitative research was conducted, with interviews with two groups: Consumers and Nutritionists, based on three aspects: healthy eating habits and advertising. For data analysis, the saturation method was used to perceive the point of idea repetition between the two groups. At the end of the work we conclude that the Taeq brand, within the requirements of advertising, meets its objectives, considering that its consumer positively recognizes its products. The brand can be defined as healthy because it is very well aligned with what is allowed by Legislation.Submitted by Franciene Aguiar (franciene.aguiar@ucb.br) on 2017-10-19T18:07:51Z No. of bitstreams: 1 ElianeLourencoMoisesTCCGRADUACAO2017.pdf: 1792460 bytes, checksum: 841ec41adecdc88da5060f0d382ad754 (MD5)Approved for entry into archive by Sara Ribeiro (sara.ribeiro@ucb.br) on 2017-10-20T17:47:23Z (GMT) No. of bitstreams: 1 ElianeLourencoMoisesTCCGRADUACAO2017.pdf: 1792460 bytes, checksum: 841ec41adecdc88da5060f0d382ad754 (MD5)Made available in DSpace on 2017-10-20T17:47:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ElianeLourencoMoisesTCCGRADUACAO2017.pdf: 1792460 bytes, checksum: 841ec41adecdc88da5060f0d382ad754 (MD5) Previous issue date: 2017porUniversidade Católica de BrasíliaCST - Publicidade e PropagandaUCBBrasilEscola de Educação, Tecnologia e ComunicaçãoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOPublicidade e PropagandaAlimentação saudávelMarca TaeqAlimentação saudável e o discurso publicitário: uma análise da marca Taeqinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UCBinstname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBORIGINALElianeLourencoMoisesTCCGRADUACAO2017.pdfElianeLourencoMoisesTCCGRADUACAO2017.pdfMonografiaapplication/pdf1792460https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/10140/1/ElianeLourencoMoisesTCCGRADUACAO2017.pdf841ec41adecdc88da5060f0d382ad754MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/10140/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52TEXTElianeLourencoMoisesTCCGRADUACAO2017.pdf.txtElianeLourencoMoisesTCCGRADUACAO2017.pdf.txtExtracted texttext/plain121610https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/10140/3/ElianeLourencoMoisesTCCGRADUACAO2017.pdf.txt2a5d3310be5c1e9eeec722f97f447338MD53123456789/101402017-10-21 01:02:40.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ório de Publicaçõeshttps://repositorio.ucb.br:9443/jspui/
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Alimentação saudável e o discurso publicitário: uma análise da marca Taeq
title Alimentação saudável e o discurso publicitário: uma análise da marca Taeq
spellingShingle Alimentação saudável e o discurso publicitário: uma análise da marca Taeq
Moisés, Eliane Lourenço
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Publicidade e Propaganda
Alimentação saudável
Marca Taeq
title_short Alimentação saudável e o discurso publicitário: uma análise da marca Taeq
title_full Alimentação saudável e o discurso publicitário: uma análise da marca Taeq
title_fullStr Alimentação saudável e o discurso publicitário: uma análise da marca Taeq
title_full_unstemmed Alimentação saudável e o discurso publicitário: uma análise da marca Taeq
title_sort Alimentação saudável e o discurso publicitário: uma análise da marca Taeq
author Moisés, Eliane Lourenço
author_facet Moisés, Eliane Lourenço
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Bessa, Leandro de
dc.contributor.author.fl_str_mv Moisés, Eliane Lourenço
contributor_str_mv Bessa, Leandro de
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Publicidade e Propaganda
Alimentação saudável
Marca Taeq
dc.subject.por.fl_str_mv Publicidade e Propaganda
Alimentação saudável
Marca Taeq
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv O trabalho é sobre Alimentação Saudável e o Discurso Publicitário: uma análise da marca Taeq. Tem como objetivo delinear um conceito de alimentação saudável, analisar o discurso publicitário da marca Taeq, mapear algumas características do seu público consumidor e fazer um levantamento acerca da regulamentação do uso dos selos orgânicos no Brasil. Diante destes objetivos buscamos responder a problemática: como o público consumidor percebe o discurso da publicidade dos produtos da marca Taeq? A metodologia utilizada foi um estudo exploratório- revisão bibliográfica em que foram analisados vários temas ligados ao tema principal como a influência da Revolução Industrial, doenças crônicas não transmissíveis, alimentação saudável, marca Taeq, publicidade alimentar, sustentabilidade, certificações por selos e outros. Na segunda parte da metodologia foi realizada uma pesquisa qualitativa, com entrevistas com dois grupos: Consumidores e Nutricionistas, baseada em três vertentes: alimentação saudável, hábitos e publicidade. Para análise dos dados foi utilizado o método de saturação para perceber o ponto de repetição de ideias entre os dois grupos. Ao final do trabalho concluímos que a marca Taeq, dentro dos requisitos da publicidade, atende aos seus objetivos, considerando que seu consumidor reconhece positivamente seus produtos. A marca pode ser definida como saudável, pois está muito bem alinhada com o que é permitido pela legislação.
The work is about Healthy Eating and the Publicity Speech: an analysis of the Taeq brand. It aims to outline a concept of healthy eating, analyze Taeq brand advertising, map some characteristics of its consumer audience and make a survey about the regulation of the use of organic seals in Brazil. In view of these objectives, we try to answer the problematic: how do the consumer audience perceive the advertising speech of Taeq brand products? The methodology used was an exploratory study - bibliographic review in which several themes related to the main theme were analyzed, such as the influence of the Industrial Revolution, chronic non-communicable diseases, healthy eating, Taeq brand, food advertising, sustainability, seal certification and others. In the second part of the methodology a qualitative research was conducted, with interviews with two groups: Consumers and Nutritionists, based on three aspects: healthy eating habits and advertising. For data analysis, the saturation method was used to perceive the point of idea repetition between the two groups. At the end of the work we conclude that the Taeq brand, within the requirements of advertising, meets its objectives, considering that its consumer positively recognizes its products. The brand can be defined as healthy because it is very well aligned with what is allowed by Legislation.
description O trabalho é sobre Alimentação Saudável e o Discurso Publicitário: uma análise da marca Taeq. Tem como objetivo delinear um conceito de alimentação saudável, analisar o discurso publicitário da marca Taeq, mapear algumas características do seu público consumidor e fazer um levantamento acerca da regulamentação do uso dos selos orgânicos no Brasil. Diante destes objetivos buscamos responder a problemática: como o público consumidor percebe o discurso da publicidade dos produtos da marca Taeq? A metodologia utilizada foi um estudo exploratório- revisão bibliográfica em que foram analisados vários temas ligados ao tema principal como a influência da Revolução Industrial, doenças crônicas não transmissíveis, alimentação saudável, marca Taeq, publicidade alimentar, sustentabilidade, certificações por selos e outros. Na segunda parte da metodologia foi realizada uma pesquisa qualitativa, com entrevistas com dois grupos: Consumidores e Nutricionistas, baseada em três vertentes: alimentação saudável, hábitos e publicidade. Para análise dos dados foi utilizado o método de saturação para perceber o ponto de repetição de ideias entre os dois grupos. Ao final do trabalho concluímos que a marca Taeq, dentro dos requisitos da publicidade, atende aos seus objetivos, considerando que seu consumidor reconhece positivamente seus produtos. A marca pode ser definida como saudável, pois está muito bem alinhada com o que é permitido pela legislação.
publishDate 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-10-20T17:47:23Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-10-19
2017-10-20T17:47:23Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MOISÉS, Eliane Lourenço. Alimentação saudável e o discurso publicitário: uma análise da marca Taeq. 2017. 71 f. Monografia (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2017.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/10140
identifier_str_mv MOISÉS, Eliane Lourenço. Alimentação saudável e o discurso publicitário: uma análise da marca Taeq. 2017. 71 f. Monografia (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2017.
url https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/10140
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
dc.publisher.program.fl_str_mv CST - Publicidade e Propaganda
dc.publisher.initials.fl_str_mv UCB
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCB
instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron:UCB
instname_str Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron_str UCB
institution UCB
reponame_str Repositório Institucional da UCB
collection Repositório Institucional da UCB
bitstream.url.fl_str_mv https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/10140/1/ElianeLourencoMoisesTCCGRADUACAO2017.pdf
https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/10140/2/license.txt
https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/10140/3/ElianeLourencoMoisesTCCGRADUACAO2017.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 841ec41adecdc88da5060f0d382ad754
43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b
2a5d3310be5c1e9eeec722f97f447338
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1724829887266553856