Alimentação saudável e o discurso publicitário: uma análise da marca Taeq
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCB |
Texto Completo: | https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/10140 |
Resumo: | O trabalho é sobre Alimentação Saudável e o Discurso Publicitário: uma análise da marca Taeq. Tem como objetivo delinear um conceito de alimentação saudável, analisar o discurso publicitário da marca Taeq, mapear algumas características do seu público consumidor e fazer um levantamento acerca da regulamentação do uso dos selos orgânicos no Brasil. Diante destes objetivos buscamos responder a problemática: como o público consumidor percebe o discurso da publicidade dos produtos da marca Taeq? A metodologia utilizada foi um estudo exploratório- revisão bibliográfica em que foram analisados vários temas ligados ao tema principal como a influência da Revolução Industrial, doenças crônicas não transmissíveis, alimentação saudável, marca Taeq, publicidade alimentar, sustentabilidade, certificações por selos e outros. Na segunda parte da metodologia foi realizada uma pesquisa qualitativa, com entrevistas com dois grupos: Consumidores e Nutricionistas, baseada em três vertentes: alimentação saudável, hábitos e publicidade. Para análise dos dados foi utilizado o método de saturação para perceber o ponto de repetição de ideias entre os dois grupos. Ao final do trabalho concluímos que a marca Taeq, dentro dos requisitos da publicidade, atende aos seus objetivos, considerando que seu consumidor reconhece positivamente seus produtos. A marca pode ser definida como saudável, pois está muito bem alinhada com o que é permitido pela legislação. |
id |
UCB-2_2f05d5c90d0406e3af46ab6dcf4cbd76 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:200.214.135.189:123456789/10140 |
network_acronym_str |
UCB-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UCB |
spelling |
Bessa, Leandro deMoisés, Eliane Lourenço2017-10-20T17:47:23Z2017-10-192017-10-20T17:47:23Z2017MOISÉS, Eliane Lourenço. Alimentação saudável e o discurso publicitário: uma análise da marca Taeq. 2017. 71 f. Monografia (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2017.https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/10140O trabalho é sobre Alimentação Saudável e o Discurso Publicitário: uma análise da marca Taeq. Tem como objetivo delinear um conceito de alimentação saudável, analisar o discurso publicitário da marca Taeq, mapear algumas características do seu público consumidor e fazer um levantamento acerca da regulamentação do uso dos selos orgânicos no Brasil. Diante destes objetivos buscamos responder a problemática: como o público consumidor percebe o discurso da publicidade dos produtos da marca Taeq? A metodologia utilizada foi um estudo exploratório- revisão bibliográfica em que foram analisados vários temas ligados ao tema principal como a influência da Revolução Industrial, doenças crônicas não transmissíveis, alimentação saudável, marca Taeq, publicidade alimentar, sustentabilidade, certificações por selos e outros. Na segunda parte da metodologia foi realizada uma pesquisa qualitativa, com entrevistas com dois grupos: Consumidores e Nutricionistas, baseada em três vertentes: alimentação saudável, hábitos e publicidade. Para análise dos dados foi utilizado o método de saturação para perceber o ponto de repetição de ideias entre os dois grupos. Ao final do trabalho concluímos que a marca Taeq, dentro dos requisitos da publicidade, atende aos seus objetivos, considerando que seu consumidor reconhece positivamente seus produtos. A marca pode ser definida como saudável, pois está muito bem alinhada com o que é permitido pela legislação.The work is about Healthy Eating and the Publicity Speech: an analysis of the Taeq brand. It aims to outline a concept of healthy eating, analyze Taeq brand advertising, map some characteristics of its consumer audience and make a survey about the regulation of the use of organic seals in Brazil. In view of these objectives, we try to answer the problematic: how do the consumer audience perceive the advertising speech of Taeq brand products? The methodology used was an exploratory study - bibliographic review in which several themes related to the main theme were analyzed, such as the influence of the Industrial Revolution, chronic non-communicable diseases, healthy eating, Taeq brand, food advertising, sustainability, seal certification and others. In the second part of the methodology a qualitative research was conducted, with interviews with two groups: Consumers and Nutritionists, based on three aspects: healthy eating habits and advertising. For data analysis, the saturation method was used to perceive the point of idea repetition between the two groups. At the end of the work we conclude that the Taeq brand, within the requirements of advertising, meets its objectives, considering that its consumer positively recognizes its products. The brand can be defined as healthy because it is very well aligned with what is allowed by Legislation.Submitted by Franciene Aguiar (franciene.aguiar@ucb.br) on 2017-10-19T18:07:51Z No. of bitstreams: 1 ElianeLourencoMoisesTCCGRADUACAO2017.pdf: 1792460 bytes, checksum: 841ec41adecdc88da5060f0d382ad754 (MD5)Approved for entry into archive by Sara Ribeiro (sara.ribeiro@ucb.br) on 2017-10-20T17:47:23Z (GMT) No. of bitstreams: 1 ElianeLourencoMoisesTCCGRADUACAO2017.pdf: 1792460 bytes, checksum: 841ec41adecdc88da5060f0d382ad754 (MD5)Made available in DSpace on 2017-10-20T17:47:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ElianeLourencoMoisesTCCGRADUACAO2017.pdf: 1792460 bytes, checksum: 841ec41adecdc88da5060f0d382ad754 (MD5) Previous issue date: 2017porUniversidade Católica de BrasíliaCST - Publicidade e PropagandaUCBBrasilEscola de Educação, Tecnologia e ComunicaçãoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOPublicidade e PropagandaAlimentação saudávelMarca TaeqAlimentação saudável e o discurso publicitário: uma análise da marca Taeqinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UCBinstname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBORIGINALElianeLourencoMoisesTCCGRADUACAO2017.pdfElianeLourencoMoisesTCCGRADUACAO2017.pdfMonografiaapplication/pdf1792460https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/10140/1/ElianeLourencoMoisesTCCGRADUACAO2017.pdf841ec41adecdc88da5060f0d382ad754MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/10140/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52TEXTElianeLourencoMoisesTCCGRADUACAO2017.pdf.txtElianeLourencoMoisesTCCGRADUACAO2017.pdf.txtExtracted texttext/plain121610https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/10140/3/ElianeLourencoMoisesTCCGRADUACAO2017.pdf.txt2a5d3310be5c1e9eeec722f97f447338MD53123456789/101402017-10-21 01:02:40.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ório de Publicaçõeshttps://repositorio.ucb.br:9443/jspui/ |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Alimentação saudável e o discurso publicitário: uma análise da marca Taeq |
title |
Alimentação saudável e o discurso publicitário: uma análise da marca Taeq |
spellingShingle |
Alimentação saudável e o discurso publicitário: uma análise da marca Taeq Moisés, Eliane Lourenço CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO Publicidade e Propaganda Alimentação saudável Marca Taeq |
title_short |
Alimentação saudável e o discurso publicitário: uma análise da marca Taeq |
title_full |
Alimentação saudável e o discurso publicitário: uma análise da marca Taeq |
title_fullStr |
Alimentação saudável e o discurso publicitário: uma análise da marca Taeq |
title_full_unstemmed |
Alimentação saudável e o discurso publicitário: uma análise da marca Taeq |
title_sort |
Alimentação saudável e o discurso publicitário: uma análise da marca Taeq |
author |
Moisés, Eliane Lourenço |
author_facet |
Moisés, Eliane Lourenço |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Bessa, Leandro de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moisés, Eliane Lourenço |
contributor_str_mv |
Bessa, Leandro de |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
topic |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO Publicidade e Propaganda Alimentação saudável Marca Taeq |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Publicidade e Propaganda Alimentação saudável Marca Taeq |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
O trabalho é sobre Alimentação Saudável e o Discurso Publicitário: uma análise da marca Taeq. Tem como objetivo delinear um conceito de alimentação saudável, analisar o discurso publicitário da marca Taeq, mapear algumas características do seu público consumidor e fazer um levantamento acerca da regulamentação do uso dos selos orgânicos no Brasil. Diante destes objetivos buscamos responder a problemática: como o público consumidor percebe o discurso da publicidade dos produtos da marca Taeq? A metodologia utilizada foi um estudo exploratório- revisão bibliográfica em que foram analisados vários temas ligados ao tema principal como a influência da Revolução Industrial, doenças crônicas não transmissíveis, alimentação saudável, marca Taeq, publicidade alimentar, sustentabilidade, certificações por selos e outros. Na segunda parte da metodologia foi realizada uma pesquisa qualitativa, com entrevistas com dois grupos: Consumidores e Nutricionistas, baseada em três vertentes: alimentação saudável, hábitos e publicidade. Para análise dos dados foi utilizado o método de saturação para perceber o ponto de repetição de ideias entre os dois grupos. Ao final do trabalho concluímos que a marca Taeq, dentro dos requisitos da publicidade, atende aos seus objetivos, considerando que seu consumidor reconhece positivamente seus produtos. A marca pode ser definida como saudável, pois está muito bem alinhada com o que é permitido pela legislação. The work is about Healthy Eating and the Publicity Speech: an analysis of the Taeq brand. It aims to outline a concept of healthy eating, analyze Taeq brand advertising, map some characteristics of its consumer audience and make a survey about the regulation of the use of organic seals in Brazil. In view of these objectives, we try to answer the problematic: how do the consumer audience perceive the advertising speech of Taeq brand products? The methodology used was an exploratory study - bibliographic review in which several themes related to the main theme were analyzed, such as the influence of the Industrial Revolution, chronic non-communicable diseases, healthy eating, Taeq brand, food advertising, sustainability, seal certification and others. In the second part of the methodology a qualitative research was conducted, with interviews with two groups: Consumers and Nutritionists, based on three aspects: healthy eating habits and advertising. For data analysis, the saturation method was used to perceive the point of idea repetition between the two groups. At the end of the work we conclude that the Taeq brand, within the requirements of advertising, meets its objectives, considering that its consumer positively recognizes its products. The brand can be defined as healthy because it is very well aligned with what is allowed by Legislation. |
description |
O trabalho é sobre Alimentação Saudável e o Discurso Publicitário: uma análise da marca Taeq. Tem como objetivo delinear um conceito de alimentação saudável, analisar o discurso publicitário da marca Taeq, mapear algumas características do seu público consumidor e fazer um levantamento acerca da regulamentação do uso dos selos orgânicos no Brasil. Diante destes objetivos buscamos responder a problemática: como o público consumidor percebe o discurso da publicidade dos produtos da marca Taeq? A metodologia utilizada foi um estudo exploratório- revisão bibliográfica em que foram analisados vários temas ligados ao tema principal como a influência da Revolução Industrial, doenças crônicas não transmissíveis, alimentação saudável, marca Taeq, publicidade alimentar, sustentabilidade, certificações por selos e outros. Na segunda parte da metodologia foi realizada uma pesquisa qualitativa, com entrevistas com dois grupos: Consumidores e Nutricionistas, baseada em três vertentes: alimentação saudável, hábitos e publicidade. Para análise dos dados foi utilizado o método de saturação para perceber o ponto de repetição de ideias entre os dois grupos. Ao final do trabalho concluímos que a marca Taeq, dentro dos requisitos da publicidade, atende aos seus objetivos, considerando que seu consumidor reconhece positivamente seus produtos. A marca pode ser definida como saudável, pois está muito bem alinhada com o que é permitido pela legislação. |
publishDate |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-10-20T17:47:23Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2017-10-19 2017-10-20T17:47:23Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
MOISÉS, Eliane Lourenço. Alimentação saudável e o discurso publicitário: uma análise da marca Taeq. 2017. 71 f. Monografia (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2017. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/10140 |
identifier_str_mv |
MOISÉS, Eliane Lourenço. Alimentação saudável e o discurso publicitário: uma análise da marca Taeq. 2017. 71 f. Monografia (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2017. |
url |
https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/10140 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Brasília |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
CST - Publicidade e Propaganda |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UCB |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Brasília |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UCB instname:Universidade Católica de Brasília (UCB) instacron:UCB |
instname_str |
Universidade Católica de Brasília (UCB) |
instacron_str |
UCB |
institution |
UCB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UCB |
collection |
Repositório Institucional da UCB |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/10140/1/ElianeLourencoMoisesTCCGRADUACAO2017.pdf https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/10140/2/license.txt https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/10140/3/ElianeLourencoMoisesTCCGRADUACAO2017.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
841ec41adecdc88da5060f0d382ad754 43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b 2a5d3310be5c1e9eeec722f97f447338 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1724829887266553856 |