A atuação e a formação dos tradutores e intérpretes da libras em instituições privadas de ensino superior do Distrito Federal: um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Mayara Ramos de Oliveira da
Data de Publicação: 2016
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCB
Texto Completo: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/11492
Resumo: O presente trabalho investigou a atuação e a formação dos tradutores e intérpretes da Língua de Sinais, em algumas instituições de ensino superior do Distrito Federal. Este estudo utilizou-se do método qualitativo, baseado na análise de normativos legais que respaldam sobre o reconhecimento da Língua de Sinais no Brasil, e sobre a profissão do intérprete de Língua de Sinais. Valendo-se da geração de dados com um questionário semiestruturado. Esse procedimento envolveu nove participantes, de diversas instituições privadas. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo e os resultados apontaram que os intérpretes estão se qualificando para atender as exigências legais e que estes, diante do desempenho na atuação, ainda encontram dificuldades dentro do ambiente acadêmico, seja no momento da interpretação, como no desconhecimento dos docentes sobre os aspectos do aprendizado do sujeito surdo. Além disso, a conduta ética tem sido colocada como primordial para execução do trabalho realizado pelos interpretes. Constatou-se que para atender a demanda dos alunos surdos que ingressam no ensino superior, nos últimos anos, devido o reconhecimento da Língua de Sinais, e da profissão dos tradutores intérpretes de Libras, as instituições para respeitar os direitos da pessoa com deficiência e proporcionar aos mesmos o direito a educação, contratam intérpretes que não atendem de fato a todas as orientações dos normativos legais.
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Esse procedimento envolveu nove participantes, de diversas instituições privadas. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo e os resultados apontaram que os intérpretes estão se qualificando para atender as exigências legais e que estes, diante do desempenho na atuação, ainda encontram dificuldades dentro do ambiente acadêmico, seja no momento da interpretação, como no desconhecimento dos docentes sobre os aspectos do aprendizado do sujeito surdo. Além disso, a conduta ética tem sido colocada como primordial para execução do trabalho realizado pelos interpretes. Constatou-se que para atender a demanda dos alunos surdos que ingressam no ensino superior, nos últimos anos, devido o reconhecimento da Língua de Sinais, e da profissão dos tradutores intérpretes de Libras, as instituições para respeitar os direitos da pessoa com deficiência e proporcionar aos mesmos o direito a educação, contratam intérpretes que não atendem de fato a todas as orientações dos normativos legais.This study investigated the role and training of translators and interpreters of sign language in some higher education institutions in Distrito Federal. This study used a qualitative method based on analysis of legal regulations that support on the recognition of sign language in Brazil, and about the profession of sign language interpreter. Taking advantage of generating data with a semi-structured questionnaire. This procedure involved nine participants from various private institutions. The data were subjected to content analysis and the results showed that interpreters are qualifying to meet the legal requirements and that these before the performance in acting, is still difficult in the academic environment, whether at the time of interpretation, as in the unfamiliarity teachers on aspects of the deaf subject learning. Moreover, ethical conduct has been placed as essential for implementation of the work of the interpreters. It was found that to meet the demand of the deaf students entering higher education in recent years, due to the recognition of sign language, and the profession of interpreters translators pounds, the institutions to respect the rights of people with disabilities and provide the same right to education, hire interpreters who do not meet indeed to all the guidelines of the legal regulations.Submitted by Franciene Aguiar (franciene.aguiar@ucb.br) on 2018-09-20T20:35:03Z No. of bitstreams: 1 MayaraRamosDeOliveiraDaRochaTCCLatoSensu2016.pdf: 649139 bytes, checksum: 8911bf8de2b02869357eff7940cc07db (MD5)Approved for entry into archive by Sara Ribeiro (sara.ribeiro@ucb.br) on 2018-09-21T11:37:41Z (GMT) No. of bitstreams: 1 MayaraRamosDeOliveiraDaRochaTCCLatoSensu2016.pdf: 649139 bytes, checksum: 8911bf8de2b02869357eff7940cc07db (MD5)Made available in DSpace on 2018-09-21T11:37:41Z (GMT). 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This study investigated the role and training of translators and interpreters of sign language in some higher education institutions in Distrito Federal. This study used a qualitative method based on analysis of legal regulations that support on the recognition of sign language in Brazil, and about the profession of sign language interpreter. Taking advantage of generating data with a semi-structured questionnaire. This procedure involved nine participants from various private institutions. The data were subjected to content analysis and the results showed that interpreters are qualifying to meet the legal requirements and that these before the performance in acting, is still difficult in the academic environment, whether at the time of interpretation, as in the unfamiliarity teachers on aspects of the deaf subject learning. Moreover, ethical conduct has been placed as essential for implementation of the work of the interpreters. It was found that to meet the demand of the deaf students entering higher education in recent years, due to the recognition of sign language, and the profession of interpreters translators pounds, the institutions to respect the rights of people with disabilities and provide the same right to education, hire interpreters who do not meet indeed to all the guidelines of the legal regulations.
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