A influência do brinquedo na humanização de pacientes em clínica pediátrica, HRT / 2009

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Adriana de Faria
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Barbosa, Ariana Rodrigues Milhomem
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCB
Texto Completo: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/10345
Resumo: O uso do brinquedo como terapia em ambiente hospitalar surge com a finalidade de minimizar o sofrimento, o trauma e a ansiedade causados pela internação pediátrica. Com este intuito, o trabalho tem como objetivo analisar a influência do brinquedo na humanização da internação pediátrica, avaliando a percepção, participação e satisfação da criança com o uso deste material. Trata-se de uma pesquisa quantitativa e observacional, realizada na unidade pediátrica do Hospital Regional de Taguatinga entre março e abril de 2009. Foram observadas doze crianças, num primeiro momento sem o brinquedo e no segundo com a utilização deste equipamento. Os resultados mostraram que sem a utilização do brinquedo, os pequenos pacientes apresentavam-se insatisfeitos e desanimados, pouco comunicativos e rejeitando os procedimentos médico-hospitalares. Entretanto, com a utilização do brinquedo os menores mostraram-se satisfeitos, comunicativos e compreensivos quanto aos procedimentos a serem submetidos. Conclui-se que o brincar foi importante para a satisfação das crianças, reduzindo o estresse, ansiedade e a angústia causada pela hospitalização e que esta prática pode ser utilizada como forma de enfrentamento diante das alterações trazidas pela internação, a fim de humanizar o ambiente hospitalar.
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Foram observadas doze crianças, num primeiro momento sem o brinquedo e no segundo com a utilização deste equipamento. Os resultados mostraram que sem a utilização do brinquedo, os pequenos pacientes apresentavam-se insatisfeitos e desanimados, pouco comunicativos e rejeitando os procedimentos médico-hospitalares. Entretanto, com a utilização do brinquedo os menores mostraram-se satisfeitos, comunicativos e compreensivos quanto aos procedimentos a serem submetidos. Conclui-se que o brincar foi importante para a satisfação das crianças, reduzindo o estresse, ansiedade e a angústia causada pela hospitalização e que esta prática pode ser utilizada como forma de enfrentamento diante das alterações trazidas pela internação, a fim de humanizar o ambiente hospitalar.The use of the toy as therapy in the hospital’s environment appears with finality of minimizing the suffering, the trauma and the anxiety caused by the admission pediatric. With this intention, this work has the intention to analyse the influence of the toy in the humanization of the admission pediatric valuing the perception, participation and satisfaction of the child with the use of this material. This work talk about quantitative and observance inquiries carried out in the Unity Pediatric of the Hospital Regional of Taguatinga between March and April of 2009. Twelve children were watched, at a first moment without the toy and in according to with the use of this equipment. The results showed that without the use of the toy the small patients were presenting themselves dissatisfied and dispirited, the children are not much communicative and rejecting the hospital and medical proceedings. Meantime with the use of the toy the juveniles appeared satisfied, communicative and understanding as for the proceedings to be subjected. It is ended that playing was important for the satisfaction of the children, reducing the stress, anxiety and the distress caused by the hospitalization and this practice can be used like form to face the alterations brought by the admission in order to humanize the hospital’s environment.Submitted by Luana Sampaio (luana.barroso@ucb.br) on 2018-02-05T17:25:52Z No. of bitstreams: 1 AdrianadeFariaGomesTCCGraduacao2009.pdf: 1274395 bytes, checksum: db2194321a99a5057314668d2e1d3a50 (MD5)Approved for entry into archive by Sara Ribeiro (sara.ribeiro@ucb.br) on 2018-02-06T15:15:30Z (GMT) No. of bitstreams: 1 AdrianadeFariaGomesTCCGraduacao2009.pdf: 1274395 bytes, checksum: db2194321a99a5057314668d2e1d3a50 (MD5)Made available in DSpace on 2018-02-06T15:15:30Z (GMT). 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The use of the toy as therapy in the hospital’s environment appears with finality of minimizing the suffering, the trauma and the anxiety caused by the admission pediatric. With this intention, this work has the intention to analyse the influence of the toy in the humanization of the admission pediatric valuing the perception, participation and satisfaction of the child with the use of this material. This work talk about quantitative and observance inquiries carried out in the Unity Pediatric of the Hospital Regional of Taguatinga between March and April of 2009. Twelve children were watched, at a first moment without the toy and in according to with the use of this equipment. The results showed that without the use of the toy the small patients were presenting themselves dissatisfied and dispirited, the children are not much communicative and rejecting the hospital and medical proceedings. Meantime with the use of the toy the juveniles appeared satisfied, communicative and understanding as for the proceedings to be subjected. It is ended that playing was important for the satisfaction of the children, reducing the stress, anxiety and the distress caused by the hospitalization and this practice can be used like form to face the alterations brought by the admission in order to humanize the hospital’s environment.
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