Nursing professionals knowledge on the use of toys in the care of hospitalized children

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maria Fernanda Pereira Gomes, Isabella Dutra Silva, Verusca Kelly Capellini
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Enfermagem da UFPI
Texto Completo: https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/329
Resumo: DOI: https://doi.org/10.26694/reufpi.v5i1.4490 Objetivo: apontar o conhecimento e opinião dos profissionais de enfermagem que trabalham na clínica pediátrica de um hospital do interior do Estado de São Paulo, sobre o papel da brinquedoteca e do brinquedo na prática assistencial de enfermagem. Metodologia: Trata-se de um estudo quantitativo realizado num hospital do interior do Estado de São Paulo. Os sujeitos da pesquisa foram 7 enfermeiros, 1 técnico de enfermagem e 13 auxiliares de enfermagem. O questionário utilizado na pesquisa é composto por questões fechadas que permite opções favoráveis e desfavoráveis sobre o uso do brinquedo e da brinquedoteca. Resultados: 38,0% dos profissionais entrevistados afirmaram que é opcional a existência da brinquedoteca. Quanto a utilização do brinquedo para explicar as crianças os procedimentos realizados, 42,8% dos profissionais afirmaram que raramente utilizam o brinquedo na prática e outros 42,8% afirmaram que nunca o utilizam. Os profissionais de enfermagem reconhecem a importância que o brinquedo tem para a recuperação da criança, no entanto, poucos utilizam o brinquedo no cuidado de enfermagem. Conclusão: É importante que nas instituições de saúde seja implantado o uso do brinquedo nos cuidados às crianças e que os profissionais de enfermagem sejam capacitados em relação à humanização e a utilizar o brinquedo.
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