O fenômeno consumerista no Brasil e a inflação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Luanna Batista
Data de Publicação: 2016
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCB
Texto Completo: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/8134
Resumo: O tema abordado se refere ao comportamento de consumo do brasileiro em períodos de inflação e hiperinflação no Brasil, país no qual esses movimentos já ocorreram várias vezes e ainda ocorrem. Esse artigo tem como objetivo observar o quanto a inflação e hiperinflação afetam o comportamento do consumidor brasileiro. A justificativa para a escolha desse tema é o fato de o consumo estar presente no cotidiano de todas as pessoas e em todos os momentos e, nos dias de hoje, em todo o mundo globalizado. O problema tratado foi o quanto a inflação afeta o consumo brasileiro. Os referenciais teóricos utilizados foram Maslow, com sua pirâmide, Lipovetsky pelo conhecimento e reconhecimento dos estudos sobre consumo na contemporaneidade e Henry Hazlitt, pelos conteúdos de Economia. Foi uma pesquisa exploratória com aplicação de questionário a pessoas que tiveram experiências pessoais e profissionais com a inflação e a hiperinflação. O consumo realmente é afetado pela inflação ou hiperinflação, em que os consumidores percebem que o dinheiro está sendo “desvalorizado”, mas há variações significativas dos dois fenômenos em diferentes momentos históricos.
id UCB-2_3fa038627393b072d9d3a8c9223b79d5
oai_identifier_str oai:200.214.135.189:123456789/8134
network_acronym_str UCB-2
network_name_str Repositório Institucional da UCB
spelling Oliveira, Sheila da CostaLopes, Luanna Batista2017-05-08T18:58:08Z20162017-05-08T18:58:08Z2016LOPES, Luanna Batista. O fenômeno consumerista no Brasil e a inflação. 2016. 51 f. Monografia (Publicidade e Propaganda), Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2016.https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/8134O tema abordado se refere ao comportamento de consumo do brasileiro em períodos de inflação e hiperinflação no Brasil, país no qual esses movimentos já ocorreram várias vezes e ainda ocorrem. Esse artigo tem como objetivo observar o quanto a inflação e hiperinflação afetam o comportamento do consumidor brasileiro. A justificativa para a escolha desse tema é o fato de o consumo estar presente no cotidiano de todas as pessoas e em todos os momentos e, nos dias de hoje, em todo o mundo globalizado. O problema tratado foi o quanto a inflação afeta o consumo brasileiro. Os referenciais teóricos utilizados foram Maslow, com sua pirâmide, Lipovetsky pelo conhecimento e reconhecimento dos estudos sobre consumo na contemporaneidade e Henry Hazlitt, pelos conteúdos de Economia. Foi uma pesquisa exploratória com aplicação de questionário a pessoas que tiveram experiências pessoais e profissionais com a inflação e a hiperinflação. O consumo realmente é afetado pela inflação ou hiperinflação, em que os consumidores percebem que o dinheiro está sendo “desvalorizado”, mas há variações significativas dos dois fenômenos em diferentes momentos históricos.The issue addressed refers to the consumption behavior of the Brazilian in periods of inflation and hyperinflation in Brazil, a country in which these movements have occurred several times and still occur. This article aims to observe how much inflation and hyperinflation affect Brazilian consumer behavior. The justification for choosing this theme is the fact that consumption is present in the daily lives of all people and at all times and nowadays throughout the globalized world. The problem dealt with was how much inflation affects Brazilian consumption. The theoretical references used were Maslow, with his pyramid, Lipovetsky for the knowledge and recognition of the studies on consumption in the contemporaneity and Henry Hazlitt, for the contents of Economy. It was an exploratory research with questionnaire application to people who had personal and professional experiences with inflation and hyperinflation. Consumption is actually affected by inflation or hyperinflation, where consumers realize that money is being "devalued," but there are significant variations of the two phenomena at different historical moments.Submitted by Franciene Aguiar (franciene.aguiar@ucb.br) on 2017-04-07T19:09:42Z No. of bitstreams: 1 LuannaBatistaLopesTCCGRADUACAO2016.pdf: 907341 bytes, checksum: a1eece51df12d8a8abef21cf4d6d8814 (MD5)Approved for entry into archive by Repositório Institucional Universidade Católica de Brasília (sdi@ucb.br) on 2017-05-08T18:58:08Z (GMT) No. of bitstreams: 1 LuannaBatistaLopesTCCGRADUACAO2016.pdf: 907341 bytes, checksum: a1eece51df12d8a8abef21cf4d6d8814 (MD5)Made available in DSpace on 2017-05-08T18:58:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 LuannaBatistaLopesTCCGRADUACAO2016.pdf: 907341 bytes, checksum: a1eece51df12d8a8abef21cf4d6d8814 (MD5) Previous issue date: 2016porUniversidade Católica de BrasíliaPublicidade e Propaganda (Graduação)>UCBBrasilEscola de Educação, Tecnologia e ComunicaçãoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOPublicidade e PropagandaConsumoConsumismoConsumerismoInflaçãoHiperinflaçãoO fenômeno consumerista no Brasil e a inflaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UCBinstname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBORIGINALLuannaBatistaLopesTCCGRADUACAO2016.pdfLuannaBatistaLopesTCCGRADUACAO2016.pdfMonografiaapplication/pdf907341https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/8134/1/LuannaBatistaLopesTCCGRADUACAO2016.pdfa1eece51df12d8a8abef21cf4d6d8814MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/8134/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52TEXTLuannaBatistaLopesTCCGRADUACAO2016.pdf.txtLuannaBatistaLopesTCCGRADUACAO2016.pdf.txtExtracted texttext/plain98958https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/8134/3/LuannaBatistaLopesTCCGRADUACAO2016.pdf.txt4d900c51ddfeebe44a71a27ae75d55b9MD53123456789/81342017-05-09 01:01:46.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ório de Publicaçõeshttps://repositorio.ucb.br:9443/jspui/
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O fenômeno consumerista no Brasil e a inflação
title O fenômeno consumerista no Brasil e a inflação
spellingShingle O fenômeno consumerista no Brasil e a inflação
Lopes, Luanna Batista
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Publicidade e Propaganda
Consumo
Consumismo
Consumerismo
Inflação
Hiperinflação
title_short O fenômeno consumerista no Brasil e a inflação
title_full O fenômeno consumerista no Brasil e a inflação
title_fullStr O fenômeno consumerista no Brasil e a inflação
title_full_unstemmed O fenômeno consumerista no Brasil e a inflação
title_sort O fenômeno consumerista no Brasil e a inflação
author Lopes, Luanna Batista
author_facet Lopes, Luanna Batista
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Oliveira, Sheila da Costa
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Luanna Batista
contributor_str_mv Oliveira, Sheila da Costa
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Publicidade e Propaganda
Consumo
Consumismo
Consumerismo
Inflação
Hiperinflação
dc.subject.por.fl_str_mv Publicidade e Propaganda
Consumo
Consumismo
Consumerismo
Inflação
Hiperinflação
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv O tema abordado se refere ao comportamento de consumo do brasileiro em períodos de inflação e hiperinflação no Brasil, país no qual esses movimentos já ocorreram várias vezes e ainda ocorrem. Esse artigo tem como objetivo observar o quanto a inflação e hiperinflação afetam o comportamento do consumidor brasileiro. A justificativa para a escolha desse tema é o fato de o consumo estar presente no cotidiano de todas as pessoas e em todos os momentos e, nos dias de hoje, em todo o mundo globalizado. O problema tratado foi o quanto a inflação afeta o consumo brasileiro. Os referenciais teóricos utilizados foram Maslow, com sua pirâmide, Lipovetsky pelo conhecimento e reconhecimento dos estudos sobre consumo na contemporaneidade e Henry Hazlitt, pelos conteúdos de Economia. Foi uma pesquisa exploratória com aplicação de questionário a pessoas que tiveram experiências pessoais e profissionais com a inflação e a hiperinflação. O consumo realmente é afetado pela inflação ou hiperinflação, em que os consumidores percebem que o dinheiro está sendo “desvalorizado”, mas há variações significativas dos dois fenômenos em diferentes momentos históricos.
The issue addressed refers to the consumption behavior of the Brazilian in periods of inflation and hyperinflation in Brazil, a country in which these movements have occurred several times and still occur. This article aims to observe how much inflation and hyperinflation affect Brazilian consumer behavior. The justification for choosing this theme is the fact that consumption is present in the daily lives of all people and at all times and nowadays throughout the globalized world. The problem dealt with was how much inflation affects Brazilian consumption. The theoretical references used were Maslow, with his pyramid, Lipovetsky for the knowledge and recognition of the studies on consumption in the contemporaneity and Henry Hazlitt, for the contents of Economy. It was an exploratory research with questionnaire application to people who had personal and professional experiences with inflation and hyperinflation. Consumption is actually affected by inflation or hyperinflation, where consumers realize that money is being "devalued," but there are significant variations of the two phenomena at different historical moments.
description O tema abordado se refere ao comportamento de consumo do brasileiro em períodos de inflação e hiperinflação no Brasil, país no qual esses movimentos já ocorreram várias vezes e ainda ocorrem. Esse artigo tem como objetivo observar o quanto a inflação e hiperinflação afetam o comportamento do consumidor brasileiro. A justificativa para a escolha desse tema é o fato de o consumo estar presente no cotidiano de todas as pessoas e em todos os momentos e, nos dias de hoje, em todo o mundo globalizado. O problema tratado foi o quanto a inflação afeta o consumo brasileiro. Os referenciais teóricos utilizados foram Maslow, com sua pirâmide, Lipovetsky pelo conhecimento e reconhecimento dos estudos sobre consumo na contemporaneidade e Henry Hazlitt, pelos conteúdos de Economia. Foi uma pesquisa exploratória com aplicação de questionário a pessoas que tiveram experiências pessoais e profissionais com a inflação e a hiperinflação. O consumo realmente é afetado pela inflação ou hiperinflação, em que os consumidores percebem que o dinheiro está sendo “desvalorizado”, mas há variações significativas dos dois fenômenos em diferentes momentos históricos.
publishDate 2016
dc.date.available.fl_str_mv 2016
2017-05-08T18:58:08Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-05-08T18:58:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv LOPES, Luanna Batista. O fenômeno consumerista no Brasil e a inflação. 2016. 51 f. Monografia (Publicidade e Propaganda), Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2016.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/8134
identifier_str_mv LOPES, Luanna Batista. O fenômeno consumerista no Brasil e a inflação. 2016. 51 f. Monografia (Publicidade e Propaganda), Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2016.
url https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/8134
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
dc.publisher.program.fl_str_mv Publicidade e Propaganda (Graduação)
dc.publisher.initials.fl_str_mv >UCB
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCB
instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron:UCB
instname_str Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron_str UCB
institution UCB
reponame_str Repositório Institucional da UCB
collection Repositório Institucional da UCB
bitstream.url.fl_str_mv https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/8134/1/LuannaBatistaLopesTCCGRADUACAO2016.pdf
https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/8134/2/license.txt
https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/8134/3/LuannaBatistaLopesTCCGRADUACAO2016.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv a1eece51df12d8a8abef21cf4d6d8814
43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b
4d900c51ddfeebe44a71a27ae75d55b9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1724829861720096768