O fenômeno consumerista no Brasil e a inflação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCB |
Texto Completo: | https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/8134 |
Resumo: | O tema abordado se refere ao comportamento de consumo do brasileiro em períodos de inflação e hiperinflação no Brasil, país no qual esses movimentos já ocorreram várias vezes e ainda ocorrem. Esse artigo tem como objetivo observar o quanto a inflação e hiperinflação afetam o comportamento do consumidor brasileiro. A justificativa para a escolha desse tema é o fato de o consumo estar presente no cotidiano de todas as pessoas e em todos os momentos e, nos dias de hoje, em todo o mundo globalizado. O problema tratado foi o quanto a inflação afeta o consumo brasileiro. Os referenciais teóricos utilizados foram Maslow, com sua pirâmide, Lipovetsky pelo conhecimento e reconhecimento dos estudos sobre consumo na contemporaneidade e Henry Hazlitt, pelos conteúdos de Economia. Foi uma pesquisa exploratória com aplicação de questionário a pessoas que tiveram experiências pessoais e profissionais com a inflação e a hiperinflação. O consumo realmente é afetado pela inflação ou hiperinflação, em que os consumidores percebem que o dinheiro está sendo “desvalorizado”, mas há variações significativas dos dois fenômenos em diferentes momentos históricos. |
id |
UCB-2_3fa038627393b072d9d3a8c9223b79d5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:200.214.135.189:123456789/8134 |
network_acronym_str |
UCB-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UCB |
spelling |
Oliveira, Sheila da CostaLopes, Luanna Batista2017-05-08T18:58:08Z20162017-05-08T18:58:08Z2016LOPES, Luanna Batista. O fenômeno consumerista no Brasil e a inflação. 2016. 51 f. Monografia (Publicidade e Propaganda), Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2016.https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/8134O tema abordado se refere ao comportamento de consumo do brasileiro em períodos de inflação e hiperinflação no Brasil, país no qual esses movimentos já ocorreram várias vezes e ainda ocorrem. Esse artigo tem como objetivo observar o quanto a inflação e hiperinflação afetam o comportamento do consumidor brasileiro. A justificativa para a escolha desse tema é o fato de o consumo estar presente no cotidiano de todas as pessoas e em todos os momentos e, nos dias de hoje, em todo o mundo globalizado. O problema tratado foi o quanto a inflação afeta o consumo brasileiro. Os referenciais teóricos utilizados foram Maslow, com sua pirâmide, Lipovetsky pelo conhecimento e reconhecimento dos estudos sobre consumo na contemporaneidade e Henry Hazlitt, pelos conteúdos de Economia. Foi uma pesquisa exploratória com aplicação de questionário a pessoas que tiveram experiências pessoais e profissionais com a inflação e a hiperinflação. O consumo realmente é afetado pela inflação ou hiperinflação, em que os consumidores percebem que o dinheiro está sendo “desvalorizado”, mas há variações significativas dos dois fenômenos em diferentes momentos históricos.The issue addressed refers to the consumption behavior of the Brazilian in periods of inflation and hyperinflation in Brazil, a country in which these movements have occurred several times and still occur. This article aims to observe how much inflation and hyperinflation affect Brazilian consumer behavior. The justification for choosing this theme is the fact that consumption is present in the daily lives of all people and at all times and nowadays throughout the globalized world. The problem dealt with was how much inflation affects Brazilian consumption. The theoretical references used were Maslow, with his pyramid, Lipovetsky for the knowledge and recognition of the studies on consumption in the contemporaneity and Henry Hazlitt, for the contents of Economy. It was an exploratory research with questionnaire application to people who had personal and professional experiences with inflation and hyperinflation. Consumption is actually affected by inflation or hyperinflation, where consumers realize that money is being "devalued," but there are significant variations of the two phenomena at different historical moments.Submitted by Franciene Aguiar (franciene.aguiar@ucb.br) on 2017-04-07T19:09:42Z No. of bitstreams: 1 LuannaBatistaLopesTCCGRADUACAO2016.pdf: 907341 bytes, checksum: a1eece51df12d8a8abef21cf4d6d8814 (MD5)Approved for entry into archive by Repositório Institucional Universidade Católica de Brasília (sdi@ucb.br) on 2017-05-08T18:58:08Z (GMT) No. of bitstreams: 1 LuannaBatistaLopesTCCGRADUACAO2016.pdf: 907341 bytes, checksum: a1eece51df12d8a8abef21cf4d6d8814 (MD5)Made available in DSpace on 2017-05-08T18:58:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 LuannaBatistaLopesTCCGRADUACAO2016.pdf: 907341 bytes, checksum: a1eece51df12d8a8abef21cf4d6d8814 (MD5) Previous issue date: 2016porUniversidade Católica de BrasíliaPublicidade e Propaganda (Graduação)>UCBBrasilEscola de Educação, Tecnologia e ComunicaçãoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOPublicidade e PropagandaConsumoConsumismoConsumerismoInflaçãoHiperinflaçãoO fenômeno consumerista no Brasil e a inflaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UCBinstname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBORIGINALLuannaBatistaLopesTCCGRADUACAO2016.pdfLuannaBatistaLopesTCCGRADUACAO2016.pdfMonografiaapplication/pdf907341https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/8134/1/LuannaBatistaLopesTCCGRADUACAO2016.pdfa1eece51df12d8a8abef21cf4d6d8814MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/8134/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52TEXTLuannaBatistaLopesTCCGRADUACAO2016.pdf.txtLuannaBatistaLopesTCCGRADUACAO2016.pdf.txtExtracted texttext/plain98958https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/8134/3/LuannaBatistaLopesTCCGRADUACAO2016.pdf.txt4d900c51ddfeebe44a71a27ae75d55b9MD53123456789/81342017-05-09 01:01:46.72TElDRU7Dh0EgREUgRElTVFJJQlVJw4fDg08gTsODTy1FWENMVVNJVkEKCkNvbSBhIGFwcmVzZW50YcOnw6NvIGRlc3RhIGxpY2Vuw6dhLCB2b2PDqiAobyBhdXRvciAoZXMpIG91IG8gdGl0dWxhciBkb3MgZGlyZWl0b3MgZGUgYXV0b3IpIGNvbmNlZGUgYW8gUmVwb3NpdMOzcmlvIApJbnN0aXR1Y2lvbmFsIG8gZGlyZWl0byBuw6NvLWV4Y2x1c2l2byBkZSByZXByb2R1emlyLCAgdHJhZHV6aXIgKGNvbmZvcm1lIGRlZmluaWRvIGFiYWl4byksIGUvb3UgZGlzdHJpYnVpciBhIApzdWEgcHVibGljYcOnw6NvIChpbmNsdWluZG8gbyByZXN1bW8pIHBvciB0b2RvIG8gbXVuZG8gbm8gZm9ybWF0byBpbXByZXNzbyBlIGVsZXRyw7RuaWNvIGUgZW0gcXVhbHF1ZXIgbWVpbywgaW5jbHVpbmRvIG9zIApmb3JtYXRvcyDDoXVkaW8gb3UgdsOtZGVvLgoKVm9jw6ogY29uY29yZGEgcXVlIG8gRGVwb3NpdGEgcG9kZSwgc2VtIGFsdGVyYXIgbyBjb250ZcO6ZG8sIHRyYW5zcG9yIGEgc3VhIHB1YmxpY2HDp8OjbyBwYXJhIHF1YWxxdWVyIG1laW8gb3UgZm9ybWF0byAKcGFyYSBmaW5zIGRlIHByZXNlcnZhw6fDo28uCgpWb2PDqiB0YW1iw6ltIGNvbmNvcmRhIHF1ZSBvIERlcG9zaXRhIHBvZGUgbWFudGVyIG1haXMgZGUgdW1hIGPDs3BpYSBkZSBzdWEgcHVibGljYcOnw6NvIHBhcmEgZmlucyBkZSBzZWd1cmFuw6dhLCBiYWNrLXVwIAplIHByZXNlcnZhw6fDo28uCgpWb2PDqiBkZWNsYXJhIHF1ZSBhIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gw6kgb3JpZ2luYWwgZSBxdWUgdm9jw6ogdGVtIG8gcG9kZXIgZGUgY29uY2VkZXIgb3MgZGlyZWl0b3MgY29udGlkb3MgbmVzdGEgbGljZW7Dp2EuIApWb2PDqiB0YW1iw6ltIGRlY2xhcmEgcXVlIG8gZGVww7NzaXRvIGRhIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gbsOjbywgcXVlIHNlamEgZGUgc2V1IGNvbmhlY2ltZW50bywgaW5mcmluZ2UgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMgCmRlIG5pbmd1w6ltLgoKQ2FzbyBhIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gY29udGVuaGEgbWF0ZXJpYWwgcXVlIHZvY8OqIG7Do28gcG9zc3VpIGEgdGl0dWxhcmlkYWRlIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcywgdm9jw6ogZGVjbGFyYSBxdWUgCm9idGV2ZSBhIHBlcm1pc3PDo28gaXJyZXN0cml0YSBkbyBkZXRlbnRvciBkb3MgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMgcGFyYSBjb25jZWRlciBhbyBEZXBvc2l0YSBvcyBkaXJlaXRvcyBhcHJlc2VudGFkb3MgCm5lc3RhIGxpY2Vuw6dhLCBlIHF1ZSBlc3NlIG1hdGVyaWFsIGRlIHByb3ByaWVkYWRlIGRlIHRlcmNlaXJvcyBlc3TDoSBjbGFyYW1lbnRlIGlkZW50aWZpY2FkbyBlIHJlY29uaGVjaWRvIG5vIHRleHRvIApvdSBubyBjb250ZcO6ZG8gZGEgcHVibGljYcOnw6NvIG9yYSBkZXBvc2l0YWRhLgoKQ0FTTyBBIFBVQkxJQ0HDh8ODTyBPUkEgREVQT1NJVEFEQSBURU5IQSBTSURPIFJFU1VMVEFETyBERSBVTSBQQVRST0PDjU5JTyBPVSBBUE9JTyBERSBVTUEgQUfDik5DSUEgREUgRk9NRU5UTyBPVSBPVVRSTyAKT1JHQU5JU01PLCBWT0PDiiBERUNMQVJBIFFVRSBSRVNQRUlUT1UgVE9ET1MgRSBRVUFJU1FVRVIgRElSRUlUT1MgREUgUkVWSVPDg08gQ09NTyBUQU1Cw4lNIEFTIERFTUFJUyBPQlJJR0HDh8OVRVMgCkVYSUdJREFTIFBPUiBDT05UUkFUTyBPVSBBQ09SRE8uCgpPIERlcG9zaXRhIHNlIGNvbXByb21ldGUgYSBpZGVudGlmaWNhciBjbGFyYW1lbnRlIG8gc2V1IG5vbWUgKHMpIG91IG8ocykgbm9tZShzKSBkbyhzKSBkZXRlbnRvcihlcykgZG9zIGRpcmVpdG9zIAphdXRvcmFpcyBkYSBwdWJsaWNhw6fDo28sIGUgbsOjbyBmYXLDoSBxdWFscXVlciBhbHRlcmHDp8OjbywgYWzDqW0gZGFxdWVsYXMgY29uY2VkaWRhcyBwb3IgZXN0YSBsaWNlbsOnYS4KRepositório de Publicaçõeshttps://repositorio.ucb.br:9443/jspui/ |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O fenômeno consumerista no Brasil e a inflação |
title |
O fenômeno consumerista no Brasil e a inflação |
spellingShingle |
O fenômeno consumerista no Brasil e a inflação Lopes, Luanna Batista CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO Publicidade e Propaganda Consumo Consumismo Consumerismo Inflação Hiperinflação |
title_short |
O fenômeno consumerista no Brasil e a inflação |
title_full |
O fenômeno consumerista no Brasil e a inflação |
title_fullStr |
O fenômeno consumerista no Brasil e a inflação |
title_full_unstemmed |
O fenômeno consumerista no Brasil e a inflação |
title_sort |
O fenômeno consumerista no Brasil e a inflação |
author |
Lopes, Luanna Batista |
author_facet |
Lopes, Luanna Batista |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Oliveira, Sheila da Costa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lopes, Luanna Batista |
contributor_str_mv |
Oliveira, Sheila da Costa |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
topic |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO Publicidade e Propaganda Consumo Consumismo Consumerismo Inflação Hiperinflação |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Publicidade e Propaganda Consumo Consumismo Consumerismo Inflação Hiperinflação |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
O tema abordado se refere ao comportamento de consumo do brasileiro em períodos de inflação e hiperinflação no Brasil, país no qual esses movimentos já ocorreram várias vezes e ainda ocorrem. Esse artigo tem como objetivo observar o quanto a inflação e hiperinflação afetam o comportamento do consumidor brasileiro. A justificativa para a escolha desse tema é o fato de o consumo estar presente no cotidiano de todas as pessoas e em todos os momentos e, nos dias de hoje, em todo o mundo globalizado. O problema tratado foi o quanto a inflação afeta o consumo brasileiro. Os referenciais teóricos utilizados foram Maslow, com sua pirâmide, Lipovetsky pelo conhecimento e reconhecimento dos estudos sobre consumo na contemporaneidade e Henry Hazlitt, pelos conteúdos de Economia. Foi uma pesquisa exploratória com aplicação de questionário a pessoas que tiveram experiências pessoais e profissionais com a inflação e a hiperinflação. O consumo realmente é afetado pela inflação ou hiperinflação, em que os consumidores percebem que o dinheiro está sendo “desvalorizado”, mas há variações significativas dos dois fenômenos em diferentes momentos históricos. The issue addressed refers to the consumption behavior of the Brazilian in periods of inflation and hyperinflation in Brazil, a country in which these movements have occurred several times and still occur. This article aims to observe how much inflation and hyperinflation affect Brazilian consumer behavior. The justification for choosing this theme is the fact that consumption is present in the daily lives of all people and at all times and nowadays throughout the globalized world. The problem dealt with was how much inflation affects Brazilian consumption. The theoretical references used were Maslow, with his pyramid, Lipovetsky for the knowledge and recognition of the studies on consumption in the contemporaneity and Henry Hazlitt, for the contents of Economy. It was an exploratory research with questionnaire application to people who had personal and professional experiences with inflation and hyperinflation. Consumption is actually affected by inflation or hyperinflation, where consumers realize that money is being "devalued," but there are significant variations of the two phenomena at different historical moments. |
description |
O tema abordado se refere ao comportamento de consumo do brasileiro em períodos de inflação e hiperinflação no Brasil, país no qual esses movimentos já ocorreram várias vezes e ainda ocorrem. Esse artigo tem como objetivo observar o quanto a inflação e hiperinflação afetam o comportamento do consumidor brasileiro. A justificativa para a escolha desse tema é o fato de o consumo estar presente no cotidiano de todas as pessoas e em todos os momentos e, nos dias de hoje, em todo o mundo globalizado. O problema tratado foi o quanto a inflação afeta o consumo brasileiro. Os referenciais teóricos utilizados foram Maslow, com sua pirâmide, Lipovetsky pelo conhecimento e reconhecimento dos estudos sobre consumo na contemporaneidade e Henry Hazlitt, pelos conteúdos de Economia. Foi uma pesquisa exploratória com aplicação de questionário a pessoas que tiveram experiências pessoais e profissionais com a inflação e a hiperinflação. O consumo realmente é afetado pela inflação ou hiperinflação, em que os consumidores percebem que o dinheiro está sendo “desvalorizado”, mas há variações significativas dos dois fenômenos em diferentes momentos históricos. |
publishDate |
2016 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2016 2017-05-08T18:58:08Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-05-08T18:58:08Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
LOPES, Luanna Batista. O fenômeno consumerista no Brasil e a inflação. 2016. 51 f. Monografia (Publicidade e Propaganda), Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2016. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/8134 |
identifier_str_mv |
LOPES, Luanna Batista. O fenômeno consumerista no Brasil e a inflação. 2016. 51 f. Monografia (Publicidade e Propaganda), Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2016. |
url |
https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/8134 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Brasília |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Publicidade e Propaganda (Graduação) |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
>UCB |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Brasília |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UCB instname:Universidade Católica de Brasília (UCB) instacron:UCB |
instname_str |
Universidade Católica de Brasília (UCB) |
instacron_str |
UCB |
institution |
UCB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UCB |
collection |
Repositório Institucional da UCB |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/8134/1/LuannaBatistaLopesTCCGRADUACAO2016.pdf https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/8134/2/license.txt https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/8134/3/LuannaBatistaLopesTCCGRADUACAO2016.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a1eece51df12d8a8abef21cf4d6d8814 43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b 4d900c51ddfeebe44a71a27ae75d55b9 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1724829861720096768 |