Lágrimas e conversão no “Sermão das Lágrimas de São Pedro”, de Antônio Vieira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendonça, Janderson Lima
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCB
Texto Completo: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/11499
Resumo: Antônio Vieira em seu discurso revela com engenho e agudeza sua oratória barroca e poética de composição. O autor traz em seu discurso engenhoso uma estrutura poética e imagética da palavra, que supera o método clássico de composição porque rompe com o conceito tradicional de palavra enquanto signo linguístico com significante e significado indissociáveis. Este trabalho tem por objetivo apresentar uma análise do “Sermão das Lágrimas de São Pedro” e explicitar como o pregador Antônio Vieira, enquanto persona ficta inscrita pela própria estrutura lúdica do sermão, utiliza a palavra em toda sua potencialidade criadora como princípio poeticamente concebido que dá origem ao texto. A palavra é comparada a uma semente que brota e floresce, regada pelo pregador Vieira com as Lágrimas dramáticas do discurso que ele tece.
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Este trabalho tem por objetivo apresentar uma análise do “Sermão das Lágrimas de São Pedro” e explicitar como o pregador Antônio Vieira, enquanto persona ficta inscrita pela própria estrutura lúdica do sermão, utiliza a palavra em toda sua potencialidade criadora como princípio poeticamente concebido que dá origem ao texto. A palavra é comparada a uma semente que brota e floresce, regada pelo pregador Vieira com as Lágrimas dramáticas do discurso que ele tece.Antônio Vieira in his discourse reveals with ingeniosity and acuity his baroque and poetic oratory of composition. The author brings in his ingenious speech a poetic and imagistic structure of the word which goes beyond the classical method of composition because it breaks with the traditional concept of the word as a linguistic sign with indissociable significant and meaning. This work aims to present an analysis of the Sermon on the Tears of St. Peter and to explain how the preacher Antônio Vieira, as persona ficta inscribed by the playful structure of the sermon, uses the word in all its creative potentiality as a poetically conceived principle that gives rise to the text. The word is compared to a seed that sprouts and blossoms, watered by the preacher Vieira with the dramatic Tears of the speech he weaves.Submitted by Micaella Souza (micaella.souza@ucb.br) on 2018-09-20T19:53:23Z No. of bitstreams: 1 JandersonLimaMendonçaTCCGraduação2018.pdf: 632911 bytes, checksum: 09d6453ec190b6f69545e97849aff2bb (MD5)Approved for entry into archive by Sara Ribeiro (sara.ribeiro@ucb.br) on 2018-09-24T17:17:07Z (GMT) No. of bitstreams: 1 JandersonLimaMendonçaTCCGraduação2018.pdf: 632911 bytes, checksum: 09d6453ec190b6f69545e97849aff2bb (MD5)Made available in DSpace on 2018-09-24T17:17:07Z (GMT). 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description Antônio Vieira em seu discurso revela com engenho e agudeza sua oratória barroca e poética de composição. O autor traz em seu discurso engenhoso uma estrutura poética e imagética da palavra, que supera o método clássico de composição porque rompe com o conceito tradicional de palavra enquanto signo linguístico com significante e significado indissociáveis. Este trabalho tem por objetivo apresentar uma análise do “Sermão das Lágrimas de São Pedro” e explicitar como o pregador Antônio Vieira, enquanto persona ficta inscrita pela própria estrutura lúdica do sermão, utiliza a palavra em toda sua potencialidade criadora como princípio poeticamente concebido que dá origem ao texto. A palavra é comparada a uma semente que brota e floresce, regada pelo pregador Vieira com as Lágrimas dramáticas do discurso que ele tece.
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