Utilização do método top-down na quantificação de crédito de carbono na implantação do veículo leve sobre trilhos (vlt) na avenida w3
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCB |
Texto Completo: | https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/10869/4928 |
Resumo: | Engenharia Ambiental |
id |
UCB-2_4b7372a82b6704bee0c952af405dff4b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:200.214.135.189:10869/4928 |
network_acronym_str |
UCB-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UCB |
spelling |
Nunes, Rodrigo PereiraOliveira, Alair Geraldo deSouza, Rômulo dos Santos2014-11-21T14:28:12Z2016-10-10T03:29:59Z2014-11-21T14:28:12Z2016-10-10T03:29:59Z2010-06-17NUNES, Rodrigo Pereira; OLIVEIRA, Alair Geraldo de; SOUZA, Rômulo dos Santos. Utilização do método top-down na quantificação de crédito de carbono na implantação do veículo leve sobre trilhos (vlt) na avenida w3. 2010. 30 f. Monografia (Engenharia Ambiental) Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2010.https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/10869/4928Engenharia AmbientalO crescimento da frota de veículos no Distrito Federal tem provocado dentre os vários problemas, a poluição atmosférica. A fim de diminuir a dependência por carros e a emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE) será implantado até 2014 o Veículo Leve sobre Trilhos. Com a redução de Gases Poluentes, principalmente o CO2, proporcionará a geração de Crédito de Carbono para o Distrito Federal. O método que foi utilizado para quantificação do Crédito foi o TOP-DOWN, conhecido pela abordagem de referência, levando-se em conta apenas as emissões de dióxido de carbono. Por meio do modelo foi possível determinar a enorme influência dos ônibus na emissão de CO2, tendo em vista que com a eliminação dos ônibus e a redução de 30% dos automóveis na Avenida W3 foi quantificado uma redução de 44.584,27 toneladas de dióxido de carbono e um lucro de € 673.668,38 no período de um ano gerado de crédito de carbono para o Distrito Federal.Submitted by Marielle Domiciano (marielle.silva@ucb.br) on 2014-11-01T00:11:13Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 20168 bytes, checksum: 288037d582f66c131a3b54761360a7bc (MD5) Alair Geraldo de Oliveira, Rodrigo Pereira Nunes e Rômulo dos Santos Souza.pdf: 962852 bytes, checksum: ceeb0ce5a336b4a687a9ed3ca9575053 (MD5)Approved for entry into archive by Kelson Anthony de Menezes(kelson@ucb.br) on 2014-11-21T14:28:12Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 20168 bytes, checksum: 288037d582f66c131a3b54761360a7bc (MD5) Alair Geraldo de Oliveira, Rodrigo Pereira Nunes e Rômulo dos Santos Souza.pdf: 962852 bytes, checksum: ceeb0ce5a336b4a687a9ed3ca9575053 (MD5)Made available in DSpace on 2014-11-21T14:28:12Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 20168 bytes, checksum: 288037d582f66c131a3b54761360a7bc (MD5) Alair Geraldo de Oliveira, Rodrigo Pereira Nunes e Rômulo dos Santos Souza.pdf: 962852 bytes, checksum: ceeb0ce5a336b4a687a9ed3ca9575053 (MD5) Previous issue date: 2010-06-17Made available in DSpace on 2016-10-10T03:29:59Z (GMT). No. of bitstreams: 5 license_url: 46 bytes, checksum: 0d2fb706760bf56ddf1358a832652ccf (MD5) license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 20168 bytes, checksum: 288037d582f66c131a3b54761360a7bc (MD5) license.txt: 1825 bytes, checksum: af1f5c54585e21e389c880a5a570b7e9 (MD5) Alair Geraldo de Oliveira, Rodrigo Pereira Nunes e Rômulo dos Santos Souza.pdf: 962852 bytes, checksum: ceeb0ce5a336b4a687a9ed3ca9575053 (MD5) Previous issue date: 2010-06-17TextoEngenharia AmbientalFrota de VeículosGases de Efeito EstufaVLTCrédito de CarbonoUtilização do método top-down na quantificação de crédito de carbono na implantação do veículo leve sobre trilhos (vlt) na avenida w3info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UCBinstname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBCC-LICENSElicense_urlapplication/octet-stream46https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/4928/1/license_url0d2fb706760bf56ddf1358a832652ccfMD51license_textapplication/octet-stream0https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/4928/2/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD52license_rdfapplication/octet-stream20168https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/4928/3/license_rdf288037d582f66c131a3b54761360a7bcMD53LICENSElicense.txttext/plain1825https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/4928/4/license.txtaf1f5c54585e21e389c880a5a570b7e9MD54ORIGINALAlair Geraldo de Oliveira, Rodrigo Pereira Nunes e Rômulo dos Santos Souza.pdfMonografiaapplication/pdf962852https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/4928/5/Alair%20Geraldo%20de%20Oliveira%2c%20Rodrigo%20Pereira%20Nunes%20e%20R%c3%b4mulo%20dos%20Santos%20Souza.pdfceeb0ce5a336b4a687a9ed3ca9575053MD55TEXTAlair Geraldo de Oliveira, Rodrigo Pereira Nunes e Rômulo dos Santos Souza.pdf.txtAlair Geraldo de Oliveira, Rodrigo Pereira Nunes e Rômulo dos Santos Souza.pdf.txtExtracted texttext/plain40324https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/4928/6/Alair%20Geraldo%20de%20Oliveira%2c%20Rodrigo%20Pereira%20Nunes%20e%20R%c3%b4mulo%20dos%20Santos%20Souza.pdf.txt179a0d940fef6c08f1009091eeed4b20MD5610869/49282017-01-17 14:35:57.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Repositório de Publicaçõeshttps://repositorio.ucb.br:9443/jspui/ |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Utilização do método top-down na quantificação de crédito de carbono na implantação do veículo leve sobre trilhos (vlt) na avenida w3 |
title |
Utilização do método top-down na quantificação de crédito de carbono na implantação do veículo leve sobre trilhos (vlt) na avenida w3 |
spellingShingle |
Utilização do método top-down na quantificação de crédito de carbono na implantação do veículo leve sobre trilhos (vlt) na avenida w3 Nunes, Rodrigo Pereira Engenharia Ambiental Frota de Veículos Gases de Efeito Estufa VLT Crédito de Carbono |
title_short |
Utilização do método top-down na quantificação de crédito de carbono na implantação do veículo leve sobre trilhos (vlt) na avenida w3 |
title_full |
Utilização do método top-down na quantificação de crédito de carbono na implantação do veículo leve sobre trilhos (vlt) na avenida w3 |
title_fullStr |
Utilização do método top-down na quantificação de crédito de carbono na implantação do veículo leve sobre trilhos (vlt) na avenida w3 |
title_full_unstemmed |
Utilização do método top-down na quantificação de crédito de carbono na implantação do veículo leve sobre trilhos (vlt) na avenida w3 |
title_sort |
Utilização do método top-down na quantificação de crédito de carbono na implantação do veículo leve sobre trilhos (vlt) na avenida w3 |
author |
Nunes, Rodrigo Pereira |
author_facet |
Nunes, Rodrigo Pereira Oliveira, Alair Geraldo de Souza, Rômulo dos Santos |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Alair Geraldo de Souza, Rômulo dos Santos |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nunes, Rodrigo Pereira Oliveira, Alair Geraldo de Souza, Rômulo dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Engenharia Ambiental Frota de Veículos Gases de Efeito Estufa VLT Crédito de Carbono |
topic |
Engenharia Ambiental Frota de Veículos Gases de Efeito Estufa VLT Crédito de Carbono |
dc.description.pt_BR.fl_txt_mv |
Engenharia Ambiental |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
O crescimento da frota de veículos no Distrito Federal tem provocado dentre os vários problemas, a poluição atmosférica. A fim de diminuir a dependência por carros e a emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE) será implantado até 2014 o Veículo Leve sobre Trilhos. Com a redução de Gases Poluentes, principalmente o CO2, proporcionará a geração de Crédito de Carbono para o Distrito Federal. O método que foi utilizado para quantificação do Crédito foi o TOP-DOWN, conhecido pela abordagem de referência, levando-se em conta apenas as emissões de dióxido de carbono. Por meio do modelo foi possível determinar a enorme influência dos ônibus na emissão de CO2, tendo em vista que com a eliminação dos ônibus e a redução de 30% dos automóveis na Avenida W3 foi quantificado uma redução de 44.584,27 toneladas de dióxido de carbono e um lucro de € 673.668,38 no período de um ano gerado de crédito de carbono para o Distrito Federal. |
description |
Engenharia Ambiental |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010-06-17 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-11-21T14:28:12Z 2016-10-10T03:29:59Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2014-11-21T14:28:12Z 2016-10-10T03:29:59Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
NUNES, Rodrigo Pereira; OLIVEIRA, Alair Geraldo de; SOUZA, Rômulo dos Santos. Utilização do método top-down na quantificação de crédito de carbono na implantação do veículo leve sobre trilhos (vlt) na avenida w3. 2010. 30 f. Monografia (Engenharia Ambiental) Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2010. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/10869/4928 |
identifier_str_mv |
NUNES, Rodrigo Pereira; OLIVEIRA, Alair Geraldo de; SOUZA, Rômulo dos Santos. Utilização do método top-down na quantificação de crédito de carbono na implantação do veículo leve sobre trilhos (vlt) na avenida w3. 2010. 30 f. Monografia (Engenharia Ambiental) Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2010. |
url |
https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/10869/4928 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
Texto |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UCB instname:Universidade Católica de Brasília (UCB) instacron:UCB |
instname_str |
Universidade Católica de Brasília (UCB) |
instacron_str |
UCB |
institution |
UCB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UCB |
collection |
Repositório Institucional da UCB |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/4928/1/license_url https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/4928/2/license_text https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/4928/3/license_rdf https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/4928/4/license.txt https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/4928/5/Alair%20Geraldo%20de%20Oliveira%2c%20Rodrigo%20Pereira%20Nunes%20e%20R%c3%b4mulo%20dos%20Santos%20Souza.pdf https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/4928/6/Alair%20Geraldo%20de%20Oliveira%2c%20Rodrigo%20Pereira%20Nunes%20e%20R%c3%b4mulo%20dos%20Santos%20Souza.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
0d2fb706760bf56ddf1358a832652ccf d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e 288037d582f66c131a3b54761360a7bc af1f5c54585e21e389c880a5a570b7e9 ceeb0ce5a336b4a687a9ed3ca9575053 179a0d940fef6c08f1009091eeed4b20 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1724829809185390592 |