Utilização do método top-down na quantificação de crédito de carbono na implantação do veículo leve sobre trilhos (vlt) na avenida w3

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Rodrigo Pereira
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Oliveira, Alair Geraldo de, Souza, Rômulo dos Santos
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCB
Texto Completo: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/10869/4928
Resumo: Engenharia Ambiental
id UCB-2_4b7372a82b6704bee0c952af405dff4b
oai_identifier_str oai:200.214.135.189:10869/4928
network_acronym_str UCB-2
network_name_str Repositório Institucional da UCB
spelling Nunes, Rodrigo PereiraOliveira, Alair Geraldo deSouza, Rômulo dos Santos2014-11-21T14:28:12Z2016-10-10T03:29:59Z2014-11-21T14:28:12Z2016-10-10T03:29:59Z2010-06-17NUNES, Rodrigo Pereira; OLIVEIRA, Alair Geraldo de; SOUZA, Rômulo dos Santos. Utilização do método top-down na quantificação de crédito de carbono na implantação do veículo leve sobre trilhos (vlt) na avenida w3. 2010. 30 f. Monografia (Engenharia Ambiental) Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2010.https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/10869/4928Engenharia AmbientalO crescimento da frota de veículos no Distrito Federal tem provocado dentre os vários problemas, a poluição atmosférica. A fim de diminuir a dependência por carros e a emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE) será implantado até 2014 o Veículo Leve sobre Trilhos. Com a redução de Gases Poluentes, principalmente o CO2, proporcionará a geração de Crédito de Carbono para o Distrito Federal. O método que foi utilizado para quantificação do Crédito foi o TOP-DOWN, conhecido pela abordagem de referência, levando-se em conta apenas as emissões de dióxido de carbono. Por meio do modelo foi possível determinar a enorme influência dos ônibus na emissão de CO2, tendo em vista que com a eliminação dos ônibus e a redução de 30% dos automóveis na Avenida W3 foi quantificado uma redução de 44.584,27 toneladas de dióxido de carbono e um lucro de € 673.668,38 no período de um ano gerado de crédito de carbono para o Distrito Federal.Submitted by Marielle Domiciano (marielle.silva@ucb.br) on 2014-11-01T00:11:13Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 20168 bytes, checksum: 288037d582f66c131a3b54761360a7bc (MD5) Alair Geraldo de Oliveira, Rodrigo Pereira Nunes e Rômulo dos Santos Souza.pdf: 962852 bytes, checksum: ceeb0ce5a336b4a687a9ed3ca9575053 (MD5)Approved for entry into archive by Kelson Anthony de Menezes(kelson@ucb.br) on 2014-11-21T14:28:12Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 20168 bytes, checksum: 288037d582f66c131a3b54761360a7bc (MD5) Alair Geraldo de Oliveira, Rodrigo Pereira Nunes e Rômulo dos Santos Souza.pdf: 962852 bytes, checksum: ceeb0ce5a336b4a687a9ed3ca9575053 (MD5)Made available in DSpace on 2014-11-21T14:28:12Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 20168 bytes, checksum: 288037d582f66c131a3b54761360a7bc (MD5) Alair Geraldo de Oliveira, Rodrigo Pereira Nunes e Rômulo dos Santos Souza.pdf: 962852 bytes, checksum: ceeb0ce5a336b4a687a9ed3ca9575053 (MD5) Previous issue date: 2010-06-17Made available in DSpace on 2016-10-10T03:29:59Z (GMT). No. of bitstreams: 5 license_url: 46 bytes, checksum: 0d2fb706760bf56ddf1358a832652ccf (MD5) license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 20168 bytes, checksum: 288037d582f66c131a3b54761360a7bc (MD5) license.txt: 1825 bytes, checksum: af1f5c54585e21e389c880a5a570b7e9 (MD5) Alair Geraldo de Oliveira, Rodrigo Pereira Nunes e Rômulo dos Santos Souza.pdf: 962852 bytes, checksum: ceeb0ce5a336b4a687a9ed3ca9575053 (MD5) Previous issue date: 2010-06-17TextoEngenharia AmbientalFrota de VeículosGases de Efeito EstufaVLTCrédito de CarbonoUtilização do método top-down na quantificação de crédito de carbono na implantação do veículo leve sobre trilhos (vlt) na avenida w3info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UCBinstname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBCC-LICENSElicense_urlapplication/octet-stream46https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/4928/1/license_url0d2fb706760bf56ddf1358a832652ccfMD51license_textapplication/octet-stream0https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/4928/2/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD52license_rdfapplication/octet-stream20168https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/4928/3/license_rdf288037d582f66c131a3b54761360a7bcMD53LICENSElicense.txttext/plain1825https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/4928/4/license.txtaf1f5c54585e21e389c880a5a570b7e9MD54ORIGINALAlair Geraldo de Oliveira, Rodrigo Pereira Nunes e Rômulo dos Santos Souza.pdfMonografiaapplication/pdf962852https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/4928/5/Alair%20Geraldo%20de%20Oliveira%2c%20Rodrigo%20Pereira%20Nunes%20e%20R%c3%b4mulo%20dos%20Santos%20Souza.pdfceeb0ce5a336b4a687a9ed3ca9575053MD55TEXTAlair Geraldo de Oliveira, Rodrigo Pereira Nunes e Rômulo dos Santos Souza.pdf.txtAlair Geraldo de Oliveira, Rodrigo Pereira Nunes e Rômulo dos Santos Souza.pdf.txtExtracted texttext/plain40324https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/4928/6/Alair%20Geraldo%20de%20Oliveira%2c%20Rodrigo%20Pereira%20Nunes%20e%20R%c3%b4mulo%20dos%20Santos%20Souza.pdf.txt179a0d940fef6c08f1009091eeed4b20MD5610869/49282017-01-17 14:35:57.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Repositório de Publicaçõeshttps://repositorio.ucb.br:9443/jspui/
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Utilização do método top-down na quantificação de crédito de carbono na implantação do veículo leve sobre trilhos (vlt) na avenida w3
title Utilização do método top-down na quantificação de crédito de carbono na implantação do veículo leve sobre trilhos (vlt) na avenida w3
spellingShingle Utilização do método top-down na quantificação de crédito de carbono na implantação do veículo leve sobre trilhos (vlt) na avenida w3
Nunes, Rodrigo Pereira
Engenharia Ambiental
Frota de Veículos
Gases de Efeito Estufa
VLT
Crédito de Carbono
title_short Utilização do método top-down na quantificação de crédito de carbono na implantação do veículo leve sobre trilhos (vlt) na avenida w3
title_full Utilização do método top-down na quantificação de crédito de carbono na implantação do veículo leve sobre trilhos (vlt) na avenida w3
title_fullStr Utilização do método top-down na quantificação de crédito de carbono na implantação do veículo leve sobre trilhos (vlt) na avenida w3
title_full_unstemmed Utilização do método top-down na quantificação de crédito de carbono na implantação do veículo leve sobre trilhos (vlt) na avenida w3
title_sort Utilização do método top-down na quantificação de crédito de carbono na implantação do veículo leve sobre trilhos (vlt) na avenida w3
author Nunes, Rodrigo Pereira
author_facet Nunes, Rodrigo Pereira
Oliveira, Alair Geraldo de
Souza, Rômulo dos Santos
author_role author
author2 Oliveira, Alair Geraldo de
Souza, Rômulo dos Santos
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes, Rodrigo Pereira
Oliveira, Alair Geraldo de
Souza, Rômulo dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia Ambiental
Frota de Veículos
Gases de Efeito Estufa
VLT
Crédito de Carbono
topic Engenharia Ambiental
Frota de Veículos
Gases de Efeito Estufa
VLT
Crédito de Carbono
dc.description.pt_BR.fl_txt_mv Engenharia Ambiental
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv O crescimento da frota de veículos no Distrito Federal tem provocado dentre os vários problemas, a poluição atmosférica. A fim de diminuir a dependência por carros e a emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE) será implantado até 2014 o Veículo Leve sobre Trilhos. Com a redução de Gases Poluentes, principalmente o CO2, proporcionará a geração de Crédito de Carbono para o Distrito Federal. O método que foi utilizado para quantificação do Crédito foi o TOP-DOWN, conhecido pela abordagem de referência, levando-se em conta apenas as emissões de dióxido de carbono. Por meio do modelo foi possível determinar a enorme influência dos ônibus na emissão de CO2, tendo em vista que com a eliminação dos ônibus e a redução de 30% dos automóveis na Avenida W3 foi quantificado uma redução de 44.584,27 toneladas de dióxido de carbono e um lucro de € 673.668,38 no período de um ano gerado de crédito de carbono para o Distrito Federal.
description Engenharia Ambiental
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-06-17
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-11-21T14:28:12Z
2016-10-10T03:29:59Z
dc.date.available.fl_str_mv 2014-11-21T14:28:12Z
2016-10-10T03:29:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv NUNES, Rodrigo Pereira; OLIVEIRA, Alair Geraldo de; SOUZA, Rômulo dos Santos. Utilização do método top-down na quantificação de crédito de carbono na implantação do veículo leve sobre trilhos (vlt) na avenida w3. 2010. 30 f. Monografia (Engenharia Ambiental) Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2010.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/10869/4928
identifier_str_mv NUNES, Rodrigo Pereira; OLIVEIRA, Alair Geraldo de; SOUZA, Rômulo dos Santos. Utilização do método top-down na quantificação de crédito de carbono na implantação do veículo leve sobre trilhos (vlt) na avenida w3. 2010. 30 f. Monografia (Engenharia Ambiental) Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2010.
url https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/10869/4928
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv Texto
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCB
instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron:UCB
instname_str Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron_str UCB
institution UCB
reponame_str Repositório Institucional da UCB
collection Repositório Institucional da UCB
bitstream.url.fl_str_mv https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/4928/1/license_url
https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/4928/2/license_text
https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/4928/3/license_rdf
https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/4928/4/license.txt
https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/4928/5/Alair%20Geraldo%20de%20Oliveira%2c%20Rodrigo%20Pereira%20Nunes%20e%20R%c3%b4mulo%20dos%20Santos%20Souza.pdf
https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/4928/6/Alair%20Geraldo%20de%20Oliveira%2c%20Rodrigo%20Pereira%20Nunes%20e%20R%c3%b4mulo%20dos%20Santos%20Souza.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 0d2fb706760bf56ddf1358a832652ccf
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
288037d582f66c131a3b54761360a7bc
af1f5c54585e21e389c880a5a570b7e9
ceeb0ce5a336b4a687a9ed3ca9575053
179a0d940fef6c08f1009091eeed4b20
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1724829809185390592