A cobrança de pedágio nas rodovias brasileiras: a questão sobre a inexistência de vias alternativas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Kennedy Sousa de
Data de Publicação: 2012
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCB
Texto Completo: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/10869/2786
Resumo: Direito
id UCB-2_581ea5e444774e759e47b1834d595c8c
oai_identifier_str oai:200.214.135.189:10869/2786
network_acronym_str UCB-2
network_name_str Repositório Institucional da UCB
spelling Andrade, Kennedy Sousa de2014-03-21T20:34:00Z2016-10-10T03:38:27Z2017-01-25T18:43:20Z2014-03-21T20:34:00Z2016-10-10T03:38:27Z2017-01-25T18:43:20Z2012-11-05ANDRADE, Kennedy Sousa de. A cobrança de pedágio nas rodovias brasileiras: a questão sobre a inexistência de vias alternativas. 2012. 120 f. Monografia (Graduação) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2012.https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/10869/2786DireitoEste trabalho tem como objetivo discorrer sobre a cobrança de pedágio nas rodovias brasileiras e a inexistência de vias alternativas. É um tema que gera inúmeras polêmicas, inclusive no meio jurídico, tendo em vista a ausência de regulamentação clara e específica atinente ao tema em comento. O legislador constituinte ao redigir a Constituição Federal de 1988, dispôs sobre a possibilidade de cobrança de pedágio, porém não mensurou os efeitos jurídicos e os problemas que a referida cobrança pudesse ocasionar. Dentre as maiores problemáticas está a possibilidade de afronta aos princípios e garantias constitucionais da não-limitação ao tráfego de bens e pessoas (também conhecido como princípio da ilimitabilidade ao tráfego), dentre outros. Ademais, ante a ausência de regulamentação por parte do ordenamento pátrio, a doutrina e jurisprudência, quando provocada, vêm discutindo a matéria. Sendo certo que diante os avanços da obtidos, a sociedade especialmente os que fazem uso do pedágio, se deparam com a ausência de legislação específica tratando da criação de uma via alternativa como pressuposto para a cobrança do pedágio, trazendo assim, insegurança jurídica para os usuários brasileiros.This project has as objective to discourse about the toll charge on the Brazilian highways and the absence of alternative roads. This is a theme that generates uncountable controversies, including in the legal, in view of lack of clear and specific regulations, related to the topic under discussion. When the constituent legislator wrote the Constitution of 1988, they displayed about the possibility of toll charge. However, they did not think about the legal effects and the problems that the referred levy could occasion. Amongst the most impugnable problems, there is the posibility of affront to the constitutional principles and guarantees of non-limiting traffic of goods and people ( as known as, the principle of limitlessness to the traffic), among others. Futhermore, faced with the lack of regulation by the home ordering, doctrine and jurisprudence, when instigated, have been discussing the matter. Whilst on the progress made, society comes across the lack of a specific legislation, especially those people who use the toll service, dealing with the creation of an alternative route as a presupposition to the toll charge, thus, bringing legal uncertainty for Brazilian users.Submitted by Juliana Pereira (juliana.pereira@ucb.br) on 2014-03-17T13:05:47Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 20168 bytes, checksum: 288037d582f66c131a3b54761360a7bc (MD5) Kennedy Sousa de Andrade.pdf: 1115488 bytes, checksum: a663797515a3d876a6549301bb2ad0a1 (MD5)Approved for entry into archive by Kelson Anthony de Menezes(kelson@ucb.br) on 2014-03-21T20:34:00Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 20168 bytes, checksum: 288037d582f66c131a3b54761360a7bc (MD5) Kennedy Sousa de Andrade.pdf: 1115488 bytes, checksum: a663797515a3d876a6549301bb2ad0a1 (MD5)Made available in DSpace on 2014-03-21T20:34:00Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 20168 bytes, checksum: 288037d582f66c131a3b54761360a7bc (MD5) Kennedy Sousa de Andrade.pdf: 1115488 bytes, checksum: a663797515a3d876a6549301bb2ad0a1 (MD5) Previous issue date: 2012-11-05Made available in DSpace on 2016-10-10T03:38:27Z (GMT). No. of bitstreams: 5 Kennedy Sousa de Andrade.pdf: 1115488 bytes, checksum: a663797515a3d876a6549301bb2ad0a1 (MD5) license_url: 46 bytes, checksum: 0d2fb706760bf56ddf1358a832652ccf (MD5) license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 20168 bytes, checksum: 288037d582f66c131a3b54761360a7bc (MD5) license.txt: 1877 bytes, checksum: 84662e9ff0de521fe5e714c111389722 (MD5) Previous issue date: 2012-11-05Made available in DSpace on 2017-01-25T18:43:20Z (GMT). No. of bitstreams: 6 Kennedy Sousa de Andrade.pdf.txt: 252030 bytes, checksum: d64a3a2aa51ad9f14fa3f1468b7e294f (MD5) Kennedy Sousa de Andrade.pdf: 1115488 bytes, checksum: a663797515a3d876a6549301bb2ad0a1 (MD5) license_url: 46 bytes, checksum: 0d2fb706760bf56ddf1358a832652ccf (MD5) license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 20168 bytes, checksum: 288037d582f66c131a3b54761360a7bc (MD5) license.txt: 1877 bytes, checksum: 84662e9ff0de521fe5e714c111389722 (MD5) Previous issue date: 2012-11-05TextoCobrançaPedágioRodoviasBrasileirasInexistênciaVias AlternativasDireito tributárioDireitoChargeTollHighwaysBraziliamAbsenceAlternative roadsTax lawA cobrança de pedágio nas rodovias brasileiras: a questão sobre a inexistência de vias alternativasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Católica de Brasília, Brasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UCBinstname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBTEXTKennedy Sousa de Andrade.pdf.txtExtracted texttext/plain252030https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/2786/1/Kennedy%20Sousa%20de%20Andrade.pdf.txtd64a3a2aa51ad9f14fa3f1468b7e294fMD51ORIGINALKennedy Sousa de Andrade.pdfMonografiaapplication/pdf1115488https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/2786/2/Kennedy%20Sousa%20de%20Andrade.pdfa663797515a3d876a6549301bb2ad0a1MD52CC-LICENSElicense_urlapplication/octet-stream46https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/2786/3/license_url0d2fb706760bf56ddf1358a832652ccfMD53license_textapplication/octet-stream0https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/2786/4/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54license_rdfapplication/octet-stream20168https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/2786/5/license_rdf288037d582f66c131a3b54761360a7bcMD55LICENSElicense.txttext/plain1877https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/2786/6/license.txt84662e9ff0de521fe5e714c111389722MD5610869/27862017-01-25 16:43:20.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Repositório de Publicaçõeshttps://repositorio.ucb.br:9443/jspui/
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A cobrança de pedágio nas rodovias brasileiras: a questão sobre a inexistência de vias alternativas
title A cobrança de pedágio nas rodovias brasileiras: a questão sobre a inexistência de vias alternativas
spellingShingle A cobrança de pedágio nas rodovias brasileiras: a questão sobre a inexistência de vias alternativas
Andrade, Kennedy Sousa de
Cobrança
Pedágio
Rodovias
Brasileiras
Inexistência
Vias Alternativas
Direito tributário
Direito
Charge
Toll
Highways
Braziliam
Absence
Alternative roads
Tax law
title_short A cobrança de pedágio nas rodovias brasileiras: a questão sobre a inexistência de vias alternativas
title_full A cobrança de pedágio nas rodovias brasileiras: a questão sobre a inexistência de vias alternativas
title_fullStr A cobrança de pedágio nas rodovias brasileiras: a questão sobre a inexistência de vias alternativas
title_full_unstemmed A cobrança de pedágio nas rodovias brasileiras: a questão sobre a inexistência de vias alternativas
title_sort A cobrança de pedágio nas rodovias brasileiras: a questão sobre a inexistência de vias alternativas
author Andrade, Kennedy Sousa de
author_facet Andrade, Kennedy Sousa de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade, Kennedy Sousa de
dc.subject.por.fl_str_mv Cobrança
Pedágio
Rodovias
Brasileiras
Inexistência
Vias Alternativas
Direito tributário
Direito
Charge
Toll
Highways
Braziliam
Absence
Alternative roads
Tax law
topic Cobrança
Pedágio
Rodovias
Brasileiras
Inexistência
Vias Alternativas
Direito tributário
Direito
Charge
Toll
Highways
Braziliam
Absence
Alternative roads
Tax law
dc.description.pt_BR.fl_txt_mv Direito
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv Este trabalho tem como objetivo discorrer sobre a cobrança de pedágio nas rodovias brasileiras e a inexistência de vias alternativas. É um tema que gera inúmeras polêmicas, inclusive no meio jurídico, tendo em vista a ausência de regulamentação clara e específica atinente ao tema em comento. O legislador constituinte ao redigir a Constituição Federal de 1988, dispôs sobre a possibilidade de cobrança de pedágio, porém não mensurou os efeitos jurídicos e os problemas que a referida cobrança pudesse ocasionar. Dentre as maiores problemáticas está a possibilidade de afronta aos princípios e garantias constitucionais da não-limitação ao tráfego de bens e pessoas (também conhecido como princípio da ilimitabilidade ao tráfego), dentre outros. Ademais, ante a ausência de regulamentação por parte do ordenamento pátrio, a doutrina e jurisprudência, quando provocada, vêm discutindo a matéria. Sendo certo que diante os avanços da obtidos, a sociedade especialmente os que fazem uso do pedágio, se deparam com a ausência de legislação específica tratando da criação de uma via alternativa como pressuposto para a cobrança do pedágio, trazendo assim, insegurança jurídica para os usuários brasileiros.
This project has as objective to discourse about the toll charge on the Brazilian highways and the absence of alternative roads. This is a theme that generates uncountable controversies, including in the legal, in view of lack of clear and specific regulations, related to the topic under discussion. When the constituent legislator wrote the Constitution of 1988, they displayed about the possibility of toll charge. However, they did not think about the legal effects and the problems that the referred levy could occasion. Amongst the most impugnable problems, there is the posibility of affront to the constitutional principles and guarantees of non-limiting traffic of goods and people ( as known as, the principle of limitlessness to the traffic), among others. Futhermore, faced with the lack of regulation by the home ordering, doctrine and jurisprudence, when instigated, have been discussing the matter. Whilst on the progress made, society comes across the lack of a specific legislation, especially those people who use the toll service, dealing with the creation of an alternative route as a presupposition to the toll charge, thus, bringing legal uncertainty for Brazilian users.
description Direito
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-11-05
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-03-21T20:34:00Z
2016-10-10T03:38:27Z
2017-01-25T18:43:20Z
dc.date.available.fl_str_mv 2014-03-21T20:34:00Z
2016-10-10T03:38:27Z
2017-01-25T18:43:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ANDRADE, Kennedy Sousa de. A cobrança de pedágio nas rodovias brasileiras: a questão sobre a inexistência de vias alternativas. 2012. 120 f. Monografia (Graduação) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2012.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/10869/2786
identifier_str_mv ANDRADE, Kennedy Sousa de. A cobrança de pedágio nas rodovias brasileiras: a questão sobre a inexistência de vias alternativas. 2012. 120 f. Monografia (Graduação) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2012.
url https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/10869/2786
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv Texto
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCB
instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron:UCB
instname_str Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron_str UCB
institution UCB
reponame_str Repositório Institucional da UCB
collection Repositório Institucional da UCB
bitstream.url.fl_str_mv https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/2786/1/Kennedy%20Sousa%20de%20Andrade.pdf.txt
https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/2786/2/Kennedy%20Sousa%20de%20Andrade.pdf
https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/2786/3/license_url
https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/2786/4/license_text
https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/2786/5/license_rdf
https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/2786/6/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv d64a3a2aa51ad9f14fa3f1468b7e294f
a663797515a3d876a6549301bb2ad0a1
0d2fb706760bf56ddf1358a832652ccf
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
288037d582f66c131a3b54761360a7bc
84662e9ff0de521fe5e714c111389722
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1724829851618115584