A cobrança de pedágio nas rodovias brasileiras: a questão sobre a inexistência de vias alternativas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCB |
Texto Completo: | https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/10869/2786 |
Resumo: | Direito |
id |
UCB-2_581ea5e444774e759e47b1834d595c8c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:200.214.135.189:10869/2786 |
network_acronym_str |
UCB-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UCB |
spelling |
Andrade, Kennedy Sousa de2014-03-21T20:34:00Z2016-10-10T03:38:27Z2017-01-25T18:43:20Z2014-03-21T20:34:00Z2016-10-10T03:38:27Z2017-01-25T18:43:20Z2012-11-05ANDRADE, Kennedy Sousa de. A cobrança de pedágio nas rodovias brasileiras: a questão sobre a inexistência de vias alternativas. 2012. 120 f. Monografia (Graduação) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2012.https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/10869/2786DireitoEste trabalho tem como objetivo discorrer sobre a cobrança de pedágio nas rodovias brasileiras e a inexistência de vias alternativas. É um tema que gera inúmeras polêmicas, inclusive no meio jurídico, tendo em vista a ausência de regulamentação clara e específica atinente ao tema em comento. O legislador constituinte ao redigir a Constituição Federal de 1988, dispôs sobre a possibilidade de cobrança de pedágio, porém não mensurou os efeitos jurídicos e os problemas que a referida cobrança pudesse ocasionar. Dentre as maiores problemáticas está a possibilidade de afronta aos princípios e garantias constitucionais da não-limitação ao tráfego de bens e pessoas (também conhecido como princípio da ilimitabilidade ao tráfego), dentre outros. Ademais, ante a ausência de regulamentação por parte do ordenamento pátrio, a doutrina e jurisprudência, quando provocada, vêm discutindo a matéria. Sendo certo que diante os avanços da obtidos, a sociedade especialmente os que fazem uso do pedágio, se deparam com a ausência de legislação específica tratando da criação de uma via alternativa como pressuposto para a cobrança do pedágio, trazendo assim, insegurança jurídica para os usuários brasileiros.This project has as objective to discourse about the toll charge on the Brazilian highways and the absence of alternative roads. This is a theme that generates uncountable controversies, including in the legal, in view of lack of clear and specific regulations, related to the topic under discussion. When the constituent legislator wrote the Constitution of 1988, they displayed about the possibility of toll charge. However, they did not think about the legal effects and the problems that the referred levy could occasion. Amongst the most impugnable problems, there is the posibility of affront to the constitutional principles and guarantees of non-limiting traffic of goods and people ( as known as, the principle of limitlessness to the traffic), among others. Futhermore, faced with the lack of regulation by the home ordering, doctrine and jurisprudence, when instigated, have been discussing the matter. Whilst on the progress made, society comes across the lack of a specific legislation, especially those people who use the toll service, dealing with the creation of an alternative route as a presupposition to the toll charge, thus, bringing legal uncertainty for Brazilian users.Submitted by Juliana Pereira (juliana.pereira@ucb.br) on 2014-03-17T13:05:47Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 20168 bytes, checksum: 288037d582f66c131a3b54761360a7bc (MD5) Kennedy Sousa de Andrade.pdf: 1115488 bytes, checksum: a663797515a3d876a6549301bb2ad0a1 (MD5)Approved for entry into archive by Kelson Anthony de Menezes(kelson@ucb.br) on 2014-03-21T20:34:00Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 20168 bytes, checksum: 288037d582f66c131a3b54761360a7bc (MD5) Kennedy Sousa de Andrade.pdf: 1115488 bytes, checksum: a663797515a3d876a6549301bb2ad0a1 (MD5)Made available in DSpace on 2014-03-21T20:34:00Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 20168 bytes, checksum: 288037d582f66c131a3b54761360a7bc (MD5) Kennedy Sousa de Andrade.pdf: 1115488 bytes, checksum: a663797515a3d876a6549301bb2ad0a1 (MD5) Previous issue date: 2012-11-05Made available in DSpace on 2016-10-10T03:38:27Z (GMT). No. of bitstreams: 5 Kennedy Sousa de Andrade.pdf: 1115488 bytes, checksum: a663797515a3d876a6549301bb2ad0a1 (MD5) license_url: 46 bytes, checksum: 0d2fb706760bf56ddf1358a832652ccf (MD5) license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 20168 bytes, checksum: 288037d582f66c131a3b54761360a7bc (MD5) license.txt: 1877 bytes, checksum: 84662e9ff0de521fe5e714c111389722 (MD5) Previous issue date: 2012-11-05Made available in DSpace on 2017-01-25T18:43:20Z (GMT). No. of bitstreams: 6 Kennedy Sousa de Andrade.pdf.txt: 252030 bytes, checksum: d64a3a2aa51ad9f14fa3f1468b7e294f (MD5) Kennedy Sousa de Andrade.pdf: 1115488 bytes, checksum: a663797515a3d876a6549301bb2ad0a1 (MD5) license_url: 46 bytes, checksum: 0d2fb706760bf56ddf1358a832652ccf (MD5) license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 20168 bytes, checksum: 288037d582f66c131a3b54761360a7bc (MD5) license.txt: 1877 bytes, checksum: 84662e9ff0de521fe5e714c111389722 (MD5) Previous issue date: 2012-11-05TextoCobrançaPedágioRodoviasBrasileirasInexistênciaVias AlternativasDireito tributárioDireitoChargeTollHighwaysBraziliamAbsenceAlternative roadsTax lawA cobrança de pedágio nas rodovias brasileiras: a questão sobre a inexistência de vias alternativasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Católica de Brasília, Brasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UCBinstname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBTEXTKennedy Sousa de Andrade.pdf.txtExtracted texttext/plain252030https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/2786/1/Kennedy%20Sousa%20de%20Andrade.pdf.txtd64a3a2aa51ad9f14fa3f1468b7e294fMD51ORIGINALKennedy Sousa de Andrade.pdfMonografiaapplication/pdf1115488https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/2786/2/Kennedy%20Sousa%20de%20Andrade.pdfa663797515a3d876a6549301bb2ad0a1MD52CC-LICENSElicense_urlapplication/octet-stream46https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/2786/3/license_url0d2fb706760bf56ddf1358a832652ccfMD53license_textapplication/octet-stream0https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/2786/4/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54license_rdfapplication/octet-stream20168https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/2786/5/license_rdf288037d582f66c131a3b54761360a7bcMD55LICENSElicense.txttext/plain1877https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/2786/6/license.txt84662e9ff0de521fe5e714c111389722MD5610869/27862017-01-25 16:43:20.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Repositório de Publicaçõeshttps://repositorio.ucb.br:9443/jspui/ |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A cobrança de pedágio nas rodovias brasileiras: a questão sobre a inexistência de vias alternativas |
title |
A cobrança de pedágio nas rodovias brasileiras: a questão sobre a inexistência de vias alternativas |
spellingShingle |
A cobrança de pedágio nas rodovias brasileiras: a questão sobre a inexistência de vias alternativas Andrade, Kennedy Sousa de Cobrança Pedágio Rodovias Brasileiras Inexistência Vias Alternativas Direito tributário Direito Charge Toll Highways Braziliam Absence Alternative roads Tax law |
title_short |
A cobrança de pedágio nas rodovias brasileiras: a questão sobre a inexistência de vias alternativas |
title_full |
A cobrança de pedágio nas rodovias brasileiras: a questão sobre a inexistência de vias alternativas |
title_fullStr |
A cobrança de pedágio nas rodovias brasileiras: a questão sobre a inexistência de vias alternativas |
title_full_unstemmed |
A cobrança de pedágio nas rodovias brasileiras: a questão sobre a inexistência de vias alternativas |
title_sort |
A cobrança de pedágio nas rodovias brasileiras: a questão sobre a inexistência de vias alternativas |
author |
Andrade, Kennedy Sousa de |
author_facet |
Andrade, Kennedy Sousa de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Andrade, Kennedy Sousa de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cobrança Pedágio Rodovias Brasileiras Inexistência Vias Alternativas Direito tributário Direito Charge Toll Highways Braziliam Absence Alternative roads Tax law |
topic |
Cobrança Pedágio Rodovias Brasileiras Inexistência Vias Alternativas Direito tributário Direito Charge Toll Highways Braziliam Absence Alternative roads Tax law |
dc.description.pt_BR.fl_txt_mv |
Direito |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
Este trabalho tem como objetivo discorrer sobre a cobrança de pedágio nas rodovias brasileiras e a inexistência de vias alternativas. É um tema que gera inúmeras polêmicas, inclusive no meio jurídico, tendo em vista a ausência de regulamentação clara e específica atinente ao tema em comento. O legislador constituinte ao redigir a Constituição Federal de 1988, dispôs sobre a possibilidade de cobrança de pedágio, porém não mensurou os efeitos jurídicos e os problemas que a referida cobrança pudesse ocasionar. Dentre as maiores problemáticas está a possibilidade de afronta aos princípios e garantias constitucionais da não-limitação ao tráfego de bens e pessoas (também conhecido como princípio da ilimitabilidade ao tráfego), dentre outros. Ademais, ante a ausência de regulamentação por parte do ordenamento pátrio, a doutrina e jurisprudência, quando provocada, vêm discutindo a matéria. Sendo certo que diante os avanços da obtidos, a sociedade especialmente os que fazem uso do pedágio, se deparam com a ausência de legislação específica tratando da criação de uma via alternativa como pressuposto para a cobrança do pedágio, trazendo assim, insegurança jurídica para os usuários brasileiros. This project has as objective to discourse about the toll charge on the Brazilian highways and the absence of alternative roads. This is a theme that generates uncountable controversies, including in the legal, in view of lack of clear and specific regulations, related to the topic under discussion. When the constituent legislator wrote the Constitution of 1988, they displayed about the possibility of toll charge. However, they did not think about the legal effects and the problems that the referred levy could occasion. Amongst the most impugnable problems, there is the posibility of affront to the constitutional principles and guarantees of non-limiting traffic of goods and people ( as known as, the principle of limitlessness to the traffic), among others. Futhermore, faced with the lack of regulation by the home ordering, doctrine and jurisprudence, when instigated, have been discussing the matter. Whilst on the progress made, society comes across the lack of a specific legislation, especially those people who use the toll service, dealing with the creation of an alternative route as a presupposition to the toll charge, thus, bringing legal uncertainty for Brazilian users. |
description |
Direito |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012-11-05 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-03-21T20:34:00Z 2016-10-10T03:38:27Z 2017-01-25T18:43:20Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2014-03-21T20:34:00Z 2016-10-10T03:38:27Z 2017-01-25T18:43:20Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
ANDRADE, Kennedy Sousa de. A cobrança de pedágio nas rodovias brasileiras: a questão sobre a inexistência de vias alternativas. 2012. 120 f. Monografia (Graduação) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2012. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/10869/2786 |
identifier_str_mv |
ANDRADE, Kennedy Sousa de. A cobrança de pedágio nas rodovias brasileiras: a questão sobre a inexistência de vias alternativas. 2012. 120 f. Monografia (Graduação) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2012. |
url |
https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/10869/2786 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
Texto |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UCB instname:Universidade Católica de Brasília (UCB) instacron:UCB |
instname_str |
Universidade Católica de Brasília (UCB) |
instacron_str |
UCB |
institution |
UCB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UCB |
collection |
Repositório Institucional da UCB |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/2786/1/Kennedy%20Sousa%20de%20Andrade.pdf.txt https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/2786/2/Kennedy%20Sousa%20de%20Andrade.pdf https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/2786/3/license_url https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/2786/4/license_text https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/2786/5/license_rdf https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/2786/6/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d64a3a2aa51ad9f14fa3f1468b7e294f a663797515a3d876a6549301bb2ad0a1 0d2fb706760bf56ddf1358a832652ccf d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e 288037d582f66c131a3b54761360a7bc 84662e9ff0de521fe5e714c111389722 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1724829851618115584 |